• Nenhum resultado encontrado

Questão 2 Assinale as características que você percebe como as mais comuns entre sua organização e os demais associados da APROVALE para cada momento evolutivo da rede (Formação: até 1995; Consolidação:

3.3.2.3 O Roteiro de Entrevistas

O terceiro estudo realizado aconteceu por meio da realização de entrevistas com os gestores das vinícolas envolvidas. O roteiro de entrevistas utilizado é composto por quatro seções. A primeira seção do roteiro de entrevistas foi construída envolvendo duas categorias do modelo de estudo proposto: a) mecanismos de coordenação, com as variáveis gerenciamento da mobilidade do conhecimento, da apropriabilidade da inovação e da estrutura da rede, e b) fases evolutivas das redes de cooperação, com as variáveis fase de formação, fase de consolidação e fase de desenvolvimento. Essa seção teve como objetivo identificar características referente a gestão dos mecanismos de coordenação da rede APROVALE em cada um de seus momentos evolutivos.

Vale destacar que as perguntas utilizadas nessa primeira seção do roteiro de entrevistas são oriundas de um processo de adaptação efetuada nos estudos propostos por Dhanaraj e Parkhe (2006) e Scherer (2007). Essa adaptação foi realizada a partir da consideração de elementos contidos nesses estudos que evidenciassem o contexto evolutivo da rede APROVALE da melhor forma possível, sendo utilizadas questões sugeridas por esses autores que estivessem relacionadas com os indicadores sugeridos no modelo de estudo. O quadro a seguir demonstra as questões contidas na primeira seção do roteiro de entrevistas.

Qual é a história da APROVALE? Quando e por que foi formada? Quantas organizações e pessoas estiveram envolvidas na época? Quem foram os personagens centrais no processo de criação da APROVALE? E durante sua evolução? Houve alteração desses personagens centrais da rede? Que vínculos externos esses atores mantiveram? Por quê? Quais procedimentos foram introduzidos com sua criação? Que tipo de perspectiva foi predominante nas três fases de evolução entre os associados? Quais foram os objetivos iniciais da APROVALE? Esses objetivos já foram atingidos? Houve acréscimo de novos objetivos? Por quê? Existia uma visão compartilhada entre os criadores da APROVALE entre os caminhos que a mesma deveria seguir nos seus três momentos evolutivos? Como você descreveria a consolidação da APROVALE? Quais são as atividades realizadas de forma conjunta na APROVALE e quando foi implementada cada uma delas? Como se deu a participação dos associados nas atividades da APROVALE em cada fase da rede? Quando os procedimentos de gestão da APROVALE foram consolidados? Existe padronização destes procedimentos com todos os associados? Como se estabeleceu a comunicação entre a APROVALE e os associados durante as fases evolutivas da rede? Que tipos de informações foram compartilhados (sobre gestão, informações técnicas, produtos, processos, outras) nas três fases evolutivas? Como os associados acessam e compartilham essas informações? A APROVALE possuía relacionamentos com outros atores institucionais durante sua evolução? Que tipo de informação foi compartilhado? Como aconteceu a incorporação de novos conhecimentos entre os associados na APROVALE durante sua evolução? Estes procedimentos mudaram? Em cada momento

evolutivo da rede, como aconteceu as relações entre os associados? Que trocas foram estabelecidas? Existiu trocas de experiências e conhecimentos entre os associados? E a confiança entre eles? Que critérios foram considerados durante a evolução da rede para se confiar em um associado? Esses aspectos mudaram com a evolução da rede? Os associados concordavam com as decisões que eram adotadas na APROVALE durante este período? Durante a evolução da rede, você percebeu a existência de algum processo de controle envolvido no estabelecimento dos relacionamentos entre os associados? Quem estabeleceu esses controles? Que tipos de controles foram usados na formação, na consolidação e no desenvolvimento da rede? Quais foram os principais aspectos considerados para existir o compartilhamento de informações e conhecimentos entre os associados durante a evolução da rede? Existiu predominância de critérios éticos ou contratuais? Como isto ocorreu nas fases evolutivas? Durante a evolução da rede, quando era detectada a presença de comportamentos unilaterais nas atividades por meio de algum associado, qual era a decisão adotada pelos demais? Este tratamento sofreu alterações com a evolução da rede? Durante a evolução da rede, como aconteceu a participação dos associados nos resultados gerados? Os ganhos foram distribuídos de forma coletiva, entre grupos ou foram individuais? Existiram mecanismos capazes de garantir a distribuição dos resultados de forma transparente? Que importância os atores centrais da APROVALE representam para os contextos nos quais estão inseridos (local, regional, nacional e internacional)? E os demais associados, que importância representaram durante a evolução da rede? A APROVALE constituiu-se como referência para o setor durante sua formação? E na consolidação? E no desenvolvimento? Que tendências são apontadas para a rede? Quais foram as principais mudanças sofridas na APROVALE em termos de objetivos estratégicos durante sua evolução? Durante sua evolução, a APROVALE buscou captar novos associados? Quais critérios de seleção foram utilizados? Qual potencial de recursos foi identificado? Houve mudanças nesses critérios com a evolução da rede? Que relacionamentos foram desenvolvidos de forma simultânea pelos associados durante as fases de formação, consolidação e desenvolvimento da rede? Você considera que durante este processo evolutivo ocorreu um aumento na complexidade das relações? Por que você considera isto? Justifique: Os atores centrais da rede durante sua evolução estimularam o desenvolvimento de relacionamentos simultâneos entre os associados? Quais foram os instrumentos utilizados visando esta finalidade?

Quadro 21 Primeira seção do roteiro de entrevistas

Fonte: adaptado de Dhanaraj e Parkhe (2006) e Scherer (2007)

A segunda seção do roteiro de entrevistas foi construída envolvendo a categoria do modelo estudo determinantes à inovação. Essa seção abordou questões relacionadas as seguintes variáveis: proximidades entre organizações cooperantes, influências institucionais, fatores condicionantes, condições de demanda, relação entre indústrias e estratégia, estrutura e rivalidade das empresas. Essa seção teve como objetivo identificar características do contexto externo da rede APROVALE, durante suas três fases evolutivas, no que tange as possíveis influências que o contexto externo exerce nos relacionamentos gerenciados pelos atores centrais da rede na geração de inovações.

Vale destacar que as perguntas utilizadas nessa segunda seção do roteiro de entrevistas são oriundas de um processo de adaptação efetuada nos estudos propostos por Horbach (2008), Sato e Ângelo (2007) e Scherer (2007). Essa adaptação foi realizada a partir da consideração dos determinantes à inovação contidos nesses estudos que evidenciassem o contexto externo da rede APROVALE durante sua evolução, sendo utilizadas as questões propostas por esses autores que estivessem relacionadas com os indicadores sugeridos no modelo de estudo. O quadro a seguir demonstra as questões contidas na segunda seção do roteiro de entrevistas.

Durante a evolução da rede APROVALE, nas fases de formação, consolidação e desenvolvimento, existiam proximidades tecnológica, geográfica e organizacional entre os associados? Na sua visão, que contribuição estas proximidades proporcionaram à rede para a geração de inovações durante seu processo evolutivo?

Durante a evolução da rede APROVALE, nas fases de formação, consolidação e desenvolvimento, você percebeu influências de políticas e estruturas institucionais de apoio à inovação? Durante a evolução da rede, nas fases de formação, consolidação e desenvolvimento, como o mercado consumidor influenciou a geração de inovações? E os fornecedores, tiveram importância neste processo inovativo durante a evolução da APROVALE? Como ocorreu a participação dos fornecedores nos resultados das inovações geradas pela rede? Durante a fase de formação, consolidação e desenvolvimento da APROVALE o que você percebe como fatores que condicionaram o sucesso de evolução da rede? Foram fatores provenientes de características relacionadas a produção (mão de obra, terra, capital necessário) fornecedores, do mercado consumidor ou existiram outros atores que condicionaram a evolução da rede? Tais fatores contribuíram na geração de inovação implementadas pela rede? Nos três momentos evolutivos da rede, seja na formação, consolidação e desenvolvimento, como você percebe os relacionamentos existentes entre a rede e as demais indústrias? Como se dá esta relação no setor vitivinícola nacional? E fora dele? Você percebeu mudanças nestes relacionamentos com a evolução da rede? Que contribuição estes relacionamentos trouxeram para a geração de inovações? Nos três momentos evolutivos da rede, como você percebe a competição existente entre concorrentes diretos e indiretos com os produtos da rede? Existem parcerias entre os concorrentes do setor para a geração de inovações? E entre os membros da rede? Essas parcerias se modificaram durante a evolução da rede?

Quadro 22 Segunda seção do roteiro de entrevistas

Fonte: adaptado de Horbach (2008), Sato e Ângelo (2007) e Scherer (2007)

A terceira e a quarta seções do roteiro de entrevistas foram construídas envolvendo a terceira categoria do modelo de estudo proposto: fases evolutivas das redes de cooperação. A terceira seção abordou questões relacionadas as variáveis: limites internos dos atores centrais, limites internos de coordenação da rede e limites externos da rede. Essa seção teve como objetivo apontar as características que envolvem os limites da coordenação dos recursos da rede em torno de sua trajetória evolutiva, dando ênfase na percepção que a vinícolas cooperantes da APROVALE possuem a respeito do processo de gerenciamento estabelecido pelos atores centrais.

Vale destacar que as perguntas utilizadas nessa terceira seção do roteiro de entrevistas são oriundas de um processo de adaptação efetuada no estudo proposto por Scherer (2007) e Franco (2007). Essa adaptação foi realizada a partir de condicionantes contidos nesses estudos que melhor evidenciassem a consecução das fases evolutivas da rede APROVALE, sendo utilizadas de maneira específica aquelas questões que pudessem ser relacionadas com os indicadores sugeridos no modelo de estudo. O quadro a seguir aponta as questões utilizadas.

Qual é sua percepção sobre a presença de comportamentos oportunistas nas três fases evolutivas da rede APROVALE? Como foi efetuado o alinhamento estratégico das diferentes visões entre associados à rede APROVALE durante as três fases evolutivas dessa rede? Como você caracteriza o fluxo de informações entre associados durante as três fases evolutivas da rede APROVALE? Como você caracteriza a estrutura física da rede APROVALE durante suas três fases evolutivas? Essa estrutura permitia a troca de informações e a comunicação de maneira eficiente durante sua evolução? Como você caracteriza a fidelização dos associados à APROVALE durante sua evolução no que tange aos projetos e decisões adotadas pela rede? participação dos associados à APROVALE durante sua evolução no que tange as atividades desenvolvidas pela rede? Como você caracteriza o ambiente da rede APROVALE durante suas três fases evolutivas? Este ambiente era favorável ao surgimento de novas ideias e a criatividade? Como você caracteriza a influência de fatores legais no desenvolvimento de novos produtos ou serviços na APROVALE durante suas três fases evolutivas? Qual é a sua percepção de padrões comportamentais e culturais do setor vitivinícola brasileiro em relações as mudanças durante as três fases evolutivas da APROVALE?

Quadro 23 Terceira seção do roteiro de entrevistas Fonte: adaptado de Scherer (2007) e Franco (2007)

Por fim, a quarta seção do roteiro de entrevistas compreendeu questões relacionadas as seguintes variáveis: inovação em matérias-primas, produtos, processos, organizacional e marketing. O objetivo dessa quarta seção foi verificar os tipos de inovação gerados pela rede durante sua trajetória evolutiva. Vale destacar que as perguntas utilizadas nessa quarta seção do roteiro de entrevistas são oriundas de um processo de adaptação efetuada nos indicadores propostos no Manual Oslo (OCDE, 2006), originados na abordagem schumpeteriana da inovação. Essa adaptação foi realizada a partir das inovações possíveis de ser geradas no contexto evolutivo da rede APROVALE, tendo por base o conceito de inovação proposto nesta tese. O quadro a seguir demonstra as questões contidas nessa quarta seção.

Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe o surgimento de novos fornecedores com matérias primas diferentes utilizadas nas atividades produtiva de elaboração de vinhos finos e espumantes? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe o surgimento de novas fontes e tipos de matéria-prima utilizada nas atividades produtiva de elaboração de vinhos finos e espumantes? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe o surgimento de novos lugares utilizados para a produção de matéria-prima na elaboração de vinhos finos e espumantes? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe as mudanças nas especificações técnicas dos produtos da rede? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe as mudanças nos componentes e materiais utilizados nos produtos da rede? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe a incorporação de outras características funcionais nos produtos da rede? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe as mudanças nos processos técnicos que envolvem a rede durante o plantio, produção e comercialização dos seus produtos? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe as mudanças nos equipamentos utilizados pela rede durante o plantio, produção e comercialização dos seus produtos? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe a incorporação de softwares nos processos da rede nas atividades de plantio, produção e comercialização? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe as melhorias no gerenciamento de atividades que envolvem a rede durante o plantio, produção e comercialização dos seus produtos? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe o compartilhamento do aprendizado das atividades que envolvem a rede durante o plantio, produção e comercialização dos seus produtos? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe o compartilhamento do conhecimento das atividades que envolvem a rede durante o plantio, produção e comercialização dos seus produtos? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe as mudanças na concepção dos produtos ou nas embalagens do produtos da rede? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe o posicionamento dos produtos da rede? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe a promoção dos produtos da rede? Em cada fase evolutiva da APROVALE, como você percebe a fixação de preços dos produtos da rede?

Quadro 24 Quarta seção do roteiro de entrevistas Fonte: adaptado de OCDE (2007)

Depois de pronto, o roteiro de entrevistas foi primeiramente testado de maneira presencial em duas das vinícolas associadas : Chandon do Brasil e Vallontano Vinhos Nobres. O motivo da escolha dessas vinícolas para o teste do roteiro de entrevistas ocorreu dado ao interesse demonstrado pelos gestores dessas vinícolas na participação do estudo de maneira mais aprofundada, bem como nas diferenças que essas vinícolas apresentavam em termos de suas estruturas organizacionais: a primeira vinícola, multinacional de grande porte, com procedimentos técnicos e de gestão com alto nível de desenvolvimento. A segunda vinícola, de pequeno porte, com baixo volume de produção e capacidade de investimentos limitadas na aquisição de novas tecnologias. A diferença entre essas duas organizações permitiram, na

percepção deste estudo, maior abrangência do roteiro de entrevistas na sua aplicação junto as demais vinícolas da rede. Portanto, justificando a realização desse teste prévio do roteiro.

No entanto, destaca-se que esse processo de aplicação prévio do roteiro de entrevistas sugeriu que as perguntas contidas na primeira seção deveriam conter maior ênfase sobre as fases evolutivas das redes, contemplando com isso, um foco direcionado nos três momentos analisados na evolução da APROVALE. Assim, com base nas respostas dadas por esses respondentes, o roteiro de entrevistas foi reorganizado com esse foco, sendo o mesmo relacionado no apêndice I desta tese.

A realização das entrevistas ocorreu entre os meses de agosto e outubro de 2009, sendo abordadas aquelas organizações que se predispuseram a participar do estudo de maneira mais aprofundada, conforme verificado na aplicação dos questionários. O que totalizou na realização de entrevistas com nove vinícolas produtoras, incluindo aquelas duas nas quais o roteiro de entrevistas foi primeiramente analisado.

Ainda, com base na coleta de dados via entrevistas, conforme percebido na análise das respostas dos questionários, três instituições representativas do setor foram mencionadas com importância destacada para o desenvolvimento da rede: IBRAVIN, Gerência executiva da APROVALE e EMBRAPA Uva e Vinho. Essas três instituições foram contactadas e aceitaram a participar do estudo, sendo utilizado para esses respondentes o mesmo roteiro de entrevistas que foi aplicado junto as vinícolas. Nesse sentido, destaca-se que no Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), foi ouvido o gerente de Marketing da instituição; na Associação dos Produtores do Vale dos Vinhedos foi ouvido o diretor executivo da instituição; e na EMBRAPA Uva e Vinho foi ouvido o pesquisador responsável pela criação da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. Da mesma forma que aconteceu na resposta dos questionários, nas organizações associadas à APROVALE, foram ouvidos os gestores estratégicos, responsáveis sobre assuntos relacionados à APROVALE. Especificamente, são demonstrados no quadro a seguir, os cargos desempenhados pelos respondentes entrevistados, bem como o tempo das entrevistas efetuadas com cada um.

Organização pesquisada Cargos dos entrevistados Duração das entrevistas

Casa Valduga Gerente de Marketing 75 minutos

Chandon do Brasil Diretor geral 91 minutos

Cooperativa e Vinícola Aurora Gerente de Marketing 63 minutos

Miolo Wine Group Gerente de Marketing 84 minutos

Vallontano Vinhos Nobres Proprietária – diretora comercial 100 minutos Vinícola Boutique Lídio Carraro Proprietária – diretora comercial 61 minutos

Vinícola Cordelier Diretor industrial 64 minutos

Vinícola Don Candido Proprietário - diretor administrativo 68 minutos Vinícola Marco Luigi Proprietária – diretora administrativa 86 minutos

IBRAVIN Gerente de Marketing 125 minutos

Gerência Executiva da APROVALE Diretor executivo 112 minutos

EMBRAPA Uva e Vinho Pesquisador responsável APROVALE 96 minutos

Quadro 25 Dados das entrevistas com associados à APROVALE Fonte: o autor

De acordo com o quadro acima, é demonstrada a realização de 12 entrevistas, totalizando em torno de 17 horas de gravação. A partir da gravação dessas entrevistas, em um primeiro momento, as mesmas foram transcritas de forma individual para cada organização entrevistada. Após este procedimento, foi efetuada uma leitura do conteúdo gerado, objetivando agrupar as considerações efetuadas pelos gestores nas quatro seções abordadas no roteiro de entrevistas de forma consolidada. Esse processo de síntese teve como resultado um relatório com 158 páginas, com informações referentes as quatro seções abordadas no roteiro de entrevistas de forma unificada, constituindo a base do processo de tratamento desses dados.