• Nenhum resultado encontrado

Aspectos sobre a gestão ambiental Avaliação

Licitações Sustentáveis 1 2 3 4 5

1. A UJ tem incluído critérios de sustentabilidade ambiental em suas licitações que levem em consideração os processos de extração ou fabricação, utilização e descarte dos produtos e matérias primas.

Se houver concordância com a afirmação acima, quais critérios de sustentabilidade ambiental foram aplicados?

X

2. Em uma análise das aquisições dos últimos cinco anos, os produtos atualmente adquiridos pela unidade são produzidos com menor consumo de matéria-prima e maior quantidade de conteúdo reciclável.

X

3. A aquisição de produtos pela unidade é feita dando-se preferência àqueles fabricados por fonte não poluidora bem como por materiais que não prejudicam a natureza (ex. produtos de limpeza biodegradáveis, copo de isopor para estimulo da reutilização).

x

4. Nos procedimentos licitatórios realizados pela unidade, tem sido considerada a existência de certificação ambiental por parte das empresas participantes e produtoras (ex: ISO), como critério avaliativo ou mesmo condição na aquisição de produtos e serviços.

Se houver concordância com a afirmação acima, qual certificação ambiental tem sido considerada nesses procedimentos?

x

5. No último exercício, a unidade adquiriu bens/produtos que colaboram para o menor consumo de energia e/ou água (ex: torneiras automáticas, lâmpadas econômicas).

Se houver concordância com a afirmação acima, qual o impacto da aquisição desses produtos sobre o consumo de água e energia?

x

6. No último exercício, a unidade adquiriu bens/produtos reciclados (ex: papel reciclado).

Se houver concordância com a afirmação acima, quais foram os produtos adquiridos? As sacolas destinadas ao Programa Despertar foram adquiridas em material reciclado de garrafas pet, na forma de fibra e tecido (ecopet)

x

7. No último exercício, a instituição adquiriu veículos automotores mais eficientes e menos poluentes ou que utilizam combustíveis alternativos.

Se houver concordância com a afirmação acima, este critério específico utilizado foi incluído no procedimento licitatório?

x

8. Existe uma preferência pela aquisição de bens/produtos passíveis de reutilização, reciclagem ou reabastecimento (refil e/ou recarga).

Se houver concordância com a afirmação acima, como essa preferência tem sido manifestada nos procedimentos licitatórios? ? Os produtos de higiene pessoal, a exemplo de papel higiênico, sabonetes, toalhas de papel e protetor para assento, são adquiridos em refil, sob regime de comodato.

X

9. Para a aquisição de bens/produtos é levada em conta os aspectos de durabilidade e qualidade de tais bens/produtos.

x

10. Os projetos básicos ou executivos, na contratação de obras e serviços de engenharia, possuem exigências que levem à economia da manutenção e operacionalização da edificação, à redução do consumo de energia e água e à utilização de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental.

Relatório de Gestão Exercício 2014 Página 82

Aspectos sobre a gestão ambiental Avaliação

Licitações Sustentáveis 1 2 3 4 5

11. Na unidade ocorre separação dos resíduos recicláveis descartados, bem como sua destinação, como referido no Decreto nº 5.940/2006.

x

12. Nos últimos exercícios, a UJ promoveu campanhas entre os servidores visando a diminuir o consumo de água e energia elétrica.

Se houver concordância com a afirmação acima, como se procedeu a essa campanha (palestras, folders, comunicações oficiais, etc.)?

x

13. Nos últimos exercícios, a UJ promoveu campanhas de conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente e preservação de recursos naturais voltadas para os seus servidores.

Se houver concordância com a afirmação acima, como se procedeu a essa campanha (palestras, folders, comunicações oficiais, etc.)? Palestras realizadas no auditório do 7 º andar para conscientização.

x

Considerações Gerais: LEGENDA

Níveis de Avaliação:

(1) Totalmente inválida: Significa que o fundamento descrito na

afirmativa é integralmente não aplicado no contexto da UJ.

(2) Parcialmente inválida: Significa que o fundamento descrito na

afirmativa é parcialmente aplicado no contexto da UJ, porém, em sua minoria.

(3) Neutra: Significa que não há como afirmar a proporção de

aplicação do fundamento descrito na afirmativa no contexto da UJ.

(4) Parcialmente válida: Significa que o fundamento descrito na

afirmativa é parcialmente aplicado no contexto da UJ, porém, em sua maioria.

(5) Totalmente válida: Significa que o fundamento descrito na

afirmativa é integralmente aplicado no contexto da UJ.

8.2 Informações sobre as medidas adotadas pela entidade para redução de consumo próprio de papel, energia elétrica e água, contemplando:

O SENAR-AR/BA vem formando uma nova consciência ambiental através da introdução palestras aos funcionários sobre os temas, os conceitos de respeito e preservação do Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo. Em 2015, continuaremos conscientizando: os colaboradores, os treinandos e toda a sociedade sobre as medidas que reduzem o consumo de papel, energia elétrica e água. Mesmo não estando enquadrado nos termos do Decreto nº. 5.940/2006 o SENAR-AR/BA preocupa-se com a separação de materiais recicláveis. Desta forma, mantemos nas nossas salas de trabalho, caixas onde são depositados papéis descartados que, após atingirem certo volume, são enviados para reciclagem ou reaproveitado de alguma forma, bem como os cartuchos vazios de toner.

O consumo de água é rateado entre o condomínio, o que não exime a responsabilidade da UJ de economizar esse recurso hídrico. Segue as ações que aprimoramos em 2014:

- Aquisições de impressoras com a “função” frente e verso, além de configurações de todos os computadores da Entidade para essa finalidade;

Relatório de Gestão Exercício 2014 Página 83

- Substituição das torneiras para automáticas para os lavatórios; - Válvulas de descarga com dois estágios de utilização de água;

- Caixa de Papel em cada impressora para serem depositados os papeis descartados. - Um funcionário monitora o outro na obrigação de desligar todos os equipamentos elétricos no intervalo para almoço ou na saída. A cada 3(três) meses é instituído um responsável para fiscalização.

9. ATENDIMENTO DE DEMANDAS DE ÓRGÃOS DE CONTROLE

9.1 Tratamento das deliberações exaradas em acórdãos do TCU, com as justificativas no caso de não cumprimento.

No exercício de 2014 foi proferido ao SENAR Regional Bahia um Acórdão nº 6436/2014 – 2ª Câmara pelo Tribunal de Contas da União. Para atender às deliberações exaradas no Acórdão do TCU, foi realizada reunião com a presença das Chefias Setoriais do SENAR Central, com o cunho de implementar sistemáticas e/ou medidas para o cumprimento das determinações emanadas pela Corte Egrégia de Contas.

9.2 Tratamento das recomendações feitas pelo órgão de controle interno a que a entidade se vincula.

Com relação à CGU, recebemos os seguintes ofícios: Ofício nº 23.298/2014/GAB/CGU-Regional/BA, datado de 12.09.2014, com o assunto: Monitoramento da Gestão, para preenchimento de planilhas sobre: Recursos Humanos, Licitantes e Fornecedores e Transferências Concedidas, referente ao período de 01/01/2014 a 31/12/2014. Esta solicitação foi atendida através do ofício 005A/201515 SUPER/SENAR-AR/BA, datado de 30.01.2015.

Destacamos que no exercício de 2014 não foram emitidas recomendações por parte da Controladoria Geral da União.

9.3 Demonstração de Adoção de Medidas administrativas para apurar responsabilidade por ocorrência de dano ao Erário

O SENAR-AR/BA, para apuração de irregularidades e responsabilidades relacionadas ao patrimônio da Instituição, procede com instauração de Sindicância, conforme orientação do Tribunal de Contas da União, por intermédio de Comissão, com seus membros nomeados por Portaria, exercendo suas atividades com independência e imparcialidade, assegurando o sigilo necessário à elucidação dos fatos. É instaurado procedimento administrativo, instrução com juntada de documentos, informações sobre o andamento das diligências policiais, simultaneamente adotadas, tomada de depoimentos, elaboração de relatório e encerramento. As reuniões da Comissão são registradas em atas contendo detalhamento das apurações, recomendações e deliberações adotadas.

Relatório de Gestão Exercício 2014 Página 84

10. INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DA GESTÃO

10.1. Informações sobre a adoção de critérios e procedimentos estabelecidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade ao Setor Público NBC T 16.9 e NBC T 16.10 Não se aplica a UJ.

10.2. Demonstrações Contábeis previstas na Lei 6404/76 incluindo as notas explicativas.

As demonstrações contábeis são elaboradas conforme a Lei 6404 de 15 de dezembro de 1976 com alterações da Lei 11.638/2007 e Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Relatório de Gestão Exercício 2014 Página 85