• Nenhum resultado encontrado

3.2 – POLÍTICA FISCAL

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

5. QUESTÕES COMENTADAS DURANTE A AULA

01) (FCC/TCE-SP/Auditor/2008) De acordo com o Princípio da Equidade, um imposto sobre vendas com alíquota uniforme, incidindo sobre todas as vendas de bens e serviços de forma não-cumulativa, é

a) justo, porque onera apenas os que têm maior nível de renda e de consumo de bens e serviços.

b) regressivo, porque os consumidores mais ricos contribuirão proporcionalmente menos em relação à sua renda que os consumidores pobres.

c) progressivo, porque os consumidores que despendem mais pagarão um valor total de imposto superior aos que despendem menos.

d) proporcional, porque todos os consumidores pagam uma percentagem uniforme sobre todas as compras.

e) neutro, uma vez que a alteração que provoca na alocação de recursos por parte do setor privado é muito grande.

02) (CESPE/IBAMA/ANALISTA/2013) A respeito do orçamento público e da atuação do governo nas finanças públicas, julgue o item subsequente.

O conceito de progressividade não está submetido aos princípios elementares da teoria da tributação.

Página 110 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

03) (FGV/DPE-RO/ECONOMISTA/2015) A curva de

Laffer NÃO prediz que:

a) existe uma alíquota tributária ótima que maximiza a arrecadação do governo;

b) quando o imposto é de 100% sobre a renda do trabalho, as pessoas abandonam o mercado de trabalho formal;

c) a sonegação fiscal aumenta continuamente com o aumento da alíquota tributária;

d) aumentos de alíquota são contraproducentes a partir de um determinado nível;

e) a informalidade é baixa quando a alíquota tributária é próxima de zero.

04) (FGV/DPE-MT/ECONOMISTA/2015) Assuma que os países A, B e C têm, respectivamente, alíquotas tributárias sobre os rendimentos iguais a 1%, 50% e 99%. Na relação proposta pela Curva de Laffer, assinale a opção que indica o(s) país(es) que tem(têm) maior probabilidade de obter(em) uma receita tributária próxima de zero. a) Apenas o país A.

b) Apenas o país B.

c) Os países A e B, apenas. d) Os países A e C, apenas. e) Todos os países.

05) (CESPE/MPU/ANALISTA/2013) Com relação à economia do setor público, julgue o próximo item.

A curva de Lorenz, geralmente apresentada por uma curva em forma de parábola, representa a relação entre a receita do governo com o imposto a distintas alíquotas.

Página 111 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

06) (ESAF/RFB/AFRFB/2000) De acordo com os fundamentos da curva de Laffer, identifique a opção falsa.

a) Quando o ponto ótimo de alíquota é ultrapassado, a receita tributária pode ser aumentada mediante elevação de alíquota.

b) Segundo Laffer, o imposto é pago sem sonegação se a alíquota for suficientemente baixa.

c) Há um ponto ótimo de alíquota que gera uma receita tributária máxima.

d) O modelo presume que o incentivo à sonegação cresce com a magnitude da alíquota.

e) A curva de Laffer mostra o efeito de variações na alíquota do imposto sobre a receita tributária.

07) (CESPE/CÂMARA-DEPUTADOS/ANALISTA/2014) Para que seja capaz de cumprir suas funções, o Estado moderno precisa de uma ampla base tributária, que permita a arrecadação de recursos suficientes para o financiamento de suas múltiplas atribuições. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Para efeitos do cálculo da carga tributária bruta, deve-se subtrair do total dos impostos, das taxas e das contribuições arrecadadas as transferências diretas feitas para pessoas físicas, visto que estas atuam como um redutor do imposto recolhido.

08) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Com relação ao sistema tributário brasileiro, julgue o item que se segue.

A aplicação de uma mesma alíquota de um imposto sobre vendas a varejo para todos os produtos contribui para um sistema tributário regressivo.

Página 112 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

09) (FCC/TCE-CE/ANALISTA/2015) A carga tributária é definida como a parcela da renda interna destinada aos cofres do setor público. Sobre ela, no caso brasileiro, tem-se que

a) a arrecadação de impostos indiretos constitui uma das principais fontes de recursos para todos os entes federativos.

b) a cobrança do ICMS é motivo de harmonização tributária entre os estados da federação e suas subunidades municipais, os quais dividem a prerrogativa da arrecadação desse imposto.

c) a contribuição sobre intervenção no domínio econômico é um imposto estadual, destinado à construção de ferrovias estaduais e de portos secos com vistas à melhor utilização do território nacional. d) o imposto de renda é um tributo federal que incide apenas indiretamente sobre a renda dos contribuintes, pois sua alíquota varia de acordo com as faixas de renda dos cidadãos.

e) a carga tributária líquida é sempre maior do que a carga tributária bruta, pois esta última definição desconsidera as transferências que o governo deve efetuar por lei para os contribuintes.

10) (CESPE/CADE/ANALISTA/2014) Acerca da intervenção da administração pública na economia e do uso do orçamento público como instrumento dessa intervenção, julgue o seguinte item.

Neutralidade, progressividade e igualdade são alicerces básicos da teoria da tributação, complementares entre si.

Página 113 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

11) (FCC/MANAUSPREV/ECONOMISTA/2015) Os impostos são divididos em impostos diretos, por incidirem diretamente sobre a renda dos cidadãos, e impostos indiretos, por afetarem a renda dos mesmos por meio da incidência de uma porcentagem sobre os preços dos bens. Portanto,

a) uma estrutura tributária composta, predominantemente, por impostos diretos será obrigatoriamente mais progressiva do que uma dominada pela arrecadação de impostos indiretos.

b) os impostos diretos sobre a renda podem melhorar a distribuição de renda de uma sociedade, caso haja um número de faixas de renda suficientemente diferenciadas com elevações progressivas de alíquotas de impostos e que seja adequado à estrutural social do país.

c) a arrecadação de tributos indiretos é necessariamente regressiva do ponto de vista da renda pessoal.

d) a tributação da produção é progressiva do ponto de vista social, pois penaliza as empresas, as quais tem poder financeiro para arcar com tais custos.

e) o imposto sobre valor adicionado tem um efeito negativo sobre a produtividade de um país, pois tributa repetidas vezes o mesmo insumo produtivo conforme o valor do mesmo é adicionado à produção do setor seguinte dentro da cadeia produtiva, até chegar ao setor varejista. 12) (CESPE/MPOG/APO/2012) Julgue o item seguinte, relativo às funções e ao papel do Estado.

Em uma economia, a redistribuição direta da renda pode ser promovida por meio da tributação de bens e serviços.

Página 114 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

13) (ESAF/STN/AFC/2005) Segundo a teoria da tributação, aponte a opção falsa no que concerne aos tributos diretos e indiretos.

a) Os tributos diretos incidem sobre os rendimentos dos indivíduos. b) Os tributos diretos estão associados à capacidade de pagamento de cada contribuinte.

c) As bases de incidência dos impostos são a renda, o patrimônio e o consumo.

d) Caso os impostos diretos tenham participação relativa maior no total da arrecadação fiscal, as camadas mais pobres estariam dando maior contribuição para o bolo tributário.

e) O imposto sobre a renda se coloca como o melhor exemplo dos tributos diretos.

14) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Com relação ao sistema tributário brasileiro, julgue o item que se segue.

A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) contribui para a eficiência do sistema tributário, visto que é paga por todas as pessoas ou empresas que transferirem qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras.

15) (CESPE/TCE-RO/AUDITOR/2013) Julgue o item seguinte, relativo à realidade econômica atual do Brasil.

Na estrutura tributária brasileira, há impostos cumulativos não passíveis de desoneração plena, o que provoca prejuízos para o país no mercado interno e no externo.

Página 115 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

16) (FGV/SEFAZ-AP/AFRE/2010) Um imposto em cascata, implementado com a alíquota de 10%, quando há dois estágios no processo de produção e distribuição, equivale a um imposto com a alíquota:

e) sempre em 20%. f) sempre em 21%. g) de até 10%.

h) de 20%, se o nível de repasse do imposto ao estágio subsequente for igual a zero.

e) de até 21%.

17) (CESPE/TCU/AUFC/2015) Acerca dos conceitos de falhas de mercado e sua relação com a eficiência econômica e da formação de estruturas de mercado, julgue o item.

O aumento da elasticidade de demanda de determinado mercado limita o potencial do poder de monopólio de cada um de seus produtores.

Página 116 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

18) (FCC/MANAUSPREV/ECONOMISTA/2015) Admita-se uma situação de equilíbrio de um mercado em concorrência perfeita. Caso o governo decida pela aplicação de um imposto (lump-sum) sobre o bem ou serviço negociado nesse mercado, é correto afirmar:

a) A elasticidade-preço da demanda é mais importante do que a elasticidade-preço da oferta na determinação do rateio da cunha fiscal, pois a reação do consumidor a um preço maior é o único fator relevante. b) O mercado em questão sofrerá um aumento na quantidade de equilíbrio, uma vez que o tributo implicará um preço mais elevado, de maneira que os ofertantes ficarão dispostos a vender mais de seus bens e serviços no mercado.

c) A magnitude da cunha fiscal só pode ser aferida a partir do conhecimento estrito das elasticidades-preço da demanda e da oferta, uma vez que ambas as medidas são determinantes do rateio da incidência tributária entre consumidores e ofertantes.

d) O imposto não gera efeitos substanciais na quantidade negociada no mercado, pois os agentes econômicos entendem que o governo deve gastar esse valor, necessariamente, no aprimoramento das condições socioeconômicas do país, o que ocasiona uma melhoria da eficiência produtiva e da renda em escala nacional.

e) Uma elasticidade-preço da oferta muito baixa, necessariamente, impõe sobre os consumidores desse mercado um fardo fiscal muito grande, porque o ofertante não disponibilizará mais bens quando o preço subir, piorando o nível de bem-estar dos consumidores.

Página 117 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

19) (FCC/MANAUSPREV/ECONOMISTA/2015) A estrutura tributária de um país,

a) consiste na arrecadação de impostos diretos e indiretos e a carga tributária líquida é a parcela do produto nacional bruto destinada aos cofres públicos.

b) é considerada progressiva quando há predominância de impostos indiretos na arrecadação total do país, de forma que um aumento no consumo sempre sinalizará melhoria do bem-estar social a médio e longo prazos.

c) tem impacto desprezível sobre a distribuição de renda da sociedade, pois os contribuintes sempre podem ajustar o seu consumo às restrições orçamentárias incidentes sobre eles.

d) é função da capacidade de gasto dos contribuintes e não de sua renda.

e) tenderá a ter a desigualdade ampliada se significante parcela da arrecadação depender de impostos indiretos e houver ausência de políticas de redistribuição de renda e de riqueza.

20) (CESPE/TCU/AUFC/2015) Acerca dos conceitos de falhas de mercado e sua relação com a eficiência econômica e da formação de estruturas de mercado, julgue o item.

Do ponto de vista microeconômico, o resultado economicamente eficiente obtido a partir de um sistema competitivo, sob a análise de equilíbrio geral, ocorre quando há falhas de mercado.

Página 118 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

21) (CESPE/ANCINE/ESPECIALISTA/2013) No que diz respeito à atuação do Estado na economia do setor público e às necessidades da população, julgue o item a seguir.

O Estado pode prover bens e serviços diretamente, assumindo a condição de produtor, como também pode transferir essa incumbência para o setor privado e regular sua atuação. Nesse caso, poderá subsidiar tanto a produção como o consumo.

22) (ESAF/MPOG/APO/2015) Pode ser considerada como consequência da existência de problemas de informação assimétrica nos mercados:

a) a não existência de bens públicos. b) o “problema do carona”.

c) a necessidade de patentes.

d) a ocorrência de externalidades positivas.

e) a existência de custos de transação nos contratos.

23) (FCC/TCM-GO/AUDITOR/2015) Falhas de mercado na forma de externalidade ocorrem quando

a) os custos de produção estão incluídos no preço dos bens.

b) nem todos os custos e benefícios estão incluídos nos preços dos bens.

c) os benefícios excedem os custos de consumir os bens. d) o mercado não consegue atingir o equilíbrio.

Página 119 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

24) (FCC/TCE-CE/AUDITOR/2015) As externalidades resultam das ações de indivíduos e firmas que consideram apenas seus benefícios e custos privados, não observando os benefícios e custos sociais. Nesse sentido, é correto afirmar:

a) A Lei de Desarmamento sancionada pelo Governo Federal na década passada utilizou um subsídio para incentivar os cidadãos a reforçar uma externalidade positiva: a redução das armas de fogo em posse de civis, visando à diminuição dos acidentes domiciliares.

b) A Guerra Fiscal entre os governos estaduais não pode ser considerada uma externalidade, pois a decisão de um estado de reduzir o ICMS para atrair novas empresas não afeta a base de arrecadação das outras unidades da federação.

c) Os problemas associados à emissão de poluentes na atmosfera podem ser corrigidos por meio do livre jogo das forças de mercado. d) Os congestionamentos nas grandes cidades brasileiras resultam da interação entre oferta e demanda no mercado de automóveis, não podendo ser entendida como uma externalidade, dado que é um direito de todo cidadão utilizar seu automóvel.

e) A forma de correção de uma externalidade é sempre a regulamentação governamental dos mercados em que se dá a existência daquelas, pois soluções via mercado são incapazes de contornar tal problema.

25) (CESPE/TCU/AUFC/2015) Acerca dos conceitos de falhas de mercado e sua relação com a eficiência econômica e da formação de estruturas de mercado, julgue o item.

Em geral, o princípio da não exclusão no consumo de bens públicos torna a solução de mercado eficiente para garantir a necessária oferta desses bens à sociedade.

Página 120 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

26) (FCC/TCM-GO/AUDITOR/2015) Os bens públicos têm por característica serem

a) bens rivais e excludentes. b) bens rivais e não excludentes. c) bens não rivais e excludentes.

d) apenas bens não excludentes, podendo ser rivais ou não rivais. e) bens não rivais e não excludentes.

27) (CESPE/TCU/AUDITOR/2011) Julgue:

Bens públicos são aqueles que, embora passíveis de exploração pelo setor privado, têm sua produção assumida pelo Estado, porque constituem uma necessidade coletiva ou estão associados a benefícios sociais importantes.

28) (FGV/TCE-RJ/AUDITOR/2015) Em relação aos conceitos de externalidade e bens públicos na economia, é correto afirmar que: a) bens públicos são bens rivais alocados de forma igualitária;

b) caso a atividade de uma empresa privada esteja gerando uma externalidade sobre outras empresas, é fundamental a atuação do governo na negociação de um acordo;

c) a regulação ótima de uma externalidade consiste em eliminar completamente seus efeitos prejudiciais;

d) bens públicos só são providos de forma ótima pelo governo, ou por meio de alguma atuação governamental;

Página 121 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

29) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) No que se refere às funções do Estado como regulador da atividade econômica e produtor de bens e serviços, julgue o item subsecutivo.

Para incrementar a produção de empregos, a atuação do Estado como produtor geralmente ocorre em setores intensivos em trabalho e de prazo mais curto de maturação do investimento.

30) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Com relação às funções do Estado como regulador da atividade econômica e produtor de bens e serviços, julgue o seguinte item.

A atuação do Estado como produtor de bens e serviços essenciais se justifica quando esses oferecem, estrutural ou conjunturalmente, baixo retorno em relação ao capital investido.

31) (CESPE/MPOG/ECONOMISTA-PGCE/2015) Acerca das funções do governo na economia, julgue o item que se segue.

As funções do governo estão associadas às chamadas falhas de mercado, mas no caso do Brasil não deverão ser aplicadas novas intervenções em 2016 caso a inflação convirja para o centro da meta. 32) (CESPE/TJ-SE/ANALISTA/2014) No que concerne às funções dos governos e às diversas formas de intervenção do Estado na atividade econômica, julgue o item que se segue.

No caso da ocorrência do monopólio natural, em que há uma única empresa produtora de um bem público, o Estado pode tanto responsabilizar-se diretamente pela produção do bem quanto exercer o controle de preços por meio de regulação.

Página 122 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

33) (FCC/TCE-CE/AUDITOR/2015) No que se refere ao desenvolvimento econômico, cabe ao Estado, dentre outras funções, a) garantir apenas o direito à propriedade e a manutenção dos contratos por meio de uma administração eficiente do poder judiciário. b) fornecer crédito em condições favoráveis às empresas de acordo com a contribuição feita por estas à campanha eleitoral do governo eleito.

c) deixar ao mercado a resolução completa dos problemas econômicos por meio da definição de bons contratos particulares.

d) ajustar-se aos objetivos econômicos dos grupos economicamente mais relevantes, buscando sempre reduzir a tributação incidente sobre os empresários.

e) investir em infraestrutura, promover o investimento privado em setores estratégicos e garantir o acesso da população à educação e saúde.

34) (FCC/TCE-CE/TÉCNICO/2015) NÃO se trata de uma falha de mercado:

(A) a variação dos preços agrícolas ao longo do ano, devido à presença de períodos de safra e de entressafra.

(B) a poluição de rios das grandes metrópoles. (C) a existência de monopólios naturais.

(D) quando um morador atrai o mosquito transmissor da dengue, acumulando água parada em sua propriedade privada.

(E) o baixo desenvolvimento de um mercado de capitais, o que impede o financiamento de projetos de longo prazo estratégicos para o crescimento econômico.

Página 123 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

35) (CESPE/TCE-PA/AUDITOR/2016) Com relação à economia do setor público, julgue o item que se segue.

Cabe ao Estado regulador do sistema econômico estabelecer e exigir o cumprimento de normas, assegurar a conduta competitiva e regular monopólios naturais.

36) (ESAF/ANAC/ESPECIALISTA/2016)

As formas de regulação da

propriedade privada pelo Estado possuem falhas e benefícios potenciais associados. Algumas falhas potenciais desses processos são listadas a seguir. Assinale a opção que é uma falha potencial do processo de regulação executado por agência independente.

a) Monopólio estatal.

b) Captura das empresas públicas por políticos e sindicatos.

c) Orientação dos gestores públicos por metas ambíguas e

inconsistentes.

d) Coordenação débil entre diferentes empresas públicas. e) Captura dos reguladores pelas empresas reguladas.

37) (CESPE/SUFRAMA/ECONOMISTA/2014) Acerca dos

agregados monetários, bem como dos instrumentos e efeitos econômicos das políticas monetária e fiscal, julgue o item subsequente. A adoção de uma política fiscal restritiva por meio da elevação de impostos tende a aumentar a renda, deslocando a curva IS para a direita.

38) (CESPE/TCDF/AUDITOR/2014) Em relação à teoria macroeconômica, julgue os itens:

O aumento dos gastos do governo acarreta elevação do nível geral de preços.

Página 124 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

39) (CESPE/MJ/ECONOMISTA/2013) Com relação aos mecanismos públicos de atuação econômica, julgue o item que se segue.

O governo pode se utilizar de receitas ou despesas públicas para alcançar seus objetivos de política fiscal.

40) (CESPE/PF/APF/2012) Julgue o item seguinte, acerca de noções de economia.

Uma política fiscal que vise ao fomento do crescimento econômico e à geração de empregos deve contemplar medidas de redução dos gastos públicos e elevação da carga tributária.

41) (CESPE/ANTT/ESPECIALISTA/2013) Acerca do papel do governo na economia, julgue o item subsequente.

O imposto de renda e o seguro desemprego podem ser considerados como estabilizadores automáticos da economia, inserindo-se como políticas públicas de estabilização econômica.

42) (CESPE/SENADO/CONSULTOR Acerca do tema política fiscal, julgue o item abaixo.

Os denominados estabilizadores automáticos são referentes às mudanças automáticas que ocorrem nas receitas tributárias e nas transferências governamentais quando a economia atravessa um período de recessão ou de crescimento econômico acelerado.

43) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) Com relação às políticas econômicas e aos seus instrumentos, julgue o item subsecutivo.

O SIMPLES Nacional, por oferecer regime de tributação favorecido para as empresas nele enquadradas, caracteriza política fiscal expansionista com base no aumento do gasto público.

Página 125 de 142 PORTAL SILVIO SANDE www.silviosande.com.br

44) (CESPE/FUNPRESP/ANALISTA/2016) Acerca das políticas fiscal e monetária, julgue o item a seguir.

A adoção de uma política de governo que restrinja os benefícios previdenciários é instrumento de política fiscal que evita o ciclo econômico recessivo no curto prazo.

45) (CESPE/SEDF/ANALISTA/2017) Os Jogos Olímpicos transformaram o Rio de Janeiro, avalia o jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine, que lançou recentemente o livro Rio de Janeiro e os Jogos

Olímpicos, uma cidade reinventada. Para o jornalista suíço, foram

os Jogos que permitiram investimentos importantes na mobilidade urbana, na segurança, na saúde e na educação. Entre os projetos alavancados incluem-se a construção de quatro corredores de BRT e a expansão do metrô, embora tais projetos existissem desde a década de 60 do século XX; o crescimento das unidades de polícia pacificadora (UPPs), apesar de agora a política de segurança estar em declínio; e a ampla reforma urbana na região portuária, que, no entanto, ainda não conseguiu decolar a maior parte dos investimentos imobiliários previstos no Porto Maravilha. Valor Econômico, 26/7/16. Internet: <http://www.valor.com.br> (com adaptações). Considerando as informações apresentadas, julgue o item a seguir, acerca das funções econômicas do Estado e de suas formas de atuação.

As necessidades públicas, de que são exemplos a mobilidade urbana e