• Nenhum resultado encontrado

Parte III.Atividades Desenvolvidas

3.2 Sala de Exercício

No decorrer do meu estágio no Ginásio do IPGym, fui constantemente solicitada por utentes que demonstraram necessidade de um acompanhamento mais personalizado que contasse com a prescrição dos exercícios físicos tendo por base um objetivo a alcançar. Esses objetivos passaram pela redução da massa gorda, hipertrofia muscular, tonificação e definição muscular, aumento e melhoria da força-resistência. Torna-se então, deste modo, fundamental compreender os fundamentos do treino da força.

Surgem ainda muitas dificuldades na definição do conceito de força. A força geral manifesta-se pela ação de todos os grupos musculares, independentemente da modalidade desportiva, enquanto a força específica manifesta-se através da ação de grupos musculares diretamente implícitos na modalidade desportiva (Weineck, 2002).

Podemos, assim, apresentar três principais formas de força: força máxima, força velocidade e força resistência (Harre, 1976, Martin, 1977, Frey, 1977) citados por Weineck (2002). A força-resistência, à qual darei principal destaque, é de acordo com Harre (1976), citado por Weineck (2002), a capacidade que o organismo tem de se opor ao cansaço para um esforço de longa duração.

Respetivamente ao meu horário na sala de exercício, este compreendia 7h (sete horas) semanais, distribuídas por quarta e sexta-feira, no primeiro semestre letivo. Já no

29 segundo semestre, dedicava igualmente 7h (sete horas) semanais, sendo estas distribuídas por quarta e quinta-feira, como mostra a tabela 10. As atividades de quarta- feira foram fundamentalmente de monitorização do ginásio e prescrição de sessões de treino e às quintas e sextas-feiras as tarefas basearam-se essencialmente na realização de avaliações a clientes e organização de documentos. Foram realizadas ao longo do estágio 54 sessões de prescrição do exercício físico.

Tabela 10 Horário da sala de exercício

1º Semestre Letivo 2º Semestre Letivo Quarta-feira Sexta-feira Quarta-feira Quinta-feira

09.00h-13.00h AV AV

15.00h-18.00h PST PST

(PST) – Prescrição de Sessões de Treino; (AV) - Avaliações

Tal como nas atividades de grupo, na sala de exercício e musculação também assumimos autonomamente o comando do ginásio desde o início do estágio curricular, não passando por qualquer fase de acompanhamento ou observação de profissionais.

As principais atividades desenvolvidas na sala de exercício foram: (1) Acompanhamento a clientes no ginásio; (2) Prescrição de sessões de treino; (3) Gestão e organização do espaço; (4) Gestão e organização de documentos, (5) Observações e (6) Avaliações. Estas tarefas serão de seguida descritas de forma particular e detalhada.

(1) Acompanhamento a clientes no ginásio: A sala de exercício ficou marcada este ano letivo por uma forte afluência de utentes, maioritariamente alunos que sentiam a necessidade de um acompanhamento atento e corretivo pela falta de experiencia e/ou conhecimento na área. Desta forma, a minha função enquanto estagiária era dar o devido acompanhamento aos clientes no sentido de corrigir erros técnicos e posturas em determinados exercícios, auxiliar na execução de exercícios de musculação e fornecer feedbacks

30 positivos com o intuito de motivar e cativar os clientes à prática regular de exercício físico.

(2) Prescrição de sessões de treino: A grande maioria dos novos clientes que nos procuraram na sala de exercício, não adquiriam qualquer plano de treino e tinham objetivos muito específicos. Assim sendo, enquanto monitores foi nosso dever reunir um conjunto de características do cliente (anamnese e avaliação da aptidão física) e prescrever sessões de treino dinâmicas e motivadoras que obedecessem aos princípios FITT (frequência, intensidade, tipo e tempo) e fossem ao encontro do seu objetivo.

(3) Gestão e organização do espaço: Aqui, a minha função centrou-se em chamar a atenção e alertar os clientes para que colocassem o material no seu devido local após a sua utilização, como também alertar para o uso de toalha e fazer cumprir as normas de utilização e segurança do espaço. Nos momentos em que a sala de exercício se encontrava lotada, era também nossa função encaminhar alguns clientes para outras salas propondo-lhes um outro tipo de treino e podendo assim disponibilizar-lhes um maior número de recursos. No final do meu turno, tinha a responsabilidade de percorrer a sala e arrumar e organizar o material que se encontrava espalhado. Esporadicamente, era realizada uma arrumação e organização das gavetas e prateleiras.

(4) Gestão e organização de documentos: Esta tarefa era realizada maioritariamente às quintas/sextas-feiras, pois neste horário existiam poucos ou nenhuns clientes presentes na sala de exercício, havendo disponibilidade para organizar as fichas dos clientes por ordem alfabética na capa dos clientes, verificar os pagamentos mensais em falta, organizar as marcações de avaliações e as fichas de registo das avaliações e organizar os planos de treino dos clientes.

(5) Avaliações: De maneira a conhecer as características morfológicas e fisiológicas dos nossos clientes para posteriormente prescrever um plano de treino adequado ao sujeito, era realizada uma avaliação inicial seguindo o

31 Protocolo de Avaliação Física Inicial do Laboratório de Desporto e Promoção de Atividade Física (LDPAF) do IPGym (Anexo 5), este mesmo protocolo foi utilizado para realizar as avaliações aos clientes da aulas de grupo. As avaliações eram realizadas no LDPAF e pretendiam avaliar as questões de saúde através de um questionário (Parq&you), identificar os fatores de risco, avaliação da composição corporal através da estatura, peso e medição de pregas e perímetros. Numa fase mais avançada, era realizada uma avaliação final dos parâmetros analisados na primeira fase, com o intuito de comparar e verificar se existiram melhorias após a aplicação do plano de treino, e deste modo comprovar a eficácia da prescrição.

(6) Observações: Durante a fase de intervenção, de acordo com o regulamentado no GFUC (ModeloPED007.02), foram realizadas 10 observações de treino em sala de exercício nos dois primeiros meses. Após este período, foram realizadas uma observação por mês até à data de conclusão do estágio. As observações na sala de exercício foram realizadas aos colegas de estágio e o relatório de observação foi realizado com base numa adaptação da ficha de intervenção pedagógica em sessões de treino da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Anexo 6). A ficha adaptada de observação em causa contém 8 itens que se referem ao início da aula, plano e domínio da sessão, gestão e organização da sessão, comunicação com o(s) cliente(s), disposição do(s) cliente(s) e do instrutor de controlo, instrução, clima e fim de aula.

3.2.1 Planeamento e Periodização

Relativamente ao planeamento das sessões de treino na sala de exercício, podemos definir planeamento e periodização do treino como sendo a “organização dos meios e métodos de treino de forma lógica como meio para alcançar os resultados desejados” (Badillo,2001).

A periodização do treino envolve a manipulação das variáveis do treino como: a escolha dos exercícios, número de séries, repetições de cada série, intervalo entre as

32 séries, métodos de treino, velocidade de execução e tipos de força. (Fleck, 2006). Abrange ainda a construção de ciclos de performance, onde deve existir uma fase inicial de adaptação anatómica, que representa sensivelmente as quatro primeiras semanas onde predomina o volume sobre a intensidade, há uma adaptação articular, muscular e tendinosa ao treino e uma adaptação cardiorrespiratória. Após a fase de adaptação segue-se a fase específica onde se vai focar na melhora da força, hipertrofia, definição muscular ou transição para que ocorra o repouso ativo, consoante o objetivo do cliente. Na tabela representada de seguida, podemos observar um macrociclo para o treino de hipertrofia e definição muscular.

Tabela 11 Macrociclo de treino de hipertrofia

Macrociclo

Cliente 1 Objetivo: Hipertrofia e Tonificação muscular Método de Treino: Pirâmide Invertida

Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Semanas

Fase AA H1 T H2 T M T DM1 T DM2

AA- Adaptação Anatómica; H- Hipertrofia; T- Transição; M- Treino Misto; DM- Definição Muscular;

Documentos relacionados