• Nenhum resultado encontrado

SUBTOTAL 4 CÂMERAS EM OUTRAS PARADAS

7.5. Informações aos Usuários do Trânsito e do Transporte Coletivo

7.5.1. PMV PARA O T RÂNSITO 1 OBRAS CIVIS

7.5.1.6. SEMIPÓRTICOS E PÓRTICOS

A CONTRATADA é responsável pela elaboração de projeto executivo dos pórticos e semipórticos para instalação dos PMVs, devendo apresentar tal projeto para aprovação da CONTRATANTE antes da fabricação dos mesmos.

A CONTRATADA deverá projetar os pórticos e semipórticos de acordo com as quantidades definidas abaixo:

 10 Pórticos.  20 Semipórticos.

Deverão ser apresentados quantos projetos diferentes forem necessários, em função das diferentes características dos locais de implantação de cada pórtico e semipórtico.

A Proponente deverá, ao elaborar sua Proposta, considerar as condições específicas dos locais em que instalará seus equipamentos em relação a aspectos elétricos, eletromagnéticos, condições de solo, interferências subterrâneas, equipamentos urbanos, materiais utilizados nas calçadas e quaisquer outros fatores que possam vir a interferir na qualidade ou no prazo de execução dos serviços.

A CONTRATADA deverá, em conjunto com a CONTRATANTE, locar corretamente os PMV’s e as bases dos pórticos e semipórticos. A locação deverá ser feita em campo, através do estaqueamento do local seguido da elaboração de croquis que deverá ser encaminhado para CONTRATANTE para aprovação; a) Execução de Sondagens:

A CONTRATADA deverá realizar sondagens nos locais escolhidos para execução das bases dos semi pórticos e pórticos de modo a levantar as informações a respeito do solo, embasando assim o projeto estrutural da base dos pórticos.

Deverá ser executada, no mínimo, a sondagem SPT (sondagem a percussão), de acordo com as normas NBR 6484 (Execução e Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos) e NBR 7250 (Identificação e Classificação de Amostras Obtidas em Sondagens de Simples Reconhecimento de Solos) e obtendo, no mínimo, as seguintes informações:

 Identificação das diferentes camadas de solo;  Classificação do tipo de solo de cada camada;  Nível do lençol freático; (se encontrado);  Capacidade de carga do solo;

A Sondagem SPT deverá ser baseada no ensaio penetrométrico, através da cravação vertical no solo do cilindro amostrador padrão, utilizando-se para isso golpes a partir de uma altura de 75 cm de um martelo de massa 65Kg, solto em queda livre.

O técnico responsável pelo teste deverá anotar o numero de golpes necessários à penetração do cilindro amostrador em três trechos consecutivos com 15 cm de profundidade cada.

O valor da resistência a penetração (Nspt) deverá ser obtido através da contagem do numero de golpes necessários à cravação dos 30 cm finais.

As amostras coletadas pelo cilindro amostrador padrão devem ser classificadas e suas características devem constar no relatório de cada furo;

Caso o projetista da CONTRATADA necessite de maiores informações a respeito do subsolo, o mesmo poderá solicitar outros ensaios, cujos custos deverão ser arcados pela CONTRATADA

b) Apresentação do Projeto Executivo de implantação dos pórticos e semipórticos:

A CONTRATADA deverá apresentar o projeto executivo de implantação dos pórticos e semipórticos para aprovação da CONTRATANTE.

A CONTRATANTE emitirá um documento, com a definitiva aprovação do projeto ou solicitação de revisões em até 15 (quinze) dias úteis a partir da entrega do projeto por parte da CONTRATADA.

A CONTRATADA obriga-se a revisar o projeto quantas vezes forem necessárias até que sejam cumpridas todas as exigências relatadas pela CONTRATANTE.

O projeto deverá ser elaborado dentro das melhores práticas de mercado, contendo todas as informações pertinentes e necessárias a perfeita compreensão pela CONTRATANTE e pela equipe construtora, obedecendo ainda às normas aplicáveis.

c) Apresentação de Projeto Executivo das estruturas metálicas de fixação dos PMV’s (Pórticos e Semi pórticos)

A PROPONENTE deverá apresentar em sua Descrição Técnica layout padrão do pórtico e do semipórtico propostos, inclusive com memorial descritivo informando o tipo de material e de tratamento previsto em sua proposta.

A CONTRATADA deverá apresentar o projeto executivo dos pórticos e semipórticos para aprovação da CONTRATANTE.

A CONTRATADA somente poderá autorizar o inicio da fabricação dos pórticos após ter recebido a devida aprovação do projeto apresentado, responsabilizando-se pelos custos oriundos da não observação desta instrução, em caso de necessitar refazê-los ou repará-los.

O projeto executivo dos pórticos deverá conter memoriais de cálculo informando a carga, os pontos de fixação, métodos a serem utilizados para construção e baseando-se, também, no projeto mecânico dos PMV’s.

O projeto e fabricação dos pórticos e semipórticos deverá considerar, no mínimo:

 Passarela técnica para manutenção, com guarda corpo adequado e dimensões suficientes para os trabalhos de montagem, manutenção e inspeção;

 Escada tipo marinheiro, com guarda corpo adequado, alçapão com tranca e cadeado e cabo guia para “trava-quedas”;

 Eletrodutos internos para passagem dos cabos, não devendo haver cabos ou tubulações aparentes nas colunas do pórtico;

 Janelas de inspeção para acesso ao cabeamento interno, em número e tamanho suficientes para o lançamento dos cabos e manutenção futura;

 Estrutura para fixação de roldana para içamento de partes, peças e ferramentas; Os pórticos e semipórticos deverão ser fabricados em aço carbono e tratados contra corrosão.

O sistema de fixação dos painéis, bem como de sua estrutura de sustentação, deverá ser à prova de folgas por trepidação causada pelo tráfego, utilizando-se de expedientes tais como grampos, duplas porcas e arruelas de pressão.

A proteção contra corrosão nas partes estruturais deverá ser feita através do processo de zincagem por imersão, também conhecido como galvanização a quente, conforme normas aplicáveis.

Os pórticos deverão ser projetados, fabricados e montados considerando-se um vão livre mínimo de 5,5 m, entre o ponto mais baixo da estrutura (painel, pórtico ou outra) e qualquer ponto do pavimento e largura máxima de 15 metros.

Os semipórticos deverão ser projetados, fabricados e montados considerando-se um vão livre mínimo de 5,5m e largura máxima de 5 metros.

d) Execução das fundações e bases para os pórticos e semipórticos:

A CONTRATADA deverá construir as bases para fixação dos pórticos para os PMV’s, submetendo-se inteiramente ao projeto devidamente aprovado, ás normas aplicáveis e às solicitações da CONTRATANTE durante a execução dos trabalhos.

Devem ser atendidas às especificações técnicas contidas adiante, as instruções de serviços e, especialmente, as considerações sobre concreto a ser utilizado.

e) Montagem e Instalação das estruturas de fixação dos PMV’s:

A CONTRATADA deverá realizar a montagem e a instalação dos pórticos e semipórticos para fixação dos PMVs, tão logo sejam satisfeitas as seguintes condições:

I. O concreto das bases e fundações tenha atingido a resistência especificada em projeto, comprovando-se isso através do resultado dos ensaios de rompimento de corpos de prova do lote de concreto utilizado em cada uma das bases;

II. As bases tenham sido aprovadas pela CONTRATANTE;

III. Tenha sido apresentada à CONTRATANTE a programação e a metodologia de implantação e montagem das estruturas nas vias.

A metodologia adotada para a montagem dos pórticos e semipórticos deverá seguir as especificações de projeto, recomendações do fabricante da estrutura e as instruções de serviços contidas neste documento e/ou emitidas pela CONTRATANTE.

Deverá ser feito, antecipadamente, um planejamento das atividades que promovam interferências ou necessitem de interrupção de tráfego, de forma que sejam minimizados os impactos aos usuários. Em virtude disso, a PROPONENTE deverá considerar na elaboração de seus custos que pode ocorrer de tais atividades serem autorizadas apenas aos finais de semana, domingos, feriados ou em horário noturno. A PROPONENTE deverá considerar, ainda, que todo o custo relativo ao ferramental e equipamentos necessários à execução dos serviços (inclusive guindastes, caminhão guindauto e outros) devem estar incluídos em sua proposta comercial.

O Anexo I apresenta o Projeto de Instalação Típica do painel em semi-pórtico, conforme projeto definido para o Anel Viário.