• Nenhum resultado encontrado

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 Salas de aula escolhidas

3.2.1 Salas de aula escolhidas no IFRN

As salas de aula do campus Natal-Central do IFRN foram analisadas através de desenhos técnicos requeridos ao Setor de Engenharia do referido campus. As sa- las de aula teóricas das Diretorias Acadêmicas foram descartadas por não possuírem um padrão específico de tamanho, forma ou proporção em planta. Foram, então, le- vantados os dados construtivos e geométricos das salas de aula dos blocos B e C, que são compartilhadas por turmas de todos os cursos.

3 Disponível em <http://www.coisaspraver.com/2012/09/mapa-do-rio-grande-do-norte-para.html>

65

Estes blocos estão abrigados em um mesmo prédio, juntamente com o bloco A, em que cada pavimento é denominado um “bloco”, denominação esta realizada pela própria instituição. Sendo assim, o bloco A é o pavimento térreo, composto por salas administrativas; o bloco B se configura como o primeiro pavimento elevado e é composto por salas de aulas teóricas, salas de servidores e algumas salas adminis- trativas; e o bloco C é o segundo pavimento elevado, composto apenas de salas de aulas teóricas, uma sala de controle e um mini auditório. É possível observar a edifi- cação e sua divisão em blocos, a partir dos pavimentos, na Figura 29.

Figura 29 – Edifício que abriga os blocos A, B e C do IFRN.

Fonte: Autora (2017)

As salas escolhidas tiveram como critério de escolha, além da forma e propor- ção em planta, a sua localização no pavimento, que se apresenta de forma linear (Fi- gura 30). Foram escolhidas salas na extremidade do pavimento (B01 e C01), localiza- das próximas a uma avenida de grande fluxo, principalmente nos horários de pico, e com grande movimento de ônibus. Bem como sala próxima às rampas de acesso aos pavimentos (C12), consideradas as circulações verticais mais utilizadas pelos alunos. Além destas, foram escolhidas também salas localizadas entre outras salas, aproxi- madamente no meio de cada pequeno bloco de salas (B06, C06 e C20), divididos pela rampa de acesso principal.

BLOCO A BLOCO B BLOCO C

66

Figura 30 - Circulação e salas do Bloco B do IFRN.

Fonte: Autora (2017)

As salas foram determinadas em correspondências entre os pavimentos, a fim de verificar se a altitude das salas ou o pé-direito, diferentes entre os pavimentos, possuem influência na qualidade acústica das salas, já que o ruído de impacto foi desconsiderado devido às condições de medições. A Figura 31 e a Figura 32 repre- sentam as plantas baixas de ambos os pavimentos4, nas quais as salas administrati-

vas não foram nomeadas e as salas de aula escolhidas foram destacadas em verde. Esta figura está apresentada no apêndice A em maior escala, juntamente com a planta baixa e o corte das salas estudadas e a planta de locação da edificação no Campus.

Figura 31 - Planta baixa do bloco B (primeiro pavimento elevado).

Fonte: Setor de Engenharia IFRN (2017), modificado pela autora.

Figura 32 - Planta baixa do bloco C (segundo pavimento elevado).

Fonte: Setor de Engenharia IFRN (2017), modificado pela autora.

67

As salas de aula possuem paredes emassadas e pintadas na porção superior com revestimento cerâmico na porção inferior, piso em granilite, teto em laje pintada, carteiras estudantis com cadeira em polipropileno e mesa em madeira revestida em fórmica, mesa em madeira com cadeira estofada para o professor, persianas em lona e lousa em vidro, como pode ser observado na Figura 33. Além disso, cada sala possui um projetor fixado no teto ou na parede frontal e um aparelho de ar condicionado do tipo Split na parede lateral oposta à porta.

Figura 33 - Sala de aula no IFRN.

Fonte: Autora (2017)

Analisadas de acordo com suas características arquitetônicas, as salas de aula foram agrupadas em padrões de acordo com suas semelhanças. O IFRN apresentou dois padrões de salas de aula.

3.2.1.1 Padrão 01

As salas de aula escolhidas possuem características semelhantes, com peque- nas variações como a cor do revestimento cerâmico ou o posicionamento da porta (espelhada em planta), portanto todas compõem o Padrão 01, cujas características são apresentadas na tabela a seguir.

68

Tabela 4 - Características das salas de aula do Padrão 01

Salas de Aula Padrão 01 (B01, B06, C01, C06 e C20)

Aspectos construtivos

Estruturantes Vedações em alvenaria de tijolo cerâmico, piso

e cobertura em laje maciça

Materiais superficiais Reboco de argamassa pintado na região supe- rior das vedações verticais e na laje, Piso e re- gião inferior das vedações verticais em cerâ- mica ou granilite

Aspectos geométricos

Dimensões (LxPxA) 6,85 x 7,35 x 2,70 m (Bloco B) 6,85 x 7,35 x 3,40 m (Bloco C)

Proporção (LxP) 1:1 (1:1,07)

Volume aproximado 136 m³ (Bloco B)

171 m³ (Bloco C)

São estas as salas B01, B06, C01 e C06. A sala B01 está abaixo da C01, bem como a B06 está abaixo da C06. A sala C20 está acima da sala B15, que seria anali- sada, porém foi descartada conforme explícito no próximo subtópico.

Este padrão de sala de aula em planta se repete em 95% do total de salas encontrados em ambos os blocos, todas com capacidade para 40 alunos. São 38 sa- las de aula de 40 salas totais, em que 24 salas (60% do total) possuem pé-direito igual a 3,40 m (bloco C - volume aproximado = 171 m³) e 14 salas (35% do total) possuem pé-direito igual a 2,70 m (bloco B - volume aproximado = 136 m³). Embora apresentem volumes diferentes, estas salas estão agrupadas no mesmo padrão porque serão comparados os resultados de tempo de reverberação a fim de constatar se a pequena mudança de volume implica em resultados muito distintos.

3.2.1.2 Padrão 02

A sala de aula escolhida para compor o Padrão 02 apresenta as características apresentadas na tabela a seguir.

69

Tabela 5 - Características das salas de aula do Padrão 02

Salas de Aula Padrão 02 (C12)

Aspectos construtivos

Estruturantes Vedações em alvenaria de tijolo cerâmico, piso

e cobertura em laje maciça

Materiais superficiais Reboco de argamassa pintado na região supe- rior das vedações verticais e na laje, Piso e re- gião inferior das vedações verticais em cerâ- mica

Aspectos geométricos

Dimensões (LxPxA) 6,85 x 9,85 x 3,40 m

Proporção 1:1,5 (1:1,44)

Volume aproximado 229 m³

Este padrão é composto de apenas uma sala, a C12, cuja capacidade é de 45 alunos. Esta sala representa 2,5% do total de salas de aula nestes blocos (40 salas). Outras salas de mesma proporção em planta seriam utilizadas para o estudo, como a C11 e C15, porém foram descartadas por atualmente funcionarem como salas admi- nistrativas de acesso restrito. Estas salas possuem dimensões de 4,85 x 6,85 m (LxP) e foram destinadas à funções administrativas por não possuírem capacidade física de abrigar uma turma completa. A sala B15, cujas dimensões são semelhantes às da sala C12, foi descartada por haver sido desconfigurada com a adição de divisórias de PVC para criar uma pequena sala dentro daquela, com função de depósito de equi- pamentos.

Esta sala (C12), embora única, foi considerada para fins de estudo devido a sua proporção se repetir em salas de aula da UFRN, proporcionando uma compara- ção dos resultados encontrados nesses tipos de sala.