• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO E DELIMITAÇÃO DO CORPUS: APRESENTAÇÕES

Para estabelecer as unidades de análise que nos encaminharam à fase de categorização, foi necessário fazermos uma seleção e delimitarmos o corpus para, inicialmente, realizarmos a unitarização. Os textos de AI foram pesquisados nas seguintes abas, áreas ou links:

a) Institucional ou equivalente, como ‘A Universidade’; b) Pesquisa;

c) Extensão, compreendendo ações comunitárias ou de responsabilidade social que dialoguem com o tema da pesquisa;

d) Elementos iconográficos com menção à história ou memória – como selos comemorativos ou logotipos de museus.

O período de coleta dos textos de AI se deu entre 1º de outubro de 2018 e 31 de outubro de 2018. As notícias – na área de notícias dos portais e nos periódicos

institucionais – foram pesquisadas e coletadas compreendendo o período de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018. O recorte temporal corresponde ao ciclo de um ano dentro do período da realização da dissertação.

Para obter os dados de AI, foram estabelecidos os seguintes passos: a) Acesso aos portais institucionais;

b) Navegação pela capa em busca das abas/áreas/links: i) Institucional ou equivalentes – como A Universidade; ii) Pesquisa; iii) Extensão; e iv) elementos iconográficos com menção à história ou memória – como selos comemorativos ou museus.

c) Navegação por todos os textos e elementos iconográficos de Apresentação Institucional (AI) disponíveis, incluindo os sites e/ou páginas vinculados às abas/áreas/links citadas acima.

d) Seleção e captura informações com uso do recurso print+screen das telas correspondentes para análise.

Para a seleção das notícias, adotamos um procedimento prévio à ATD como forma de filtragem do conteúdo, frente ao grande volume e diversidade de informações expostas pelas ICES no período compreendido de 365 dias. Com base em nossas fontes bibliográficas e navegação inicial pelo corpus, escolhemos palavras-chave para promover as buscas nos portais. Os termos selecionados foram: História, Memória, Comunitária(s), Comunitário(s), COMUNG, Museu e Memorial.

Duas ambiências com notícias integraram nossa pesquisa: a área de notícias propriamente dita e os periódicos – quando existentes para as ICES selecionadas. Na área de notícias dos portais, foram usadas as palavras-chave unicamente para busca nos títulos, devido às 6.087 notícias publicadas no recorte de tempo escolhido (vide quadro 6). Para os jornais e revistas das ICES que contavam com esses recursos de comunicação, disponíveis nos portais ou plataformas38 complementares, a busca incluiu as palavras-chave nos títulos e nos textos. Todo conteúdo pesquisado sobre notícias tem caráter estritamente jornalístico, ou seja, não foram considerados textos de cunho opinativo – como artigos assinados ou editoriais – ou publicitários. Ao final da seleção, foram inseridas na análise somente as notícias que

38 Para efeito da presente pesquisa, consideramos como plataformas complementares dos portais

serviços como o www.issuu.com, que permite o armazenamento de publicações citadas por meio de link disponível nos portais das universidades.

traziam elementos relacionados diretamente à pesquisa a partir das palavras-chave pré-determinadas.

Das seis ICES pesquisadas, quatro contam com periódicos: UCS – Revista UCS; UPF – Universo UPF; Unisc – Jornal da Unisc; e Feevale – Jornal da Feevale, que são apresentados a seguir:

• A Revista UCS tem periodicidade trimestral, 20 páginas (exceto edição especial número 26, de fevereiro de 2018, com 28 páginas), está disponível no endereço (www.ucs.br/revista-ucs) e divulga tiragem impressa de 5 mil exemplares.

A revista Universo UPF é bimestral (com irregularidade, levando em conta que não houve a edição Maio/Junho em 2018), conta com 20 páginas (exceto edição especial número 22, do bimestre Julho/Agosto de 2018), pode ser acessada em (issuu.com/universidadeupf) e dispõe de edições impressas, sem tiragem divulgada.

• O Jornal da Unisc é mensal, tem 16 páginas, divulga a composição de seu conselho editorial no expediente (Reitora, vice-reitor e pró-reitores de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Administração, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e de Extensão e Relações Comunitárias), está disponível em (https://issuu.com/unisc) e também tem edições impressas, sem informação sobre a tiragem. • O Jornal da Feevale tem periodicidade trimestral (irregular, pois entre

os meses de fevereiro e junho de 2018 não houve edições), 20

páginas, pode ser acessado em

(https://www.feevale.br/acontece/jornal-feevale) e conta com exemplares impressos, sem dados sobre a tiragem.

As etapas adotadas para a localização das notícias, a partir dos filtros e procedimentos acima citados, foram:

a) Acesso aos portais institucionais;

b) Navegação pela área de notícias e dos periódicos institucionais;

c) Acesso aos textos das notícias e periódicos, por meio das palavras-chave. d) Seleção e captura do conteúdo com uso do recurso print+screen das telas

Nos Quadros 6 e 7, expomos o resultado da pesquisa realizada respectivamente na área de notícias dos portais e, nas instituições que dispunham, nas publicações periódicas de cunho institucional.

Quadro 6 – Número de notícias veiculadas nos portais das ICES pesquisadas no

período de 01/07/2017 a 30/06/2018

Notícias nos portais da ICES entre 01/07/2017 a 30/06/2018

Universidade Total de notícias por portal Notícias com as palavras-chave Notícias inseridas na análise

UCS 505 9 6 UPF 2.869 30 7 Unijuí 840 11 2 Urcamp39 139 5 2 Unisc 595 4 0 Feevale 1.139 6 2 TOTAL GERAL 6.087 6540 19

Fonte: o autor (2018), com base na área de notícias dos portais das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) pesquisadas.

Quadro 7 – Publicações institucionais com notícias entre 01/07/2017 a 30/06/2018 Publicações institucionais com notícias entre 01/07/2017 a 30/06/2018

Universidades e publicações Edições veiculadas no período Notícias com

palavras-chave Notícias inseridas na análise

Revista UCS 4 28 8 Universo UPF 5 46 14 Unijuí41 \ \ \ Urcamp42 \ \ \ Jornal da Unisc 10 18 5 Jornal da Feevale 4 2 1 TOTAL 23 94 28

Fonte: o autor (2018), com base nas revistas e jornais disponíveis nos portais das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) pesquisadas.

39 Dados referentes ao período de 2018/1. Durante a coleta, não estava acessível/disponível o

período 2017/2.

40 Frente ao número de 6.087 notícias veiculadas no período estabelecido, o resultado de 65 textos

localizados a partir dos critérios estabelecidos com as palavras-chave oferece baixa representatividade estatística (aproximadamente 1%) sobre o tema Memória Institucional nesta área dos portais. Destacamos, porém, que essa etapa da pesquisa mostrou-se essencial para a realização da fase seguinte da investigação, que culminou nas visitas presenciais aos lugares de memória das ICES, muitos deles presentes nas matérias jornalísticas.

41 Unijuí não conta com publicação institucional periódica. 42 Urcamp não conta com publicação institucional periódica.

A desconstrução dos textos de AI e notícias levou-nos à elaboração das unidades de análise, atendendo às proposições da ATD, com a codificação de cada fragmento destacado. O processo de codificação, conforme a instituição e os fragmentos selecionados, alcançou até sete níveis de detalhamento, cujo resultado pode ser observado no apêndice B. Ao todo, obtivemos 325 unidades de análise resultantes da fragmentação das produções textuais disponíveis nos portais institucionais das seis ICES. A distribuição de fragmentos de acordo com as universidades comunitárias pesquisadas pode ser observada no Gráfico 1:

Gráfico 1 – Número de fragmentos por universidade pesquisada

Fonte: o autor (2019), com base na análise dos fragmentos das ICES.

De acordo com o quadro, vemos que o maior número de unidades de análise (fragmentos) está concentrado na Universidade de Passo Fundo (UPF), com 111 fragmentos, seguida da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com 68 unidades de significado. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) tem 49 fragmentos, a Universidade Feevale conta com 36 unidades de análise, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresenta 36 fragmentos e, por fim, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) reúne 25 fragmentos. Tais resultados parciais podem revelar, inicialmente, o espaço que os textos correspondentes à comunicação da história e da Memória Institucional ocupam nos portais institucionais das ICES pesquisadas. Em relação às duas universidades com número mais elevado de unidades de análise – UPF e UCS –, não podemos ignorar o fato de ambas terem celebrado o cinquentenário de existência recentemente, fator

UCS ; 68 UPF ; 111 Unijuí; 25 Urcamp; 49 Unisc; 36 Feevale; 36 0 20 40 60 80 100 120

gerador de desequilíbrio em relação aos fragmentos obtidos nas outras quatro ICES. Uma análise mais apurada, no entanto, será possível ao final das etapas que compõem a Análise Textual Discursiva.