• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 6: AS CONVERSAS (DES)FIADAS

6.1 Sistema de gêneros e temas socioambientais

Nesta seção, lembramos que, a partir da aplicação das SD, fizemos um estudo etnográfico para a descrição do conjunto de gêneros produzidos pela pesquisadora e pelos alunos, com vistas a identificar o sistema de gêneros no âmbito desta pesquisa. Para

47 Provérbio citado por Luís da Câmara Cascudo, em Coisas que o Povo Diz (São Paulo: Global Editora, 2009, p.

13).

48

Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/boletim/boletim12.pdf. Acesso em 18/09/13.

190

Bazerman (2011) um conjunto de gêneros é “a coleção de tipos de textos que uma pessoa num determinado papel produz”. Por isso, identificamos e analisamos aqui o conjunto de gêneros produzidos por esses dois grupos, para visualizarmos o sistema de atividades das duas salas de aula e o frame que organizou nosso trabalho e nossas realizações. O quadro abaixo sistematiza o levantamento realizado com as questões abordadas.

Quadro 24 – Sistema de gêneros e temas socioambientais

SISTEMA DE GÊNEROS E TEMAS SOCIOAMBIENTAIS ABORDADOS

TEXTOS PARA LEITURA E

ANÁLISE

Análise de texto, anotação, artigo de opinião, autorização, biografia, boletim informativo, carta, carta-manifesto, comando oral, comando escrito, comunicado, conceito, currículo, discurso, documentário, exercício, explicação oral, exposição oral, ficha de inscrição, foto- legenda, hino, lembrete, lista, lista de alunos, lista-controle, matéria de revista, música, ofício, plano de redação, oração, palestra, pergunta oral, poesia, proposta de redação, quadro informativo, redação de vestibular, redação para concurso, regulamento de concurso de redação, relato, relatório, resenha, resposta oral, resumo, síntese de textos expositivos e explicativos, vídeo.

TEXTOS PRODUZIDOS

Análise de texto, anotação, autorização, boletim informativo, comando oral, comando escrito, comunicado, exercício, explicação oral, exposição oral, foto-legenda, lembrete, lista, lista de alunos, lista-controle, ofício, plano de redação, resposta oral, pergunta oral, quadro informativo, redação de vestibular, redação para concurso, relatório, resenha, resposta oral, resumo.

TEXTOS CIRCULADOS

Análise de texto, autorização, boletim informativo, carta, carta- manifesto, comunicado, discurso, exercício, foto-legenda, música, ofício, poesia, redação de vestibular, redação para concurso, relato, relatório, resenha.

MEIOS DE CIRCULAÇÃO

Blog, jornal impresso e virtual, boletim impresso, correio.

TEMAS SOCIOAMBIENTAIS

ABORDADOS

Unidades de conservação (Estação Ecológica Águas Emendadas, Parque Nacional de Brasília, Reserva Cachoeirinha), características do cerrado, problemas socioambientais (desertificação, aquecimento global, escassez de água, produção e descarte do lixo, desmatamento, extinção de animais, pobreza, fome, desemprego, consumo desenfreado), soluções para os problemas ambientais (manejo correto da terra e das águas, energias limpas, segurança alimentar, redução do consumo, mudança de hábitos), responsabilidades para enfrentar as mudanças ambientais.

A primeira observação que se pode fazer ao analisarmos o quadro acima é que os textos utilizados foram bem mais numerosos do que os textos produzidos. Nesses dois grupos também se percebe a supremacia de textos escritos, o que confirma a força dessa modalidade na nossa cultura letrada. Os gêneros textuais da oralidade são bem poucos (comando oral, explicação oral, exposição oral, pergunta oral, resposta oral, palestra).

191

Em relação aos textos produzidos, percebemos que alguns foram elaborados pelos alunos: a anotação, o boletim informativo, a foto-legenda, o ofício, o plano de redação, a resposta oral, a pergunta oral, a redação de vestibular, a redação para concurso, o relatório, a resenha, a resposta oral e o resumo. Outros textos foram produzidos pela pesquisadora: a análise de texto, a anotação, a autorização, o comando, o comunicado, o exercício, a explicação oral, a exposição oral, o lembrete, a lista, a lista de alunos, a lista-controle, a resposta oral, a pergunta oral e o quadro informativo. Aqui se evidenciam bem os gêneros textuais que são mais típicos do professor e do aluno. Podemos então, de acordo com Bazerman (2011, p. 35), “Levar em consideração o sistema de atividades junto com o sistema de gêneros”, porque focalizamos o que as pessoas fazem e como os textos ajudam as pessoas a fazê-lo. Neste caso, os alunos realizam tarefas de aprendizagem (anotam, produzem, perguntam e respondem, seguem orientações) e os professores, de ensino (elaboram tarefas, produzem documentos, explicam, expõem, lembram, preenchem listas, respondem, perguntam), reconhecendo-se os seus diferentes papéis sociais.

Ao mesmo tempo, observamos que há textos que foram produtos de ambos: a anotação, a lista, a lista-controle, o ofício, o plano de redação, a redação de vestibular, a resposta oral, a pergunta oral e a resposta oral. Nesta última situação, esclarecemos que as anotações aconteceram quando foram exibidos os dois documentários (Lixo Extraordinário e a Última Hora) e na palestra. Eram informações importantes para serem posteriormente utilizadas nas produções de texto, pois, como se sabe, criamos os nossos textos a partir de textos anteriores que estão à nossa volta e do universo de linguagem em que vivemos imersos. Os demais textos foram elaborados coletivamente.

O decréscimo é também observado no número dos textos circulados, mas se formos comparar com o que é comumente realizado nas escolas, ou seja, textos escritos apenas para a avaliação do professor, houve uma boa circulação. Isso foi concretamente efetivado pela distribuição de 1.000 exemplares do boletim informativo, pela publicação de cartas-manifesto na Folha do Meio Ambiente, tanto na versão online, quanto na versão impressa, pela divulgação no blog, que teve mais de 3.000 acessos e também o envio por correio para o Instituto Chico Mendes, o Parque Nacional de Brasília e para o Departamento de Educação Ambiental do MMA.

Outro aspecto importante nesta análise é em relação à distribuição dos gêneros textuais trabalhados nos respectivos domínios discursivos. No campo dos textos utilizados para a motivação, a análise e a obtenção de informações, identificamos textos gerados nas mais

192

diferentes esferas de atividades sociais, tanto públicas quanto privadas, como a oração, a música, o hino, a foto-legenda, a carta-manifesto, por exemplo. Por outro lado, observam-se textos marcadamente da esfera instrucional, como define Marcuschi; ou da transmissão e construção de saberes e de instruções e prescrições, como propõem Dolz e seu grupo. São exemplos de gêneros textuais desses domínios discursivos: análise de texto, anotação, autorização, comando oral, comando escrito, comunicado, conceito, currículo, exercício, explicação oral, exposição oral, lembrete, lista, lista de alunos, lista-controle, plano de redação, pergunta oral, poesia, palestra, proposta de redação, quadro informativo, redação de vestibular, redação para concurso, regulamento de concurso de redação, relato, relatório, resenha, resposta oral, resumo, síntese de textos expositivos e explicativos.

Quanto ao que o Currículo da Educação Básica da SEEDF, as OCNEM e ao PCN+ preveem para o Ensino Médio, em relação ao estudo de gêneros textuais (conferir o quadro 17), pensamos que contemplamos o que é proposto e ainda fomos além, sobretudo se levarmos em conta que o desejável é o trabalho com textos dos mais variados domínios discursivos.

Sobre os conhecimentos socioambientais trabalhados, considerando a proposta do PRoNEA de se promover processos educativos voltados para a formação de valores humanistas e a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis, podemos analisar que os conteúdos trabalhados foram bem amplos e talvez precisassem ser aprofundados, uma vez que foi a primeira experiência dos alunos com alguns dos temas ambientais abordados. Foi o possível realizar nas condições já descritas: situação político- administrativa da escola e alunos concluintes do EM. Além disso, tivemos dificuldade em selecionar os conteúdos e temas ambientais, pois não há uma indicação mais operacional nos documentos que tratam da EA. Os principais critérios adotados para tal fim foram os acontecimentos da época (como a realização da Rio+20) e a subjetividade da pesquisadora, além das temáticas já cobradas em vestibulares e no ENEM, presentes nas propostas de redação do livro didático adotado na escola (água, desenvolvimento e preservação).