• Nenhum resultado encontrado

RESPIRAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE SOPRO

No documento A Arte de Tocar Saxofone (páginas 31-34)

TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO

RESPIRAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE SOPRO

Um dos problemas na respiração é a queda da pressão, tal como acontece no escape de ar de um balão (Quando o ar é liberado existe uma alta concentração de pressão, velocidade e volume, a qual diminui rapidamente até a pressão do ar ser a mesma dentro e fora do balão. Mas o balão ainda tem um pouco de ar residual. Este ar residual é necessário para o próximo enchimento do balão e mantém suas paredes numa forma receptiva para o enchimento de novo). O mesmo acontece com os pulmões. Quando eles esvaziam além de um certo ponto torna-se difícil a inalação, devido à perda do ar residual. Isto acontece quando um atleta alcança seu limite, ele tem grande dificuldade em recuperar sua respiração. O instrumentista que tem que usar sua última reserva de ar para terminar uma frase, se encontrará na mesma condição. Ele terá dificuldade de iniciar sua próxima inalação em adição à fadiga e perda do controle da respiração. A maioria destes problemas podem ser evitados se o instrumentista adquirir o hábito de tocar com uma respiração completa e profunda. Em outras palavras, manter os pulmões o mais cheios possível, de tal modo que a elasticidade natural dos músculos peitorais trabalhem para você. Uma vez que esse ponto é alcançado é necessário que se empurre o ar com os músculos abdominais, para que se mantenha a pressão do ar.

O quadro acima mostra que na ponta da exalação inicial nós temos uma velocidade da coluna do ar maior que a necessária. Assim o problema no inicio é reduzir uniformemente a pressão, até que se alcance o ponto de equilíbrio. Após isto um suporte adicional (apoio) deve ser dado pelo diafragma e músculos peitorais. Isto é necessário para alguém que adquiriu uma respiração correta, afim de usar o ar residual.

A inalação

A posição da boca e garganta durante a inalação é um assunto para ser considerado. Uma grande quantidade de ar deve entrar rapidamente na cavidade peitoral, sem atrapalhar a embocadura. Nós temos nos incomodado, uma vez ou outra, quando notamos ruídos (barulhos) na inalação do solistas, de tal modo que o valor musical da composição é esquecido. Isto acontece devido a se respirar muito ar num pouco espaço (devido a uma garganta estreita ou um relaxamento errado na embocadura). Para assegurar a passagem de uma grande quantidade de ar em direção aos pulmões é necessário que os lábios e a garganta tenham uma boa abertura. A respiração através da boca restringe o tamanho dessa abertura e também tende a restringir a garganta. Este tipo de respiração é acompanhada por um barulho (chiado) e requer muito tempo para uma respiração completa. Se alguém abaixa o queixo, mantendo os dentes apoiados, a garganta se abre completamente como se estivesse dilatada. Isto pode ser feito de tal maneira que quando a embocadura retorna a sua posição ela não muda seu formato original. O uso de certos músculos podem ajudar o diafragma. O controle desses músculos, que estão abaixo das costelas, deve ser desenvolvido. Tente empurrá-los para fora, assim como você empurra o abdome. Resumindo, expanda os músculos da cintura em todas as direções. Então para termos uma respiração completa devemos:

1. sentar ou estar de pé com a coluna ereta, mantendo o peito posicionado (alto); Pressão do ar Ponto de equilíbrio Ar residual Suporte muscular Exalação uniforme Exalação inicial Curva de pressão do ar

2. abra a boca abaixando o queixo;

3. mantenha a garganta na posição assumida quando abaixou o queixo; 4. expanda os músculos da altura da cintura simultaneamente.

O resultado é uma ação composta de vários músculos e deve ser praticada de tal modo que, o acompanhamento dos músculos seja no tempo mais rápido possível. Muito pode-se ganhar com estes exercícios, se feitos diariamente.

O corte no som

O corte (interrupção) dado na coluna de ar pode ser observado soprando-se nas costas das mãos com os lábios cerrados. Mantenha a coluna de ar constante e apoie mais o diafragma se necessário (obs.: Um treinamento regular deste exercício é válido). O controle do corte de ar pode ser auxiliado se estendermos a duração da exalação, enquanto se mantém a pressão estável. Uma pressão estável permite tocar-se longas frases e contribui para uma melhor qualidade e controle do som.

Exercícios respiratórios devem ser praticados em pé e sentado. Se a postura é correta, não trará alterações no resultado, mas uma posição desleixada reduzirá a capacidade peitoral e inibirá a ação dos músculos abdominais. As pessoas que sempre praticam estes exercícios em pé devem notar que, quando sentados, o arranjo muscular é um pouco diferente. Como na maioria das execuções musicais toca-se sentado é lógico se presumir a adoção desta posição na prática de exercícios (no estudo). Mas alguém pode respirar eficientemente em outra posição.

É benéfico aprender-se a iniciar e interromper a coluna de ar sem respirar novamente. Este procedimento é muito comum e a ação muscular é de valiosa observação. Existem dois modos em que o corte na coluna de ar pode ser conseguido. Um pelo fechamento da garganta, o outro é uma mudança de pressão no peito. Esses dois modos são importantes pois têm seu lugar na arte do fraseado musical. Um exercício rudimentar para o desenvolvimento dessas atividades pode ser facilmente inventado pelo estudante e ser usados nesses dois métodos de interrupção e corte na coluna de ar.

Este exercício seguinte deve ser praticado sem o instrumento no início:

1. mantenha os lábios abertos e tente cortar a coluna de ar, soltando os músculos do peito e abdome. Exercite estes músculos a interromper a coluna de ar com a mesma pressão. A garganta deve permanecer aberta todo o tempo;

2. faça o contrário do exposto acima. A pressão do ar permanece constante mas a coluna de ar é cortada pelo fechamento da garganta. Os lábios devem permanecer abertos;

3. alterne esses dois modos num mesmo exercício, até adaptar-se a ambos.

Uma boa demonstração que faz uso dessa interrupção na coluna de ar, consiste em colocar as mãos dos lados do abdome e contar até 10. Comece com um murmúrio e termine com um grito. Você descobrirá que a maioria do ar é usada no murmúrio, pois não há resistência nas cordas vocais. Pode- se contar com mais números, num tom normal de voz, depois repetir o mesmo murmurando.

Resumo

O assunto exposto sobre a estrutura e função dos mecanismos da respiração, têm o objetivo de conscientizar a importância dos aparatos que produzem o som e seu uso com a maior eficiência. Recapitulando alguns pontos:

1. tenha uma respiração completa (profunda), o máximo possível; 2. sinta o ritmo dos processos respiratórios;

3. a inalação deve ser rápida e uma ação completa de todos os músculos que a envolvem;

4. a parte de cima do peito deve manter-se alta;

5. os músculos envolvidos na respiração devem ser flexíveis e relaxados, mas sob controle;

6. os ombros devem ficar imóveis, não levante-os na inalação. A respiração é uma ação horizontal e não vertical;

7. use o tempo disponível para praticar estes exercícios;

8. descubra outras técnicas você mesmo. Qualquer exercício que enfatize o controle da respiração é válido;

9. mantenha o corpo relaxado a fim de conservar o ar e reduzir a fadiga; 10. use a elasticidade natural dos músculos o máximo possível a fim de

evitar esforços.

No documento A Arte de Tocar Saxofone (páginas 31-34)

Documentos relacionados