• Nenhum resultado encontrado

Relações de Sketch

No documento Apostila Solidworks (páginas 42-62)

Apresentação

A

s relações de um sketch, são indispensáveis para que possamos definir totalmente um sketch. Apenas adicionando dimensões (comando Smart Dimension) dependendo do perfil do sketch, não conseguimos defini-lo totalmente.

Uma ótima aplicação das relações é o fato de é banir dimensões repetidas, sabendo aplicar as relações corretas o sketch fica mais limpo.

O menu principal das relações é habilitado e desabilitado automaticamente no PropertyManager, dependendo das

entidades que estão selecionadas, este menu mostra apenas as relações que podem ser utilizadas nestas entidades. Veja o menu Add Relations na imagem abaixo:

Acima da caixa Add Relations, está situada a caixa de diálogos Existing Relations, nela são mostradas todas relações

Para iniciarmos vamos apresentar as relações utilizadas do Solidworks e analisar várias situações de aplicações.

1- Horizonatl (horizontal)

A relação horizontal, é aplicada na maioria das vezes

automaticamente quando criamos uma linha. Ao estender uma linha na horizontal, surge ao lado do cursor do mouse um pequeno símbolo da relação horizontal, chamado de cursor inteligente, se alinha for feita com este símbolo ativo a relação horizontal e aplicada automaticamente..

2- Vertical (vertical)

A relação vertical segue as mesmas especificações acima. Quando criada uma linha, se não seguir o cursor inteligente, e a linha ficar inclinada, basta selecionar a linha e no menu “Add Relations” no PropertyManager clique na relação vertical que a linha assume a relação.

3- Mid Point (ponto do central)

Esta relação é muito utilizada para poder centralizar uma entidade. Estando com qualquer comando de sketch ativo, quando passamos o cursor do mouse sobre uma linha ou aresta de um modelo, os pontos centrais são ressaltados, podendo então clicar sobre os mesmos para amarrá-los no meio.

Segurando Ctrl no teclado e selecionando uma vértice e uma linha, pode-se aplicar uma relação de mid point selecionando na caixa Add Relations. Alem de vértices podem ser selecionados centro de círculos e arcos também.

Lembrando.: Vértices são os pontos visíveis nas extremidades das linhas de um sketch ou os cantos de um modelo 3D.

Na situação abaixo duas linhas se cruzam, uma está na vertical, e outra na horizontal. Não há nenhuma relação que possamos aplicar para que a linha vertical cruze pelo meio da linha horizonta.

Para solucionarmos a situação acima veja o exemplo abaixo. Clicando com o botão direito do mouse sobre a linha horizontal selecione a opção Select Mid Point.

Em seguida, segure Ctrl do teclado pressionado e selecione a linha vertical, No PropertyManager aplique a relação

Nota: À medida que clicamos com o botão direito do mouse sobre a linha horizontal, selecionamos o ponto do meio da

mesma, em seguida selecionamos a linha vertical e aplicamos a relação para que as duas entidades selecionadas se

coincidissem. Assim a linha vertical cruzou-se no centro da linha horizontal.

4- Coincident (coincidente)

Para aplicar esta relação sempre terá que estar selecionado pelo monos uma vértice (ponto).Quando se está com algum comando ativo e seguimos o cursor inteligente, clicando acima de um mid point, uma vértice ou centro de um círculo ou arco aplica-se automaticamente a relação de coincidente.

5- Merge (unir)

Sua aplicação á muito parecida como o coincident, serve para unir dois pontos, exemplo um retângulo que não está fechado, selecionando os dois pontos e aplicando o Merge o retângulo estica as linha até se unir e fechar o mesmo.Veja:

6- Collinar (alinhar)

Relação utilizada em duas ou mais linhas, ela alinha todas as linhas selecionadas, uma aplicação ótima é quando se tem varias linha na mesma altura em um sketch, com a relação colinear você só precisa cotar uma, selecionar todas as outras e alinhar. Veja abaixo:

7- Perpendicular (90°)

A relação perpendicular, pode ser aplicada em duas linhas, amarrando-as com um ângulo de 90°.

Obs.: Após aplicar uma relação de perpendicular, não se pode cotar o ângulo de 90°, pois o solidworks da o aviso de cota duplicada.

8- Parallel (Paralelo)

Esta relação pode ser aplicada entre duas ou mais linhas, deixando todas as linhas selecionadas alinhadas na mesma direção.

Obs.: É normal acontecer de cotar a distância entre duas linhas e aparecer a cota de ângulo, pois elas não estão paralelas visivelmente.

Relação muito utilizada (quando lembrada).

Pode ser aplicada em infinitas entidade selecionadas, porém sempre entidades da mesma categoria, exemplo:linhas com linhas, círculos com círculos e assim por diante.

Ela economiza inúmeras cotas no sketch, por exemplo se você tem 100 círculos com o mesmo diâmetro, selecione todos,

aplique a relação de Equal e em seguida cote apenas um. Todos assumirão o valor do único círculo cotado.

10- Concentric (mesmo centro)

Aplica-se a círculos e arcos, podendo ser aplicadas com vértices e centros de arcos também. Ela faz com que as entidades

selecionadas assumam o mesmo centro.

No exemplo a seguir foram selecionados um círculo e um arco de um modelo em 3D após aplicar a relação concentric eles assume o mesmo centro.

Esta relação é muito utilizada, pois em inúmeras ocasiões ela substitui as cotas de posicionamento do centro de um arco ou círculo.

Quando se está com algum comando de sketch ativo, basta clicar sobre o centro de um círculo ou arco que a relação aplica- se automaticamente.

Para aplicar diretamente uma relação de concentricidade em um modelo 3D há uma outra maneira:

ponto virtualmente no centro do mesmo, basta clicar sobre ele que é adicionado uma relação de concêntrico. Veja a seguir:

11- Corradial (raios idênticos)

Pode ser aplicada só entre arcos e círculos.

Esta relação faz com que arcos e círculos assumam o mesmo valor radial e central, ou seja, ficam idênticos incluindo sua posição central. Veja no exemplo abaixo:

Após aplicar uma relação de corradial, não é possível mais cotar o círculo. Ele fica totalmente definido.

12- Tangent (tangente)

Aplica-se a círculos e arcos, podendo ser aplicadas com linhas também. Ela tangencia, ou seja, suaviza a passagem de um arco para outra entidade. Veja exemplos abaixo:

13- Fix (fixar)

Pode ser aplicado a qualquer entidade, individualmente ou em massa. Esta relação fixa exatamente no local em que está. Não é possível dimensionar entidades com a relação Fix.

14- Intersection (intersecção)

Para ser aplicado, devem-se ter três entidades selecionadas. A relação de intersecção amarra um ponto no local onde duas entidades cruzam-se. Quando se esta com um comando de sketch ativo, o cursor inteligente avisa a relação de intersecção quando passado o cursor do mouse sobre o cruzamento de duas entidades.Veja abaixo:

Analisando as relações de uma entidade

Para facilitar o desenvolvimento de um trabalho é essencial saber analisar as relações de uma entidade. Pois relações

incorretamente aplicadas ocasionam dificuldades para definir um sketch.

1-Por exemplo: em um oblongo com um dos centros concêntrico com a origem, necessitaria apenas 2 dimensões para defini-lo totalmente. Sendo assim a entidade fica totalmente na cor preta. Selecionando apenas um dos arcos, na caixa Existing

Relations (PropertyManager), serão citadas todas as relações existentes no arco.

2-Neste caso no arco selecionado, existem duas relações de tangencia, pois esta tangente com as duas linhas.

Clicando em uma das relações de tangencia que estão citadas na caixa, ressaltará no sketch as entidades que as

correspondem. Ou seja, a linha que esta tangente com o arco e o arco ressaltarão em outra cor (verde).

3-Esta é a maneira mais fácil para se encontrar uma relação inadequada ou uma relação faltante.

4-Certas vezes , quando aplicamos as dimensões em um sketch, ocorre de surgir o aviso de cotas repetidas, é bem provável que tenha aplicado sem querer uma relação nesta entidade.

5-O que deve ser feito é selecionar a entidade a ser cotada e analisar uma a uma as relações existentes nela (pela caixa Exisiting Relations).

Para isto é essencial que o usuário conheça corretamente a aplicação de cada relação, pois esta análise é lógica, feita pelo conhecimento do usuário.

Encontrando Erros de relações

O assunto acima relata sobre relações aplicadas

impropriamente, ou seja, o software não entende como um erro, apenas estão aplicadas na ocasião incorreta.

O assunto que vamos ver agora é utilizado para encontrar erros de aplicação de relações, para melhor entender, uma linha não pode ser horizontal e vertical ao mesmo tempo, este é um erro de aplicação de relações, uma das duas relações (horizontal ou vertical) deve ser apagada para tornar a linha válida.

1.Insira um sketch no plano TOP.

2.Desenhe e dimensione conforme a geometria a seguir:

3.O sketch deve ficar totalmente definido (na cor preta). 4.Saia de qualquer comando pressionado Esc do teclado. 5.Selecione a linha inclinada à esquerda e a linha horizontal da direita do sketch, segurando Ctrl do teclado pressionado, em seguida aplique a relação Parallel.

Tradução: O sketch está com definições a mais, corrija deletando algumas dimensões ou relações.

Concluindo: A linha a esquerda estava dimensionada com uma cota de 65°, e a linha à direita esta vertical, portanto alas não podem ser em hipnotize alguma paralelas.

6.De OK neste erro.

7.Na barra de ferramentas de sketch selecione o comando Display / Delete Relations.

8.Surgirá no PropertyManager uma janela chamada Relations. Logo no topo da caixa existe uma lista de opções, as mais utilizadas são:

All in this sketch: Mostra todas as relações e dimensões deste sketch.

Overdefining/Not Solved:Mostra apenas as relações e dimensões comprometidas com erros.

9.Deixe a opção Overdefining/Not Solved selecionada, note que na caixa abaixo todas a relações estarão em vermelho.

Perca de referência de relações

Suponhamos que estamos modelando um produto, e na árvore de projetos temos varias entidades como extrud, fillet, extrud cut, etc. Agora vamos supor que executamos uma alteração na primeira entidade da árvore de projetos, é normal que ao finalizar esta alteração ocorram erros nas próximas entidades.

Geralmente são perca de referências entre as relações.

1.Insira um sketch no plano FRONT.

2.Desenhe o sketch conforme o exemplo abaixo, e em seguida aplique no sketch uma extrusão de 20mm.

Agora basta analisar qual relação terá que ser deletada para que o sketch seja corrigido.

Selecione a relação Parallel e clique no botão Delete na parte inferior desta caixa.

Ao fazer isto surgirá uma notificação de que o sketch foi corrigido.

Clique OK no aviso.

3.Aplique arredondamentos (Fillet) de 6mm nas arestas indicadas:

4.Insira um sketch na face frontal do modelo. E em seguida clique na vista “Normal To”.

5.Com o comando Line,desenhe a geometria conforme o

exemplo a seguir, não será necessário dimensionar, para definir o sketch, teremos como referências as vértices do modelo.

6.Em seguida aplique uma extrusão de 10mm.

7.Aplique arredondamentos de 4mm nos três cantos do triângulo que foi formado pela extrusão, o modelo deve ficar conforme o exemplo abaixo:

8.Na árvore de projetos, temos quatro entidades, nas quais são: Extrud1, Fillet1, Extrud2, Fillet2.

Vamos deletar a segunda entidade, ou seja o primeiro Fillet que foi aplicado ao modelo.

9.Ao deletar aparece um aviso de erro, dizendo que o sketch perdeu relações em relação ao modelo.Clique Closed para fechar a caixa.

10.Note que na árvore de projetos, a segunda extrusão está com um sinal amarelo, este sinal no Solidworks significa perda de relações.

11.Botão direito do mouse sobre a entidade que está com o símbolo e selecione Edit Sketch, em seguida clique em Normal To.

12.Note que o sketch perdeu a referência dos três pontos do triangulo, pois antes o comando Fillet (que foi deletado) formava três arestas nas quais não existem mais.

13.Para encontrar facilmente as relações perdidas, selecione na barra de ferramentas sketch o comando Display / Delete

Relations.

14.Note que na caixa Relations à esquerda, existem três relações ressaltadas na com marrom.

Ressaltadas na cor marrom devem ser apagadas para serem relacionadas ou dimensionadas novamente.

Ressaltadas na cor vermelha são erros, como vimos anteriormente.

Ressaltadas na cor amarela, também são relações que perderam algum tipo de referência, devem ser apagadas.

15.Selecione as três relações ressaltadas na com marrom e as delete. Assim o sketch ficará na cor azul, ou seja, não esta mais definido.

17.Em seguida clique confirme o sketch (canto superior direito da área gráfica).

Note que o modelo voltou a sua forma alterada e o símbolo de erro não está mais presente na árvore de projetos.

18.Feche o desenho sem salvar.

Dica: Sketch Relations

Ao instalar o Solidworks, a partir da versão 2005, quando

abrimos um sketch, a medida que vamos desenhando o esboço surgem pequenos símbolos entre as entidades.

Estes símbolos são as relações das entidades do sketch. Porém algumas vezes estes símbolos dificultam o trabalho com o

Para ocultar estes símbolos se desejar, vá até o menu View e desabilite a opção Sketch Relations.

Dica: Centralizando

Na necessidade de deixar um quadrilátero centralizado com a origem, segue uma dica:

1.Insira um sketch em qualquer um dos planos, em seguida desenhe um retângulo (não coincidindo com a origem).

2.Trace uma linha de centro na diagonal do retângulo.

3.Em seguida, selecione a linha de centro e a origem segurando Ctrl do teclado pressionado.

4.Aplique e relação de Mid Point, assim a origem permanecerá no centro do retângulo, para definir falta apenas dimensiona-lo.

No documento Apostila Solidworks (páginas 42-62)

Documentos relacionados