• Nenhum resultado encontrado

Radiações electromagnéticas penetrantes, de comprimento de onda muito mais curto do que o da luz visível Os raios X impressionam as chapas fotográficas; a sua absorção depende da

densidade e do peso atómico da substância que atravessam. Estas propriedades estão na base das técnicas radiográficas.

Reacção - 1) Em medicina, modificação produzida no organismo pelo efeito de um agente patogénico, ou de uma substância de origem endógena (ex.: hormona) ou exógena (ex.:

medicamento, veneno). 2) Em fisiologia, resposta a um estímulo. 3) Em psicologia, resposta a uma solicitação vinda do exterior, por meio de um acto ou uma modificação do comportamento. 4) Em química, interacção de elementos químicos de que resulta a formação de outros compostos. 5) Resultado de qualquer método químico, bioquímico, serológico, fisiológico, etc., utilizado com fins diagnósticos e, por extensão, o próprio método. Ling.: muitas reacções são designadas pelos mesmos termos sinónimos ou aparentados, como: prova, método, procedimento, técnica e teste. Reagente - Qualquer substância capaz de produzir uma reacção ou de modificar vários caracteres de outra substância.

Reanimador - 1) Médico especialista encarregado, durante e após uma intervenção cirúrgica, de manter ou restabelecer o equilíbrio humoral comprometido pela doença, o acidente ou o traumatismo cirúrgico. Esta função pertence em geral aos anestesistas-reanimadores. 2) Aparelho utilizado na respiração artificial.

através dos meios refringentes do olho, de modo a formar uma imagem normal na retina. A refracção normal é a emetropia e os vícios da refracção são ametropias.

Remédio - Em linguagem corrente, medicamento, agente terapêutico. Ressecção - Extracção mais ou menos extensa de um órgão.

Temperatura - Grau de intensidade do calor, medido por meio de um termómetro. As escalas correntemente utilizadas são as de Celsius (na Europa) e a de Farenheit (países anglo-saxões). A unidade de medida é o grau (ºC para o grau Celsius, ºF para o grau Farenheit). Para a conversão de graus Fahrenheit (F) em graus Celsius, ou centígrados, (C), e inversamente, podem usar-se as fórmulas: C=5(F-32)/9 e F=9C/5+32.

Tensão - 1) Resistência que as cavidades das paredes orgânicas (abdómen, estômago, bexiga) ou dos canais (artérias, veias, capilares, canal raquidiano, trompa de Eustáquio), opõem aos líquidos ou aos gases que contêm. (adj.: tensional tensional.) 2) Tensão eléctrica: diferença de potencial eléctrico entre dois pontos. Exprime-se em volts.

Tensiómetro - Sinónimo de esfigmomanómetro.

Terapêutica - 1) Parte da medicina que se ocupa do tratamento das doenças; qualquer tratamento. Ex.: terapêutica do cancro. Sinónimo de terapia. 2) Relativo ao tratamento das doenças. Ex.:

procedimento terapêutico. 3) Que é susceptível de curar uma doença. Ex.: pneumotórax terapêutico. Teratologia - Ciência biológica que estuda as deformidades e anomalias de deformação

Termocautério - Cauterização de uma ferida ou de um tecido por meio do calor produzido por um cautério aquecido ao rubro branco. Actualmente, substitui-se o cautério pelo electrocautério. Termómetro - Aparelho para a medição da temperatura (termometria). Existe grande número de modelos, graduados em graus Celsius ou em graus Farenheit, bem como termómetros digitais (com pilha eléctrica).

Termóstato - Aparelho que serve para manter constante a temperatura de uma estufa, de um esterilizador, etc.

corpo) 500 a 800 vezes mais sensíveis do que pelo sistema convencional radiofotográfico. Existem dois tipos destes aparelhos: o tomodensitómetro para o crânio e o tomodensitómetro de corpo inteiro, tendo este último numerosas aplicações, nomeadamente em cancerologia e hematologia. Ling.: o termo tomodensitómetro substitui a designação original registada EMIscanner, mas o termo scanner é muitas vezes utilizado.

Tonómetro - Instrumento que serve para determinar de forma objectiva e com precisão a pressão intra-ocular.

Transfusão - 1) Injecção intravenosa de sangue compatível, fresco ou conservado. 2) Por extensão, injecção nos vasos sanguíneos de um constituinte do sangue ou de um seu sucedâneo (ex.:

transfusão de glóbulos vermelhos).

Transplante - 1) Operação pela qual se opera a transferência de um tecido ou de um órgão para uma outra parte do mesmo indivíduo (autotransplante) ou para um indivíduo diferente (heterotransplante), de forma que este se mantenha vivo. 2) Enxerto ou órgão transplantado.

Tratamento - Conjunto dos meios químicos, físicos, biológicos e psíquicos usados para curar, atenuar ou abreviar uma doença.

Traumatismo - Conjunto de manifestações locais ou gerais provocadas por uma acção violenta contra o organismo. Fala-se também de traumatismo a propósito de uma agressão psíquica brutal (angústia, medo, decepção). Ling.: não confundir trauma, que designa o agente traumático ou a lesão física local (ex.: ferida, chaga, queimadura, fractura), e traumatismo, que se aplica também aos fenómenos secundários que acompanham a lesão (ex.: a palidez dos tegumentos, a prostração, uma comoção).

Trepanação - Operação que consiste em fazer uma abertura regular num osso, nomeadamente nos ossos do crânio, geralmente com o auxílio de um trépano. Sinónimo de trefinação.

Trépano - Instrumento para abrir orifícios nos ossos, especialmente nos ossos do crânio.

Trocarte - Instrumento que serve para praticar uma punção (paracentese), constituído por uma haste metálica cilíndrica, com a ponta acerada, geralmente triangular (donde deriva o seu nome em francês «trois quarts») , que desliza no interior de uma cânula, da qual apenas sai a ponta. Após a

Ultra-sonografia Doppler - Técnica que utiliza o efeito Doppler sobre um feixe de ultra-sons para medir as variações da velocidade da circulação num vaso, tais como se produzem em caso de estenose ou de dilatação. Sinónimo de velocimetria por ecografia Doppler, velocimetria ultra-sónica. Urómetro - Instrumento que serve para determinar a densidade da urina. Sinónimo de

urodensímetro.

Urologia - Ramo da medicina que trata das doenças das vias urinárias, do ponto de vista médico, cirúrgico e, por extensão, das doenças do aparelho geniturinário no homem. O especialista é o urologista.

Vacina - Substância que possui a propriedade de imunizar o organismo contra uma doença infecciosa. Pode ser preparada a partir de microrganismos mortos ou inactivos ou a partir de microrganismos vivos mas atenuados pelo formol, por outra substância ou pelo calor. A substância conserva as suas propriedades antigénicas e suscita no sangue do indivíduo inoculado a formação de anticorpos que o protegem contra o microrganismo correspondente.

Ventilação - Conjunto de fenómenos físicos e mecânicos que permitem as trocas gasosas na respiração pulmonar.

Vírus - Nome genérico dos agentes infecciosos parasitas obrigatórios das células, que se

reproduzem só a partir do seu material genético representado na partícula infecciosa (virião) por um único tipo de ácido ribonucleico (vírus com ARN ou ribovírus) ou de ácido desoxirribonucleico (vírus com ADN ou deoxivírus). Os vírus possuem uma estrutura bem definida, com ou sem invólucro, com simetria cúbica ou helicoidal. Devido às suas reduzidas dimensões, os vírus atravessam os filtros bacterianos vulgares, o que lhes valeu antigamente o nome de vírus filtrantes ou de ultravírus. Viscosímetro - Aparelho que serve para determinar a viscosidade de um líquido.

Fontes

-CLIMEPSI EDITORES - Pharmaedia

- Priberam

Anexo B