• Nenhum resultado encontrado

Semântica das Unidades Representacionais egomórficas: o AFECTO

CAPÍTULO I O LUGAR DO CORPO

VIANA BRAGA PORTO AVEIRO LEIRIA MADEIRA

3. Semântica das Unidades Representacionais egomórficas: o AFECTO

A partir do nível 3 de introspecção focalizada (TIF) exploramos a significação dos atributos qualificados para as representações das UR que se aplicam a SI - egomórficas - encontrando deste modo o sentido que o sujeito dá a cada um dos atributos.

As UR egomórficas, enquanto elementos avaliativos das características da aparência física, representam para o sujeito as qualidades ou crenças primitivas do mundo social e de SI. Fazem parte por tal do simbolismo comum a uma cultura ou sub- culture, pelo que, seguindo as orientações de Zavalloni e Louis-Guérin, vamos apresentar e analisar os resultados das UR sujeitas a agrupamento sucessivo considerando o seu sentido biológico e cultural semelhante, até ao seu esgotamento (num primeiro momento) com recurso a algumas frequências. E, num segundo momento, procedemos à apresentação e análise dos resultados que nos dão a significação destas UR a partir das histórias pessoais.

Unidades Representacionais da imagem corporal de SI e devolvida pelo outro

A partir das UR egomórficas que compõem o repertório das características relevantes que o jovem considera na sua aparência física (ANEXO I-PARTE I- A.1./A.1.2.), distribuídas pelo espaço elementar da identidade, o seu agrupamento coloca em evidência as dimensões pessoais da imagem corporal de SI e que pensa ser a que o OUTRO - professores(as) - possui sobre SI.

Identidade (PsicossociaC corporal para SI: (Percepção e meta-percepção

Emergiram as seguintes dimensões como categorias principais (ANEXO II): - Dimensão biológica

- Dimensão estética/sensual - Dimensão expressiva

Na apresentação e análise dos dados que se seguem vamos utilizar algumas UR que sejam significativas. Atribuímos a todas as UR códigos que nos permitem facilmente estabelecer a articulação pretendida situando-as nos seus diferentes níveis do procedimento metodológico de contextualização representacional3.

• Das características ligadas à categoria dimensão biológica podemos encontrar referência à altura/estatura, a aspectos físicos de carácter geral do corpo, a características específicas da pele, a determinadas características dos cabelos, da estrutura da face e configuração dos olhos e, por fim, aspectos particulares das/os

mãos/pés.

De entre estas subcategorias encontradas, verificamos que é a subcategoria

altura/estatura a mais valorizada na imagem corporal de SI, como o facto de ser "alto",

baixo" ou de "estatura média". Estas UR são as mais sujeitas a reacção do OUTRO - professores(as) -, como o representa o seguinte enunciado: "muito alto "(S+RM14);

"Estatura baixa" (S-RF45).

A face, que emerge como uma subcategoria que contempla, entre outras características, a sua configuração, o nariz, os dentes, apresenta também uma enunciação de UR bastante significativa como representação da imagem corporal de SI. A face constitui, de todas as partes do corpo, aquela que apresenta mais UR atribuídas ao pólo negativo de SI, do que são exemplo estes enunciados: "A testa grande (S-F9); Nariz comprido " (S-M10); "Nariz um pouco grande " (S-F11 ); "Dentes tortos " (S-F18).

Outra subcategoria realça os cabelos como característica também algo valorizada, sendo que a sua textura, a sua cor e o seu tamanho se podem identificar no pólo positivo de SI, como podemos ver nestes enunciados: "Cabelo escuro e aos caracóis" (S+F37); "Cabelo (cor e forma") (S0M39); "Cabelo ondulado (S+F40)".

3 Cada UR será apresentada associada ao código do sujeito (ex: F3); ao código da distribuição no espaço

elementar da identidade psicossocial S+, S- ou SO que representa o pólo positivo/negativo/neutro da imagem corporal de SI, respectivamente, enquanto características egomórficas (ex: "corpo belo" (S+F3); e pode estar acrescido do código R que representa a reacção do(a) professor(a) à imagem de SI (ex: "corpo belo" (S+RF3).

Identidade <PsicossociaC corpoinCpara SI: (Percepção e meta-percepção

Os olhos apresentam-se como uma subcategoria cujas características são muito valorizadas na imagem corporal de SI. Encontramos UR egomórficas distribuídas apenas no pólo positivo de SI, sendo a cor da íris fortemente valorizada por SI e pelo OUTRO como é O caso de "olhos azuis" (S+RF15) e "olhos verdes" (S+RF17).

Na subcategoria mãos/pés identificamos casos pontuais de valorização destes aspectos físicos.

Pontuais são também as UR egomórficas encontradas pertencentes ao pólo negativo de SI no espaço elementar da identidade, no que diz respeito à altura/estatura, pele e cabelos.

• Na categoria dimensão sensual/estética encontramos referência a aspectos que descrevem características ligadas à beleza geral do corpo/atracção física; à beleza da

face no seu todo ou em aspectos particulares como cabelos, olhos e boca; a

características relacionadas com a quantidade de massa corporal, como ser

gordo(a)/magro(a); a determinadas partes do corpo erógenas/sensuais, como as

pernas, ancas, seios ou nádegas; e por fim, relativamente à estética da pele, como pele macia, o acne ou os pêlos.

De entre estas subcategorias beleza/atracção física contempla a valorização de muitas UR como imagem corporal de SI. As UR seguintes apresentam alguns exemplos: "Charmoso" (S+M25); "Sexy" (S+M33); "Corpo feminino, com linhas e curvas" (S+F43). Encontramos UR egomórficas atribuídas à beleza/atracção física apenas distribuídas pólo positivo de SI no espaço elementar da identidade, algumas das quais sujeitas a reacção do OUTRO - professores(as) como ser "Bonito" (S+RM33) e ter "Boa aparência" (S+RM34).

O ser magro/gordo, como subcategoria desta dimensão sensual/estética, é igualmente muito valorizado na imagem corporal de SI. Podemos encontrar muitas UR que no espaço elementar da identidade se encontram no pólo negativo de SI como ter "(...) barriga grande, "pneus""'(S-F18) e "(...) algumas gordurinhas a 7wa«"(S-F19). Estas características físicas relacionadas com a magreza ou gordura são também algo de reacção do OUTRO como nos confirmam as UR "Um pouco gordinha" (S-RF2); "Sou magra" (S+RF11).

Outra subcategoria revela-nos que determinadas partes erógenas do corpo, como os seios, ancas, pernas e nádegas, são referidas predominantemente na imagem corporal de SI identificando-se a sua distribuição no pólo negativo de SI. Estas características do

Identidade Psicossocial corporalpara SI: Percepção e meta-percepção

corpo relacionadas com a dimensão sensual/estética são, de todas as características, mesmo em relação aquelas que pertencem a outras dimensões, as que mais UR egomórficas apresentam do pólo negativo de SI. Podemos ver nas duas UR que seguidamente apresentamos o exemplo destas expressões: Seios feios (S-F21); "rabo"

grande" (S-F43). De entre as UR com afecto positivo evidencia-se o facto de ter "Pernas jeitosas (S+F2). Reacções do OUTRO a estas características erógenas encontram-se

pontualmente.

A estética da pele, evidenciada noutra subcategoria, torna evidente a questão do acne como o mais saliente na imagem corporal de SI, distribuída no pólo negativo de SI. As UR seguintes são alguns dos exemplos: "Borbulhas que ainda insistem em aflorar a pele "(S- F28); "borbulhas "(S-F29).

Outros aspectos relacionados com a beleza da face fazem parte de uma subcategoria onde são encontrados igualmente na imagem corporal de SI as UR do pólo positivo de SI como é o caso de considerar o "nariz bonito" (S+F30) ou ter "(...) uma boca

sensual (S+F31). A reacção do OUTRO é também pontual.

• Por último na categoria dimensão expressiva podemos encontrar como subcategoria a expressão facial que apresenta características expressivas da imagem de SI, onde se identificam valorizações com alguma evidência e exclusivas de sujeitos do sexo feminino. Valorizam essencialmente a beleza encontrada na expressão que emite o olhar e o sorriso, fortemente marcada pela atribuição no pólo positivo de SI, como considerar possuir um "Olhar meigo" (S+Fl) OU "faço covinhas quando rio" (S+F18).

Salientamos uma UR distribuída no pólo negativo de SI que muito embora única possui um sentido marcadamente negativo ao afirmar que tem "Olhos que poucas vezes

brilham" (S-F28).

A expressão corporal, como segunda subcategoria da dimensão expressiva, apresenta-se também algo valorizada, destacando-se singularidades pessoais, como

"Aspecto meigo" (S+Fl) como qualidade positiva, mas "Muito comum"(S-F35) como negativa

de si. Nesta categoria e na anterior encontramos algumas características às quais o OUTRO reage, como é o caso de considerar possuir um "Aspecto muito jovem" (S+RF45) e considerar-se "Segura no olhar "(S+RFl), respectivamente.

A análise destes dados permitiu-nos conhecer as dimensões mais valorizadas e desvalorizadas pelo jovem na imagem corporal de SI. Verificamos que a dimensão

Identidade Psicossocial corporalpara SI: (Percepção e meta-percepção

biológica é a categoria mais valorizada, mas muito próxima da valorização da categoria

da dimensão sensual/estética, conforme o confirma a frequência da distribuição destas UR que podemos observar na tabela síntese 1 (A, B e C), que seguidamente apresentamos.

Tabela síntese 1-A - Frequência das UR egomórficas da imagem corporal de SI e que pensa ser a OUTRO reflecte sobre SI

DIMENSÃO BIOLÓGICA

ALTURA CORPO PELE CABELOS FACE OLHOS MÃOS/ PÉS

SI 27 5 14 15 18 18 2

OUTRO 11 1 3 3 1 5 -

Tabela síntese 1-B - Frequência das UR egomórficas da imagem corporal de SI e que pensa ser a OUTRO reflecte sobre SI

DIMENSÃO ESTÉTICA/SENSUAL BELEZA GERAL

ATRACÇÃO FÍSICA DA FACE BELEZA MAGRO/ GORDO PARTES DO CORPO ERÓGENAS

ESTÉTICA DA PELE

SI 27 10 25 18 16

OUTRO 8 2 6 2 2

Tabela síntese 1-C - Frequência das UR egomórficas da imagem corporal de SI e que pensa ser a OUTRO reflecte sobre SI

DIMENSÃO EXPRESSIVA EXPRESSIVAS DA

FACE ASPECTO GERAL

SI 17 10

OUTRO 5 4

Percepção do tipo de reacção do OUTRO à imagem corporal de SI

Para uma contextualização mais aprofundada destas UR, como nos sugere Zavalloni, voltamos a focalizar o sujeito nas reacções do OUTRO à imagem de SI para conhecer o tipo de reacções, o modo como estas são produzidas e as expressões utilizadas na sua produção (ANEXO I-PARTEI-A. 1.3.3./A. 1.3.3.1./A. 1.3.3.2.).

A análise dos dados permite-nos realçar duas categorias dos principais tipos da

percepção da reacção social à imagem corporal de SI identificadas pelos sujeitos

(ANEXO II):

- reprovação

- elogio/carinho

Identidade <£skossoàaí corporal para. SI: <Pertepção e meta-percepção

Dos diferentes tipos de reacção dos(as) professores(as) à imagem corporal de SI que foram identificadas, as reacções de elogio/carinho são as que mais se verificam para a maioria dos sujeitos da nossa amostra. O enunciado seguinte descreve algumas das percepções do jovem e as expressões mais utilizadas pelos(as) professores(as):

"Fazem-no com elogio para aumentar a auto-estima quando estou um pouco em baixo, guando notam alguma mudança no visual. Com elogios, ressaltando a diferença e transmitem a sua opinião"; EXPRESSÃO: "está tão elegante, tem que me dar a sua dieta"; "o seu cabelo está giríssimo" (F43:B/S)4.

Verificamos que as reacções de elogio ou de carinho distribuem-se de forma muito significativa pelos aspectos biológicos e sensuais/estético da imagem corporal de SI, o que vem de encontro aos anteriores resultados.

Embora esporádicas, as reacções de reprovação incluem os enunciados que descrevem discordância e descriminação dos(as) professores(as) à imagem corporal de SI, como nos revela este sujeito ao referir que "As reacções por vezes são de descriminação, (...).Fazem-no em frente de toda a gente, que é para toda a gente ouvir!"; EXPRESSÃO: "vamos lá, corre seu potinho"; "então gorduchinha, comoél"; "anda cá fuinha sardenta" (F30:B/S);

Reacções deste tipo dirigem-se mais para as características físicas da estética e sensualidade e para os aspectos físicos biológicos.

Alguns jovens não identificam a existência de reacções que os(as) professores(as) possam ter acerca da imagem corporal de SI, quando muito pensam que a sua imagem lhes é indiferente.

O gráfico 4 permite-nos conhecer o espaço temporal em que ocorre a frequência das reacções dos(as) professores(as) às características físicas do jovem (ANEXO I- PARTEI-A. 1.3.9.).

4 O código B representa as UR que fazem parte das características físicas da dimensão Biológica, o

código S representa as UR que fazem parte das características físicas da dimensão Sensual/estética ou o código E representa as UR que fazem parte das características físicas da dimensão Expressiva, antecedido do código do sujeito e de dois pontos (:).