• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 O ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE E A

4.1 A criação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte 116

4.2.2 Seminários de Gestão de documentos: a teoria e a prática em debate 127

Uma importante iniciativa do Arquivo concebida com o objetivo de se aproximar da administração pública municipal, discutindo questões técnicas referentes à gestão de documentos, foi a realização dos seminários de gestão de documentos. Esses seminários tiveram início no ano de 1999, quando foi realizado o I Seminário de Gestão de Documentos. Nesse primeiro seminário, ocorrido entre os dias 20 e 21 de outubro, participaram 204 pessoas ligadas a instituições públicas federais, estaduais e municipais e estudantes, sobretudo das áreas de biblioteconomia e história. Além disso, participaram também pessoas de cidades do interior de Minas Gerais e de outros estados. Os convidados desse seminário foram: o Professor Dr. José Maria Jardim (Universidade Federal Fluminense - UFF); a Dra. Daíse Apparecida Oliveira (Conselho Internacional de Arquivos CIA); a Professora Dra. Vilma Moreira dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais– UFMG)

40

Em 2000, no dia 1º de novembro, foi realizado, no Teatro Marília, o II Seminário de Gestão de Documentos. A programação contou com mesa redonda sobre avaliação e preservação de acervos iconográficos, palestras e debates. Participaram 340 pessoas sendo 44% da Administração Municipal, 28% de outros órgãos Público, 19% de estudantes e 9% de profissionais liberais41. Os convidados foram: a Professora Dra. Johanna Smit (Universidade de São Paulo – USP); a Professora Marilena Leite Paes (Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ); a Professora Dra. Maria Elisa Linhares Borges (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG); a Professora Dra. Betânia Gonçalves Figueiredo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e o Professor Carlos Roberto Noronha (Fundação João Pinheiro).

Em 2001, realizou-se o III Seminário de Gestão de Documentos, que teve como tema “Novos Profissionais e novas tecnologias em Arquivo”. O evento aconteceu no dia 16 de outubro de 2001, no teatro Alterosa, situado à Avenida Assis Chateaubriand, 499, no Bairro Floresta. Se inscreveram para essa edição, 128 pessoas sendo: 73 funcionários da PBH – Administração direta e indireta; 19 estagiários da PBH; 22 estudantes; Outras instituições – 14 inscritos42. Os convidados foram: o Professor Dr. Luís Carlos Lopes (Universidade Federal Fluminense – UFF); a Professora Dra. Heloísa Liberalli Bellotto (Universidade de São Paulo – USP); a Professora Dra. Ana Maria Cardoso (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG) e o Professor Dr. Eduardo José Wense Dias (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

Em 2002, aconteceu o IV Seminário de Gestão de Documentos com o tema “Tabelas de Temporalidade: uma avaliação”. O evento aconteceu no dia 11 de setembro e contou com 204 participantes. Os convidados dessa edição foram: Dra. Ieda Pimenta Bernardes (Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP) e o Professor Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Universidade de Brasília – UnB).

Em 2004, o APCBH promoveu o V Seminário de Gestão de Documentos, intitulado “Gestão e preservação de documentos eletrônicos”. Esse seminário discutiu a preservação de documentos eletrônicos, a partir de experiências daqueles que lidam com a produção destes documentos nas administrações municipais e estaduais em Minas Gerais.

41

ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Relatório quantitativo - 2000. Acervo APCBH, 2000.

42

ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Relatório quantitativo - 2000. Acervo APCBH, 2001.

Discutiu também a Gestão de documentos eletrônicos dentro de um contexto mais amplo, de estabelecimento de políticas de Gestão de Documentos. No Seminário foram apresentados: os desafios para inclusão e adequação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos nos novos sistemas de gerenciamento eletrônico de informação do Município e o projeto de ‘Arquivamento e Localização de Documentos – ALDOC’ da PBH43. Participaram desse seminário 200 pessoas e os convidados dessa edição foram Kátia Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG); Dr. Vanderlei Batista dos Santos (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ) e Professora Marta Eloísa Melgaço Neves (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

No ano de 2006, realizou-se o VI Seminário de Gestão de Documentos, no dia 30 de agosto, tendo como tema “Gestão Arquivística de Documentos Digitais: padrões e requisitos técnicos”. No dia 29 de agosto houve uma oficina com o tema Gestão Arquivística de documentos digitais: abordagem teórica. Participaram do seminário, 350 pessoas. Os convidados desta edição foram: Dra. Cláudia Lacombe Rocha (Conselho Nacional de Arquivos CONARQ); Professora Dra. Rosely Curi Rondinelli (Conselho Nacional de Arquivos CONARQ); Professora Kátia Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG); Professora Cléia Gomes Amaral (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG).

No ano de 2007, o APCBH promoveu o VII Seminário de Gestão de Documentos, entre os dias 20 e 21 de novembro, nas salas multiuso Reneé Gianetti do Espaço Municipal, na Avenida Afonso Pena, 1212 tendo como tema “Gestão e preservação de arquivos de arquitetura, engenharia e urbanismo: desafios conceituais e operacionais”. O evento contou com a presença de 150 pessoas e teve como convidados a Dra. Liliane S. Lehmann (Arquivo Histórico Municipal de São Paulo); Dra. Maria Fernanda Vieira Martins (Fundação Oscar Niemeyer); Professora. Dra. Luciana Teixeira Andrade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG); Professor Dr. Tito Flávio Rodrigues de Aguiar (Instituto Izabela Hendrix); Professor Dr. Leonardo Castriota (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG); Professora Dra. Denise Marques Bahia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG)

43

Em 17 de agosto de 2010, aconteceu o VIII Seminário de Gestão de Documentos, com o tema “gestão e preservação de fotografias digitais” O evento teve 130 participantes e os convidados foram Dr. Millard Wesley Long Schisler (Cinemateca Brasileira); Professor Dr. Eugênio Sávio (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG); Professor Dr. Arnaldo de Albuquerque Araújo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). Esse seminário tinha como público preferencial a área de assessoria de comunicação da Prefeitura