• Nenhum resultado encontrado

“SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR ENFERMEIROS ATUANTES COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE”

RESUMO

Este estudo atende, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas sobre práticas integrativas e complementares (PIC) na atenção básica com vistas a uma atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, com o objetivo de analisar os sentidos atribuídos às PIC por enfermeiros que as adotam. A coleta de dados foi realizada no município de Sumaré localizado no Estado de São Paulo através de entrevista com três enfermeiros da atenção básica com conhecimento prévio e experiência em práticas integrativas. Os dados foram submetidos à análise temática onde através dos resultados, foram identificados os benefícios das PIC nas experiências pessoais e profissionais, bem como alguns pontos facilitadores e dificultadores para a implantação das mesmas. Nota-se que há o entendimento da necessidade de uma maior divulgação das práticas integrativas entre os profissionais da rede básica e educação permanente, pelo fato de propiciarem um cuidado diferenciado aos usuários sugerindo a implantação de um projeto ampliado de PIC no município.

ABSTRACT

This study serves, above all, the need to understand, support, incorporate and implement experiences that have been developed on integrative practices in primary care with a view to a humanized and centered on the individual's full attention. In order to identify perceptions of nurses about the integrative practices that adopt and implement proposals for the same increment of policies in a large city in the interior of São Paulo. Data collection was conducted through interviews with three nurses in primary care with prior knowledge and experience in integrative practices Data were analyzed qualitatively by content analysis, in order to gain knowledge on the practices and meanings for nurses. In the nurses point of view, there were identified the benefits of PIC in personal and professional experiences, especially the need to include it in professional training and permanent education in service, because the professionals' knowledge on the national policy of integrative practices, as well as on practices themselves, is still limited. It is noted that there is the understanding of the need for greater disclosure of integrative practices between professionals in the basic network of permanent education, as they encourage a differentiated attention for users, suggesting the establishment of an extended project of PIC in the municipality.

Keywords: Complementary Therapies, Primary Health Care, Nurses.

INTRODUÇÃO

A biomedicina contemporânea traz em seu contexto de atenção à saúde uma fragmentação, por inúmeros especialistas, a partes restritas do corpo humano, a suas doenças e riscos de adoecimento. Os doentes são tratados por muitos especialistas de doenças distintas, sofrendo várias intervenções, como se fossem pacientes diferentes. (1)

O governo brasileiro, em movimento contrário a esse excesso de especialização, a exemplo da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem elaborado uma série de documentos que reforçam o desenvolvimento de políticas públicas, com vistas a inserir no sistema oficial de saúde as práticas integrativas e complementares em saúde, iniciando um movimento de reconhecimento e valorização das mesmas, através da edição da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), visando às recomendações internacionais sobre o tema. Todavia, a sua implantação na rede pública de saúde brasileira está em lenta expansão.

O uso das PIC reposiciona o paciente como centro do cuidado, fortalecendo as relações de vinculo usuário-profissional. Buscam meios terapêuticos simples, menos dependentes de tecnologias dura e menos caros, entretanto, com igual ou maior eficácia nas situações comuns de adoecimento, estimulando a autonomia do indivíduo e o centro do cuidado caracterizado pela saúde e não na doença. (2)

Porém, considera-se um desafio aos gestores públicos a efetiva institucionalização das PIC no SUS, pois, muitas vezes, há reduzido número de recursos humanos capacitados, insuficiente financiamento para a maioria das práticas e poucos espaços institucionais, bem como o modelo médico centrado já instituído na sociedade. Reconhece-se a importância do estabelecimento de uma política, porém, há falta de diretrizes e dificuldades para esta implantação, dificultando assim, a consolidação das práticas, especialmente na atenção primária. (2)

As PIC deveriam ser priorizadas na rede básica, que é o local privilegiado de prática clínica e cuidado que permite atenção e acompanhamento contínuo das pessoas e construção de vínculos, atuação na prevenção de doenças, promoção de saúde, cura e reabilitação dos indivíduos por uma equipe multiprofissional.

O objetivo deste estudo foi analisar os sentidos atribuídos às práticas integrativas e complementares por enfermeiros que as adotam.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo qualitativo, no qual foram utilizados na coleta das informações, as respostas obtidas na questão aberta de um questionário que permitia a livre expressão do participante. Estas questões foram identificadas por ordem numérica, advinda deste questionário semiestruturado com abordagem nas PIC, aplicado em 54 sujeitos enfermeiros atuantes na atenção básica do município de Sumaré, no Estado de São Paulo. Vinte e três profissionais expressaram comentários. Deste coletivo identificou-se os sujeitos para a entrevista em profundidade. A escolha dos sujeitos entrevistados foi do tipo intencional, constituída por três enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde, com conhecimento prévio aprofundado sobre o tema da pesquisa, formação específica sobre a temática e maior aproximação com as práticas integrativas, tanto em sua vida pessoal quanto na prática profissional. As entrevistas foram realizadas através de uma gravação de áudio em local e horário à escolha do profissional após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, seguindo

assim, as normas da ética em pesquisa conforme aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da Unicamp em 12/03/2015 com Número do Parecer: 972.678.

Para a análise do material advindo da questão aberta do questionário estruturado foi utilizado o método da análise de conteúdo e das entrevistas foi utilizado o método da análise temática, em que foi realizada a categorização dos dados, permitindo o acesso a diversos conteúdos presentes no texto. O material foi explorado e os dados brutos transformados sistematicamente e agregados em categorias visando a homogeneidade, exaustividade, objetividade, adequação e pertinência do conteúdo ao objetivo do estudo com importância qualitativa dos temas. (3)

As falas dos entrevistados no texto estão em itálico e identificadas por nome de flores (Azaleia, Gardênia e Jasmim) para assim, garantir o anonimato dos participantes.

Os pontos desenvolvidos no roteiro de entrevista bem como o questionário estruturado em questão foi adaptado do instrumento de coleta dos dados utilizado na pesquisa de dissertação de mestrado “Medicinas e Terapias Complementares na visão de médicos e enfermeiros da saúde da família de Florianópolis”(4) , sendo eles, o conhecimento e interesse sobre o tema, a experiência com PIC, interesse da comunidade e a percepção das dificuldades e facilidades para a implantação das PIC na rede.

Documentos relacionados