• Nenhum resultado encontrado

Questão 2 Assinale as características que você percebe como as mais comuns entre sua organização e os demais associados da APROVALE para cada momento evolutivo da rede (Formação: até 1995; Consolidação:

3.3.3 Tratamento de Dados

Nesta tese foram utilizadas técnicas específicas para cada um dos estudos efetuados: levantamento de documentos, questionários e entrevistas.

Para a análise de dados obtidos no primeiro estudo via levantamento de documentos, foram agrupadas e resumidas as informações obtidas nos documentos verificados em três categorias: história do setor vitivinícola nacional, história do setor vitivinícola no estado o Rio Grande do Sul e características gerais do Vale dos Vinhedos e da APROVALE. A análise desses documentos teve por objetivo apresentar uma visão geral do contexto em que a evolução da rede APROVALE ocorreu, trazendo elementos para melhor caracterizar a interpretação dos dados obtidos nos questionários e nas entrevistas. Portanto, a mesma não está relacionada de maneira direta com as variáveis do modelo de estudo, pois seu propósito foi constituir um cenário geral a partir de abordagens já efetuadas sobre o tema.

Para análise dos dados obtidos no segundo estudo via questionários, foram utilizadas estatísticas descritivas, entre elas: soma, frequência, média, desvio-padrão, análise de valores extremos (outliers), cálculo de correlação de Pearson, medidas estruturais de análise de redes sociais (ARS), tais como: densidade, centralidade de grau de entrada e saída, centralidade de

proximidade, centralidade de intermediação e densidade, além da análise gráfica. Os softwares utilizados para o tratamento dos dados quantitativos foram: Excel 2007 for Windows, Statistical Package for Social Sciences (SPSS 16.0) e UCINET 6.0 for Windows.

Para a análise dos dados obtidos no terceiro por meio das entrevistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo do tipo temática com codificação axial, que significa o meio que auxilia o pesquisador a realizar a integração das categorias teóricas envolvidas em um problema na cena social (GLASER; STRAUSS, 1967). Vale destacar que o tratamento dos dados por meio do processo de codificação axial consiste na redução de informações com base em códigos previamente definidos a partir da literatura.

Nesta tese, esse processo ocorreu de forma indutiva, no qual, foram agrupados os dados nos códigos especificados para as três categorias do modelo de estudo: mecanismos de coordenação; determinantes à inovação e fases evolutivas das redes de cooperação. Assim, com base nas argumentações mais significativas dos respondentes relativas aos códigos propostos, as principais características de cada uma foram expressas. Esse processo permitiu consolidar as informações dos dados coletados à partir das entrevistas em torno do modelo conceitual que envolveu a evolução da rede APROVALE.

Essa técnica de análise conteúdo foi operacionalizada com a utilização do software ATLAS TI, considerando os seguintes critérios de programação: documentos primários utilizados (Primary documents), unidades de significação adotadas (quote/quotation) e na atribuição de rótulos (codes). Para sua programação, os documentos primários foram programados com a utilização do texto final gerado no processo de transcrição das entrevistas. As unidades de significação adotadas, por sua vez, englobaram as variáveis contidas nas três categorias propostas no modelo de estudo da rede APROVALE: mecanismos de coordenação, determinantes à inovação e fases evolutivas das redes de cooperação. Por fim, como rótulos, foram programados os indicadores de cada uma das variáveis contidas no modelo de estudo especificados na primeira parte deste capítulo. A programação completa efetuada no ATLAS TI está relacionada no Anexo I desta tese.

Com base na programação destes critérios de programação do ATLAS TI, foram identificados e agrupados os dados provenientes das entrevistas (documentos primários) em categorias, subcategorias e códigos de análise, pertinentes a lógica evolutiva das rede de cooperação APROVALE explicitadas no modelo de estudo. Também, objetivando a comparação entre as três fases de evolução da rede, optou-se pela construção de três famílias (families) de códigos relacionados com cada uma das fases evolutivas. Essas famílias são

visualizadas por meio de uma análise de frequência dos códigos adotados, bem como por meio do esquema gráfico de relações semânticas (networks).

Também, foram anotados comentários para documentos, citações, códigos, famílias e notas de análise. Procedeu-se dessa forma com o objetivo de registrar informações importantes para consultas futuras, como comentários complementares, significados e síntese de resultados. Além disso, foram estabelecidas na análise comparativa entre as fases evolutivas da rede, relações entre citações (anchors ou âncoras) e entre códigos (links ou vínculos), que podem ser visualizadas no esquema gráfico de consecução das fases da rede APROVALE.

Com isso, uma vez descritos os procedimentos que envolveram o método utilizado para a consecução do objetivo principal da pesquisa, segue a apresentação dos resultados.

- CAPÍTULO IV - RESULTADOS

De acordo com o modelo de estudo proposto para a análise da coordenação evolutiva da rede APROVALE, são apresentados e analisados os resultados obtidos por meio da especificação das três categorias envolvidas nesse modelo: mecanismos de coordenação, determinantes à inovação e fases evolutivas das redes de cooperação. Nesse sentido, visando atender o objetivo geral definido, os resultados encontrados nessas três categorias são agrupados em quatro grandes blocos. No primeiro bloco estão os resultados obtidos com o levantamento documental, versando especificamente sobre uma análise histórica e de características gerais relacionadas a vitivinicultura no Brasil, no Rio Grande do Sul, na região do Vale dos Vinhedos e da APROVALE.

No segundo, terceiro e quarto blocos, estão relacionados os resultados pertinentes as três categorias envolvidas no modelo de estudo, sendo apresentados para cada momento evolutivo da rede APROVALE (formação, consolidação e desenvolvimento) os resultados sobre: a identificação dos atores centrais, os mecanismos de coordenação geridos por meio dos atores centrais da rede, os determinantes à inovação, a estrutura dos condicionantes de consecução das fases, os limites internos e externos de coordenação da rede, os tipos de inovações geradas na rede e, por fim, a relação entre os mecanismos de coordenação e os tipos inovações em cada uma das fases evolutivas.

Com base nesses quatro grupos, tem-se a apresentação dos resultados.