• Nenhum resultado encontrado

E-Book 100 Questoes Comentadas de Concurso Psicologia Apostila

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-Book 100 Questoes Comentadas de Concurso Psicologia Apostila"

Copied!
119
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Sumário

Sumário

TTeorias eorias da da PersonalidPersonalidade ade 33 TTécnicas écnicas PsicoterápiPsicoterápicas cas 1919 Código

Código de de Ética Ética e e Resoluções Resoluções do do CFP CFP 3333 Avaliação

Avaliação PsicológPsicológica ica e e PsicodiagnósticPsicodiagnóstico o 4848

Psicopatologia 61

Psicopatologia 61

Psicolog

Psicologia ia Organizacional Organizacional e e o o TrabTrabalho alho 7474 Psicolog

Psicologia ia da da Saúde Saúde e e Hospitalar Hospitalar 8282 Psicolog

Psicologia ia Jurídica Jurídica 9393

Psicolog

Psicologia ia do do DesenvolvimentDesenvolvimento, o, Educação Educação & & Aprendizagem Aprendizagem 105105 Psicolog

(4)

Comentadas

Comentadas

Questões

Questões

Teorias da

Teorias da

Personalidade

Personalidade

(5)

1 (Pref. de Sobrado/PB – 2016) O Condicionamento __________ é um conceito chave dos estudos de Pavlov sobre a aprendizagem. Assinale a alternativa que completa a lacuna: a) Operante; b) De Aproximações sucessivas; c) De Modelagem; d) Clássico; e) Supersticioso. COMENTÁRIO

Há 3 tipos de condicionamento: respondente, clássico e o operante.

O condicionamento respondente pavloviano, também conhecido como condi-cionamento clássico, é inicialmente um estímulo neutro que não elicia resposta. Porém, quando um estímulo neutro é pareado com um estímulo incondicionado (re-flexo ou não condicionado) ocorre aprendizagem. Assim, quando um estímulo incon-dicionado é fortemente pareado com um estímulo neutro, este se torna um estímulo condicionado e elicia uma resposta condicionada, como por exemplo, no experimen-to de Pavlov em que o cachorro saliva apenas com o experimen-toque do som (antes estímulo neutro e após pareamento torna-se condicionado) que antes foi pareado várias vezes com a apresentação e o cheiro da carne (estímulo incondicionado).

S inc. (cheiro da carne) → R inc. (salivação)

S neutro + S inc. (som + cheiro da carne) → R inc. (salivação) S cond. (som) → R cond. (salivação)

Portanto, a alternativa que completa corretamente a lacuna é a letra (D).

O comportamento respondente ou reflexo S → R é o que usualmente são chamados de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente. Ex: Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos; arrepio da pele quando um vento frio forte atinge o corpo (Bock, 2002) O comportamento operante é uma relação organismo - ambiente em que a emissão de respostas de um individuo afeta/altera o ambiente, e, a depender desta alteração, respostas semelhantes a esta terão sua probabilidade de ocorrência futura aumenta-da ou diminuíaumenta-da, ou seja, é um processo através do qual o comportamento fica sob

(6)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 5

controle de suas consequências. No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante – a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito (Moreira e Medeiros, 2007).

GABARITO: (D) Clássico.

2 (Pref. de Marcação/PB – 2016) Sobre Jung, Melanie Klein e Erick Eriskson, existe uma ligação cujo vínculo teórico os remetem a:

a) Gestalt-terapia;

b) Crítica Social à Psicologia;

c) Associação com teorias Orientais em suas abordagens; d) Psicanálise;

e) Ecleticismo da Gestalt.

COMENTÁRIO

Para responder a questão, vamos identificar quais são as teorias formuladas por cada autor mencionado no enunciado para depois reconhecer qual vínculo teórico de liga-ção existe entre os três, vamos lá:

JUNG: A Psicologia Analítica, originada a partir das ideais do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, remete a conceitos que influenciam toda a sociedade, tais como arqué-tipos, inconsciente coletivo e processo de individuação. Segund Pieri (2002), a Psico-logia Analítica é um conceito que Jung refere em 1911 à psicoPsico-logia das relações entre consciência e inconsciente, e em particular à reflexão sobre o método e sobre a ver-dade da psicanálise. Em discordância às ideais de Freud, Jung via o inconsciente não apenas como um repositório das memórias e das pulsões reprimidas, mas também como um sistema herdado e em ação contínua, incluindo todo o esquecido como também novas formações criativas organizadas segundo funções coletivas e transmi-tidas de geração em geração.

MELANIE KLEIN: Esta autora austríaca pode ser denominada de principal repre-sentante da segunda geração psicanalítica mundial já que transformou o freudismo clássico, criando uma nova forma de análise, a análise de crianças. Klein diverge do pai da psicanálise em relação à importância crucial que este atribui à sexualidade, na medida em que ela coloca a agressividade, inata na criança, como central em sua teo-ria, ao invés da vida sexual. Uma das principais contribuições da teorização kleiniana

(7)

são os conceitos de posição esquizo–paranóide e posição depressiva. (Jorge, 2007; Roudinesco & Plon, 1998).

ERICK ERISKSON: O autor psicanalista  alemão foi responsável pelo desenvolvi-mento da teoria do desenvolvidesenvolvi-mento psicossocial. Para Erikson a concepção de de-senvolvimento ocorre em oito estágios psicossociais, perspectivados em oito idades que decorrem desde o nascimento até a morte. Os quatro primeiros estágios são relacionados ao período de bebê e de infância, e os três últimos aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa. A teoria psicossocial de Erikson reside no amplo quadro das teorias psicodinâmicas da personalidade e também tem grande importância para a psicologia do desenvolvimento.

Portanto, de acordo com a literatura, Jung, Klein e Erikson são teóricos psicodinâmi-cos e nos remetem à PSICANÁLISE.

GABARITO: (D) Psicanálise.

3 (UFOPA – 2013) Leia as afirmações a seguir sobre o conceito de personalidade que tem sido objeto de vários teóricos da Psicologia:

I. As teorias psicodinâmicas da personalidade focam a importância dos motivos, das emoções e das forças internas, supondo que a personalidade se desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância.

II. As teorias fenomenológicas definem que os indivíduos associam continuamen-te significados às informações que adquirem. Segundo essas continuamen-teorias, todas as pessoas confrontam realidades ligeiramente diferentes. Assim, o self é entendido como um conceito interno, que evolui com a interação entre as pessoas.

III. O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Carl Rogers. Está(ão) correta(s) a(s) alínea(s):

a) I, II e III. b) I e II. c) II e III. d) III.

(8)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 7

COMENTÁRIO

Este tipo de questão tem sido cobrada por muitas bancas, pois a utilização de várias assertivas permite abarcar diversos tópicos do edital e também avaliar uma maior variedade de conteúdos em um único quesito.

Vamos analisar assertiva por assertiva, verificando se estão CORRETAS ou INCOR-RETAS quanto ao comando da questão que referencia sobre o objeto de estudo de vários autores sobre o conceito de personalidade.

I. As teorias psicodinâmicas da personalidade focam a importância dos motivos, das emoções e das forças internas, supondo que a personalidade se desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância. ASSER-TIVA CORRETA

A ideia de uma teoria psicodinâmica da personalidade comumente se refere às concep-ções psicanalíticas. O foco central nesta teoria se encontra nas forças e organizaconcep-ções internas, geralmente originadas em determinantes inconscientes na infância, cujos ar-ranjos irão caracterizar o psiquismo e determinar o comportamento.

II. As teorias fenomenológicas definem que os indivíduos associam continuamente significados às informações que adquirem. Segundo essas teorias, todas as pessoas confrontam realidades ligeiramente diferentes. Assim, o self é entendido como um conceito interno, que evolui com a interação entre as pessoas. ASSERTIVA CORRE-TA

Os teóricos fenomenológicos acreditam que o foco principal da teoria é a maneira COMO o sujeito utiliza sua experiência para interpretar, descrever e construir a rea-lidade. Enfatiza-se as experiências internas, sentimentos e pensamentos que geram o autoconceito ou self. Veem o homem como um ser potencialmente saudável e cria-tivo.

III. O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Carl Rogers. ASSERTIVA IN-CORRETA

O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Sigmund Freud. Deste modo, apenas as alternativas I e II estão corretas.

(9)

4 (CRP 15ª Região – 2016) O Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise são consi-derados por inúmeros autores as três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século XX. Seguindo cada uma das abordagens, assinale a alter-nativa que descreve corretamente os aspectos conceituais relacionados:

a) O pré-consciente é constituído por conteúdos reprimidos que não são aces-síveis ao consciente pelas ações de censuras internas.

b) A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método introspectivo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias.

c) A base do Behaviorismo está na formulação do conceito de comportamento respondente, ou seja, estímulo-reflexo.

d) Seguindo as leis do Behaviorismo entre o estímulo dado ao indivíduo e sua resposta, há o processo de percepção – o que ele percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

e) A Gestalt, que tem seu berço nos Estados Unidos, dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente.

COMENTÁRIO

Vamos corrigir cada assertiva a fim de identificarmos qual descreve corretamente os aspectos conceituais das abordagens teóricas da personalidade supracitadas:

(A) O pré-consciente é constituído por conteúdos reprimidos que não são acessíveis ao consciente pelas ações de censuras internas. ASSERTIVA INCORRETA

Podemos conceituar o pré-consciente como uma “zona de trânsito” entre o incons-ciente e a consciência, isto quer dizer que os conteúdos pré-consincons-cientes podem se apresentar na consciência. Por exemplo, um evento que tenha acontecido durante a manhã pode desaparecer da consciência, passar por um estado latente do pré-cons-ciente e por fim incorporar-se no sistema inconspré-cons-ciente como um sono que ocorre durante a noite. É no inconsciente que estão os conteúdos reprimidos. Estes não são acessíveis ao consciente em decorrência da censura que separa as instâncias.

(B) A Psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método in-trospectivo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias.ASSERTIVA CORRETA

O método introspectivo foi criado pelo psicólogo alemão W. Wundt para verificar o funcionamento da mente. Assim o método foi utilizado por autores como Sigmund

(10)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 9

Freud (psicanálise) e Aaron Beck (teoria cognitiva comportamental). Conceitua-se como o ato pelo qual o indivíduo toma consciência das suas emoções através da aná-lise interna e reflexão por parte do próprio sujeito em um processo de auto-observa-ção.

(C) A base do Behaviorismo está na formulação do conceito de comportamento res-pondente, ou seja, estímulo-reflexo. ASSERTIVA INCORRETA

A palavra “reflexo” deixou a ASSERTIVA INCORRETA, o correto seria estímulo-res-posta. ESTÁ CORRETO AFIRMAR QUE A BASE DO BEHAVIORISMO  ocorre na formulação do conceito de comportamento respondente em que temos como mo-delo as relações entre o ambiente – ESTÍMULO �S� que elicia um comportamento incondicionado no organismo – RESPOSTA �R�. O comportamento respondente surgiu de estudos decorrentes do Behaviorismo Clássico de autores como Watson e Pavlov, criador da teoria do Condicionamento Pavloviano.

(D) Seguindo as leis do Behaviorismo entre o estímulo dado ao indivíduo e sua respos-ta, há o processo de percepção – o que ele percebe e como percebe são dados impor-tantes para a compreensão do comportamento humano. ASSERTIVA INCORRETA As teorias que concebem o processo de percepção como um fator imprescindível para a compreensão da personalidade e do comportamento são as Fenomenológi-cas/ Existenciais como a Teoria Centrada na Pessoa de Carl Rogers e a Gestalt de Max Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Köhler. As leis do Behaviorismo não levam em consideração a percepção. Segundo Skinner (p. 2, 1999) “O organismo como um todo é produto de três tipos de variação e seleção.” São eles a seleção natural (filogênese), o condicionamento operante (ontogênese – histórico de desenvolvimento e aprendi-zagem) e a cultura.

(E) A Gestalt, que tem seu berço nos Estados Unidos, dedica-se ao estudo das intera-ções entre o indivíduo e o ambiente. ASSERTIVA INCORRETA

A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos e postula a necessidade de compreender o indivíduo em sua totalidade, também se dedica ao estudo das percepções e sensações do mo-vimento para compreender quais são os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele possui na realidade. Quem estuda sobre as interações entre o indivíduo e o ambiente é a Análise do Comportamento.

(11)

Portanto, percebemos que a única assertiva que contém informações corretas sobre a abordagem teórica da personalidade é a letra B.

GABARITO: (B) A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteri-za-se pelo método introspectivo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias.

5 (CRP16/ES – 2016) No desenvolvimento histórico das psicologias comporta-mentais é possível constatar uma evolução que pode ser traçada a partir dos estudos iniciais sobre o condicionamento, passando pela elaboração do concei-to de comportamenconcei-to (behavior) e chegando ao conceiconcei-to de condicionamenconcei-to operante. Assinale a alternativa que identifica autores relevantes desse percur-so.

a) Ivan P. Pavlov, Alfred Binet e Lewis Terman.

b) Robert Sessions Woodworth, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. c) William James, John B. Watson e Edward C. Tolman.

d) Ivan P. Pavlov, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. e) William James, John B. Pavlov e Edward C. Tolman.

COMENTÁRIO

Para visualizar a assertiva correta desta questão é necessário conhecer todos os auto-res citados nas assertivas para que possamos identificar, em ordem, qual é o auto- respon-sável por cada um dos três estudos iniciais mencionados no comando.

ALFRED BINET: Psicólogo e pedagogo, nascido em Nice – França, cujos estudos fi-zeram da psicologia experimental um instrumento básico para o desenvolvimento da educação. Ficou conhecido por sua contribuição no campo da psicometria, sendo considerado oinventor do primeiro teste de inteligência, a base dos atuais testes de QI. LEWIS TERMAN: Psicólogo norte-americano, Lewis Madison Terman , desenvolveu a sua atividade profissional na Universidade de Stanford. Interessou-se pelo estudo das crianças alto-habilidosas, tendo realizado vários trabalhos sobre testes e escalas de inteligência. Em 1916 publicou uma versão revista do teste Binet-Simon (concebi-da por Alfred Binet e Theodore Simon) que se passou a designar por Escala Stanfor-d-Binet.

ROBERT SESSIONS WOODWORTH: Em 1901, em colaboração com Edward Thorn-dike, defendeu que a aprendizagem não pode ser transferida de pessoa para pessoa

(12)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 11

e concluiu que a instrução é uma questão de aperfeiçoamento nas capacidades de aprendizagem, assim afirma que existem diferenças quando se analisa a capacida-de capacida-de aprendizagem entre indivíduos diferentes. Para Robert Woodworth, os objetos de estudo mais importantes na psicologia são o comportamento e a consciência, ele acreditava que o comportamento era uma função resultante da estimulação do am-biente em conjunto com a própria constituição do organismo e da personalidade do sujeito. Deste modo, opunha-se à corrente behaviorista em que o homem seria uma espécie de receptor de estímulos vindos do ambiente e respectivo emissor de respos-tas.

WILLIAM JAMES: Nascido em Nova Iorque e formado em medicina, foi um dos fun-dadores da psicologia moderna e que teve a sua formação aberta a diversas influ-ências. Interessado em várias disciplinas, escreveu sobre aspectos da psicologia hu-mana, do funcionamento cerebral e das experiências religiosas. Ensinou psicologia e filosofia na Universidade de Harvard e é considerado o pai do pragmatismo.

EDWARD C. TOLMAN: autor que propõe um novo modelo behaviorista baseando-se em alguns princípios discordantes da teoria Watsoriana. Para Tolman, entre o estímulo e a resposta o organismo passa por eventos “mediacionais” representados por proces-sos internos que ele chama de variáveis intervenientes. Acredita no caráter intencional do comportamento e que toda resposta visa alcançar um objetivo específico do orga-nismo e que o orgaorga-nismo persiste no comportamento até que ele seja alcançado. Por essas duas características de sua teoria (aceitação dos processos mentais e proposição da intencionalidade do comportamento como objeto de estudo), Tolman é considerado um precursor da psicologia cognitiva.

IVAN P. PAVLOV: considerado um dos precursores da teoria comportamental, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido comoreflexo condicionado, e tornou-se conceituado com suas experiências de condi-cionamento com cães. Sua obra inspirou a publicação, em 1913, do artigo Psychology as the Behaviorist views it, de John B. Watson.

JOHN B. WATSON: é considerado o fundador da teoria comportamental. Apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências natu-rais. Denominou Behavior, segundo (Schultz, p. 239, 2005) como “teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comporta-mento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção”. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.

(13)

BURRHUS F. SKINNER: foi um dos relevantes teóricos da análise do comportamento com sua teoria filosófica denominada Behaviorismo Radical. Desenvolveu o conceito de comportamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequ-ências em que segue o modelo no qual um estímulo no meio produz uma resposta no organismo que fornece uma alteração no ambiente, ou seja, é um comportamento cuja resposta é controlada por suas consequências.

Após essa análise, é possível identificar que, de acordo com o comando da questão: 1) Estudos iniciais sobre o condicionamento são pressupostos de PAVLOV;

2) Elaboração do conceito de comportamento (Behavior) foi realizada por WATSON; 3) Conceito de Condicionamento Operante foi desenvolvido por SKINNER.

A partir dessas informações podemos excluir os autores que não são compatíveis com as teorias mencionadas.

(A) Ivan P. Pavlov, Alfred Binet e Lewis Terman.

(B) Robert Sessions Woodworth, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. (C) William James, John B. Watson e Edward C. Tolman.

(D) Ivan P. Pavlov, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. (E) William James, John B. Pavlov e Edward C. Tolman.

GABARITO: (D) Ivan P. Pavlov, John B. Watson e Burrhus F. Skinner.

6 (CRP16/ES – 2016) É possível identificar, respectivamente, como autor rele-vante, país de origem e objeto de estudo do Behaviorismo, da Psicologia da Gestalt e da Psicanálise:

a) Watson, Estados Unidos, comportamento; Wertheimer, Alemanha, formas; Freud, Áustria, inconsciente.

b) Skinner, Estados Unidos, comportamento operante; Kurt Lewin, Estados Uni-dos, estruturas; Freud, Alemanha, inconsciente.

c) Watson, Estados Unidos, aprendizagem; Wertheimer, Alemanha, consciência; Freud, Áustria, inconsciente.

d) Thorndike, Estados Unidos, aprendizagem; Kurt Lewin, Estados Unidos, for-mas; Breuer, Áustria, inconsciente.

e) Watson, Estados Unidos, comportamento operante; Wertheimer, Áustria, for-mas; Freud, Áustria, inconsciente.

(14)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 13

COMENTÁRIO

Outra questão que envolve autores das teorias da personalidade. Esta pressupõe que o candidato tenha conhecimento e saiba identificar nas assertivas o nome do autor, país de origem e objeto de estudo das respectivas correntes teóricas mencionadas. Identificamos como autores mencionados da questão e suas respectivas escolas: Behaviorismo: Watson, norte-americano que tem como o objeto de estudo o com-portamento, Skinner, norte-americano que tem como objeto de estudo o comporta-mento operante e Thorndike, criador da Lei do Efeito, norte-americano tendo como objeto de estudo a aprendizagem.

Psicologia da Gestalt: Kurt Lewin, norte-americano, responsável pela Teoria do Campo e que utiliza conceitos estruturais para descrever a personalidade da pessoa; Wertheimer, Alemão, tendo como objeto de estudo as formas através do fenômeno phi.

Psicanálise: Freud, Austríaco, tendo como objeto de estudo o inconsciente e Breuer também austríaco e precursor conjuntamente com Freud na criação da psicanálise com os estudos também sobre o inconsciente.

Para maior clareza irei colocar em tachado o termo incorreto e em CAIXA ALTA a resposta correta de cada assertiva errada.

É possível identificar, respectivamente, como autor relevante, país de origem e objeto de estudo do Behaviorismo, da Psicologia da Gestalt e da Psicanálise:

(A) WATSON, ESTADOS UNIDOS, COMPORTAMENTO; WERTHEIMER, ALEMA-NHA, FORMAS; FREUD, ÁUSTRIA, INCONSCIENTE.

(B) Skinner, Estados Unidos, comportamento operante; Kurt Lewin, Estados Unidos, estruturas; Freud, Alemanha ÁUSTRIA, inconsciente.

(C) Watson, Estados Unidos, aprendizagem COMPORTAMENTO; Wertheimer, Ale-manha, consciência FORMAS; Freud, Áustria, inconsciente.

(D) Thorndike, Estados Unidos, aprendizagem; Kurt Lewin, Estados Unidos, formas CAMPO; Breuer, Áustria, inconsciente.

(E) Watson, Estados Unidos, comportamento operante; Wertheimer, Áustria ALE� MANHA, formas; Freud, Áustria, inconsciente.

(15)

A única assertiva que corresponde corretamente e respectivamente ao comando da questão é a letra A.

GABARITO: (A) Watson, Estados Unidos, comportamento; Wertheimer, Ale-manha, formas; Freud, Áustria, inconsciente.

7 (Pref. de Marcação/PB -2016) Acerca dos tipos de condicionamento, atente:

O Condicionamento __________ não permite explicar mudanças de compor-tamentos novos e mais complexos. O tipo de condicionamento que permite compreender a aquisição de novos comportamentos é o condicionamento __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

a) Respondente e Complexo. b) Intermitente e Respondente. c) Clássico e Operante. d) Operante e Clássico. e) Clássico e Complexo. COMENTÁRIO

O CONDICIONAMENTO CLÁSSICO  está relacionado ao comportamento RES� PONDENTE INCONDICIONADO (reflexos inatos ao organismo que não necessitam de uma história de aprendizagem). Reflexo são relações entre estímulo (ambiente) e respostas. Respostas são mudanças em nosso organismo produzidas por mudanças no ambiente. Por exemplo, o calor do sol (estímulo ambiental) elicia o suor da pele (resposta reflexa e incondicionada do organismo). Estes comportamentos são inatos, portanto não conseguem explicar comportamentos novos e mais complexos.

O CONDICIONAMENTO OPERANTE  é uma relação do organismo-ambiente em que a emissão de respostas de um indivíduo afeta/altera o ambiente e a depender desta alteração, respostas semelhantes terão sua probabilidade de ocorrência futura aumentada ou diminuída, assim possibilitando a compreensão da aquisição de novos comportamentos. (MOREIRA e MEDEIROS, 2007; BORGES e CASSAS, 2012)

Tendo base sobre os tipos de condicionamento existentes na literatura vamos à ques-tão:

(16)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 15

O  CONDICIONAMENTO CLÁSSICO OU RESPONDENTE  não permite explicar mudanças de comportamentos novos e mais complexos. O tipo de condicionamen-to que permite compreender a aquisição de novos comportamencondicionamen-tos é o condiciona-mento OPERANTE.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima: a) Respondente e Complexo.

b) Intermitente e Respondente. c) Clássico e Operante.

d) Operante e Clássico. e) Clássico e Complexo.

GABARITO: (C) Clássico e Operante.

8 (Pref. de Alfenas – 2016) Partindo da Teoria de Pavlov e do conceito de Estí-mulo Incondicionado, assinale a alternativa CORRETA:

a) Para o condicionamento, usa-se normalmente um estímulo eliciador em conjunto com um estímulo neutro.

b) Evento que elicia naturalmente a resposta reflexa. Tal estímulo não necessi-ta de nenhuma história de pareamento vivida por um indivíduo para provo-car o reflexo.

c) Evento que não provoca nenhuma espécie de resposta reflexa.

d) Estímulo inicialmente neutro, que passa a eliciar uma resposta reflexa a partir de uma sucessão bem sucedida de pareamentos.

COMENTÁRIO

Questão que chamamos de PEGADINHA em que é necessário ter muita atenção para não errar. Atente-se que o enunciado pede  O CONCEITO DE ESTÍMULO IN� CONDICIONADO. O restante das informações é inserida para lhe induzir ao erro, pois algumas assertivas não estão incorretas, porém não condizem com o que se pede no comando.

Vamos analisar assertiva por assertiva:

A) Para o condicionamento, usa-se normalmente um estímulo eliciador em conjunto com um estímulo neutro. ASSERTIVA INCORRETA

(17)

A assertiva não condiz com o enunciado da questão que pede o conceito de estímulo incondicionado, e sim faz um breve comentário sobre o PAREAMENTO DE ESTÍ� MULOS na Teoria Pavloviana.

B) Evento que elicia naturalmente a resposta reflexa. Tal estímulo não necessi-ta de nenhuma história de pareamento vivida por um indivíduo para provocar o reflexo. ASSERTIVA CORRETA

Conceito correto sobre estímulo incondicionado que é o estímulo que elicia a res-posta incondicionada. Sua função é inata, pois não depende da aprendizagem para ocorrer.

C) Evento que não provoca nenhuma espécie de resposta reflexa. ASSERTIVA IN-CORRETA

O estímulo incondicionado elicia uma resposta reflexa no organismo.

D) Estímulo inicialmente neutro, que passa a eliciar uma resposta reflexa a partir de uma sucessão bem sucedida de pareamentos. ASSERTIVA INCORRETA

Assertiva que CONCEITUA O CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO  e não condiz com o enunciado da questão.

GABARITO: (B) Evento que elicia naturalmente a resposta reflexa. Tal estímu-lo não necessita de nenhuma história de pareamento vivida por um indivíduo para provocar o reflexo.

9 (IFTO – 2016) Foi com a publicação de qual teoria que a psicologia alcançou o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica?

a) Gestalt; b) Psicanálise; c) Psicologia Analítica; d) Behaviorismo; e) Psicologia Humanista. COMENTÁRIO

Para elucidarmos a questão retiro o trecho do livro “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia” que responde a pergunta enunciada:

(18)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 17

Segundo Bock et al (2002) John B. Watson, com a publicação do seu artigo deno-minado “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, inaugura, em 1913, o termo que passa a intitular uma das mais expressivas tendências teóricas ainda vigentes: o Behaviorismo. O termo inglês “behavior” significa “comportamento”, motivo pelo qual usamos, no Brasil, Behaviorismo, Comportamentalismo, entre outros, para se referir à visão teórica supracitada. Ao postular o comportamento como objeto de estudos da Psicologia, Watson estabelece um objeto de estudos observável e men-surável. As concepções de Watson, guiadas pela psicologia objetiva de Comte, repre-sentam uma grande oposição à introspecção, movimento que vigorava na época. As proposições de Watson, portanto, trouxeram respostas essenciais aos objetivos que os psicólogos buscavam na época e contribuíram para o rompimento definitivo da psicologia com a sua tradição filosófica.

GABARITO: D) Behaviorismo.

10 (IFTO – 2016) O Behaviorismo define o comportamento como sendo:

a) A expressão interna dos desejos do indivíduo independente da ação externa.

b) A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.

c) Interações estímulo-resposta são sempre condicionados.

d) A manifestação social do indivíduo em seu meio sócio histórico. e) Uma ação individual independente de resposta e estímulo.

COMENTÁRIO

De acordo com Bock et al (2002) apesar de colocar o “comportamento” como obje-to da psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o significado desse termo. ATUALMENTE NÃO SE COMPREENDE COMPORTAMENTO COMO UMA AÇÃO ISOLADA DE UM SUJEITO, E SIM COMO INTERAÇÃO ENTRE AQUILO QUE O SUJEITO FAZ E O AMBIENTE ONDE O SEU “FAZER” ACONTECE. Sendo assim, o behaviorismo dedica-se ao estudo das  INTERAÇÕES ENTRE O INDIVÍ� DUO E O AMBIENTE, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

O trecho retirado do livro “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia” respon-de ao enunciado da questão que respon-depreenrespon-de sobre o conceito respon-de comportamento para

(19)

o Behaviorismo. Agora vamos entender o motivo pelo qual as outras assertivas estão incorretas:

A) A expressão interna dos desejos do indivíduo independente da ação externa. Além de não condizer com o conceito de comportamento para o Behaviorismo, sa-lienta-se que a teoria comportamental não tem como objeto de estudo a expressão interna dos desejos do indivíduo. Esta seria mais comumente estudada pelas teorias psicodinâmicas e que dependem de ações externas para se desenvolverem.

B) A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acon-tece. ASSERTIVA CORRETA

C) Interações estímulo-resposta são sempre condicionados.

As interações estímulo-resposta do individuo podem ser incondicionadas (inatas) ou condicionadas (aprendidas através do condicionamento Pavloviano).

E) Uma ação individual independente de resposta e estímulo.

A ação individual de um organismo depende do estímulo (mudança no ambiente) que elicia ou afeta/altera uma resposta.

GABARITO: (B) A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.

(20)

Comentadas

Questões

Técnicas

(21)

1 (Pref. de São Gonçalo/MG – 2017) Em síntese, podemos afirmar que a Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, considera pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis as que apresentam as seguintes características:

I. Mente aberta para aceitar qualquer tipo de experiência e novidades. II. Tendência a viver cada momento plenamente.

III. Capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas.

IV. Senso de liberdade no pensamento e na ação. IV. Alto grau de criatividade.

V. Necessidade contínua de maximizar o seu potencial.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II, III, IV, V e VI. b) I, II e III, apenas. c) I, II, III e IV, apenas. d) I, II, III e V, apenas.

COMENTÁRIO

Questões com várias assertivas têm sido comumente cobradas nos certames mais recentes de psicologia, portanto é muito importante treiná-las! Vamos analisar o co-mando da questão e seus quesitos, embasando-se na literatura:

Carl Rogers em sua obra “Tornar-se pessoa” (1985) descreve as pessoas plena-mente funcionais como realizadoras, espontâneas, flexíveis e capazes de proporcio-nar crescimento contínuo do seu autoconceito. Este elevado nível de saúde psicoló-gica é denominado pelo autor de auto realização e indica que a evolução do self está em constante andamento. Para Rogers, as pessoas plenamente funcionais ou psico-logicamente saudáveis apresentam alto grau de criatividade; necessidade contínua de maximizar o seu potencial, senso de liberdade em pensamento e ação, tendência a viver plenamente cada momento, mente aberta para aceitar qualquer tipo de expe-riência e novidades, capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas.

Assim, podemos observar que todas as assertivas mencionadas na questão são carac-terísticas de pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis. Portan-to a letra A é a resposta correta.

(22)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 21

2 (Pref. de Ariquemes/RO – 2016) São princípios que norteiam todas as formas de psicoterapia breve: a) Inteligência e percepção. b) Foco e temporalidade. c) Motivação e emoção. d) Crenças e percepção. e) Foco e emoção. COMENTÁRIO

Para respondermos a questão, vamos entender sobre o conceito e princípios da psico-terapia breve embasadas na literatura de referência:

Segundo Almeida (grifo nosso, p.97, 2010) “as psicoterapias breves são interven-ções terapêuticas de tempo e objetivos limitados por terem suas metas mais re-duzidas e direcionadas que as psicoterapias tradicionais. Essa limitação é uma das características principais da técnica da psicoterapia breve e ocorre em função das necessidades imediatas do indivíduo”.

Sobre os princípios, tem-se o foco como uma das características primordiais da téc-nica e condição essencial de eficácia em psicoterapia breve. É comum que se fixe um prazo para a terapia, geralmente, alguns meses e que influencia de modo decisivo os diferentes aspectos do vínculo terapêutico e especialmente no encerramento do tratamento (Braier, 1991 apud Almeida, 2010).

Portanto, parafraseando Almeida (2010, p. 98), “Esses princípios, a dizer foco e tem-poralidade, norteiam todas as formas de psicoterapia breve”.

Assim, visualiza-se que a resposta CORRETA é a letra B.

(23)

3 (Pref. de Ariquemes/ RO – 2016) No contexto da Clínica Ampliada, o conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário, é o(a):

a) Projeto único de saúde.

b) Projeto político-pedagógico. c) Projeto terapêutico singular. d) Estratégia de saúde da família. e) Gestão integrada de saúde.

COMENTÁRIO

Para responder corretamente essa questão é necessário ter conhecimentos básicos sobre a clínica ampliada. Neste contexto vamos compreender qual é o conjunto de propostas a que se refere o enunciado.

Segundo o Ministério da Saúde (2009) A clínica ampliada se caracteriza como referên-cia de atuação para os profissionais que trabalham na área saúde. Ela é compreendida como uma forma de integração de vários saberes cujo objetivo é de fazer com que o usuário entenda os processos de saúde e doença para que sejam incluídos, como cida-dãos participativos, nas condutas em saúde assim como ajudar na elaboração de seu projeto terapêutico (BRASIL, 2009). Apoio matricial é o conjunto de profissionais que contribui com suas especialidades e experiências para complementar a equipe de referência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que tem como objetivo ampliar as ações da atenção básica no que tange à abrangência e resolutividade. Assim, Sundfeld (2010) menciona que esse projeto terapêutico utilizado na clínica ampliada da NASF é denominado de Projeto Terapêutico Singular por ser fomen-tado através da participação coletiva dos profissionais da saúde com os usuários, haja vista que o fazer terapêutico e os objetivos do tratamento são dialogados. Este traba-lho é baseado na subjetividade, grau de comprometimento e respeito às diferenças que ultrapassam os diagnósticos e sua tendência a não diferir os sujeitos. (BRASIL, 2009)

Para elucidar qualquer dúvida projeto terapêutico singular é o conjunto de propostas terapêuticas utilizadas na clínica ampliada e estratégia saúde da família diz respeito a ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas.

(24)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 23

4 (EMPAER – 2014) A técnica aplicada na Terapia Comportamental, baseada no condicionamento clássico, destinada a tratar fobias (medos irrealistas) e os Transtornos de Ansiedade relacionados, diminuindo gradativamente a reação indesejada, denomina-se: a) Despersonalização. b) Análise de transferência. c) Dessensibilização sistemática. d) Generalização excessiva. e) Responsabilidade excessiva. COMENTÁRIO

De acordo com Caballo (2002) a técnica aplicada na Terapia Comportamental, com base no Condicionamento clássico, chamada dessensibilização sistemática (DS) é caracterizada como:

“uma intervenção terapêutica desenvolvida para eliminar o comporta-mento de medo e as síndromes de evitação. O procedicomporta-mento consta de dois componentes diversos. O primeiro componente consiste em ensinar ao pa-ciente uma resposta contrária à ansiedade. [...] O segundo componente da DS implica em uma exposição graduada ao estímulo provocador de medo. A exposição pode ser concretizada através da imaginação ou ao vivo”. (Ca-ballo, 2002, p. 167)

Salienta-se que comportamento de medo e as síndromes de evitação mencionados pelo autor dizem respeito ao tratamento de distúrbios fóbicos (medos irrealistas) e dos Transtornos de Ansiedade relacionados cujo intuito é de diminuir, gradativamen-te, a experiência aversiva do sujeito. Assim, temos a letra C como resposta correta. Vamos corrigir as demais alternativas:

Na letra A, despersonalização em psicopatologia é um transtorno psiquiátrico cujas características são do indivíduo ter a sensação de que “está fora do corpo” com um sentimento de distanciamento ou estranhamento de si. Também pode ser considera-da como uma técnica psicoterápica considera-da terapia cognitivo comportamental onde cabe ao terapeuta ajudar o paciente a procurar se ver como as outras pessoas o veem. Para isso, ele deve aprender a focalizar informações observáveis, em vez de atribuições internas.

(25)

Na letra B, análise de transferência, podemos compreender como um termo psica-nalítico. De acordo com Zimerman (2004, p. 270):

“Toda transferência tem, no mínimo, um resto narcísico, da primitiva unidade da díade simbiótica. A análise da transferência visa permitir a separação deste objeto de necessidade, para constituí-lo como um objeto de desejo, edípico”.

Nesta perspectiva, podemos compreender que o fenômeno ocorre, em análise, na relação construída entre o paciente e terapeuta cujos conteúdos serão interpretados pelo profis-sional.

Os termos da letra D e E, generalização excessiva e responsabilidade excessiva não são técnicas psicológicas.

GABARITO: C) Dessensibilização sistemática.

5 (FUNIVERSA – 2012) Acerca da análise comportamental clínica, assinale a alternativa incorreta.

a) O foco de intervenção nessa clínica são as contingências aversivas que leva-ram o paciente a buscar a terapia.

b) Por fornecer parâmetros para a avaliação da terapia e orientar o terapeuta no processo de intervenção, o estabelecimento de objetivos clínicos é um elemento indispensável no processo terapêutico.

c) Uma vez estabelecidos, os objetivos clínicos não podem ser modificados até o final do processo terapêutico.

d) Os processos psicológicos não são atribuídos a dinâmicas mentais internas.

e) O relato de pensamentos e sentimentos, por parte do cliente, é de extrema importância para que o terapeuta tenha condições de avaliar o efeito das contingências que controlaram e(ou) controlam esses relatos.

COMENTÁRIO

Atentem-se ao comando da questão que pede para assinalar a alternativa INCORRE-TA em relação à clínica comportamental. Vamos comentar assertiva por assertiva para visualizarmos a resposta correta:

a) O foco de intervenção nessa clínica são as contingências aversivas que levaram o paciente a buscar a terapia. ASSERTIVA CORRETA

(26)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 25

O papel do clínico é atenuar o sofrimento do cliente, levando-o a ver os eventos exter-nos que estão gerando sofrimento e dando força a ele para suportar sua dor e mudar suas ações na medida do possível, para gerar contingências diferentes que possam produzir sentimentos mais agradáveis. (BORGES E CASSAS, 2012)

b) Por fornecer parâmetros para a avaliação da terapia e orientar o terapeuta no pro-cesso de intervenção, o estabelecimento de objetivos clínicos é um elemento indis-pensável no processo terapêutico. ASSERTIVA CORRETA

Cabe ao psicólogo informar ao paciente sobre os objetivos clínicos da Terapia, pois tal atitude pode favorecer a adesão ao trabalho e um maior engajamento com o pro-cesso terapêutico, o que torna tal estabelecimento um elemento indispensável para o sucesso da terapêutica. (BORGES E CASSAS 2012)

c) Uma vez estabelecidos, os objetivos clínicos não podem ser modificados até o final do processo terapêutico. ASSERTIVA INCORRETA

De acordo com Marçal (grifo nosso, 2005, p. 233):

“O estabelecimento de objetivos clínicos é um elemento indispensável no processo terapêutico. Exige uma boa interpretação dos processos compor-tamentais envolvidos, orienta o terapeuta no processo de intervenção, fa-vorece a motivação do cliente para mudanças, fornece maior segurança ao terapeuta e ao cliente e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia.A definição dos objetivos pode ser reavaliada e modificada no de-correr das sessões.” (Marçal, 2005)

d) Os processos psicológicos não são atribuídos a dinâmicas mentais internas. AS-SERTIVA CORRETA

A terapia comportamental, baseada em princípios da análise do comportamento não tem como objeto de estudo, para a compreensão do comportamento, as dinâmicas mentais internas e os conflitos intrapsíquicos. Para a clínica comportamental, pen-samentos, sentimentos são comportamentos fruto da interação do organismo com o meio.

e) O relato de pensamentos e sentimentos, por parte do cliente, é de extrema impor-tância para que o terapeuta tenha condições de avaliar o efeito das contingências que controlaram e (ou) controlam esses relatos. ASSERTIVA CORRETA

Borges e Cassas (2012, p. 142) relatam sobre a importância das operações verbais para a prática do psicólogo, para os autores:

(27)

“O comportamento verbal e um comportamento operante, ou seja, e emiti-do num determinaemiti-do contexto e modelaemiti-do e mantiemiti-do por consequências. Todavia, nessa relação o meio físico e alterado através da mediação do meio social, conhecido como ouvinte. E essa mediação que torna o com-portamento verbal especial”. (BORGES E CASSAS, 2012)

Após a análise de todas as assertivas, podemos observar que apenas a letra C está INCORRETA.

GABARITO: C) Uma vez estabelecidos, os objetivos clínicos não podem ser modificados até o final do processo terapêutico. ASSERTIVA INCORRETA

6 (UEG – 2015) “A transferência é um fenômeno original no qual o presente dá forma ao passado, a um mesmo tempo em que este dá forma àquele. O que é, era; e o que era, é! O conceito de transferência vem sofrendo sucessivas trans-formações e renovados questionamentos, como, por exemplo, se a figura do analista é uma mera pantalha para uma repetição de antigas relações objetais introjetadas ou se ele também se comporta como uma nova pessoa, real.” ( Zimerman. 2004. p. 127)

Sigmund Freud dividiu as transferências em:

a) Boa e má.

b) Neuróticas, perversas e psicóticas. c) Positivas e negativas.

d) Simbólicas, reais e imaginárias. e) Primárias e secundárias.

COMENTÁRIO

Freud (1912/1976) dividiu o fenômeno da transferência em positivas e negativas. A transferência negativa é considerada como transferência de sentimentos hostis em relação ao analista e a transferência positiva pode ser entendida como sentimentos benéficos de carinho, gratidão, simpatia, sexuais, eróticos direcionados à figura do analista, tais afetos podem ser conscientes e/ou inconscientes.

(28)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 27

A letra A ,“boa e má”, não há relação com o termo transferência de Freud e podemos mencionar que talvez seja uma alusão ao seio bom e seio mau da Autora Psicanalista Melanie Klein.

A letra B, “neuróticas, perversas e psicóticas” são estruturas da personalidade em psicopatologia para psicanálise.

A letra D, “simbólicas, reais e imaginárias” são registros psíquicos utilizados na Teoria de Lacan.

A letra E, “primárias e secundárias” são destinos da pulsão.

GABARITO: C) Positivas e negativas.

7 (Pref. de Anapu/PA – 2011) Na abordagem freudiana, a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa e que tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade denomina-se:

a) Id.

b) Projeção. c) Superego. d) Ego.

COMENTÁRIO

De acordo com Zimerman (2004), Freud em 1923, desenvolveu um modelo estrutural da personalidade em que o aparelho psíquico se organiza em três estruturas, id, ego e superego:

O EGO para Zimerman (2004, p. 84) “é a principal instância psíquica, porquanto fun-ciona como mediadora, integradora e harmonizadora entre as pulsões do id, as exi-gências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior”.

Ele divide, pedagogicamente, a instância em três pontos de referência:

“1) Como um aparelho psíquico, com funções essenciais, na sua maior parte conscientes, para relacionar-se adaptativamente com a realidade do mundo exterior, como são, entre outras, as de percepção, pensamento, memória, atenção, antecipação, discriminação, juízo crítico e ação moto-ra. 2) Como sede e fonte de um conjunto de funções mais complexas, na sua maior parte inconsciente, como é o caso da produção de angústias,

(29)

mecanismos de defesa, fenômenos de identificações e formação de sím-bolos. 3) Como sede de representações que determinam a imagem que o sujeito tem de si mesmo e que estruturam o seu sentimento de identidade e de auto-estima”. (Zimerman, 2004, p. 83)

Portanto, como mencionado no enunciado da questão: Na abordagem freudiana, a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa e que tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade denomina-se ego, letra D.

O id, letra A, segundo Zimerman (2004, p. 83):

“Do ponto de vista topográfico, o inconsciente, como instância psíquica, virtualmente coincide com o id, o qual é considerado o pólo psicobioló-gico da personalidade, fundamentalmente constituído pelas pulsões. Sob o ponto de vista econômico, o id é a um só tempo um reservatório e uma fonte de energia psíquica. Do ponto de vista funcional, ele é regido pelo princípio do prazer; logo, pelo processo primário”.

Para Zimerman (2004, p. 84), o superego, letra C:

“está constituído pelo precipitado de introjeções e identificações que a criança faz com aspectos parciais dos pais, com suas proibições, exigên-cias, ameaças, mandamentos, padrões de conduta e o tipo de relaciona-mento desses pais entre si [...], sendo que isso inclui na formação do supe-rego os valores morais, éticos, ideais, preconceitos e crenças ditadas pela cultura na qual o sujeito está inserido”.

Projeção, letra B, é um mecanismo de defesa que consiste em atribuir a outros as ideias e tendências que o sujeito não pode admitir como suas.

(30)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 29

8 (Pref. de Parauapebas/PA – 2015) Com relação à Psicologia Humanística de Carl Rogers, é correto afirmar que é:

a) Uma forma de ultrapassar a discrepância entre experiência e autoconceito é dada por intermédio do reconhecimento e da valorização incondicional pro-porcionada por outra pessoa.

b) Uma maneira de desenvolver-se em termos de relações sociais depende parti-cularmente da relação entre os progenitores e crianças e da maneira como as necessidades destas são satisfeitas.

c) Descreve situações em que os adultos não chegaram a resolver os seus sentimentos de inferioridade quando crianças, quando possuíam uma visão menor e limitada sobre o mundo.

d) O organismo está capacitado para “operar” sobre o ambiente, o que significa, em termos de senso comum, que está sempre a irromper no e para o exterior.

COMENTÁRIO

Vamos analisar cada assertiva a fim de identificarmos qual a correta sobre a Teoria Centrada na Pessoa de Carl Rogers que tem sua base filosófica pautada na Psicologia Humanista, fenomenológica e existencial.

a) Uma forma de ultrapassar a discrepância entre experiência e autoconceito é dada por intermédio do reconhecimento e da valorização incondicional pro-porcionada por outra pessoa. ASSERTIVA CORRETA

Essa discrepância entre a experiência e autoconceito (self) citada na assertiva cha-ma-se incongruência. Segundo Rogers, existem atitudes consideradas básicas do te-rapeuta para que o cliente possa ultrapassar dificuldades que atrapalham seu cresci-mento, uma delas é a consideração positiva e incondicional que consiste em aceitar a pessoa como ela é, a empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do clien-te e a congruência é a habilidade de expressar de forma objetiva seus sentimentos e percepções, de modo a permitir ao cliente o reconhecimento de suas incongruências, as experiências de reflexão e conclusão sobre si mesmo. (Rogers, 1985)

b) Uma maneira de desenvolver-se em termos de relações sociais depende particular-mente da relação entre os progenitores e crianças e da maneira como as necessidades destas são satisfeitas. ASSERTIVA INCORRETA

A Teoria Humanista de Rogers está relacionada com a capacidade de criação e trans-formação da realidade do indivíduo. Esta teoria não objetiva fazer intervenções nas relações entre pais e crianças e a maneira como essas necessidades são satisfeitas

(31)

(este foco terapêutico é da teoria psicodinâmica). A ACP trabalha com as experiên-cias do cliente no presente e até mesmo quando se fala em situações infantis do pas-sado, o foco em terapia é na percepção atual do sujeito e na maneira como se pode modificá-la de forma potencialmente saudável. (Rogers, 1985)

c) Descreve situações em que os adultos não chegaram a resolver os seus sentimentos de inferioridade quando crianças, quando possuíam uma visão menor e limitada so-bre o mundo. ASSERTIVA INCORRETA

Assertiva confusa e que não trabalha a perspectiva humanista do sujeito, na qual va-loriza o saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e suas poten-cialidades.

d) O organismo está capacitado para “operar” sobre o ambiente, o que significa, em termos de senso comum, que está sempre a irromper no e para o exterior. ASSERTI-VA INCORRETA

Assertiva que também podemos considerar confusa uma vez que segundo a teoria do autor supracitado o organismo está capacitado para se relacionar com o ambiente na busca pelo seu desenvolvimento saudável.

GABARITO: A) Uma forma de ultrapassar a discrepância entre experiência e autoconceito é dada por intermédio do reconhecimento e da valorização incondicional proporcionada por outra pessoa.

9 (Pref. de Figueirópolis/TO – 2016) Freud teoriza que, na evolução sexual dos indivíduos, partes dos instintos permanecem detidos nos estágios sexuais pro-duzindo as fixações da libido, sendo importantes como disposições à posterio-res transgposterio-ressões das tendências reprimidas no desenvolvimento de:

a) Neuroses e psicoses. b) Neuroses e perversões. c) Psicoses e perversões. d) Psicoses e depressões.

COMENTÁRIO

Para identificarmos a resposta correta da questão, vamos nos remeter a literatura: Ferraz (2002) afirma que a perversão na obra de Freud passou por sucessivas e signi-ficativas alterações.

(32)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 31

Tal autor explica que, no primeiro modelo teórico Freudiano, o termo perversão é resultante de uma fixação da libido em um estágio de desenvolvimento psicossexual pré-genital que se estende à vida adulta, assim, ele parte da premissa de que a neurose é “o negativo da perversão”.

Em um segundo momento o termo perversão sofre mudanças na obra de Freud e se relaciona com o desenvolvimento do Complexo de Édipo, sendo mencionado não apenas como um núcleo das neuroses, mas também das perversões. O fenôme-no edípico tem como possibilidade o estabelecimento da sexualidade genital como alicerce principal na vida adulta por meio da entrada na fase da latência, a vivência da angústia da castração, nas escolhas de preferências e objetos sexuais entre outros. (Ferraz, 2002)

Tais possibilidades decorrentes do complexo de édipo ocorrerão a partir da recusa à posição do envolvimento incestuoso que a criança estabeleceu em relação à figura materna por temor ao rival da figura paterna, cuja atribuição foi da castração. (Araú- jo, 2003)

Assim, podemos compreender que, de acordo com Freud, na evolução sexual dos in-divíduos, partes dos instintos permanecem detidas nos estágios sexuais produzindo as fixações da libido, sendo importantes como disposições a posteriores transgres-sões das tendências reprimidas no desenvolvimento de NEUROSES E PERVERSÕES, letra B.

GABARITO: B) Neuroses e Perversões.

10 (TRF 4ª REGIÃO – 2010) Frederick S. Perls rompeu abertamente com o movi-mento psicanalítico e desenvolveu a Gestalt-Terapia, sendo que uma contribui-ção importante dos adeptos da Gestalt refere-se à exploracontribui-ção:

a) Da liberação de repressões, após a qual o trabalho e a assimilação do mate-rial ocorrem naturalmente.

b) E ênfase da importância da resistência, não importando a forma de fuga.

c) Dos fenômenos por meio da transferência e contratransferência, atribuindo--lhes importância fundamental para o processo psicoterápico.

d) Da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo. e) Da ideia de que todos os instintos são básicos.

(33)

COMENTÁRIO

De acordo com Frazão e Fukumitsu (2013) Perls utiliza as concepções da Psicologia da Gestalt com intuito de entender como funciona a psique humana, cujo entendi-mento é de que o organismo deve ser estudado em sua totalidade e não apenas por meio da soma de suas partes.

Assim, pode-se afirmar que Frederick S. Perls rompeu com o movimento psicanalíti-co e desenvolveu a Gestalt-terapia, pois psicanalíti-compreende o homem psicanalíti-como um ser unifica-do e interativo em seu ambiente.

“Perls quem fez uma transposição direta da teoria organísmica para o campo da psicologia, usando-a como ferramenta para pensar um método de psicoterapia. A visão de homem e de mundo adotada na Gestalt-te-rapia pensava todo e qualquer ser-humano como um organismo holis-ticamente guiado em um processo autorregulado [...] propõe conceber o humano como uma totalidade organísmica que não pode ser considerada isoladamente”. (Frazão e Fukumitsu, 2013, p. 76)

Assim, uma contribuição importante dos adeptos da Gestalt se refere à exploração da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo, letra D. As demais alternativas fazem alusão a termos psicanalíticos que não são explorados na Gestalt-terapia.

GABARITO: D) Da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo.

(34)

Comentadas

Questões

Código de Ética e

Resoluções do CFP

(35)

1 (EBSERH/ IBFC – 2017) De acordo com o Manual de Elaboração de Documen-tos EscriDocumen-tos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta a respeito da avaliação psicológica:

a) A avaliação é entendida como o processo técnico-científico de coleta de da-dos, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psi-cológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade.

b) O resultado da avaliação tem como finalidade servir como instrumentos para atuar exclusivamente sobre o indivíduo.

c) Para realizar uma avaliação, é necessária a utilização de estratégias psicoló-gicas como métodos, técnicas e instrumentos.

d) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo.

e) O processo de avaliação pode atuar na modificação de condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

COMENTÁRIO

A questão menciona a Resolução CFP nº 007/2003, que institui o Manual de Elabo-ração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica.

Observamos que o embasamento teórico do exercício se encontra nas considera-ções iniciais da referida Resolução. O comando menciona a alternativa INCORRETA sobre avaliação psicológica, vamos ler o trecho e comentá-lo de acordo com as alter-nativas:

“A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fe-nômenos psicológicos que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade (trecho mencionado na letra A em sua íntegra), utilizando--se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumen-tos (como mencionado na letra C). Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo (trecho mencionado em sua íntegra na letra D), com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo (assim, entendemos que o resultado da avaliação psicoló-gica não tem a finalidade de atuar EXCLUSIVAMENTE sobre o indi-víduo como menciona a letra B, a qual é a assertiva incorreta), mas

(36)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 35

na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica (trecho mencionado na letra E)” (CFP, Resolução nº 007/2003).

Assim, observamos que a única alternativa incorreta da questão é a letra b, pois não condiz com a Resolução nº 007/2003 do CFP.

GABARITO: B) O resultado da avaliação tem como finalidade servir como ins-trumentos para atuar exclusivamente sobre o indivíduo

2 (EBSERH/ IBFC – 2017) Ao produzir documentos a partir de um processo de avaliação psicológica, cabe ao psicólogo respeitar princípios técnicos para garantir a qualidade de tais documentos. Assinale a alternativa cuja afirmação condiz com tais princípios.

a) O documento deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo.

b) A linguagem nos documentos deve ser clara, inteligível e prolixa.

c) Pode-se utilizar nos documentos todas as informações coletadas na avalia-ção, até mesmo aquelas que não tenham relação com a finalidade do docu-mento específico, já que podem nortear possíveis intervenções.

d) Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais téc-nicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a cole-ta de dados, estudos e interprecole-tações de informações a respeito da pessoa atendida.

e) Deve-se assinar a última lauda do documento, não sendo necessário, assim, rubricar todas as laudas anteriores.

COMENTÁRIO

Outra questão que envolve a Resolução CFP nº 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de ava-liação psicológica.

A Resolução é dividida em princípios éticos e princípios técnicos. Na questão supraci-tada, mencionam-se os princípios técnicos (item 2.2). Vamos comentar cada asser-tiva a fim de identificarmos qual a correta:

a) O documento deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo. AFIRMAÇÃO INCORRETA

(37)

Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, onde se trata sobre os princípios técnicos (item 2.2), o documento psicológico deve considerar a natureza dinâmica, NÃO defi-nitiva e NÃO cristalizada do seu objeto de estudo.

b) A linguagem nos documentos deve ser clara, inteligível e prolixa. AFIRMAÇÃO INCORRETA

O item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003 refere que a linguagem nos documentos psicológicos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa.

c) Pode-se utilizar nos documentos todas as informações coletadas na avaliação, até mesmo aquelas que não tenham relação com a finalidade do documento específico, já que podem nortear possíveis intervenções. AFIRMAÇÃO INCORRETA

Segundo o item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003, o documen-to psicológico deve restringir-se pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.

d) Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais téc-nicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida. AFIRMAÇÃO CORRETA

Segundo o item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003:

“Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, ob-servações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendido, bem como sobre outros materiais e grupos aten-didos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão. Esses instrumentais técnicos devem obedecer às condições mínimas requeridas de qualidade e de uso, deven-do ser adequadeven-dos ao que se propõem a investigar.” (Trecho retiradeven-do na ín-tegra no item 2.2 da Resolução CFP nº 007/2003).

e) Deve-se assinar a última lauda do documento, não sendo necessário, assim, rubri-car todas as laudas anteriores. AFIRMAÇÃO INCORRETA

De acordo com o item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003 do CFP, “deve-se rubricar as laudas do documento psicológico, desde a primeira até a penúl-tima, considerando que a última estará assinada, em toda e qualquer modalidade de

(38)

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 37

GABARITO: D) Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos ins-trumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológi-cas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a res-peito da pessoa atendida.

3 (EBSERH/ IBFC – 2017) Assinale a alternativa que contenha somente docu-mentos produzidos pelo psicólogo em sua prática profissional, que sejam de-correntes de avaliação psicológica.

a) Laudo Psicológico; Parecer Psicológico. b) Atestado Psicológico; Relatório Psicológico. c) Declaração; Parecer Psicológico.

d) Relatório Psicológico; Declaração.

e) Parecer Psicológico; Atestado Psicológico.

COMENTÁRIO

Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, no item III – Modalidades de documentos, temos:

1. Declaração;*

2. Atestado Psicológico;

3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer Psicológico.*

*A Declaração e o Parecer Psicológico não são documentos decorrentes da Avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos im-portante constarem neste manual a fim de que sejam diferenciados (CFP, Resolução nº 007/2003).

Assim, podemos considerar que os únicos documentos que são decorrentes de Avaliação Psicológica, segundo a supracitada Resolução, são o Atestado Psicológi-co e Relatório/Laudo PsiPsicológi-cológiPsicológi-co.

(39)

4 (Prefeitura de Paraúba/MG – 2017) É um documento emitido pelo psicólogo 4 (Prefeitura de Paraúba/MG – 2017) É um documento emitido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como fi-nalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, nalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de:

o solicita, com fins de:

1. Justificar faltas e/ou

1. Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;impedimentos do solicitante;

2. Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um 2. Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução;

esta Resolução;

3. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação 3. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96. atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96. (Reso-lução CFP nº 007/2003).

lução CFP nº 007/2003).

Assinale a alternativa que identifica o referido documento resultante de Assinale a alternativa que identifica o referido documento resultante de avalia-ção psicológica e que é emitido

ção psicológica e que é emitido pelo psicólogopelo psicólogo..

a) Declaração; a) Declaração; b) Atestado Psicológico; b) Atestado Psicológico; c) Parecer; c) Parecer; d) Laudo ou Relatório. d) Laudo ou Relatório. COMENTÁRIO COMENTÁRIO

Atente-se para as questões que envolvem as resoluções do CFP e Código de Ética do

Atente-se para as questões que envolvem as resoluções do CFP e Código de Ética do

Psicólogo, pois a maioria dos enunciados são “copiados e colados” do documento,

Psicólogo, pois a maioria dos enunciados são “copiados e colados” do documento,

sendo importante que você faça a leitura minuciosa dos mesmos a

sendo importante que você faça a leitura minuciosa dos mesmos a fim de diferenciarfim de diferenciar

e identificar cada

e identificar cada modalidade de documento psicológico ao seu modalidade de documento psicológico ao seu respectivo conceitorespectivo conceito..

De acordo com a Resolução CFP nº

De acordo com a Resolução CFP nº 007/2003:007/2003:

Podemos observar que

Podemos observar que neste caso, conforme Resolução, temos o neste caso, conforme Resolução, temos o Atestado Psicoló-Atestado

Psicoló-gico com as características descritas.

gico com as características descritas.

“o atestado psicológico é o documento emitido o atestado psicológico é o documento emitido pelo psicólogo que certificapelo psicólogo que certifica

uma determinada situação ou

uma determinada situação ou estado psicológicoestado psicológico, tendo como finalidade, tendo como finalidade

afirmar sobre as

afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimentocondições psicológicas de quem, por requerimento, o so-, o

so-licita, com fins de: Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;

licita, com fins de: Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;

Justi-ficar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um

ficar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um

processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que

processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que

subs-creve esta Resolução; Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante,

creve esta Resolução; Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante,

subsidiado na afirmação

Referências

Documentos relacionados

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

A: first round PCR using pair 1 primers; B: second and nested round using pair 2 primers; -: negative con- trol; +: positive control with Leishmania (V.) guyanensis

volume de RCC, caracterização de São Carlos, impactos do transporte dos RCC do Ecoponto ao aterro de RCC classe A/usina de beneficiamento e benefícios do uso do

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça