• Nenhum resultado encontrado

2 O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E AS POLÍTICAS DE MOBILIDADE

4.5 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS AO FINAL DA BOLSA

4.5.2 Questionários de percepção pós-bolsa do CNPq

No CNPq, todos os questionários priorizavam as perguntas com respostas do tipo objetivas, tanto os questionários aplicados para a graduação, quanto os aplicados para a pós- graduação, bem como os aplicados para as modalidades de iniciação científica e tecnológica73.

Para a análise, foi considerada uma amostra com sete formulários de “Avaliação final de bolsistas” (das modalidades “SWE – com movimentação financeira”; “SWE”; “SWG”; “IC”; e “IT”); dois de “Avaliação final do orientador” (um de IC e um de IT); três instrumentos denominados “Relatório Final de Atividades de Pesquisa – Programa Ciência sem Fronteiras” (todos referentes à chamada “Encomenda Eletrobras PDE”); e um “Relatório Técnico Final – Atividades do Bolsista” (referente ao edital “PVE 2014”).

73 Na Capes não houve aplicação de questionários ao final da bolsa para as modalidades com destino ao Brasil

(iniciação científica e tecnológica e pós-doutorado), envolvidas com os projetos BJT e PVE. As atividades realizadas foram descritas nos relatórios de cumprimento de objeto dos projetos, respondidos pelos coordenadores brasileiros.

Observou-se que apenas os instrumentos que começavam com “Avaliação final” eram os questionários de percepção dos bolsistas aplicados ao final do período da bolsa. Os demais instrumentos apresentavam perguntas relacionadas às atividades realizadas no exterior, pediam respostas descritivas em campos abertos e se aproximavam dos relatórios de prestação de contas exigidos pela Capes, mas que não eram preenchidos em sistema e, por isso, não foram objeto deste estudo. Estes formulários relacionados às atividades e não à percepção do bolsista serão apresentados no Apêndice D, mas não serão detalhados nesta seção.

Tanto os formulários de avaliação final dos bolsistas de doutorado sanduíche (SWE), quanto os de graduação sanduíche (SWG) possuíam seções relacionadas a:

a) Avaliação geral/ Avaliação do período (com questões sobre aspectos que apreciou, habilidades que desenvolveu e problemas que enfrentou durante o período no exterior);

b) Avaliação da qualidade acadêmica no exterior;

c) Avaliação comparativa entre a instituição no exterior e a instituição no Brasil d) Informações e apoio durante o período no exterior (com perguntas sobre: promoção de eventos de boas-vindas ou outras atividades de orientação pela instituição estrangeira; suporte fornecido pela IES no exterior, pelo CNPq e por outros estudantes);

e) Acomodação durante o período de atividades no exterior; f) Custos durante o período de atividades no exterior;

No questionário “Avaliação final de bolsistas SWG”, para bolsas de graduação sanduíche foram identificadas, ainda, seções sobre a “Avaliação da qualidade do estágio realizado no exterior”; a “Infraestrutura durante o período de estudos no exterior”; e o “Curso de idiomas durante o período de estudos no exterior”.

Apesar de não possuir uma seção específica sobre infraestrutura, os formulários aplicados aos bolsistas de doutorado sanduíche (“Avaliação final de bolsistas SWE – com movimentação financeira” e “Avaliação final de bolsistas SWE”) continham perguntas mais detalhadas sobre a infraestrutura de laboratórios, bibliotecas, salas de aula/anfiteatros e de tecnologias da informação. Havia, também, seções relacionadas a: a) “Produção científica gerada durante o período de atividades no exterior”; b) “Avaliação do desempenho do(a) CNPq/CAPES” e d) “Recomendações e Sugestões”. No caso dos formulários “com movimentação financeira”, adicionalmente havia seção específica pedindo a discriminação de

“valores das despesas utilizadas nas atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica prevista no plano de trabalho”74.

No total, foram identificados 48 campos com questões que exigiam respostas no formulário aplicado às bolsas de graduação sanduíche (“Avaliação final de bolsistas SWG”), conforme transcrito no Quadro B.4, do Apêndice B. No formulário “Avaliação final de bolsistas SWE – com movimentação financeira”, foram identificados 62 campos que exigiam respostas (conforme Quadro B.2, do Apêndice B). No formulário “Avaliação final de bolsistas SWE”, por sua vez, foram localizados 61 campos desse tipo.

Ao comparar os formulários de percepção dos bolsistas do CNPq de graduação sanduíche (SWG) com os de doutorado sanduíche do tipo “SWE – com movimentação financeira”, foram localizadas 21 questões, seis seções e duas subseções exatamente iguais, além de duas questões semelhantes (uma com diferença na pergunta75 e outra com diferenças

na pergunta e nas opções de resposta76).

O formulário de “Avaliação Final de bolsistas SWE – com movimentação financeira” teve 39 campos de perguntas, quatro seções e três subseções não presentes no formulário de graduação. O formulário de graduação teve 22 perguntas, quatro seções e três subseções não presentes no formulário de doutorado sanduíche com movimentação financeira.

Esta marcação de quais perguntas são coincidentes ou não nos dois formulários estão descritas nos Quadros B.2 e B4 do Apêndice B, juntamente com a transcrição de cada formulário.

Quanto aos questionários de avaliação dos bolsistas de IC e de IT, estes eram bem diferentes dos identificados na Capes e dos utilizados para outras modalidades do CNPq. Nos questionários de IC e IT as seções eram:

a) Quanto a sua bolsa; b) Quanto ao seu projeto;

74 Formulário “Avaliação final de bolsistas SWE – com movimentação financeira”, seção “Movimentação

Financeira”, item “1. Discrimine os valores das despesas utilizadas nas atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica prevista no plano de trabalho”.

75 Em um dos itens da pergunta “Como você avalia o período de estudos no exterior quanto aos aspectos abaixo?”,

o formulário “Avaliação final de bolsistas SWG” pedia a “Avaliação geral” (dentro da seção “Avaliação geral do período de estudos no exterior”), enquanto o formulário “Avaliação final de bolsistas SWE – com movimentação financeira”, pedia o “Resultado Geral” (na seção “Avaliação geral do período”).

76 Na seção “Avaliação comparativa entre a universidade no exterior e a universidade brasileira” (presente em

ambos os formulários), o formulário SWG apresentada a pergunta “Método de ensino da universidade onde você estudou no exterior”, com as opções de resposta “Muito Pior”; “Pior”; “Equivalente”; “Melhor”; e “Muito Melhor”, enquanto o formulário SWE – com movimentação financeira perguntava sobre “Método de pesquisa da universidade no exterior”, dando como opções de resposta “péssimo(a)”; “fraco(a)”; “regular”; “bom”; “ótimo(a)”; e “não se aplica”.

c) Quanto à orientação recebida;

d) Quanto às expectativas/ Planos futuros;

e) Quanto aos programas PIBIC/ PIBIT (o primeiro relacionado às bolsas de IC e o segundo relacionado às bolsas de IT).

Não foi possível verificar se havia variações dos questionários em modalidades plenas (estágio sênior, estágio pós-doutoral e doutorado pleno), pois não foram fornecidos questionários específicos dessas modalidades. Durante a entrevista com o gestor do CNPq, no entanto, foi explicado que os modelos para as demais modalidades de pós-graduação eram os mesmos apresentados para a modalidade doutorado sanduíche, mudavam-se, apenas, as referências à modalidade (no título, nas seções e nas perguntas), quando fosse o caso.

4.5.3 Comparação entre os questionários de percepção dos bolsistas da Capes e do