• Nenhum resultado encontrado

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 Salas de aula escolhidas

3.2.2 Salas de aula escolhidas na UFRN

As salas de aula da UFRN foram analisadas a partir dos desenhos técnicos cedidos pela Superintendência de Infraestrutura (SIN) da referida universidade. Por ser um campus muito vasto, apenas o setor de aulas IV (comumente conhecido como “setor IV”) foi escolhido para o estudo, já que as salas de aula são padronizadas em todo o campus.

70

O setor IV abriga as aulas dos cursos do Centro de Tecnologia, dentre eles Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Este setor foi construído juntamente com a construção do campus e possui estrutura modulada, re- plicada em todos os outros quatro setores de aula presentes no campus. Desta forma, o estudo de apenas um desses setores se faz relevante em função da replicação, tanto em forma, quanto em dimensões, materiais e mobiliários. Há apenas uma dife- rença entre o Setor I e os demais no que se refere à orientação do edifício em planta em relação aos pontos cardeais, porém esta diferença é irrelevante para o estudo em questão, já que se trata apenas do condicionamento das salas.

Cada setor apresenta-se com uma circulação central coberta e algumas edifi- cações térreas transversais ligadas a esta, chamadas de blocos (Figura 34). Tais blo- cos são nomeados por letras, seguindo a ordem alfabética e de disposição dos blocos em planta, como é possível observar na Figura 35. No caso do Setor IV, dois blocos foram construídos recentemente, sendo o bloco A uma edificação de dois pavimentos e o bloco I, de quatro pavimentos. Ambas reproduzem características arquitetônicas dos blocos originais. São 38 salas no térreo (69% do total de salas) e 55 salas ao todo no Setor IV.

Figura 34 - Circulação central do Setor IV.

Fonte: Autora (2017).

Por se tratar de uma universidade que passou por mudanças no tempo, a divi- são interna de cada bloco (“braço”) destes setores não é igual, embora todos

71

obedeçam a modulação da estrutura, o que limita a variedade de tipos de salas exis- tentes. Algumas dessas modificações foram feitas em decorrência de melhoria de iso- lamento acústico (alguns blocos não possuíam vedações entre as salas), adequação à quantidade de alunos por sala de aula e adaptação ao uso do ar condicionado.

As salas escolhidas tiveram como critério de escolha, além da forma e propor- ção em planta, a sua repetitividade no Setor IV e em todo o campus, bem como os materiais das superfícies internas. As salas localizadas nas extremidades de cada bloco possuem revestimento em pedra rústica em uma das paredes, algo comum so- mente dentro da universidade e que demanda um estudo específico.

Por se tratar de edificações com estrutura modulada, as salas da UFRN pos- suem dimensões limitadas pela estrutura, sendo definidas por 01, 02, 03, 04 ou 06 módulos, na conformação atual. As salas de 01 módulo representam 4,56% de todas as salas dos setores de aulas teóricas da universidade, enquanto as salas de 02 mó- dulos representam 38,36%. As salas de 03 módulos são as mais frequentes possuindo 50,23% do total de salas, ao mesmo tempo que 5,94% das salas são formadas por 04 módulos e 0,91% por 06 módulos. Não existem, atualmente, salas com 05 módulos, segundo desenhos técnicos disponibilizados pela Superintendência de Infraestrutura da UFRN.

A Figura 35 representa o Setor IV em planta5, na qual estão destacadas as

salas escolhidas para o estudo (A03, B02, G03 e I02). Foram escolhidas salas A03 e I02 por estarem localizadas em construções novas, que, em teoria, deveriam ter me- lhor qualidade. A sala A03 apresenta-se iguais às salas antigas, havendo diferença apenas na altura do pé-direito (0,28m mais alto), enquanto a sala I02 possui forro acústico modulado (Figura 37). Escolheu-se, também, as salas B02 e G03 por carac- terizarem salas construídas na época da construção do campus e por possuírem for- matos e dimensões encontrados em abrangência em toda a universidade. Os dese- nhos técnicos referentes a estas salas e ao setor estão no apêndice B.

5 As salas não nomeadas são salas administrativas, salas de estudo, salas de professores, empresas

72

Figura 35 - Planta baixa do Setor IV da UFRN.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura da UFRN (2017), modificado pela autora.

As salas G03 (Figura 36) e I02 (Figura 37) são mobiliadas com carteiras estu- dantis com estrutura metálica, assento e encosto em polipropileno e mesa acoplada em madeira revestida em fórmica. Enquanto isso, as salas A03 (Figura 38) e B02 são mobiliadas com carteiras estudantis em estrutura metálica, assento, encosto e mesa em madeira compensada, sendo a mesa revestida em fórmica.

Figura 36 - Sala de aula G03 (menor profundidade).

73

Figura 37 - Sala de aula I02 (bloco novo, com forro acústico).

Fonte: Autora (2017).

Figura 38 - Sala de aula A03 (bloco recente que se assemelha às salas antigas, como a sala B02).

Fonte: Autora (2017).

3.2.2.1 Padrão 03

As salas de aula escolhidas para compor o Padrão 03 apresentam as caracte- rísticas apresentadas na tabela a seguir.

Este padrão é composto pela menor sala de aula presente no Setor IV: a sala G03. Ao todo são 16 salas como estas nos blocos térreos do Setor IV, representando 29% das salas do setor. Salas desse padrão possuem capacidade para 35 alunos. Em toda a universidade, estas salas representam 38,36% das salas dos setores de aulas teóricas.

74

Salas de Aula Padrão 03 (G03)

Aspectos construtivos

Estruturantes Vedações em alvenaria de tijolo cerâmico e

bloco de gesso, piso e cobertura em laje ma- ciça

Materiais superficiais Reboco de argamassa pintado nas vedações verticais e na laje, piso em granilite

Aspectos geométricos

Dimensões (LxPxA) 8,00 x 6,05 x 3,15 m

Proporção 1,5:1 (1,32:1)

Volume aproximado 152 m³

3.2.2.2 Padrão 04

As salas de aula escolhidas para compor o Padrão 04 apresentam as caracte- rísticas apresentadas na tabela a seguir.

Salas de Aula Padrão 04 (A03 e B02)

Aspectos construtivos

Estruturantes Vedações em alvenaria de tijolo cerâmico e

bloco de gesso, piso e cobertura em laje ma- ciça

Materiais superficiais Reboco de argamassa pintado nas vedações verticais e na laje, piso em granilite

Aspectos geométricos

Dimensões (LxPxA) 8,00 x 9,15 x 3,13 m (Bloco B) 8,00 x 9,15 x 3,43 m (Bloco A)

Proporção 1:1 (1:1,14)

Volume aproximado 229 m³ (Blocos B)

251 m³ (Bloco A)

Este padrão é composto por duas salas, sendo estas a A03 e a B02. A sala A02 possui pé direito um pouco mais elevado. Salas como estas representam 31% do total de salas do Setor IV, sendo 17 salas, que abrigam 50 alunos. Novamente, salas

75

com pé-direito diferentes foram agrupadas em um único padrão a fim de verificar a real diferença no tempo de reverberação provocada pela alteração do volume.

3.2.2.3 Padrão 05

A salas de aula escolhida para compor o Padrão 05 apresenta as característi- cas apresentadas na tabela a seguir.

Este padrão é composto pelas salas de aula do Bloco I (I02), sendo 14 salas como estas ao todo. Este padrão representa 25% das salas do Setor IV.

Estas salas são as mais recentes do Setor e apresentam o diferencial de pos- suir forro acústico absorvente em toda a sala, enquanto os outros materiais de reves- timento e mobiliários são idênticos aos das salas mais antigas. Neste bloco, as salas das extremidades não possuem revestimento em pedra rústica nas paredes de fundo.

Salas de Aula Padrão 05 (I02)

Aspectos construtivos

Estruturantes Vedações em alvenaria de tijolo cerâmico e

bloco de gesso, piso e cobertura em laje ma- ciça

Materiais superficiais Reboco de argamassa pintado nas vedações verticais, forro acústico (absorvente) e piso em granilite.

Aspectos geométricos

Dimensões (LxPxA) 8,00 x 9,15 x 2,86 m (plenum de 0,55 m)

Proporção 1:1 (1:1,14)

Volume aproximado 209 m³

Pretende-se, com este padrão, avaliar a diferença proporcionada pelo forro acústico aplicado em toda a extensão da sala, já que esta, em planta, é igual às salas do padrão 04.