• Nenhum resultado encontrado

3.2 A pré-fabricação no Uruguai

3.2.4 Sistema construtivo Royal Building System (RBS)

Descrição do Sistema

É um sistema construtivo industrializado com tecnologia Canadense.

Compõe-se de painéis e conectores ocos formados de materiais compostos por polímeros e produzidos por extrusão (PVC). Os painéis verticais de parede são unidos uns aos outros através de um sistema macho/fêmea de correr de cima para baixo. Estas formas chegam ao canteiro de obras cortados com as medidas das paredes. Uma vez aprumadas e colocadas no lugar definitivo são preenchidas com concreto. A forma de PVC se constitui no revestimento interior e exterior da vivenda.

Figura 93: Detalhes dos painéis de parede com isolamento térmico. Fonte: Manual de montagem RBS.

Nos vértices e nas uniões perpendiculares de paredes o sistema dispõe de peças especiais chamadas conectores.

Figura 94: Montagem dos painéis e conectores. Fonte: Manual de montagem RBS.

Figura 95: Mostra a leveza dos conectores.

Fonte: Manual de Montagem de Royal Building System.

O painel no Sistema RBS não tem por si mesmo capacidade estrutural para manter estável a geometria da construção. O sistema completa-se quando colocamos concreto no interior do painel. A concretagem realiza-se em duas etapas, na primeira enchem-se as paredes até a altura do peitoril das janelas, na segunda (depois de seis horas) completa-se o enchimento até a parte superior das paredes. A estrutura conformada por painéis e concreto atinge em 24 horas a resistência necessária para assegurar a estabilidade das paredes. Os vasos comunicantes que se produzem entre painéis permitem a passagem de concreto entre um painel e outro. Isto é uma novidade do sistema construtivo e aporta uma grande resistência ao conjunto. Desta maneira, o painel funciona como uma “forma perdida” para concreto.

Figura 96: Mostra o painel visto de cima.

Figura 97: Mostra dois painéis de esquina com as esperas de aço para fixação ao radier.

Fonte: Manual de montagem de RBS

A imagem abaixo mostra um corte na parte de baixo dos painéis de parede, a 50cm da fundação. Um corte é interno e o outro é externo, mostram a ancoragem do painel ao radier e a localização do aço no interior do painel. No painel externo nota- se a localização do isolamento térmico de fundamental importância para evitar a condensação das paredes.

Como salientamos quando analisamos os sistemas construtivos conformados por grandes painéis de concreto armado, a condensação das paredes é uma patologia recorrente e não sempre bem resolvida nestes sistemas. No sistema RBS, devem-se tomar as providências necessárias para evitar a condensação das paredes já que constitui uma patologia comum em climas frios como o que ocorre no inverno Uruguaio.

Figura 98: Corte horizontal de um painel – RBS. Fonte: Oppa & Martins. Acervo pessoal.

Fundações

O Sistema RBS admite os diversos tipos de fundações próprios do sistema tradicional. À diferença do Steel Framing, do Wood Framing (já vistos), o RBS não é um sistema construtivo leve (<150 Kg/m2). A capacidade suporte do solo condiciona o sistema de fundações. A carga que devemos considerar deve levar em conta os 2400 kg/m3 do concreto que conforma o interior dos painéis.

Figura 99: Fundação tipo radier para o sistema construtivo RBS. Fonte: Manual de montagem RBS.

Para a construção de vivendas, o tipo de fundação mais utilizada é o radier. As razões são as mesmas que expusemos nos casos dos sistemas construtivos anteriormente estudados: obra limpa com o piso perfeitamente nivelado, facilidade para a marcação das paredes e aprumado dos painéis são aspectos determinantes na hora de escolher o radier como fundação para a construção de vivendas.

Figuras 100 e 101: Detalhe da viga perimetral e marcação das paredes no RBS. Fonte: Acervo particular do autor, 2014.

O detalhe construtivo mostrado revela a viga perimetral e a ancoragem do painel RBS ao radier. O engaste é feito com varas de aço convenientemente colocadas no radier. Estas varas de aço sobressaem do radier 1,50m e passam por meio dos painéis RBS conferindo as paredes resistência ao deslocamento.

Figura 102: Marcação das paredes. Fonte: Manual de montagem RBS.

Figura 103: Detalhe das esperas para ancoragem dos painéis. Marcação das paredes.

Detalhe construtivo da ancoragem no sistema RBS.

Figura 104: Detalhes das situações possíveis de ancoragem entre os painéis e o radier.

Fonte: Oppa & Martins. Acervo pessoal.

Figuras 105 e 106: A ancoragem entre a fundação e o painel e instalação elétrica no painel. Fonte: Manual de montagem RBS, 2013.

Figura 107: Aprumado dos painéis antes da concretagem. Fonte: Manual de montagem RBS, 2013.

O armado dos painéis de parede se inicia por um vértice da construção com a precaução de armar os painéis de cada parede junto com a parede perpendicular para que a estrutura permaneça estável. Logo do esquineiro, colocam-se conectores, painéis, os marcos das portas e os marcos das janelas fazem parte do kit RBS. Colocam-se com a mesma técnica de inebriado machiembrado do resto do sistema.

Figuras 108 - 111: Mostram o armado das paredes e a colocação dos conectores. Fonte: Manual de montagem de RBS, 2013.

Figura 112: Detalhes do processo de aprumado dos painéis antes da concretagem. Fonte: Manual de montagem de RBS.

Figuras 113 e 114: Detalhes de conectores e painéis. Fonte: Manual de montagem de RBS, 2013.

No desenho acima mostramos o detalhe da colocação dos marcos de janelas e portas no sistema construtivo RBS e a colocação da verga superior.

Figuras 115 e 116: Obras do Conjunto Habitacional Mandubí. Programa de Integración de Asentamientos Irregulares (PIAI), 2002. Licitação Pública Internacional.35

Fonte: Acervo particular do autor, 2014.

35

Figuras 117 - 121: Conjunto Habitacional Mandubí. Programa de Integración de Asentamientos Irregulares, 2002. Licitación Pública Internacional - Sistema Construtivo: Royal Building System. Fonte: Acervo particular do autor, 2014.

Figuras 122 e 123: Conjunto RBS - Fachada e detalhes das instalações RBS. Fonte: Acervo particular do autor, 2014.

Figura 124: Instalação hidrossanitária na cozinha. Sistema construtivo RBS. Fonte: Acervo particular do autor.

4 O Movimento Cooperativo