• Nenhum resultado encontrado

SF-4238/2020 ENGMACK ENGENHARIA E CALDERARIA INDUSTRIAL LTDA ME.

VI PROCESSOS DE ORDEM SF

SF-4238/2020 ENGMACK ENGENHARIA E CALDERARIA INDUSTRIAL LTDA ME.

HISTÓRICO:

Trata-se o presente processo de continuidade à apuração de fiscalização (fl. 20) realizada a partir da localização da ART n.º 28027230172078965 (fl. 02) registrada em 20/06/2017 pelo Eng. Ind. Mec. Antonio Eduardo Finatto (Crea-SP n.º 0601467587) e de verificação de ausência de registro da interessada neste Conselho (fl. 17).

Apresenta-se às fls. 03/04, a ficha cadastral simplificada JUCESP sobre a interessada identificando o seguinte objeto social:

•Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios

•Fabricação de estruturas metálicas

•Fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central •Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias

•Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente •Existem outras atividades

Apresenta-se à fl. 06, a consulta pública ao CADESP sobre a interessada identificando a seguinte atividade econômica:

•Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios.

Apresenta-se às fls. 07/16 a pesquisa realizada no site da empresa interessada contendo propaganda sobre as atividades desenvolvidas na fabricação de equipamentos em aço carbono e aço inoxidável. Apresenta-se à fl. 21 o auto de infração n.º 1591/2020 de 03/12/2020 lavrado em nome da empresa interessada por exercer atividades técnicas de elaboração de projetos, fabricação de máquinas e equipamentos em aço carbono e aço inox para indústrias que necessitem de sistemas de exaustão e ventilação, sistemas armazenagem, esteiras, roscas transportadoras, válvulas rotativas, elevadores de caneca, bicas, plataformas e componentes de reposição, sem possuir registro no Crea-SP, infringindo o artigo 59 da Lei n.º 5.194/66.

Apresenta-se à fl. 25, a defesa protocolada em 18/12/2020, apresentada pela empresa interessada alegando, em suma, desconhecimento quanto a obrigatoriedade de registro neste Conselho; que o engenheiro pessoa física está regularizado; que foi realizada a documentação para regularização da situação; requerendo ao final o cancelamento da multa.

Apresenta-se à fl. 29, o resumo de empresa indicando que a interessada encontra-se registrada neste Conselho (Crea-SP n.º 2295524) desde 21/12/2020 com o registro do Eng. Ind. Mec. Antonio Eduardo Finatto (Crea-SP n.º 0601467587) como responsável técnico (vínculo: sócio).

Apresentam-se às fls. 30/31 a informação e o despacho datados de 05/01/2021 indicando, em suma, que a empresa interessada regularizou sua situação neste Conselho, não efetuou o pagamento da multa imposta e que a defesa foi apresentada; e determinando o encaminhamento deste processo à CEEMM para análise e emissão de parecer fundamentado acerca da procedência ou não do aludido auto, opinando sobre a sua manutenção ou cancelamento, de conformidade com o disposto nos artigos 15 e 16 da Resolução n.º 1008, de 9 de dezembro de 2004, do Confea..

Apresenta-se às fls. 32/34verso a informação da Assistência Técnica – GAC2/SUPCOL datada de 20/04/2021.

FERNANDO EUGÊNIO LENZI

39

Proposta Relator Processo/Interessado Nº de Ordem LEME

159

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA MECÂNICA E METALÚRGICA

REUNIÃO N.º 594 ORDINÁRIA DE 17/06/2021

Julgamento de Processos

Parecer e voto:

Considerando os seguintes dispositivos da Lei nº 5.194/66: • O artigo 59 que consigna:

“Art. 59 - As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta Lei, só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico.

§ 1º - O registro de firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral só será concedido se sua denominação for realmente condizente com sua finalidade e qualificação de seus componentes.

§ 2º - As entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista que tenham atividade na engenharia, na arquitetura ou na agronomia, ou se utilizem dos trabalhos de profissionais dessas categorias, são obrigadas, sem qualquer ônus, a fornecer aos Conselhos Regionais todos os elementos necessários à verificação e fiscalização da presente Lei.

§ 3º - O Conselho Federal estabelecerá, em resoluções, os requisitos que as firmas ou demais organizações previstas neste Artigo deverão preencher para o seu registro.;”

(...)

• O caput e a alínea “a” do artigo 46 que consignam:

“Art. 46 - São atribuições das Câmaras Especializadas:

a) julgar os casos de infração da presente Lei, no âmbito de sua competência profissional específica;” (...)

•O caput e a alínea “c” do artigo 71 que consignam:

“Art. 71. As penalidades aplicáveis por infração da presente lei são as seguintes, de acôrdo com a gravidade da falta:...

c) multa;...”

Considerando que o artigo 13 da Resolução n.º 1.008, de 2004, do Confea, determina que o Crea deve instaurar um processo específico para cada auto de infração, indicando na capa o nome do autuado, a descrição e a capitulação da infração, o número do auto de infração e a data da autuação.

Considerando o objetivo social da empresa “Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios, Fabricação de estruturas metálicas, Fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central, Fabricação de artigos de

serralheria, exceto esquadrias, Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente”. Considerando que a interessada apresentou defesa alegando desconhecimento quanto a obrigatoriedade de registro neste Conselho; que o engenheiro pessoa física está regularizado; que foi realizada a

documentação para regularização da situação e requerendo ao final o cancelamento da multa. Considerando que a interessada providenciou seu registro neste Conselho, conforme verificado em pesquisa ao sistema informatizado deste Conselho.

Considerando que a interessada foi constituída para realizar atividades, entre outras, de fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central.

Considerando que nos termos da Decisão Normativa n.º 045, de 16/12/1992, do Confea as atividades de elaboração, projeto, fabricação, montagem, instalação, inspeção, reparos e manutenção de geradores de vapor, vasos sob pressão, em especial caldeiras e redes de vapor são enquadradas como atividades de engenharia e só podem ser executadas sob a Responsabilidade Técnica de profissional legalmente habilitado.

Somos de entendimento:

1.Pela manutenção do auto de infração n.º 1591/2020 de 03/12/2020, com a aplicação da multa em seu valor mínimo (art. 43, inciso V, da Resolução nº 1.008, de 2004), e o prosseguimento do processo, de conformidade com os dispositivos da Resolução nº 1.008/04 do Confea.

160

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA MECÂNICA E METALÚRGICA

REUNIÃO N.º 594 ORDINÁRIA DE 17/06/2021

Julgamento de Processos