• Nenhum resultado encontrado

A moda surge no momento histórico em que o homem passa a valorizar-se pela diferenciação dos demais através da aparência, o que podemos traduzir em individualização. Toda via essa diferenciação de uns, visa uma identificação com outros, pois a moda se dá pela cópia do estilo daqueles a quem se admira. Na era do consumo em massa, podemos concluir que moda são os valores materializados nos bens de consumo massificados, e que, à medida que vão sendo consumidos, pautam as relações entre as pessoas a partir das aparências e de um ciclo de obsolescência programada que privilegia aquilo que é novo. (Doris Treptow, 2003, pg 26)

O significado mais simples de se entender a Moda em si é basicamente o que a autora Doris Treptow fala acima, a busca constante pela diferenciação e individualização, o ser humano busca essa alto valorização, procurando sempre se destacar dentre os demais, no seu comportamento e principalmente em seu modo de vestir.

O consumo em massa do vestuário seja ele adulto ou infantil, tornou-se um item de valores relacionados ao comportamento a partir do momento que são consumidos visando basicamente as próprias aparências. As pessoas buscam cada vez mais consumir aquilo que é novidade, sem perceber o nível de visão nas suas próprias peças de vestuário, deixando com que nem cheguem a concluir seu prazo de vida útil. Isso devido o alto consumismo vivido hoje por toda população.

Moda é o fenômeno que passa pelas seguintes fases: lançamento,

Neste sentido a moda tem fases diferentes e cada uma depende também de

“pessoas” que acreditem e vão a procura. É preciso novidade, inovação e diferenciação, e para que isso aconteça, desenvolve-se todo um estudo das relações entre pessoas que pertencem a diferentes grupos, é daí que surgem as pesquisas de público alvo, de tendências e dos diversos temas para inspiração, e é por isso que a Moda é chamada de fenômeno sociológico.

Segundo Bruno Bettelheim (2002), na Psicanálise dos contos de fadas, 16ª edição, ao passar dos anos essas histórias vão se tornando cada vez mais refinadas, passaram a transmitir diversos significados, ao mesmo tempo que passaram a falar iguais a todos os níveis de personalidades do ser humano, e hoje comunicam, e chegam a atingir a ingenuidade infantil e até um adulto sofisticado. Os contos de fadas transmitem importantes mensagens a mente consciente, a pré-consciente, e a inconsciente.

A apresentação dos contos de fadas vem cada vez mais para encantar e deslumbrar as pessoas, fazendo valer a pena ler e assistir tais contos de fadas, a ponto de aguçar a imaginação tanto do universo infantil quanto a dos adultos.

A mensagem que os contos de fadas transmitem a criança é, que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte intrínseca, mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela enfrentará com certeza, os obstáculos, e no fim vencerá. (Bruno Bettelheim, 2002)

Essa imagem de que no final tudo se resolverá, é sem duvidas um grande aliado a curiosidade das crianças, nos contos de fadas, tudo fica mais fácil, mesmo passando pelos diversos obstáculos.

Os contos de fadas são impares, não só como uma forma de literatura, mas como obras de arte integralmente compreensíveis para a criança, como nenhuma outra forma de arte o é. Como sucede com toda grande arte, o significado mais profundo do conto de fadas será diferente para cada pessoa, e diferente para a mesma pessoa em vários momentos e sua vida.

(Bruno Bettelheim, 2002, p. 12) vestido após a personagem descobrir a sua magia. Não só no filme Frozen, mas em

todos os filmes, as roupas das princesas são destaque para as pequenas. Das mais cheias de adornos, como Bela, do filme A Bela e a Fera, A Bela Adormecida, até as mais simples, como Anna de Frozen, Ariel e também a Rapunzel. Em seguida um pouco sobre cada uma delas:

Figura 10: Bela

Fonte: Blog Na Moda9

Esta é a Bela, uma jovem muito forte, inteligente e corajosa, que sacrifica sua liberdade para salvar o pai. Por ser uma leitora ávida, ela encara a vida de modo diferente, que não necessariamente inclui ser conduzida por algum homem.

9 Site Blog Na Moda. Disponível em: < https://blognamoda.com/category/vestido-da-bela-e-a-fera/>

Figura 11: Aurora

Fonte: Salada de Cinema10

Esta é Aurora, também conhecida como Bela Adormecida, Aurora é gentil e adorável, e é criada por três fadas chamadas Flora, Fauna e Primavera. Ela mora na floresta, onde conhece o Príncipe, o seu verdadeiro amor.

Figura 12: Anna

10 Site Salada de Cinema. Disponível em: < http://saladadecinema.com.br/2016/01/23/top-salada-nossas-princesas-do-coracao/>

Fonte: Wikia11

Esta é a Anna, ela é a irmã destemida, corajosa, e inocentemente estranha da poderosa rainha da neve Elsa, e embarca em uma perigosa jornada para salvar seu reino de um inverno eterno.

Figura 13: Ariel

Fonte: Disney Reviews12

Esta é Ariel, uma determinada e independente jovem sereia. Passa o dia a cantar, a sonhar e partilhando aventuras com Sebastião e Linguado. Apaixona-se por um humano chamado Eric e arrisca tudo pelo seu verdadeiro amor.

11 Site Wikia. Disponível em: < http://pt-br.disneyprincesas.wikia.com/wiki/Princesa_Anna>

12 Site Disney Reviews. Disponível em: < https://54disneyreviews.com/2014/10/14/ranking-official-disney-princesses/>

Figura 14: Rapunzel

Fonte: Wikia13

Esta é Rapunze, gasta maior parte do seu tempo numa torre com seu amigo camaleão, Pascal, a imaginar como é o mundo. Quando conhece Flynn Rider, os dois partem para uma aventura onde ela finalmente pode realizar os seus sonhos.

Os contos de fadas ditam moda, não somente, a partir do momento que ganham seguidores, as crianças que acreditam muitas vezes serem as tais princesas, e seus sonhos é basicamente ter um belo vestido, iguais as das histórias, os contos de fadas se colocam no topo do trickow Down, por serem veiculados como filmes, principalmente e por desencadearem uma cadeia de objetos de moda que identifiquem a cultura de convergência midiática em que eles estão inseridos.

Os produtos de moda entram no processo de materialização do desejo e da identidade desse publico infantil com suas personagens e assim possibilitam esse dialogo entre o imaginário infantil e a cultura de consumo que estes filmes possibilitam.

13 Site Wikia. Disponível em: <

http://disneyinfinity.wikia.com/wiki/Rapunzel?file=Rapunzel_Tangled_Movie.jpg>

5 Experimento e Análise

Na fase de experimentos foram analisadas primeiramente as possíveis princesas para as entrevistas e o público alvo.

Buscamos visitar as crianças em suas residências, para assim deixa-las mais a vontade. E poder falar com clareza e espontaneidade sobre as princesas. Cada uma entrevistada individualmente e logo após as suas mães.

No final das entrevistas foi possível coletar os dados necessário para chegar na princesa escolhida para este trabalho.

Documentos relacionados