• Nenhum resultado encontrado

- A evangelização não tem nada em comum com o ativismo de Marta, mas brota da contemplação de Maria, que está aos pés do Senhor e o ouve (cf. Lc 10,38ss.). A evangelização também não tem nada a ver com o peso queixosamente suportado pelos discípulos (Lc 5,5), mas é obediência confiante e alegre à palavra do Senhor.

- É justamente dessa nova relação com Jesus que nasce a missão para os outros. Quem está unido a Ele aprende a conhecer o coração do Pai, e se oferece alegremente para ir aos que ainda não o conhecem, para que a Sua casa esteja cheia (cf. Lc 14,23). E a casa não está cheia enquanto faltar um único irmão!

E

le então constituiu Doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova, com o poder de expulsar os demônios” (3,14-15). . - Os Doze formam a “pequena barca” onde o Senhor é tocado, mas não esmagado (Mc 3,8-11). São a sua família, que senta ao seu redor para escutar a sua palavra (3,32-35) e receber a revelação do mistério do Reino (4,10).

- Já houve um primeiro chamado (Mc 1,16-20). Este segundo é mais profundo. Agora, o seguimento se aprofunda em união e intimidade com Jesus. E é justamente no seguimento de Jesus e na intimidade com ele que se atinge a própria identidade de filhos e filhas, e se descobre a missão. O discípulo conhece o seguimento e a identidade, e não pode deixar de levá-los a todos. O segundo chamado, portanto, revela a essência da Igreja: intimidade e missão! O primeiro chamado tem que ser pessoal; o segundo tem que ser comunitário e social. São como a sístole e a diástole do coração, concentrando e expandindo vida.

- Jesus os chama e os constitui expressamente para estarem com ele, o Filho. Essa é a realização do ser humano. Somente “estando com Ele” é que somos “nós mesmos”. Feitos por Deus e para Deus, somente vivendo “com Ele” e para Ele preenchemos nossa necessidade essencial de relação e de companhia.

- Feita para estar com ele e ser enviada aos irmãos e irmãs, a Igreja tem em Jesus seu único centro, e este centro se estende a todos. Sem a intimidade com Jesus e a missão para os outros, a Igreja decai da sua verdadeira natureza. Vira sinagoga, formada por um só povo e fechada sobre si mesma.

- A ação apostólica é “sinergia” com Jesus: co-laboração com ele (1Cor 3,9; 2Cor 6,1; 1Cor 15,10). Enquanto ele é o trabalhador da vinha, nós somos os companheiros que nos juntamos à sua obra, co-laborando, quer dizer, “trabalhando-com” ele. Mas é ele que opera diretamente, garantindo o desejo, a ação, a eficácia. A nossa participação consiste, antes de tudo, em acolher a sua obra e, depois, em desenvolvê-la no louvor, no amor e no serviço. Assim, vivemos os três momentos – as três características – do apostolado: estar com ele, ser enviados a anunciar o seu Reino, comprometer-se na luta contra o mal!

MEMÓRIA FACULTATIVA (Cor vermelha - Ofício da memória) [Missa: Comum dos mártires - MR, 745]

SÃO VICENTE, DIÁCONO E MÁRTIR

sejam fortalecidos pelo intenso amor que levou o diácono São Vicente a vencer os tormentos do martírio.

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, infundi o vosso Espírito em nossos corações para que

5 25 75 95 100

Dia 23 de Janeiro -

Sábado da 2ª Semana do T

empo Comum

Santos do dia: Vicente de Saragoza (+304). Teodolinda (leiga) (+627). Anastácio o Persa

(leigo) (+628). Walter de Birbeck (+1206). Vicente Pallotti (1795-1850).

Memória Histórica: Massacre de lavradores em Pueblo Nuevo, Colômbia (1982). Testemunhas do Reino: “Tata” Vasco de Quiroga (México, 1565).

Efemérides: Fundação de São Vicente por Martim Afonso de Sousa (1534). Jorra petróleo, pela

primeira vez, no Brasil, em Lobato, BA, (1939).

23

SÁBADO DA 2ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(Cor verde - Ofício do dia de semana)

Antífona da entrada - Sl 65,4

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo!

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz.

Leitura - Hb 9,2-3.11-14

Animador - Irmãs e irmãos! Assim como a multidão do Evangelho de hoje, nós também precisamos do Senhor, “louco de amor” por nós. Em meio às necessidades da vida, temos uma porta à qual bater. Nossa fé é uma incessante busca que encontra sentido em Jesus.

Leitura da Carta aos Hebreus

2

Irmãos: Foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3

Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, 11

chamada o Santo dos Santos. Cristo, porém, veio como sumo-sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz

12

parte desta criação, e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio

sangue, ele entrou no Santuário uma vez por 13 todas, obtendo uma redenção eterna. De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os 14 santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha. - Palavra do

Senhor.

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Salmo responsorial - Sl 46(47),2-3.6- 7.8-9 (R. 6)

3. Porque Deus é o grande Rei de toda a

terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso. R.

2. Por entre aclamações Deus se elevou, o

Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! R.

1. Povos todos do universo, batei palmas,

gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra. R.

R. Por entre aclamações Deus se ele-

vou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

Aclamação ao Evangelho - At 16,14b 5 25 75 95 100

Dia 23 de Janeiro -

Sábado da 2ª Semana do T

empo Comum

Evangelho - Mc 3,20-21

Naquele tempo: Jesus voltou para casa 20

com os discípulos. E de novo se reuniu tanta

gente que eles nem sequer podiam comer.

21 Quando souberam disso, os parentes de Jesus

saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. - Palavra da Salvação.

+ Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Nem sempre os que estão mais perto de Jesus são os mais aptos a ajudá-lo na missão. Peçamos ao Pai a misericórdia de Jesus e sua loucura pelo povo sofrido, dizendo: R. Dai-nos

o coração de Jesus, ó Pai.

1. Para que a Igreja se coloque ao serviço do amor louco de Deus pela humanidade ferida pelo egoísmo dos irmãos, oremos. R.

V. Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! R.

Preces dos fiéis

3. Para que os que hoje condenam os que arriscam a honra e a vida para servir os peque-

2. Para que os ministros da Igreja tenham o cheiro de ovelhas e a sede de um mundo novo, como teve o faminto Jesus, oremos. R.

Preparais à minha frente uma mesa, o meu cálice transborda.

Antífona da comunhão - Sl 22,5

(A comunidade apresenta suas próprias intenções).

Pr. - Bom Jesus, que o povo que vos pertence não queira impedir vossa missão, pois viestes para servir e não para ser servido, de modo que todos tenham vida e vida em abun- dância. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

4. Para que nossos irmãos falecidos ouçam a voz de Jesus dizendo “Vinde, benditos do meu Pai, tomai posse do Reino”, oremos. R.

Oração sobre as oferendas

nos possam rever sua percepção, oremos. R.

Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da Eucaristia, pois todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção.

Oração depois da comunhão

Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão.