• Nenhum resultado encontrado

Questionário Aplicado aos Alunos 111

4.3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 107

4.3.2 Questionário Aplicado aos Alunos 111

Como citado anteriormente, também foram aplicados questionários a estudantes de Química do ensino médio para conhecer como utilizam o celular. Nessa pesquisa as questões eram abertas para que o estudante pudesse explicitar com suas palavras como utiliza.

As questões aplicadas possuem a função de verificar, com os estudantes, o posicionamento sobre o uso do celular e seus recursos em sala e as possibilidades de utilização como recurso do processo de ensino aprendizagem e foram aplicadas a 48 estudantes do ensino médio.

A primeira questão verificaria a porcentagem de estudantes que utilizam o celular em sala de aula. Os estudantes deveriam indicar quais recursos utiliza na escola e em outros locais (Tabela 4.4).

Tabela 4.4 – Uso do celular pelo estudante.

Utiliza o celular

Uso na Escola e em outros locais: 39 estudantes

Recursos que usa em sala: Recursos que usa em outros locais:

Música 33 Música 26 Mensagem 26 Mensagem 26 Internet 19 Internet 24 Jogo 10 Jogo 17 Calculadora 6 Calculadora1 Relógio 8 Relógio 2 Calendário 3 Ligações 18 Outros 2 Outros 6 Câmera 12

Os recursos utilizados em sala de aula mais citados foram: música (69%), mensagem (54%) e internet (39%).

Percebe-se que o número de estudantes que escutam músicas na escola é maior do que em outros locais. Isso pode ser reflexo de aulas que não são pensadas para o aluno, ou seja, praticamente 70% dos estudantes ficam simplesmente ouvindo música durante as aulas, evidenciando um ensino desinteressante e não significativo para o estudante (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1980; MALDANER; ZANON, 2001; MORTIMER, 2002).

Os recursos mais utilizados fora da sala de aula são escutar músicas e enviar mensagem (60%), seguido por internet (60%) e fazer ligações (46%). Entre os

estudantes que utilizam o celular em sala de aula os recursos do celular (Música, Mensagem e internet) que mais utilizam fora da sala de aula, também são aqueles que mais utilizam em sala de aula. Esses estudantes também citaram que utilizam a câmera (25%) e chamadas telefônicas quando não estão em sala. Esses dados também mostram que os muitos alunos escutam música em suas atividades cotidianas, confirmando que esse instrumento tecnológico está muito presente em suas vidas, especialmente para o uso de audição de músicas e para a comunicação.

Conforme a Tabela 4.5, a maioria (83%) dos alunos concorda que o professor utilize o uso do celular nas aulas.

Tabela 4.5 – Utilização do celular apontada pelos estudantes.

Uso pelo professor Contribuições do celular

Sim: 40 Não: 8 Internet para pesquisa: 9 O celular pode esclarecer

algumas dúvidas Só os alunos podem usar Cobrar dos alunos via mensagem, atividades atrasadas Para mandar vídeos para

alunos para complementar explicação

Para não influenciar o

aluno a usar também Deixar usar o celular no fone pra escutar música enquanto o professor está passando lição e não durante a

explicação:2 Gravações para

complementar a explicação Talvez, dependendo do que seria explicado “o professor por crédito para os alunos” Para atualização internet Depende do conteúdo Usar a calculadora

Para usar a calculadora Deveria usar o tablet Usar para jogos Para auxiliar na compreensão

e motivar Deveria usar o computador Aplicativos como dicionário Mostrar vídeos e imagens

Para passar conteúdos mais atualizados Não sei

Internet para pesquisa

Usar uma música para trabalhar um conteúdo

Os estudantes, que concordam com o uso para fins pedagógicos, citam como justificativa que o celular pode ser uma ferramenta para “elucidar” a explicação dos conteúdos pelo professor, seja por meio de ouvir novamente a gravação da aula ou pela visualização de vídeos. Alguns estudantes entendem que ferramentas do celular podem ser usadas pelo professor e citam a calculadora, gravador, câmera e internet que poderiam ser usados pelo professor.

Os estudantes têm uma visão de que o celular pode “esclarecer dúvidas” e pode “auxiliar na compreensão”, mostrando que percebem o celular novamente como ferramenta. Entre os estudantes que não concordam com o uso, os motivos apresentados mostram muita ingenuidade por parte deles. Alguns alunos citam que deveriam ser utilizados outros equipamentos, como tablete e computador, ou seja,

veem apenas como um objeto. Outros argumentam que o uso pelo professor, pode encorajar o uso pelos estudantes. No entanto, os alunos não estabelecem relação do uso do celular se não por meio do uso de suas ferramentas, reforçando que cabe ao professor inseri-los no conhecimento sobre o funcionamento/produção do celular bem como a contextualização dessa tecnologia para que amplie as relações a serem estabelecidas pelos alunos. Essa visão dos estudantes pode ser ampliada quando na escola o celular passar a fazer parte de uma metodologia que explique o funcionamento dessa tecnologia como parte integrante do conteúdo a ser ensinado (POSTMAN, 1994; VICENT, 2005).

Alguns estudantes citaram que o celular pode ser usado para motivar o aluno nos estudos, evidenciando que também para eles o uso das tecnologias na escola por si só já os motivam por fazer parte de suas vidas, ou seja, é significativo para eles:

 Justificativa 1: o celular pode esclarecer algumas dúvidas;  Justificativa 2: para motivar;

 Justificativa 3: para se atualizar por meio da internet.

Ainda de acordo com a Tabela 4.5, as contribuições do celular para o processo de ensino aprendizagem citadas pelos estudantes evidenciam o uso das ferramentas disponíveis como o uso de músicas para trabalhar conteúdos, internet para pesquisa, uso de jogos vídeos e imagens.

Percebe-se nessas respostas que os estudantes entendem que o celular poderia ser um instrumento metodológico que facilmente poderia contribuir para aulas mais dinâmicas, com elementos familiarizados por eles em detrimento a aulas tradicionais (MALDANER; ZANON, 2001; MORTIMER, 2002).

No entanto, alguns apresentam uma visão que o celular deveria aproximar o professor do aluno. Acreditam que a comunicação entre docente e discente poderia também ocorrer por meio do envio de mensagens trocadas entre os equipamentos, evidenciando que almejam essa relação mais próxima com o professor, descrita por vários autores que reforçam a importância do diálogo entre docente e discente (COLL; EDWARDS, 1998; GIORDAN, 2008; LAPLANE, 2000; MACEDO; MORTIMER, 2000).