• Nenhum resultado encontrado

GRELHA DE OBSERVAÇÃO NÚMERO

DO REGISTO

HORA LOCAL INTERLOCUTOR DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE /

TAREFA

OBSERVAÇÃO

1 6:55

7 m

Porta da escola Alunos Receção aos alunos e professores A diretora neste momento cumprimenta quem está chegando à escola, alunos, professores e funcionários. Ela é cordial e gentil e principalmente os alunos parecem gostar desde acolhimento. Também observa quem estar com o fardamento incompleto e encaminha os alunos que não estão de farda para a coordenação, chama a atenção para alunos e professores sobre o horário depois do toque para o início das aulas. Ela comenta que sempre que pode chega mais cedo porque acha importante este momento tanto para os alunos como para os professores.

2 7:02

3 m

Sala de professores Professores Verificação se todos os professores já tinham se dirigido as suas salas de aula e se havia faltando alguém

Neste momento a diretora verificou que faltou uma professora e comunicou a um dos coordenadores para providenciar um outro para o substituir.

3 7:05

11 m

Nos corredores da escola

Caminhada pela escola e verificação do início das aulas

A diretora vai passando nos corredores e observando se todas as salas estão já iniciando as aulas e confirmando se todos os professores estão em sala.

4

7:16

8 m

Sala da direção Secretária escolar Verificação do calendário escolar para encerramento do ano letivo

A secretária veio a sala da direção para organizar o calendário escolar para as atividades de encerramento do final do ano letivo e definir as datas para provas de recuperação, conselho final de classe e recesso escolar de natal e ano novo.

5 7:24

5 m

Sala da direção Envio da frequência dos funcionários não docentes a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE)

A diretora redigiu o ofício para encaminhamento das frequências dos funcionários não docentes, verificou as folhas de frequência e assinou o ofício para devido encaminhamento a CREDE.

6 7:29

3 m

Secretaria da escola Secretária escolar Entrega das frequências a CREDE A diretora pediu a secretária que solicitasse a um dos funcionários administrativos que fossem até a CREDE fazer a entrega das frequências a superintendente.

7 7:32

6 m

Sala da direção Três coordenadores escolares

Conversa com os três coordenadores escolares sobre um caso de indisciplina que ocorreu no dia anterior.

A diretora chamou os coordenadores para comunicar o problema de uma divergência entre um professor e um aluno, em que o professor só permite que o aluno assista suas aulas depois de falar com os pais. A diretora vai ter de verificar a situação com o professor, pois os pais e aluno veem

às 15:00 horas para uma reunião para resolver o problema e ela quer que os coordenadores estejam a par da situação e a ajudarem a revolver o conflito.

8 7:38

2 m

Sala da direção Superintendente da CREDE

Atender a uma ligação telefônica A diretora teve de interromper a conversa com os coordenadores pois a superintendente da CREDE ligou para que fosse encaminhado alguns processos para a secretária de educação.

9 7:40

12 m

Sala da direção Coordenadores dos cursos técnicos.

Preparação de pauta para apresentação dos cursos da escola em uma outra instituição de ensino e verificação da organização da escola neste dia.

A diretora chamou o coordenador do 1º ano e os coordenadores dos cursos técnicos para elaborar uma pauta de apresentação da escola e dos cursos, esta ação foi solicitado pelo diretor de uma escola municipal com o objetivo de divulgar para os alunos sobre inscrição no processo seletivo para as vagas de matrícula para o ano letivo de 2019. Pediu ao coordenador que verificasse o horário das aulas para o dia da apresentação pois os professores técnicos não estarão na escola e fazer um horário extra. 10 7: 52

11 m

Sala da direção Pausa para o pequeno almoço A diretora aproveitou este momento para tomar o pequeno almoço, disse que por conta de sair muito cedo de casa ela faz isso na escola. 11 8: 03

13 m

Sala da direção Professora de inglês (responsável do evento denominado Noite Cultural)

Organização da noite cultural da escola, prestação de conta das providências e orçamento do evento.

A diretora solicitou a professora que é a responsável pelo evento

informações sobre como estavam as providências, queria saber como estava a estrutura do local e pediu uma prestação de conta do orçamento que estava sendo levanto através de doações. Elas conversaram sobre o tema a professora apresentou as planilhas de receita e custos, relatou um problema quanto ao local, mas que já tinha sido solucionado.

12 8:16

9 m

Sala da coordenação Coordenadores escolares

Participação no encontro de diretores, definir a substituição para participar do encontro de diretores

Por conta de problemas de saúde a diretora não poderá participar do encontro de diretores do estado que irá acontecer no município de Juazeiro do Norte e precisa definir qual dos coordenadores irá para a substituir. Ela explicou a pauta e a logística do encontro e o coordenador do 2º ano se propôs a ir em seu lugar. Neste momento a diretora convocou os coordenadores para depois do intervalo fazer o repasse da Reunião sobre o novo ensino médio.

13 8:25

3 m

Sala da coordenação Coordenadores escolares.

Revisão das avaliações do 4º período. A diretora pediu aos coordenadores escolares que verificassem as provas se tinham relação com a matriz curricular daquele período, pois alguns alunos reclamaram que tinham conteúdos que os professores listaram para estudar que não tinham sido dados em aula.

14 8:28

3 m

Corredor da escola Aluna Resolver um problema ocorrido com o transporte escolar

A aluna relatou a diretora que o motorista não estava passando na localidade onde ela mora e pediu a diretora para ligar para a secretaria de educação para resolver o problema. A diretora se mostrou muito solicita e gentil para com a aluna e disse que iria contactar o responsável e que ela a procurasse depois da prova para dar uma resposta sobre o assunto. A aluna lhe agradeceu e foi para a sala de aula. 15 8:31 Corredor da escola Funcionário da

limpeza

Ajustes na limpeza dos laboratórios A diretora encontrou no corredor um dos funcionários da limpeza e pediu

2 m

para que o mesmo junto com os outros funcionários observasse a limpeza dos laboratórios, pois no dia anterior ela tinha entrado nos laboratórios de física e química e os tinha achado muito sujos. Ele disse que iam resolver.

16 8:33

2 m

Secretaria da escola Secretária escolar Solicitou que um dos funcionários levassem as provas para a sala de professores quando tocasse o sinal do intervalo.

A diretora perguntou a secretária se as provas estavam todas separadas por sala e pediu para que quando tocasse o sinal o funcionário levasse até a sala dos professores para ela fazer a entrega.

17 8:35

7 m

Secretaria da escola Secretária escolar e uma funcionária administrativa.

Conversa informal Ficou um pouco mais na secretaria conversando com os funcionários sobre assuntos aleatórios. Nada de trabalho.

18 8:42

18 m

Sala de professores Professores e coordenadores

Entrega das provas aos professores e orientações da aplicação

A diretora foi a sala dos professores onde os coordenadores já estavam, ela entregou as provas aos professores que iriam aplicá-las. A diretora fez algumas orientações sobre a aplicação e o horário de liberação dos alunos após o término da prova. Neste momento a diretora ficou um pouco na sala de professores e conversou informalmente com eles, se percebeu que a mesma tem uma boa interação com os professores e parece ser muito querida por todos, foi um momento de divertimento e estabelecimento de uma relação de amizade entre seus pares e de relaxamento.

19 9:00

5 m

Corredores da escola Alunos Encaminhar os alunos a sala, faz uma caminhada pelos corredores da escola, com a ajuda dos funcionários pedindo para os alunos irem para as salas e esperarem os professores para aplicação da prova.

Após o toque da sirene a diretora junto aos funcionários da escola saiu pelos corredores encaminhando os alunos para a salas onde os professores aplicaram as avaliações. Nesta caminhada a diretora ia conversando com os alunos e percebesse que eles têm um grande carinho para com ela, ela também os trata de forma gentil.

20 9:05

1 m

Corredor da escola Funcionário da limpeza

Conversa sobre a limpeza da escola Na volta após todos já estarem nas salas de aula, professores e alunos, também percebi que a diretora ia verificando a limpeza da escola, falou com a funcionária e a orientou sobre um dos ambientes que tinham copos plásticos no chão e pediu que a mesma fosse verificar.

21 9:06

1 m

Sala da coordenação Os três coordenadores escolares

Aviso sobre repasse da Reunião que a diretora participou sobre o Novo Ensino Médio aos coordenadores

A diretora pediu aos coordenadores que em 5 minutos estivessem em sua sala para fazer o repasse sobre a reunião para a implantação do Novo Ensino Médio. 22 9:07 3 m Sala da assessora financeira Assessora financeira da escola

Pediu para a assessora providenciar os processos de prestação de conta que estão pendentes para que a tarde elas pudessem resolver.

Conversou com a assessora financeira que organizasse os processos pendentes para que no turno da tarde elas pudessem resolver o que está pendente.

23 9:10

4 m

Sala da secretaria A secretária e a funcionária

Conversa informal com a funcionária da secretaria

A diretora antes de se dirigir a sua sala passou na secretaria que fica ao lado e conversou um pouco com as funcionárias de forma informal, não trataram sobre nada profissional.

24 9:14

43 m

Sala da direção Coordenadores escolares

Repasse da Reunião sobre a implantação do Novo Ensino Médio

A diretora participou de uma reunião sobre a implantação do Novo Ensino Médio na CREDE 6, esta reunião aconteceu no dia anterior a observação e a mesma tem de fazer o repasse do que aconteceu para seus coordenadores. Segundo ela haverá uma formação para a implantação das mudanças no ensino médio brasileiro,

e que em 2019 seria o ano de conhecer o projeto e que era necessário fazer uma adesão da escola, esta seria uma fase de preparação e que a partir de 2020 será obrigatório a participação de todas as escolas. Eles fizeram a leitura do documento e foram discutindo alguns pontos, foi um momento de aprendizagem.

25 9:43 Sala da direção Coordenadores escolares

Informação sobre corte de pessoal A diretora também informou que iria haver um corte de pessoal para o ano 25letivo de 2019, mas não disseram onde (houve algumas especulações por parte da diretora e dos coordenadores sobre onde seria este corte se no quadro dos professores e ou em cargos da gestão). Encerrou a reunião. 26 9:57 3 m Sala da direção da escola Chefe do transporte escolar

Ligação telefônica para a Secretária de Educação do Município.

A diretora ligou ao chefe do transporte escolar para resolver o problema da aluna que o motorista não estava passando para pegá-la, o responsável garantiu que a partir do dia seguinte tudo iria se regularizar e que o motorista iria voltar a pegá-la. Percebesse que a mesma estabelece uma boa relação com outras estâncias ligadas a escola.

27 10: 00 7 m

Sala da direção --- Verificar de mensagens em seu telemóvel.

A diretora aproveitou para verificar algumas mensagens em seu telemóvel e as responder.

28 10:07

9 m

Corredor da escola Responsáveis dos alunos

Conversa com os responsáveis dos alunos que pretendem estudar na escola no ano letivo de 2019 e que vieram fazer a pré-inscrição.

A diretora saiu de sua sala e no corredor encontrou alguns pais que estavam ali para fazer a pré-inscrição de seus filhos para o ano letivo de 2019. Muitos dirigiram-se a ela para tirar algumas dúvidas sobre o processo seletivo, a escola tem uma grande procura e apenas 160 vagas por ano, os pais conversaram com ela, que se mostrou muito simpática e disponível para tirar todas as dúvidas deles.

29 10:16

8 m

Secretaria da escola Secretária escolar Verificação das pré-inscrições do processo seletivo para o ano letivo 2019

A diretora conversou com a secretária sobre como estava correndo as pré- inscrições, segundo ela estavam indo bem, mas por conta de só serem duas pessoas a trabalhar na secretaria estava sendo um pouco lento. A diretora então disse que iria pedir para uma funcionária da biblioteca ir ajudá-las para agilizar pois já se formava uma fila por conta da grande procura para a inscrição. Neste momento também pediu a secretaria que houve muita atenção nos cálculos para quando fossem divulgados os resultados não houve nenhum problema.

30 10:24

5 m

Biblioteca Professora regente da biblioteca

Convocação uma funcionária da biblioteca para ajudar nas pré- inscrições

A diretora se dirigiu até a biblioteca da escola para solicitar a regente uma funcionária para ajudar na secretaria com as pré-inscrições pois o fluxo estava muito grande diante da grande procura por vaga e as duas

funcionárias de lá não estavam conseguindo sozinhas dar mais agilidade. A regente indicou uma das professoras da biblioteca para ficar na secretaria já que o fluxo na biblioteca estava tranquilo por conta que os alunos estavam todos fazendo avaliações.

31 10:29

4 m

Sala da direção Superintendente da Crede 06

Ligação telefônica para confirmar o transporte dos alunos para uma visita técnica

A diretora ligou para o gabinete da Crede 06 para confirmar uma solicitação de transporte para que os alunos do curso de enfermagem realizassem uma visita técnica até a Faculdade de Medicina. A secretária do diretor da crede 06 confirmou que haveria o transporte na data e horário solicitado.

32 10:33

3 m

Sala da direção Secretaria de uma escola municipal

Ligação telefônica para responder a solicitação sobre o Empréstimo de colchonetes

A diretora recebeu um ofício de uma outra escola do município solicitando o empréstimo de alguns colchonetes, a secretária da escola ligou a diretora para saber o retorno. A diretora informou que já não havia colchonetes na escola, estavam muito velhos e estragados e foram inutilizados.

33 10:36

28 m

Sala da direção Verificação de e-mails A diretora permaneceu em sua sala

neste momento ela aproveitou para verificar os e-mails da escola e seu e- mail pessoal e dar resposta a alguns deles. Foi um dos poucos momentos de mais tranquilidade, onde ela pode sentar e verificar as mensagens com calma, pois percebi que a diretora está sempre em movimento e tenta dá atenção a todas as demandas que vão surgindo.

34 11:04

5 m

Sala da direção Aluna Retorno sobre o problema no transporte escolar

A aluna que tinha conversado mais cedo com a diretora sobre o problema no transporte escola veio saber se já tinha ligado para a secretaria de transporte. A diretora disse já tinha ligado ao chefe de transporte e que no dia seguinte o problema já estaria solucionado e que o motorista a ia buscar no local de sempre. A aluna agradeceu e recolheu seu esforço dizendo que sempre a procurar ela procura resolver tudo o mais rápido possível.

35 11:09

3 m

Sala da direção Professora Sobre a ausência da professora A diretora recebeu em sua sala a diretora de biologia, que informou que no dia seguinte teria de ir a uma consulta e que iria está ausente da escola no turno da tarde, mas que não teria aula naquele dia. A diretora pediu apenas que ela apresentasse o atestado médico para justificar sua ausência.

36 11:12

9 m

Corredor da escola Alunos Conversa informal com os alunos sobre as avaliações e outros assuntos

A diretora foi até o corredor onde os alunos estavam saindo da sala de aula após as avaliações e se dirigiam ao refeitório e aproveitou este momento para conversar com alguns deles sobre como tinha sido a prova, alguns também falaram sobre a noite cultural, enfim foi um momento em que a diretora interagiu com os alunos e percebesse que há uma boa relação.

37 11:21

11 m

Sala da direção Nutricionista Conversa com a nutricionista da empresa de alimentação que estava fazendo uma vistoria no cardápio e nas instalações da cozinha

A nutricionista relatou que fez a vistoria de rotina e que estava tudo bem na organização e limpeza da cozinha, perguntou a diretora o que ela estava achando do cardápio atual. A mesma disse que alguns alunos tinham reclamando que havia muitos lanches com pão e pediu para a nutricionista ver outras opções, esta disse que iria rever isso e a comunicava.

11:33 Sua residência Horário de almoço A diretora foi almoçar em casa e deve

retornar à escola às 13:00 38 13:04 Sala da coordenação Coordenadores Retorno à escola Eu a aguardava na sala da

3 m chegou à escola e cumprimentou quem lá estava, no caso eu e um dos coordenadores e depois se dirigiu a secretária e fez a mesma coisa, cumprimentou quem lá estava e avisou que estaria em sua sala.

39 13:07

3 m

Secretaria da escola Funcionária da secretaria

Solicitou a funcionária que localizasse o professor teve problema com o aluno indisciplinado e que este fosse a sua sala.

Pediu a funcionária que localizasse o professor e que este fosse até sua sala.

40 13:10

13 m

Sala da direção Professor envolvido no caso de indisciplina de um aluno

Conversa com um professor Conversa para saber a versão do professor do caso de indisciplina antes da chegada dos pais, que estarão na escola às 15:00

A diretora pediu ao professor que lhe relatasse o que aconteceu, o professor contou que o aluno estava causando tumulto na hora da aula, atrapalhando os alunos que estavam prestando atenção e então ele pediu para o aluno retira-se e este se negou disse que o professor não mandava nele e o professor teve de chamar o

coordenador para que o aluno saísse e afirmou que este só assistiria aula depois de falar com os seus responsáveis, pois casos de

indisciplina com este aluno acontecem com muita frequência e que a situação está insuportável. A diretora pediu que ele estivesse em sua sala às 15 horas para falar com os pais.

41 13:23

8 m

Sala da direção Coordenadores Verificação da documentação para envio a CREDE

A diretora tinha pedido a alguns dias para os coordenadores organizarem as planilhas com os dados de aprovação dos três primeiros trimestres, e as atas das reuniões dos diretores de turma para enviar a Crede 6, e neste momento ela está verificando e conferindo com os coordenadores.

42 13:31

6 m

Sala da direção Envio de e-mails Após a verificação das informações

solicitadas a diretora está enviando os dados via e-mail para a superintendente da escola na Crede 6.

43 13:37

17 m

Sala da direção Atividades no computador, leitura e anotações

Neste momento a diretora permaneceu em sua sala fazendo também algumas atividades no computador.

44 13:54

18 m

Sala da assessoria financeira

Assessora financeira Conversa com a assessora financeira da escola

A diretora queria saber a situação de um material que foi solicitado a gráfica, cartazes. A assessora financeira informou que o material já estava pronto e seria enviado no dia seguinte. Também aproveitaram para verificar alguns processos de prestação de contas que deveria ser enviado para a Secretaria de Educação. Um estava pronto para envio e o outro faltava ainda um documento a ser anexado. A diretora pediu que já enviasse o que estava pronto e que iria providenciar o documento pendente para enviá-lo mais rápido possível.

45 14:12

9 m

Sala da coordenação Funcionário responsável pelas fotocopiadora e um coordenador.

Contagem e orientação da reprodução das provas dos outros dias.

Verificação junto com o coordenador e o funcionário responsável pela copiadora sobre a contagem das cópias e da quantidade de papel será necessário para imprimir as provas da escola. A diretora autorizou a reprodução.

46 14:21

4 m

Secretaria escolar Diretora de uma outra escola

Ligação telefônica sobre a

documentação de um aluno que tinha sido transferido

A diretora recebeu a ligação de uma outra diretora de EEEP. Esta diretora pediu para que o aluno fosse liberado no sistema para poder efetivar a matrícula na escola. Elas conversaram um pouco sobre outros assuntos.

47 14:25

2 m

Secretaria escolar Secretária da escola Liberação de aluno no sistema (SIGE) A diretora logo após a ligação telefônica pediu a secretária da escola para liberar no sistema que gerência o

remanejamento do aluno dentro da rede estadual de ensino para que a outra escola pudesse o receber.

48 14:27

14 m

Coordenação escolar Coordenador responsável pelo estágio

supervisionado

Assinatura das frequências de estágio para envio a Secretaria de educação.

Todas as folhas de frequência de estágio devem ser assinadas pela diretora antes de ser enviadas a coordenação da educação profissional na SEDUC. Neste momento a diretora estar assinando a frequência de estágio do curso de enfermagem. Além das assinaturas como está na sala da coordenação está aproveitando para conversar de forma informal um pouco com os coordenadores.

49 14:41

8 m

Coordenador escolar Coordenador responsável pelos diretores de turma

Sobre a inserção dos dados no da direção de turma no sistema.

O coordenador pediu para a diretor ver na tela do computador o relatório dos diretores de turma que estão com

Documentos relacionados