• Nenhum resultado encontrado

Selecione o ambiente que afeta a sua mente

No documento A-Vida-Inteligente - LIVRO ÓTIMO (páginas 135-139)

Diga- meco mque mandas

e eu te dire i que m és.

Dit o popular

Conta-se que um ovo de águia rolou do ninho e foi parar no meio dos ovos de uma galinha e esta, sem o perceber, chocou-o junto com os seus. O filhote de águia nasceu junto com os pintinhos da galinha e com eles foi criado. A avezinha adquiriu, um tanto desajeitada, os hábitos das galinhas: ciscava, bicava migalhas e não voava. Um dia viu uma sombra se movimentando no chão, olhou para o céu e avistou uma bela águia planando nas alturas. Aí, disse às suas companheiras que também queria voar, e foi muito ironizada, ouvindo das galinhas que voar era coisa de águia e que “quem nasceu para galinha nunca chegaria a águia”. Um dia, a tal águia notou a aguiazinha no chão, ciscando como galinha, desceu, tomou-a nas garras,

levou-a bem alto e a soltou. A ave não teve outro recurso senão esforçar-se para voar e, assim, converteu-se naquilo que de fato era: uma águia.

O homem é, em grande parte, resultado do ambiente em que vive. O ambiente é o campo de onde extraímos o alimento para o espírito. Felizmente, podemos escolher o nosso ambiente. Se o ambiente a que estamos expostos não tem o que buscamos, podemos a ele nos amoldarmos, se o aceitarmos e nos conformarmos, ou buscar outro, como fez a águia.

Se, num primeiro momento, não podemos escolhê-lo, precisamos ter consciência de que, se não estamos satisfeitos com nossa situação, se queremos

mudar o comportamento, os costumes e o modo de ver a vida, somente nós temos o poder de mudar, substituindo o ambiente e o tipo de pessoas de nosso convívio, como fez a águia da história. Temos de perceber que cada um de nós pode trabalhar para melhorar a qualidade da própria mente.

Um assunto muito atual é a clonagem. As pessoas estão assustadas ante a perspectiva de se fazerem clones de pessoas, criando, assim, pessoas robotizadas, cópias idênticas da matriz. Mas esse temor é infundado, pois o ambiente em que esses possíveis clones serão criados, as famílias com quem conviverão, a época, a evolução científico-tecnológica, etc., “criarão” outras pessoas completamente diferentes da “matriz”, embora geneticamente sejam idênticos. Ou seja, o ambiente se encarregará de modelar esse clone. Como seria você (personalidade, comportamento, costumes), se tivesse sido criado num ambiente completamente diferente daquele em que foi criado e por outras pessoas que não seus pais, parentes e amigos?

Conclui-se, portanto, que o consciente é fortemente influenciado pelas sugestões do ambiente. O ambiente significa os livros que lemos, as pessoas a quem nos associamos, a comunidade em que vivemos, a natureza do trabalho a que nos dedicamos, o país que habitamos, as roupas que usamos, as canções que cantamos, os filmes que assistimos, os acontecimentos, a imprensa e, sobretudo, o ensino intelectual e religioso que recebemos. Ele pode nos sugerir autoconfiança, esperança, visões positivas da vida, ou nos sugerir tudo que é negativo.

A qualidade do que existe na nossa mente é determinada pelo que chega até ela. Controlar esse acesso é o papel do nosso consciente. O pensamento é a única coisa sobre a qual podemos ter controle absoluto. Isso não acontece por acaso. Existe uma forte, uma crucial razão para isso. É que tudo em nós, nosso sucesso ou fracasso, nossas realizações, nossa felicidade, são reflexos do que vai na nossa mente. Há algum fato mais importante do que esse? Essa é a razão. Como é o ambiente que nos dá os meios de atingirmos o nosso objetivo definido na vida, é da maior importância selecioná-lo o mais possível. A mente se

alimenta com o que lhe damos ou com o que lhe é imposto pelo ambiente. Salvo raros casos que estão acima do ambiente que os cerca, os indivíduos extraem desse ambiente as características que irão formar seu

caráter e sua personalidade. Então, vemos aí a tamanha importância de escolhermos bem o nosso ambiente (ou de não nos deixarmos influenciar por ele, enquanto não

passarmos para outro mais adequado). Num ambiente propício, teremos todas as condições de moldar o caráter necessário para alcançar o triunfo.

Quase sempre o ambiente determina a qualidade da mente ou, se esta for muito sólida e impenetrável, ocorre o inverso (casos iso-

lados). Entendemos como qualidade da mente o caráter formado pelas sugestões aceitas e transformadas em auto- sugestões. Se temos uma vida medíocre e pela TV perce- bemos que há muito mais miséria e desgraças no mundo do que na nossa própria realidade, nos sentimos tranqüilos, porque nos sentimos em melhor situação. Aí nos acomo- damos e continuamos vivendo nossa vida medíocre, na certeza de que assim está bem. Se estamos no ponto em que estamos, é porque cremos que é isso que merecemos.

Se desejamos fazer qualquer tipo de mudança, primeiro

precisamos mudar nosso interior para

depois, como conseqüência, mudar o exterior.

Enquanto não mudamos de modo mais radical nosso ambiente, podemos, ao menos, selecionar algumas das fontes de sugestões que recebemos todos os dias, com algumas medidas práticas como:

•Acorda r co m o radiorrelógi o sintonizad o num a emissora qu e transmit a bo a músic a e nã o noticiário s negativos.

• Busca r as coisa s positivas , fugind o da s tragédias . Você já percebe u com o as pessoa s perdedora s se interessam por tudo que é negativo e trágico? Lembre-se: miséria ador a a companhi a de miséria!

•Seleciona r o qu e assistimo s na televisão. • Procura r amizade s positiva s e construtivas. • Evitar as pessoas negativas.

•Procura r informaçõe s positiva s no s jornai s e revistas.

Como controlar o acesso das sugestões do ambiente à nossa mente? A resposta é: treinando e mantendo o consciente sempre alerta. Como conseguir isso? Reprogramando o cérebro, por meio dos hábitos mentais.

Reprograme o seu cérebro a seu

No documento A-Vida-Inteligente - LIVRO ÓTIMO (páginas 135-139)