• Nenhum resultado encontrado

Estamos nos referindo à pesquisa “Diagnóstico de estados emocionais associados às síndromes dolorosas crônicas" (1998-1999) realizada através do Laboratório de Psicologia do

MBHI 0 auto.inventário Million Behavioral Health Inventory, desenvolvido paca pessoas com problemas de saúde Possui 150 itens, distribuídos em 4 escalas:

5 Estamos nos referindo à pesquisa “Diagnóstico de estados emocionais associados às síndromes dolorosas crônicas" (1998-1999) realizada através do Laboratório de Psicologia do

Trabalho da UFSC. Essa pesquisa (n=120) produziu um estudo de correlação entre o inventário de sintomas, o SCL-90-R (Sympton Check List) e o perfil de pacientes com dor, o P-3 (Pa/n Pacient Profile),,comparando seus resultados com os apresentados na população norte-americana. Ê considerado um estudo pioneiro no sentido de proceder uma validação direta, no contexto brasileiro, de duas técnicas psicométricas de investigação de fatores emocionais e psiquiátricos associados à síndromes dolorosas crônicas.

CRUZ, R. M. Psicodiagnóstico desíndromesdolorosascrônicas relacionadas ao trabalho

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Doutorado - UFSC______ 86

dias, e são pontuados de 0 a 4 (escala tipo Likert), associadas as palavras: nunca, um pouco, moderadamente, freqüentemente, extremamente. O tempo de administração do instrumento é de aproximadamente 20 minutos. O SCL- 90-R foi aplicado em mais de 2000 pessoas nos Estados Unidos e normatizado em 4 categorias: pacientes psiquiátricos internos, externos, população não psiquiátrica adulta e adolescente. O inventário, por sua característica de ser autoaplicável, foi respondido pelos sujeitos em seu próprio ambiente residencial.

c) a técnica d e R orschach - técnica desenvolvida pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, em 1920, é considerado um dos instrumentos

clínicos de maior prestígio entre os especialistas em transtornos de personalidade. Na técnica de Rorschach, o sujeito é convidado a interpretar livremente as figuras ambíguas borradas em 10 pranchas ou lâminas sequenciadas (estímulos-padrão). Classificando as formas e os conteúdos dos perceptos atribuídos pelo sujeito aos estímulos-padrão, os resultados do Rorschach são interpretados como indicadores de características da estrutura e da dinâmica da personalidade. A técnica de Rorschach não possui uma escala de sintomas, mas indicadores de maior ou menor severidade em relação aos aspectos patológicos relacionados à estrutura e â dinâmica da personalidade (parte deles na forma de percentuais em relação à população referência), de acordo com as seguintes dimensões de análise: autopercepção, funções e mediação cognitivas, traços e estados afetivos- emocionais, depressão, ansiedade, angústia, controle e tolerância ao estresse, além dos indicadores de produtividade e desempenho. Seu tempo

CRUZ, R. M. Psicodiagnóstico de sindromes dolorosas crônicas relacionadas ao trabalho

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Doutorado - UFSC________ 87

de realização é bastante elástico, em função da natureza do método, oscilando geralmente entre 30 e 50 minutos. Em Anexos I, e II, apresentados, respectivamente, o modelo de protocolo utilizado e um Manual construído para orientar o tratamento de dados do Rorschach.

3.4.1 Justificativa de uso dos instrumentos

Um dos aspectos principais dessa pesquisa é poder a aprimorar a habilidade para lidar com a instrumentação psicológica na investigação de transtornos psicológicos em trabalhadores com se encontram em estágios avançados de cronificàção dos chamados distúrbios ou doenças músculo- esqueléticas.

Ao mesmo tempo, sabemos que os métodos psicométrico e projetivo, e seus respectivos instrumentos de investigação, têm aperfeiçoado objetivamente o conhecimento psicológico sobre as influências recíprocas entre os fatores de riscos social/ambiental e as chamadas enfermidades psicológicas. Percebemos que, apesar do conhecimento hoje produzido pela Psicologia e pela Ergonomia acerca das implicações entre riscos da atividade e problemas psicológicos, há uma dificuldade acentuada em viabilizar estudos contínuos (seccionais, longitudinais), dada a dificuldade de correlacionar métodos e instrumentos de investigação que superem a dicotomia enraizada na cultura científica entre estudos quantitativos e qualitativos.

CRUZ, R. M. Psicodiagnóstico de síndromes dolorosas crônicas relacionadas ao trabalho

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Doutorado - UFSC________ 88

Este trabalho se propõe a orientar seus propósitos em torno da produção de um método de trabalho que incorpore as qualidades psicométricas e projetivas de dois instrumentos psicológicos de eficiência científica comprovada (o SCL-90-R, no contexto internacional, e Rorschach, nos contextos internacional e nacional), na investigação da incidência de transtornos psicológicos em trabalhadores brasileiros portadores de distúrbios

músculo-esqueléticos.

O desempenho do SCL-90-R nas pesquisas internacionais, com tradução e validação do instrumento já em dez países, nos anima a avaliar sua qualidade técnica e desempenho na realidade brasileira. Este trabalho faz parte de um projeto de validação de técnicas psicométricas de avaliação de padrões psicológicos em síndromes dolorosas iniciado em 1998. O SCL- 90-R e o P-3 (Pain Pacient Profile) estão sendo submetidos, aqui em Santa Catarina, através do Laboratório de Psicologia do Trabalho da UFSC, a um sistemático trabalho de pesquisa no intuito de viabilizar a validação de ambos para a realidade brasileira.

Uma publicação sobre avaliação psicológica de lombalgias e lombociáticas, elaborada por nossa equipe de trabalho, foi recentemente publicada na Revista de Ciências Humanas da UFSC6 e, dois outros artigos, sobre o estado da arte das pesquisas sobre instrumentos de avaliação psicológica de dor e sobre a o desempenho do P-3 em pacientes com dor

6 SARDÁ Jr, J., KUPEK, E., CRUZ, R. M. Aspectos psicológicos associados à lombaigia e à iombociática. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis : EDUFSC, n.28, p.51-60, out./2000.

CRUZ,-R. M: Psicodiagnóstico de síndromes dolorosas crônicas relacionadas ao trabalho

Programa de.Pós-Graduaçâo em Engenharia de Produção - Doutorado - UFSC______ 89

lombar, encontram-se no prelo para publicação este ano em revistas nacionais.

A ausência de estudos no Brasil com o SCL-90-R e com o P-3 na investigação de síndromes dolorosas crônicas nos coloca num certo pioneirismo que traz, como se sabe, um conjunto de dificuldades técnicas e orçarmentárias. Além disso, o fato de estarmos alinhando em nossa pesquisa com o SCL-90-R a técnica do Rorschach também nos coloca em pleno desenvolvimento de confronto de parâmetros técnicos e modos de investigação.

A técnica de Rorschach no Brasil é bastante desenvolvida, com estudos numerosos, duas associações científicas (Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos e Sociedade Rorschach de São Paulo) e um respeitável grupo de pesquisadores envolvidos. Entretanto, apesar de ser um instrumento com padrões científicos de validação no contexto brasileiro, carece de estudos voltados aos riscos ocupacionais, aos padrões sintomatológicos e estressantes relacionados à dor, à atividade e às doenças relacionadas ao trabalho.

CRUZ, R. M. Psicodiagnóstico de síndromes dolorosas crônicas relacionadas ao trabalho

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Doutorado - UFSC_______ 90

3.5 DESENHO DA PESQUISA

Podemos enquadrar a natureza deste trabalho entre as chamadas pesquisas de desenvolvimento (CONTRANDRIOPOULOS, CHAMPAGNE, POTVIN, DENIS, BOYLE, 1997), já que se propõe a "utilizar, de maneira

sistemática, os conhecimentos já fundamentados, elaborando uma nova forma de intervenção ou melhorando consideravelmente uma intervenção existente, instrumento, dispositivo ou método de medição” (p.41).

De forma mais específica, prosseguimos, em termos de desenho de trabalho, ao já experimentado em pesquisa anterior (1998-1999), que iniciou um processo de validação de escalas psicométricas no contexto brasileiro, através de um estudo sobre a modulação de estados emocionais entre 120 trabalhadores que apresentavam alterações de estados emocionais no quadro diagnóstico de síndromes dolorosas crônicas de variadas patologias7.

Seguimos, portanto, nesse estudo, o propósito de aprimorar métodos e instrumentos de avaliação de fatores psicológicos (transtornos psicológicos) associados ao grupo de doenças relacionadas ao trabalho (distúrbios músculo-esqueléticos). Para tal, realizamos um estudo de corte transversal e não-probabilístico (em razão da conveniência da escolha da população avaliada). Dito de outra forma, um estudo de desenho descritivo/explicativo de informações colhidas em um determinado período de tempo (de uma

7 Estes dados se referem à pesquisa citada anteriormente, ampliada na dissertação de