• Nenhum resultado encontrado

4. APLICAÇÃO DA PESQUISA-AÇĀO

4.2 Planejar pesquisa-ação

4.2.3 Selecionar unidade de análise e técnicas de coletas de dados

Unidade de análise:

Antes de caracterizar o objeto de estudo desta tese, faz-se necessário descrever, de acordo com a literatura, quais os modos de prática de simulação. Segundo o painel de Sargent et

al. (2006), discutido dentro do WSC, Robinson afirma que existem três modos de prática

de simulação.

O primeiro modo é conhecido como "simulação como engenharia de software", este concentra-se na execução de um grande modelo de simulação, em que a principal intenção é a representação de um sistema real. Estes modelos são, frequentemente, utilizados ao longo de muitos anos. O desenvolvimento do modelo envolve múltiplos

modeladores, desenvolvendo código em uma linguagem de programação, cuja habilidade predominante é o desenvolvimento de software. Pode levar mais de um ano para que o modelo possa ser desenvolvido. A verificação e a validação são realizadas pelos modeladores e às vezes por avaliadores independentes. Neste modo de prática, há muito interesse no reuso do modelo.

O segundo modo é descrito como "simulação como um processo de mudança organizacional". O trabalho centra-se na prestação de um serviço, sendo a principal motivação intervir numa situação problemática. Isso envolve modelos de pequena escala que são usados por um curto período de tempo e, em seguida, normalmente descartados. O modelo é desenvolvido por um único modelador, usando um pacote de simulação. O desenvolvimento do modelo requer apenas semanas. A avaliação é realizada em conjunto entre modelador e cliente. Existe interesse no reuso do modelo, mas é limitado.

O terceiro modo é chamado de "simulação como facilitação", está relacionado com a compreensão e o debate instigantes sobre um problema. Esses modelos poderiam ser descritos como "rápidos e sujos", sem expectativa de serem usados a longo prazo. Novamente, o modelo é desenvolvido por um único modelador, usando um pacote de simulação, mas agora com o envolvimento direto do cliente. A competência predominante é a gestão de processos. O modelo pode ser desenvolvido em horas e é validado na medida em que ajuda a compreensão do problema. De fato, mesmo se a fidelidade de tais modelos é muito baixa, eles ainda podem ser considerados válidos se forem vistos como úteis. A reutilização de modelos é benéfica na medida em que pode auxiliar no rápido desenvolvimento de modelos. Essa abordagem da simulação, tornou-se possível nos últimos anos, através da disponibilidade de sistemas de modelagem visual interativa, ainda que estes estejam longe de permitir a construção de modelos em tempo real em todas as situações, exceto nas mais simples.

Considerando a definição de Sargent et al. (2006), esta tese focou no segundo modo de prática de simulação, esta escolha se deu devido ao fato desse tipo de modo de prática da simulação, poderem contribuir com mais informações para o método de pesquisa e enriquecer a análise dos dados, oferecendo resultados mais abrangentes. Dessa forma, o projeto de simulação estudado nessa tese, tem o foco em um projeto de simulação como um processo de mudança organizacional.

O projeto se caracteriza como esse segundo modo, pois centra-se na prestação de um serviço, sendo a principal motivação intervir numa situação problemática. O projeto também possui características do primeiro modo, "simulação como engenharia de

software", em que os modelos são, frequentemente, utilizados ao longo de muitos anos, é

desenvolvido por mais de um modelador, leva mais de um ano para ser desenvolvido e será reutilizado. Dessa forma, o objeto de estudo para este trabalho deveria ser um projeto que se encaixe nas definições desses dois modos de prática de simulação.

Apresentados os critérios de seleção, o objeto de estudo desta tese é uma multinacional estadunidense chamada Honeywell®, que oferece produtos e serviços em diferentes mercados: aeroespacial, eletrônica, industrial, segurança, automotivo, entre outros. Fundada em 1904 por Mark Honeywell, a empresa possui 127.000 funcionários em diferentes centros espalhados por todos os continentes (HONEYWELL®, 2017).

De fato, o objeto de estudo é o projeto de simulação que ocorreu dentro da empresa, juntamente com uma equipe externa de analistas de simulação. O projeto recebeu o nome de Neotropic, tendo por finalidade desenvolver modelos computacionais das linhas de produção, propor e executar ações de melhorias, a partir da aplicação das técnicas de Simulação a Eventos Discretos e Mapeamento do Fluxo de Valor. O centro Honeywell®

estudado nesta pesquisa está localizado em Itajubá, como mostra a Figura 4.1. Este centro fabrica produtos eletrônicos compostos por scanners, coletores e tags das marcas "Sem Parar®" e "ConectCar®". O objeto de estudo selecionado para o trabalho, atende os

critérios de seleção da pesquisa, que são: o foco do estudo é um projeto de simulação que pretende ser utilizado e reutilizado ao longo dos anos, será desenvolvido por múltiplos analistas, em mais de um ano e terá a verificação e validação conduzidas pelos analistas e membros da empresa, além de ser uma empresa multinacional líder no mercado.

Cabe ressaltar ainda, que o projeto Neotropic é o objeto de estudo desta tese, mas o trabalho tem como objeto de análise, o time de desenvolvimento do projeto. Isso foi definido pois os membros do time de desenvolvimento são as pessoas que possuem anos de experiência em executar projetos de simulação e possuem conhecimentos suficientes para julgar a proposta aqui apresentada. Sendo assim, ao final do trabalho os principais resultados serão trazidos dos analistas de simulação, que compõe o time de desenvolvimento, que é o foco do trabalho. Já os membros da empresa também comporão a análise dos resultados, no entanto de forma diferenciada, pelo fato deles não

terem conhecimento necessário para avaliar a proposta do trabalho.

Figura 4.1 - Centro Honeywell® localizado em Itajubá

Faz necessário esclarecer que a empresa concordou em utilizar seu nome neste trabalho, no entanto não autorizou a divulgação dos dados reais, dessa forma, todos os dados apresentados nessa tese com relação a empresa, foram estimados.

Técnicas de coleta de dados:

Segundo Coughlan e Coghlan (2002), a obtenção dos dados acontece no envolvimento ativo no dia a dia dos processos organizacionais relacionados com o projeto de pesquisa- ação. Os dados não são obtidos apenas com a participação e observação das equipes no trabalho, dos problemas sendo resolvidos, das decisões tomadas, mas também por meio de intervenções feitas para fazer avançar o projeto de pesquisa. Algumas dessas observações e intervenções são realizadas de maneira formal, por meio de reuniões e entrevistas.

Mello et al. (2012) acreditam que a combinação e o uso de diferentes técnicas favorecem a validade do constructo. Para essa tese foram utilizados, principalmente, os dados secundários, por meio de entrevistas estruturadas e não-estruturadas, observação participante e não participante, pesquisa documental e questionários para a coleta dos dados, como apresentado no item 3.3 do trabalho.