• Nenhum resultado encontrado

DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS QUESTIONÁRIOS Inicialmente, é preciso ressaltar que a inclusão de critérios de

LEGENDA Níveis de Avaliação:

4.5 DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS QUESTIONÁRIOS Inicialmente, é preciso ressaltar que a inclusão de critérios de

sustentabilidade ambiental nas especificações para a compra e contratação é algo recente na Administração Pública, considerando especialmente as exigências legais a partir do ano de 2010. Assim, este estudo trata de um processo ainda em construção, cujos procedimentos estão sendo discutidos pelo conjunto de órgãos vinculados à Administração Pública ao longo dos últimos cinco anos. Assim, é perfeitamente compreensível a possibilidade das práticas na Instituição ainda não terem sido implementadas na sua totalidade, ou o fato de carecerem de um eventual aperfeiçoamento ou realinhamento, para o que, este trabalho pretende contribuir.

Nesta seção, além da apresentação dos resultados obtidos com os questionários, são trazidos alguns elementos tratados no Capítulo 4, a fim de proporcionar a análise do processo em estudo.

Os Gráficos de Um a 22 e os Quadros de 31 a 53 apontam as informações colhidas nos questionários aplicados, conforme indicado no Quadro 24.

Para facilitar o entendimento da leitura dos gráficos, deve ser considerado que a ordem das questões parte da área central para a área marginal dos respectivos gráficos. Cabe, também, estabelecer que são consideradas como respostas positivas aquelas que constituem a interseções das opções ―Concordo totalmente‖ e ―Concordo em parte‖. Isso não impediu, contudo, que aquelas respostas fora do ponto de interseção eventualmente fossem objeto de análise, pois também apontam aspectos que podem contribuir para a proposição de aperfeiçoamento do processo.

Salienta-se, ainda que, eventualmente, o somatório dos percentuais de cada uma das questões pode não resultar em 100%, haja vista que não são utilizadas casas decimais.

O Gráfico Um e o Quadro 31 estão relacionados ao conhecimento dos gestores acerca da legislação, normas, orientações e estudos, e se destinam a atender o primeiro objetivo específico deste estudo, qual seja, “investigar se os Gestores de Compras UFSC têm conhecimento da legislação, normas, estudos e orientações que tratam da aquisição de bens e da contratação de serviços e obras com a aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental”.

Gráfico 1 - Conhecimento dos gestores de compras acerca da legislação, normas, orientações e estudos

Fonte: Dados primários (2015).

Quadro 31 - Identificação do conteúdo analisado no Gráfico 1 Apêndice e

nº da Questão

Enunciado

A1, C1 Conheço a legislação, normativas/orientações

A2 A Administração Central da UFSC normatizou o processo A9 Conheço estudo(s), orientação(ões) ou manual(is) de

procedimentos de outro(s) órgão(s)/instituição(ões) Fonte: Adaptado dos Apêndices A e C e do Quadro 24 (2015).

Como observado no Gráfico Um, 100% dos gestores têm conhecimento da legislação e das respectivas normas e orientações. Isso contribui para as ações inerentes pelo conjunto dos gestores da UFSC, haja vista, inclusive, a necessidade de ser observado o Princípio Constitucional da Legalidade, de que trata a CF (BRASIL, 1988), e sobre o que discorrem Amato (1971), Meirelles (1999, 2006), Matias- Pereira (2009) e Kickert e Stillmann (1999 apud MATIAS-PEREIRA, 2009) sobre o tema.

Em relação ao conhecimento de práticas e/ou orientações de outra(s) instituição(ões), verifica-se que tal interação ocorre por parte de 66% dos gestores, que afirmam conhece-las, enquanto 33% dizem desconhecê-las. Cabe ressaltar que o uso de tais instrumentos tende a ser um facilitador nas ações da UFSC, e poderá, inclusive, contribuir com o todo da Administração Pública. Dois desses instrumentos são a A3P e o Guia de Compras Públicas Sustentáveis para a Administração Federal, (BRASIL, 2009; 2011b). Há, ainda, orientações em Comissão Europeia (2011), ICLEI (2015), UNEP (2015) e Yaker, Baceti e Enmanuel (2014) e no Portal do MPOG (BRASIL, 2015a).

27% 73% 13% 25% 25% 38% 33% 33% 33% Concorda totalmente Concorda em parte Indeciso Discorda em parte Discorda totalmente

Outra metodologia para implementar as CPS é apresentada no Guia de Compras Públicas Sustentáveis para a Administração Federal (BRASIL, 2011b).

Ademais, cabe aqui anotar também, o próprio Projeto Inclusão de Critérios Ambientais nas Compras e Contratações da UFSC, elaborado a partir de uma solicitação de um dos gestores de compras da UFSC (G7).

Quanto à normatização do processo pela Administração Superior da Instituição, apenas 38% dos gestores reconhecem a sua existência, o que é preocupante, pois a UFSC, embora de forma parcial, disciplinou a matéria ainda em 2010 (UNIVERSDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2010a; 2010c).

Conclui-se, portanto, que falta a determinados gestores complementar o seu conhecimento, necessário à gestão do processo, em especial sobre as normas próprias da UFSC e sobre estudos e orientações que tratam do tema.

Os Gráficos Dois e Três e os Quadros 32 e 33 tratam do

conhecimento do processo pelos Coordenadores de Apoio

Administrativo e pelos Diretores Administrativos dos Campi, e se prestam a atender o segundo objetivo específico deste trabalho, que é “investigar se os Coordenadores de Apoio Administrativo das unidades da UFSC e os Diretores Administrativos dos Campi, têm conhecimento do processo de aquisição de bens e de contratação de serviços e obras com a aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental”.

Gráfico 2 - Conhecimento do processo pelos Coordenadores de Apoio Administrativo e pelos Diretores Administrativos dos Campi

Fonte: Dados Primários (2015) 33% 39% 6% 22% 22% 11% 11% 6% 50% Concorda totalmente Concorda em parte Indeciso Discorda em parte Discorda totalmente

Quadro 32 - Identificação do conteúdo analisado no Gráfico 2 Apêndice e nº da Questão Enunciado B1

Tenho conhecimento de que há exigências legais para que Órgãos Públicos Federais, como é o caso da UFSC, incluam critérios de sustentabilidade ambiental nas especificações para a aquisição de bens e contratação de serviços e obras.

B8

Tenho conhecimento de que a UFSC realizou licitações com a inclusão de critérios de sustentabilidade ambiental nas especificações de bens, serviços e/ou obras.

Fonte: Adaptado do Apêndice B e do Quadro 24 (2015).

Para um maior nível de detalhamento referente às respostas da Questão B8 do Quadro 32, foi solicitado àqueles 33% que revelaram ter conhecimento das licitações realizadas pela UFSC com aplicação de critérios de sustentabilidade, que informassem a finalidade da licitação, cujos dados estão apresentados no Gráfico Três.

Gráfico 3 - Indicação da finalidade da licitação, pelos Coordenadores de Apoio Administrativo e pelos Diretores Administrativos dos Campi

Fonte: Dados Primários (2015)

Quadro 33 - Identificação do conteúdo analisado no Gráfico 3 Apêndice e

nº da Questão

Enunciado

B8a Se concorda totalmente ou concorda parcialmente, aponte a finalidade:

Fonte: Adaptado dos Apêndices B e do Quadro 24 (2015). 22% 44% 33% aquisição de material de consumo aquisição de material permanente contratação e obras

Da análise dos dados do Gráfico Dois constata-se, por exemplo, que o percentual de servidores que têm conhecimento sobre a existência de legislação específica (72%), é bem superior àqueles que dizem ter conhecimento sobre as licitações sustentáveis realizadas pela UFSC (33%). Inclusive, como mostra o Gráfico Três, há desconhecimento sobre a aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental na contratação de obras, por exemplo, conforme relatado por G4, quando informa que

―de modo geral, todos os projetos para obras levam em conta as portarias UFSC 851/GR/2010, a IN 01/2010 (MPOG) e o regulamento técnico da Qualidade para Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (Portaria 372/2010 – INMETRO)‖.

Os dados denotam, neste caso, a necessidade de melhorias quanto aos métodos e instrumentos utilizados para a divulgação do processo, o que é tratado mais detalhadamente na análise do Gráfico Oito.

Os Gráficos Quatro a 21 e os Quadros 34 a 53, contemplam parte dos dados necessários ao atendimento do terceiro objetivo específico da pesquisa, que é “identificar as práticas na UFSC acerca da aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental nas especificações para a aquisição de bens e para a contratação de serviços e obras, e compará-las com o marco teórico e com as diretrizes e estratégias definidas pela Administração Central da instituição”. Os demais dados são oriundos da pesquisa documental.

O Gráfico Quatro e o Quadro 34 se prestam à análise sobre a capacitação disponibilizada pela UFSC, referente às compras e contratações sustentáveis.

Gráfico 4 - Capacitação disponibilizada pela UFSC

Fonte: Dados Primários (2015)

Quadro 34 - Identificação do conteúdo analisado no Gráfico 4 Apêndice e

nº da Questão

Enunciado

A28, C9 A UFSC já ofereceu treinamento/capacitação acerca do tema ―compras e contratações sustentáveis‖. A31, C12 A UFSC já promoveu fórum(ns), seminário(s), etc., sobre o tema ―compras e contratações sustentáveis‖. Fonte: Adaptado do Apêndice A e do Quadro 24 (2015).

O Gráfico Quatro indica que, para os sujeitos pesquisados, é pequena a oferta de capacitação por parte da UFSC, pois apenas 18% deles recolhessem que foi oferecida.

Do mesmo Gráfico, vem a conclusão de que, para tão somente 27% dos sujeitos, entre Gestores, Coordenadores de Apoio Administrativo e Diretores dos Campi, a UFSC promoveu eventos sobre o tema.

Tais percepções divergem do Relatório de Gestão da UFSC de 2014, por exemplo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014a).

Contudo, é necessário que a instituição reavalie as suas práticas quanto à capacitação do seu quando de servidores, a fim de verificar se está sendo dada a devida importância, preconizada, entre outros, em (BRASIL, 2009; 2012; 2012a); (YAKER; BACETI; ENMANUEL, 2014) e (BIDERMAN et al, 2008). 18% 36% 45% 18% 9% 27% 9% 36% Concorda totalmente Concorda em parte Indeciso Discorda em parte Discorda totalmente

CAD 10, por exemplo, a atenção para o tema ao expor que: ―acho a questão muito importante e relevante e acredito que deveria haver um planejamento institucional com cursos para capacitar os envolvidos sobre o assunto‖.

A capacitação dos gestores é de que tratam o Gráfico Cinco e o Quadro 35.

Gráfico 5 - Capacitação dos Gestores

Fonte: Dados primários (2015).

Quadro 35 - Identificação do conteúdo analisado no Gráfico 5 Apêndice

e nº da Questão

Questão

A29, C10 Já participei de treinamento/capacitação oferecido pela UFSC acerca do tema ―compras e contratações sustentáveis‖.

A32, C13

Já participei de evento(s) (fórum(ns), seminário(s), etc.), promovido(s) pela UFSC sobre o tema ―compras e contratações sustentáveis‖.

A35, C16

Já participei de evento(s) (fórum(ns), seminário(s), treinamento(s), etc.), promovido(s) por outro(s) órgão(s)/instituição(ões) sobre o tema ―compras e contratações sustentáveis‖.

Fonte: Adaptado dos Apêndices A e C e do Quadro 24 (2015).

Os dados revelados no Gráfico Cinco são bastante preocupantes, pois apontam que 91% dos gestores ainda não participaram de quaisquer eventos voltados à capacitação quanto às compras e contratações sustentáveis.

Parece não estar sendo dada a devida atenção ao que estabelece, por exemplo, à IN n° 10/2012, do SLTI/MPOG, nem à A3P (BRASIL,

9% 9% 82% 9% 9% 82% 9% 9% 82% Concorda totalmente Concorda em parte Indeciso Discorda em parte Discorda totalmente