• Nenhum resultado encontrado

ESTUDANTES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

3.4 A SEQUÊNCIA DE ENSINO PESQUISADA

O livro didático adotado é uma coleção inovadora no campo da educação em ciências e o professor faz uso refletido e comprometido das inúmeras atividades apresentadas pelo livro, além da mediação nas leituras em sala de aula. A coleção é fruto de um trabalho desenvolvido por uma equipe de pesquisadores4 que atua em diversos projetos de pesquisa em ensino,

4

A coleção é intitulada Construindo Consciência (APEC, 2004). O orientador desta pesquisa participou da produção como um dos autores. O livro utilizado pelos estudantes é indicado para o 8º ano do ensino fundamental.

42 reformulação curricular e formação continuada de professores de Ciências, Biologia, Física e Química.

Na coleção, os conteúdos habitualmente tratados no curso de ciências no Ensino Fundamental são reorganizados de modo que as ideias estruturadoras do pensamento científico sejam apresentadas em contextos e possam ser revistas e relacionadas entre si. A coleção adota uma abordagem temática, em que os conceitos emergem de contextos de aplicação, e apresenta uma alternativa ao modo fragmentado como normalmente se apresentam os conteúdos de ciências no Ensino Fundamental. A física, a química e a biologia estão presentes em todos os volumes da coleção, de modo integrado e recursivo. Isso contribui para a abordagem dos conceitos nos contextos de vivência dos alunos e para promover a compreensão dos recursos criados pelas ciências para explicar os fenômenos naturais.

O texto do 8º ano está dividido em quatro unidades – As transformações dos materiais; O nosso corpo é dinâmico; História natural da sexualidade; O organismo humano e suas interações com o ambiente. Acompanhamos o trabalho do professor durante o desenvolvimento da primeira unidade - As transformações dos materiais -, composta de dois capítulos, “Os Minerais e a Vida” e “Compreendendo as reações químicas”. Ao todo o professor utilizou 36 horas-aula5 para desenvolver os temas referentes a esta primeira unidade, sendo que 6 horas-aula foram utilizadas para realização de provas.

A sequência de ensino estudada tem a intenção de introduzir ideias centrais e estruturadoras do pensamento químico, como a diferenciação entre elemento e substância, átomo e moléculas e o modelo de reação química enquanto re-arranjo dos constituintes da matéria, formando novas substâncias a partir de outras. O contexto inicial apresentado é o do ciclo de minerais que são incorporados ao solo e passam a constituir tecidos de vegetais e animais. A análise dos processos de formação de conceitos nessa experiência de ensino foi relatada na tese de Nilma Soares da Silva (Silva, 2009) que constatou dificuldades vivenciadas pelos estudantes durante o processo de ensino, mas também avanços consideráveis na compreensão dessas ideias, cuja apropriação sem dúvida se prolonga para além do Ensino Fundamental. Em sua tese, Silva conclui os processos de significação adquirem sentido na medida em que esses conceitos relacionam-se com outros conceitos e contextos em que se aplicam.

5

43

3.5A

COLETA DOS DADOS

As gravações em vídeo foram feitas por duas câmeras, uma localizada no fundo da sala focalizando o professor, e a segunda câmera situada à frente da sala, operada por mim na tentativa de registrar as reações e falas dos estudantes. As duas primeiras aulas não foram filmadas, a pesquisadora utilizou estas aulas para conversar com a turma e entregar o termo de livre esclarecimento. Esse termo explicava as intenções da pesquisa e os informava dos cuidados éticos que seriam adotados, tais como sigilo e anonimato dos envolvidos, e uso exclusivo das gravações para fins de pesquisa6. No total registramos 28 aulas em vídeo, vale lembrar que algumas destas aulas eram geminadas, gerando então apenas um arquivo de vídeo em cada câmera referente às duas aulas geminadas. Para cada aula filmada têm-se dois arquivos, que correspondem respectivamente às capturas feitas pelas câmeras da frente e do fundo da sala de aula. As figuras 3.1 e 3.2 apresentam fotos extraídas das filmagens com as duas câmeras. Esta metodologia de gravação de vídeo já vem sendo utilizada com sucesso em outros trabalhos conduzidos por membros de nosso grupo de pesquisa (ver exemplo: Tourinho, 2008; Silva, 2009; Couto, 2009; Araújo 2009).

Figura.3.1:Foto retirada da câmera do fundo da sala

Figura. 3.2: Foto retirada da câmera da frente da sala

6

Conforme recomendações do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG, que autorizou os procedimentos adotados.

44 As gravações em áudio foram realizadas durante as atividades que aconteciam em pequenos grupos de estudantes. Um gravador de áudio foi colocado em cada grupo, capturando, principalmente, as falas produzidas pelos estudantes do grupo. Neste trabalho não fizemos uso dessas gravações. Justificamos esta escolha por considerar que as interações entre professor e alunos com toda a classe já forneciam material suficientemente abrangentes para os propósitos desta pesquisa, dada a alta incidência de perguntas genuínas dos estudantes. Sabemos da importância dos momentos de trabalho dos estudantes em grupos para o entendimento do contexto global de trabalho do professor e da turma. Entretanto, nos pareceu prudente, no primeiro momento, considerar apenas as perguntas dos estudantes que emergiram nas interações do professor com toda a classe. Temos interesse, em trabalhos futuros, de revisitar esses dados para observar as dinâmicas discursivas dos estudantes nos trabalhos em grupo e as questões que emergem destas discussões. Interessa, sobretudo, saber se o comportamento de alguns alunos mais calados nos momentos coletivos se altera nas interações em grupos e se as perguntas colocadas para toda a classe repercutem nos momentos de trabalhos em equipes ou, inversamente, como o trabalho em grupos sustenta questões levantadas nos momentos coletivos.

Dois pesquisadores – o autor desse relato de pesquisa e a então doutoranda Nilma Soares da Silva – acompanharam todas as aulas durante a sequência de ensino. As anotações no caderno de campo foram feitas pela pesquisadora Nilma Soares da Silva. Estas anotações enriquecem significativamente os dados, uma vez que contêm elementos que muitas vezes não são percebidos pela simples gravações em áudio e vídeo.