• Nenhum resultado encontrado

Resultados da pesquisa de mercado em estabelecimentos comerciais

CAPÍTULO IV – RESULTADO DA PESQUISA

4.1 COOPERIÓLEO – COOPERATIVA DE RESÍDUOS DE ÓLEOS COMESTÍVEIS

4.2.1 Resultados da pesquisa de mercado em estabelecimentos comerciais

Foram pesquisados 19 estabelecimentos comerciais da região, todos localizados na mesma rota transitada pela Cooperióleo quando vai coletar o óleo na região. A distribuição da pesquisa por tipo de estabelecimento é mostrado na figura 13.

Figura 13:Tipos de estabelecimentos levantados. Fonte: elaborado pela autora (2017).

A capacidade de produção mensal de óleo de cada estabelecimento é discriminada no quadro 3.

Pela tabela acima, pode-se notar que foram selecionados estabelecimentos de diferentes portes, o que pode balancear a estimativa de geração mensal de resíduo. A fim de entender o potencial de produção de óleo saturado, foi calculada a média de produção dentre os estabelecimentos estudados, que foi de 83,6litros/mês.

Cantina triângulo mineiro 50 Quiosque de Piratininga posto 1 60 Buzin 100 Raros Burguer 52 Tenjí (japonês na avenida central) 30 Quiosque 5 Itacoatiara 30 7 grill 85 Fabricando salgados 400 Pastelaria ambulante na orla de Piratininga 32 Lanches adventure- shopping ibiza 22 Padaria

versales Não sabe

Pastelaria do tito-

av central 90 Sr Antônio 150

Bar do cem (em

frente ao maravista) 25

Levi bar (cafubá) 30

Boteco com karaokê na avenida central 30 Bla blá blá restaurante e bar 160 Bar da esquina (trevo de piratininga) 150 Bar em frente aos bombeiros 10

PRODUÇÃO DE ÓLEO SATURADO (EM LITROS)

Fast Food Restaurante self service

Qiosque de praia Restaurante à la carte

Bares Outros

Quadro 3: Produção de óleo saturado mensal (litros).

Quanto ao nível de atendimento no serviço de coleta de óleo, o questionário apontou que, dos 19 entrevistados, somente 1 estabelecimento não possuía coleta de óleo saturado (a pastelaria ambulante localizada na praia de Piratininga). A figura 14 mostra a relação de concorrentes que a Cooperióleo enfrentaria caso quisesse se expandir na região.

A figura 14 mostra a falta de divulgação do serviço de coleta pelas empresas concorrentes. Em muitas entrevistas, os donos de estabelecimentos relataram que possuíam o serviço, mas que não sabiam o nome da empresa e nem seu contato. Eles garantem que quinzenalmente a empresa passa no estabelecimento para coletar o óleo, e por isso não se preocupavam em firmar contato mais próximo com ela.

A figura a 15 mostra a forma como o serviço é firmado e o nível de comprometimento que a empresa de coleta de óleo possui com o estabelecimento comercial.

Figura 14:Concorrentes. Fonte: elaborado pela autora (2017).

É possível perceber que, na maioria das vezes, as cooperativas e empresas de óleo que atendem na região não firmam contrato de parceria de atendimento com os estabelecimentos. Notou-se, por meio do contato direto, que os comércios entregam seu óleo para a empresa que chegar primeiro no seu endereço para recolher o resíduo. Além disso, os comércios identificam as empresas de coleta da região não pelo nome ou atributos tangíveis do serviço, mas sim pelos funcionários que trabalham para ela, que geralmente são os mesmos. Foi visto também que os estabelecimentos atendidos com contrato são os que mais produzem óleo saturado e o usam para trocar por dinheiro ou materiais de limpeza, o que lhes garante uma receita para compor seu caixa. A troca de resíduos de óleo por dinheiro é uma prática realizada por cooperativas grandes (que possuem bom fluxo de caixa para se manter até a revenda desse resíduo) com estabelecimentos que geram por volta de 100 litros por mês. Por outro lado, a troca de óleo saturado por materiais de limpeza já é mais comum na região e realizada por cooperativas e empresas de diferentes portes e ainda assim é um diferencial para manter o estabelecimento comercial fidelizado. A figura 14 evidencia também que um carro particular, que não era registrado na prefeitura, já vem fazendo a coleta de óleo saturado em um estabelecimento da região, que alegou produzir 10 litros de óleo por mês. Na entrevista com o dono desse

Figura 15: Formas de atendimento. Fonte: elaborado pela autora (2017).

estabelecimento, foi descoberto que a pessoa que coleta o óleo com carro particular o usa para consumo doméstico e não revende a indústrias. Como foi um único caso de coleta particular dentre os outros estabelecimentos, foi desconsiderado na montagem dos 7Ps do marketing de serviços.

Quanto aos canais de divulgação do serviço, o questionário do apêndice 1 perguntou quais seriam os mais importantes meios para se divulgar um serviço de coleta de óleo saturado, ou se haveria algum outro meio significativo. A figura 16 mostra o resultado.

Pela figura 16, percebe-se que a divulgação no site de buscas Google foi a opção que mais recebeu votos como muito ou extremamente importante (3 votos e 4 votos, respectivamente). Apenas um dos estabelecimentos julgou outro canal de divulgação, como extremamente importante: o Google Adwords. Esse resultado, juntamente com a observação direta nas entrevistas, mostrou que os estabelecimentos comerciais preocupam-se pouco com a divulgação e mais com o pronto atendimento do serviço. Um exemplo disso é que, de todos os entrevistados, nenhum comércio teve a necessidade de solicitar um serviço de coleta. Todos, com exceção do estabelecimento que ainda não possuía coleta seletiva, relataram que as cooperativas passam quinzenalmente no comércio pedindo para coletar o óleo saturado ou para oferecer um contrato de parceria. Esse fato mostra que, maior que a necessidade de divulgação do serviço de coleta está a de visitar o estabelecimento com frequência. Entretanto, a

Figura 16: Formas de divulgação em graus de importância para comércios. Fonte: elaborado pela autora (2017).

fim de se estabelecer prioridades quanto aos melhores canais de divulgação de um serviço de coleta, a figura 17 mostra quais são eles, segundo os estabelecimentos entrevistados.

As barras em azul mostram a quantidade de votos que cada canal de divulgação recebeu como muito ou extremamente importante, em ordem decrescente. Os dados dispostos dessa maneira mostram que, divulgando nos canais Google, site, Facebook e em panfleto, já seria possível satisfazer aos padrões de até 80% dos estabelecimentos entrevistados, o que poderia reduzir o custo de investimento em divulgação sem deixar de atingir à maioria dos comércios que pesquisam um serviço de coleta de resíduos.

Da mesma maneira como foi perguntado sobre os melhores canais de divulgação do serviço, questionou-se acerca dos atributos que uma cooperativa de coleta deveria ter e seu grau de importância. A figura 18 mostra o resultado dessa questão.

7 6 5 5 2 2 1 1 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Google Site facebook Panfleto Instagran Aplicativo outdoor Outros

Formas de divulgação consideradas muito ou extremamente importantes - coleta em estabelecimentos comerciais

Muito ou extremamente importantes percentagem acumulada

Figura 17: Formas de divulgação consideradas muito ou extremamente importantes para comércios.

Fonte: elaborado pela autora (2017).

Pela figura 18, notou-se que o oferecimento de contrapartida da coleta foi o atributo mais citado pelos estabelecimentos entrevistados como muito ou extremamente importante. Entretanto, por meio de observação direta, notou-se que nem todos os estabelecimentos conseguiam trocar o seu óleo por material de limpeza. Essa lacuna pode se constituir em uma oportunidade para a cooperativa, que lhe atribuiria um diferencial, caso ela adotasse como atributo o oferecimento dessa contrapartida quando for se instalar na região. Outro aspecto percebido foi que a lavagem das bombonas dos estabelecimentos é algo que pouco comércios da região possuem mas que teve 13 votos como muito ou extremamente importantes, o que também pode vir a se configurar como vantagem competitiva para a Cooperióleo. A figura 19 mostra os atributos mais importantes, em ordem decrescente.

Figura 18: Atributos do serviço em graus de importância para comércios. Fonte: elaborado pela autora (2017).

A análise da figura 19 demonstra que, caso a Cooperióleo redimensione os atributos do seu serviço, o ideal seria oferecer como vantagem os atributos com até 12 votos, o que garantiria coesão com as preferências de 80% dos estabelecimentos entrevistados da região.

Quando questionados sobre algum outro atributo que uma cooperativa de coleta de óleo deveria possuir, 1 estabelecimento alegou ser importante a frequência quinzenal da coleta no local e outros 2 disseram ser necessário uma proximidade maior da cooperativa com o estabelecimento (por meio de divulgação do endereço e telefone de contato e imã de geladeira).

Documentos relacionados