• Nenhum resultado encontrado

Percurso e Resultados de um Projecto

COMENIUS e Inovação Conjuntas

6. Resultados educativos do Projecto

Como se referiu no capítulo anterior, a presente investigação tem natureza essencialmente descritiva, sendo os dados recolhidos mediante a realização de entrevistas e recurso à observação pessoal (no âmbito das viagens previstas no projecto), questionando, nomeadamente se a execução do projecto abriu novos caminhos de tolerância e compreensão, se promoveu o diálogo intercultural e o estudo das línguas estrangeiras, se desenvolveu e aprofundou o sentimento de Cidadania Europeia.

No entanto, seguindo a metodologia proposta por Bogdan e Sari (1994), será particularmente relevante a informação constante de documentos das escolas intervenientes, como fonte de recolha de dados qualitativos, o que dará consistência ao estudo de caso, dado o elevado grau de fiabilidade de tais documentos.

Revelam-se essenciais nesta matéria, os relatórios finais apresentado pelas escolas intervenientes no projecto, integrados em anexo neste trabalho, aqui analisados da seguinte forma:

1) Descrição exaustiva das respostas dadas por cada escola interveniente;

2) Síntese e pontos de convergência.

A apreciação objectiva dos resultados implica o confronto crítico de toda a informação recolhida, pelo que se segue: a descrição das respostas dadas pelas escolas, a síntese extraída das mesmas, a análise das entrevistas e a informação obtida a partir da observação pessoal.

7.1. Descrição das respostas dadas pelas escolas intervenientes no relatório final:

7.2.1. Actividades relacionadas com o projecto:

- Quais foram as actividades desenvolvidas pela vossa escola entre os anos lectivos 2004/2007?

- Faça um resumo das actividades do projecto que ocorreram na vossa instituição e as actividades de mobilidade transnacional de professores, de outros funcionários e de estudantes.

- Explique o que correu bem e mal de acordo com as expectativas e justifique.

Escola Secundária do Bombarral:

«A nossa escola começou neste projecto em 2004, e participámos pela primeira vez numa reunião de projecto em Ingolstadt de 25 a 30 de Novembro. O Presidente do Conselho Executivo e o Coordenador do Projecto estiveram lá.

Durante o ano lectivo de 2004/2005, os nossos estudantes estabeleceram contactos via e-mail com outros estudantes das escolas parceiras, maioritariamente com os polacos, de modo a preparar uma visita de intercâmbio. Esta visita ocorreu em Portugal, no Bombarral, e recebemos e hospedámos um professor e cinco estudantes polacos em casas de família. Mais tarde, de 31 de Maio a 7 de Junho de 2005, quatro estudantes e dois professores foram a Konin, Polónia. Em Abril de 2005 houve também uma reunião de projecto em Madrid, Espanha, na qual apenas professores da nossa escola estiveram envolvidos. No segundo ano do projecto Comenius, 2005/2006, a nossa escola participou numa reunião de projecto em Riga, Letónia, de 24 a 29 de Novembro. O Presidente do Conselho Executivo e o Coordenador do Projecto foram a esta reunião que tinha como objectivo a planificação de novas actividades para esse ano. Em Fevereiro 2006 fomos visitados por um grupo de estudantes e um professor de Ingolstadt, que passaram um dia na nossa escola com várias actividades com os nossos estudantes. Foi muito didáctico e interessante. Entretanto, os nossos estudantes já estavam a preparar a visita de intercâmbio com estudantes italianos de Colleferro. Chegaram a Portugal de 8 a 13 de Março. Os nossos estudantes receberam 10 alunos italianos nas suas casas. Vieram com um professor. Todo um programa de actividades e visitas culturais seguiram-se nesses dias.

Depois, entre 6 e 11 de Abril de 2006, oito estudantes e dois professores da nossa escola foram a Itália para visitar o Istituto D’Istruzione Superiore Di Via Delle Scienze in Colleferro. Novamente os estudantes foram hospedados em casas de famílias italianas. Esta experiência foi muito proveitosa e educativa para todos. A última reunião do projecto ocorreu em Estocolmo, na Suécia, em Maio, e novamente o Presidente do Conselho Executivo e outro professor da nossa escola participaram neste encontro.

No ano lectivo de 2006/2007, o terceiro e último ano do projecto Comenius, participámos novamente em várias reuniões. A primeira aconteceu em Novembro entre os dias 15 e 20, em

Madrid, no Instituto de Educacion Secundaria El Burgo de Las Rozas. Nesta reunião, todos os participantes planearam as suas actividades para esse ano. A nossa escola, como as outras, foi convidada a participar numa Simulação do Parlamento Europeu em Ingolstadt, em Janeiro. Planeámos também uma deslocação a Madrid tendo como objectivo a visita a Parques Nacionais. A escola da Suécia, MediaGymnasiet, também participou os parceiros para a visitarem. Decidimos ir à Alemanha e à Espanha. Infelizmente não pudemos ir à Alemanha, por motivos imprevistos e por ser uma altura poupo propícia à deslocação dos nossos alunos. No entanto começámos a trabalhar em actividades relacionadas com parques nacionais de maneira a poder manter o nosso compromisso em Madrid. Os nossos estudantes começaram com contactos e-mail com os espanhóis que os iriam hospedar. Fomos a Madrid entre os dias 14 e 19 de Março de 2007. Levámos seis estudantes e dois professores. A visita foi um sucesso. Depois a nossa escola decidiu aceitar o convite da Suécia. Como já tínhamos feito troca de materiais respeitantes aos sistemas educativos e educação, pensámos que seria muito interessante ir e ver pessoalmente como o sistema funciona, incluindo questões de gestão. Então dois professores e o Chefe dos Serviços Administrativos da nossa escola foram a Estocolmo entre os dias 25 e 30 de Abril de 2007. Fomos calorosamente acolhidos por professores e pelo director do MediaGymnasiet. Foi uma visita muito interessante durante a qual pudemos realmente encontrar os principais agentes do sistema educativo e trocar com eles ideias e aprender muito sobre a cultura sueca».

I Liceu im T. Kosciuszki de Konin – Polónia:

«2004/2005: Visita dos estudantes polacos a Portugal com a coordenadora polaca Magdalena Siwińska. Visita do coordenador e de um professor em Dezembro de 2004 em Ingolstadt. Reunião de todos os coordenadores das escolas parceiras ocorreu em Konin, Polónia. Visita dos estudantes polacos a Portugal.

2005/2006: Dois professores participaram numa reunião de projecto em Riga. Em Janeiro de 2006 seis estudantes e um professor participaram na Simulação do Parlamento Europeu em Ingolstadt. Em Maio de 2006, visita do nosso coordenador e da directora à Suécia.

2006/2007: Reunião de projecto com um coordenador e um professor em Madrid. Em Janeiro de 2006 seis alunos e um professor participaram na Simulação do Parlamento Europeu em Ingolstadt. Em Março quatro estudantes e um professor participaram na reunião do projecto “Parques Nacionais” em Madrid. Em Maio visita do coordenador, da directora e de dois alunos a Caldas da Rainha para a reunião final

Tudo correu bem. Não tivemos dificuldade em atingir os objectivos propostos. Foi uma grande experiência para ambos os estudantes e professores, que nos deu a oportunidade de nos expressa, e para motivar os outros para cooperar».