• Nenhum resultado encontrado

Questionário

No documento Carolina de Oliveira Buonocore (páginas 74-78)

3.3 Caracterização da edificação e dos ambientes estudados

3.4.2 Questionário

O questionário utilizado nos estudos de campo apresenta-se como um método de avaliação de conforto térmico em ambientes construídos, classificado como uma pesquisa instantânea devido à abordagem no espaço e no tempo. Foi construído com base nas referências da norma ASHRAE Standard 55 (2013) (Apêndice K) e dos trabalhos de De Vecchi (2015) e Damiati et al. (2016), originando a sua primeira versão a ser testada durante o estudo piloto. Ao final do estudo piloto, foram identificados alguns pontos a serem ajustados, de forma a melhorar a compreensão dos respondentes acerca do que se desejava investigar. O resultado foi uma terceira versão do questionário, a qual foi adotada como versão definitiva (Apêndice C).

A fim de facilitar a organização, a marcação temporal, a identificação visual e o tratamento dos dados, o questionário foi dividido em 5 partes. Na frente da folha, estão as partes de 1 a 3, as quais agrupam as questões que devem ser respondidas logo de início (Tabela 3, Tabela 4 e Tabela 5). As partes 4 e 5 estão no verso da folha, sendo que a parte 4 corresponde à avaliação do ambiente térmico ao longo do período de aula, e a parte 5 diz respeito aos questionamentos finais (Tabela 6 e Tabela 7).

Tabela 3 – Explanação das questões pertencentes à Parte 1 (continua...) PARTE 1 - IDENTIFICAÇÃO

Enunciado Opções de resposta Observações/Justificativa/Objetivo Identifique o

número que a pesquisadora te deu

Questão aberta

Inserção na versão final do questionário para auxiliar na localização dos estudantes dentro do ambiente

Gênero Masculino

Feminino

Questões de identificação padrão, contendo alguns dos critérios antropométricos que podem ser utilizados para a estratificação e o agrupamento dos dados a serem obtidos na parte 4 (votos de percepção térmica). Idade Questão aberta

Peso Questão aberta Altura Questão aberta Cidade onde

nasceu Questão aberta Questões que podem ser utilizadas em análise sobre a influência da

aclimatação sobre a percepção térmica. Há quanto tempo mora em São Luís? Questão aberta Atividade predominante- Sentado, quieto Sentado, lendo

Opções filtradas considerando o uso escolar dos ambientes. As atividades

mente exercida neste ambiente

Sentado, escrevendo Sentado, digitando

listadas correspondem a uma taxa metabólica de 1 a 1,1 met (Apêndice A – Níveis de atividade metabólica, em Lamberts et al. (2013)). Buscando evitar atividades correspondentes a maiores taxas metabólicas, priorizou-se a utilização das aulas expositivas ao invés de ateliers e seminários. Selecione as peças de sua vestimenta (já considerando as roupas íntimas) Com base no Apêndice B – Isolamento da vestimenta, em Lamberts et al. (2013)

Opções filtradas da Tabela B2 – Isolamento das roupas, considerando a realidade climática e cultural de São Luís (exclusão de peças tipicamente utilizadas em climas frios). A

composição das vestimentas gerará um número representativo do isolamento da vestimenta, em unidade clo.

Tabela 4 – Explanação das questões pertencentes à Parte 2 PARTE 2 – PREFERÊNCIAS E HÁBITOS

Enunciado Opções de resposta Obs./Justificativa/Objetivo Qual das estratégias

de condicionamento abaixo você escolheria para este ambiente? Por quê? (considerar todos os fatores que julgar pertinentes)

Ventilação Natural Ventilação Natural e Ventiladores Ar condicionado

Os estudantes estão livres para justificarem a escolha (parte aberta da questão) sob quaisquer pontos de vista, o que pode oferecer uma análise mais abrangente sobre a qualidade do ambiente térmico vivenciado. Caso tenha vivência

em ambientes com ar-condicionado, onde e por quanto tempo (horas/dia)? Em casa No trabalho No transporte O objetivo de se questionar a respeito da vivência em ar condicionado é justamente avaliar a quantidade de tempo em exposição a ambientes térmicos artificiais e o possível impacto disto na avaliação de conforto. Tabela 5 – Explanação das questões pertencentes à Parte 3 (continua...) PARTE 3 – ANTES DESTA AULA

Enunciado Opções de resposta Obs./Justificativa/Objetivo Você está/esteve

doente nos últimos dias?

Sim (Sintomas?) Não

Parâmetro para descarte de votos de percepção térmica (parte 4), em caso de enfermidades que possam interferir nas percepções em relação ao ambiente térmico.

Em que tipo de condicionamento de ambiente você esteve na última hora que antecedeu esta aula

Ventilação Natural Ventilação Natural e Ventiladores Ar condicionado

Pode ser utilizada como critério de análise dos votos de percepção térmica, na tentativa de encontrar alguma relação entre estes e a exposição dos estudantes prévia ao estudo.

Qual atividade você estava exercendo meia hora antes de estar nesta aula?

Questão aberta Questão que auxilia na caracterização da taxa metabólica prévia ao estudo, mas que pode ter influência na taxa metabólica correspondente aos instantes iniciais do estudo; portanto, pode ser um parâmetro de descarte dos votos iniciais.

As questões da parte 4 – avaliação de conforto térmico foram elaboradas com base na norma ASHRAE Standard 55 (2013) e do Performance Measurement Protocols for Commercial Buildings da ASHRAE (2010) – PMP, capítulo 6, seção de medições subjetivas. Essa parte consiste em obter respostas dos estudantes quanto à sua percepção térmica em relação ao ambiente frequentado, o que engloba questões referentes à sensação (A), preferência (B) e aceitabilidade (C) térmicas, questões referentes à aceitabilidade (D) e à preferência (E) quanto ao movimento do ar no ambiente, e uma questão sobre a sensação subjetiva de conforto térmico (F). Essas respostas foram denominadas “votos de percepção térmica”, e solicitadas a cada 20 minutos ao longo da medição de campo, totalizando quatro momentos de votos e, no mínimo, uma hora de estudo.

É importante ressaltar que nas questões relacionadas à percepção térmica, os conceitos de aceitabilidade e conforto não foram explanados. Dessa forma, seus significados foram entendidos de acordo com a livre interpretação dos estudantes. A aproximação ou o distanciamento semântico entre os termos poderá, inclusive, ser discutido na análise dos resultados.

Para a etapa de tratamento dos dados, fez-se necessária a atribuição de uma escala numérica para cada opção de resposta, independente entre as seis questões de A a F. Na questão A, sobre a sensação térmica, atribuiu-se a convencional escala sétima presente na ASHRAE Standard 55 (2013) e em tantos outros trabalhos com estudos de campo em conforto térmico. Nas questões B, D e E, foram arbitradas as escalas numéricas seguindo a lógica imposta pela escala sétima de sensação térmica. Já nas questões C e F, que são binários, a escala foi meramente arbitrada. De modo geral, definiu-se o 0 como algo próximo

à neutralidade térmica, conforto térmico ou tendência a permanecer no estado atual; as escalas positivas indicando sensação de calor e as negativas, sensação de frio (ver Tabela 6).

Apesar de esse raciocínio se aplicar bem a uma localidade que tenha a tendência ao desconforto por calor, vale frisar que esta não é necessariamente uma condição obrigatória, uma vez que um ambiente “inaceitável” (+1) ou “desconfortável” (+1) pode o ser por acentuada sensação de frio em ambiente com ar condicionado. Quanto à questão C, é importante ressaltar a ênfase no verbo “estar” como condição temporária, alteração efetuada visando o maior esclarecimento possível aos estudantes.

Tabela 6 – Detalhamento das questões pertencentes à Parte 4 PARTE 4 – AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO

Enunciado Opções de resposta Escala

A Qual é a sua sensação térmica neste momento?

Com muito frio -3

Com frio -2

Levemente com frio -1

Neutro 0

Levemente com calor +1

Com calor +2

Com muito calor +3

B Você preferiria estar:

Mais aquecido -1

Assim mesmo 0

Mais resfriado +1

C Para você, este ambiente está termicamente:

Aceitável 0

Inaceitável +1

D

Qual a sua opinião sobre o movimento do ar neste momento?

Aceitável, pouco movimento do ar +1 Aceitável, suficiente movimento do ar 0 Aceitável, muito movimento do ar -1 Inaceitável, pouco movimento do ar +2 Inaceitável, muito movimento do ar -2 E

Qual a sua preferência em relação ao movimento do ar?

Maior movimento do ar +1

Não mudar 0

Menor movimento do ar -1

F Nesse momento, você considera este ambiente:

Confortável 0

Desconfortável +1

As questões da parte 5 nada mais são do que uma reflexão sobre possíveis ações tomadas pelos estudantes durante o estudo, devendo ser respondidas ao final dele. A primeira, sobre ausências da sala de aula durante o estudo, tem como objetivo monitorar possíveis alterações de

metabolismo que possam inviabilizar a inclusão dos votos proferidos por determinado usuário no banco de dados final. A segunda é uma complementação ao estudo que se propõe a utilizar a abordagem adaptativa. Nessa questão, pesquisam-se as principais ações tomadas pelos estudantes, dentro das possibilidades oferecidas pela estrutura do curso, a fim de melhorar a condição do ambiente térmico ou contornar possíveis desconfortos pessoais (ver Tabela 7).

Tabela 7 – Detalhamento das questões pertencentes à Parte 5 Enunciado Opções de resposta

Você esteve ausente da sala por um período superior a 5 minutos?

Sim (Quantas vezes?) Não

Caso você tenha promovido alguma (ou mais de uma) das ações abaixo no período de aula, buscando melhores condições de conforto térmico dentro da sala, por favor, assinale:

Mexi no aparelho ar-condicionado; Operei ventiladores e/ou janelas;

Mudei de carteira para mais próximo/distante de: janelas/ventiladores/ar condicionado;

Movimentei meu corpo visando me aquecer ou me resfriar;

Utilizei leques, lenços, prendedores de cabelo ou outros acessórios do gênero;

Modifiquei/acrescentei/tirei alguma peça de vestimenta (ex.: coloquei um moletom); Ingeri bebidas quentes/frias/neutras.

No documento Carolina de Oliveira Buonocore (páginas 74-78)