• Nenhum resultado encontrado

Sistemas de Informações na Contabilidade Gerencial

3 A RELEVANCIA DA CONTABILDIADE GERENCIAL NA GESTÃO DE UMA

3.9 Fluxo de Caixa

3.10.3 Sistemas de Informações na Contabilidade Gerencial

Os Sistemas de Informações são um dos estágios da composição da Contabilidade Gerencial. Eles são responsáveis por processar os dados e gerar as informações relevantes para cada nível da empresa. Essas informações são a base das decisões de um gestor dentro de uma organização e pode-se destacar como principais:

Quadro 36: Principais Informações e vantagens da Contabilidade Gerencial

Principais informações e vantagens que a Contabilidade Gerencial fornece aos usuários - Confrontar despesas mensais (operacionais, pessoal e tributárias)

- Análise mensal do volume de compras e estoques atualizados em quantidade e valor (podendo assim atender pedidos extras)

- Formação do Preço de Venda (incluindo impostos, despesas e lucro desejado)

- Planilha simples de fluxo de caixa (entradas, saídas, saldos bancos, previsões contas a pagar e a receber, vendas futuras, previsões de gastos, folha de pagamento, impostos e empréstimos) - Balancete mensal permitindo analisar o resultado e se os preços foram calculados corretamente e se as despesas estão além do planejado

- Escrituração dos livros fiscais e recolhimento dos impostos nos prazos - Análise de custos

- Análise de desempenho

- Controles do orçamento em um determinado período - Informações em tempo hábil (rapidez das informações) Fonte: Dados conforme pesquisa

Enfim, as informações geradas pela contabilidade gerencial balizam todas as ações do gestor no que tange ao funcionamento de uma organização. Essas informações fazem toda a diferença na hora da tomada de decisão, pois de posse delas, o gestor toma as decisões com maior segurança, exatidão e em tempo hábil.

CONCLUSÃO

Na atualidade a Contabilidade Gerencial torna-se indispensável para a gestão eficiente de uma empresa. Esse ramo da contabilidade fornece subsídios para que o gestor tome as decisões com maior segurança, exatidão e embasa a operacionalidade de uma empresa.

A aplicação da Contabilidade Gerencial independe do porte da organização, do número de colaboradores ou de sócios, basta um profissional qualificado e que saiba utilizar as ferramentas que ela dispõe. Ela atinge todos os níveis da empresa, desde o operacional até o estratégico, porém as informações são mais relevantes ao estratégico, pois é este o principal responsável pela tomada de decisões.

Uma análise de custo, de fluxo de caixa e um sistema de informações bem planejado, proporcionam as informações necessárias para uma gestão satisfatória e as chances de otimizar o resultado desejado se tornam bem maiores.

No presente estudo analisaram-se os custos de aquisição de mercadorias e as despesas mensais da loja. A partir desses dados aliados a informação das disponibilidades de caixa da empresa foi possível evidenciar a realidade da empresa e como poderia ser conduzido o estudo e a proposição de um controle do fluxo de caixa mais adequado, bem como um sistema de informações relevante.

A aplicação da contabilidade gerencial depende também do acesso que o profissional contábil terá aos dados da contabilidade financeira. Para que ocorra um bom desenvolvimento da contabilidade gerencial é necessário que haja uma contabilidade financeira bem estruturada e que forneça em tempo hábil os dados para a análise gerencial.

A empresa possui um potencial de vendas e de clientes bem significativo e sua saúde financeira por hora não está comprometida. Dessa forma, depois de elaborada a projeção do fluxo de caixa, aliado a um modelo de sistema de informações constatou-se que com alguns ajustes de preços, uma redução de despesas e um controle de estoque mais efetivo a empresa pode alcançar um resultado ainda mais satisfatório.

No que diz respeito ao significado desse trabalho, considero uma experiência inesquecível, toda complexidade que envolveu sua elaboração, todo conhecimento que se adquiriu nesse período foi extremamente gratificante e propiciou um melhor entendimento sobre a contabilidade gerencial. Enfim esse trabalho agregou muito conhecimento em relação à contabilidade gerencial, mas também como uma experiência de vida que ensina a superar as dificuldades e a aprimorar nossas capacidades.

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução a Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo. Atlas.2003.

BASSO, Irani Paulo, Contabilidade Geral Básica. Ijuí. Ed. Unijuí. 2005.

BERTÓ, Dalvio José; BEULKE Rolando. Gestão de Custos. São Paulo; editora Saraiva, 2005.

BOMFIM, Eunir de Amorim, PASSARELLI, João. Custos e Formação de Preços. 5 ed. São Paulo; editora IOB, 2008.

CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstração dos Fluxos de Caixa: Uma Ferramenta Indispensável para Administrar sua Empresa. São Paulo; Atlas, 1999.

CREPALDI, Sílvio Aparecido, Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. São Paulo. Atlas. 1998.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 3ª Ed. São Paulo. Atlas. 2009.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro. Editora Campus. 2001.

FRANCO, Hilário, Contabilidade Geral. São Paulo. Atlas. 23ª Ed. 1996.

FREZATTI, Fábio. Gestão do Fluxo de Caixa Diário: Como Dispor de um Instrumento Fundamental para o Gerenciamento do Negócio. São Paulo. Atlas, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. IUDÍCIBUS, Sérgio de, Contabilidade Gerencial. 6 ed. São Paulo. Atlas, 1998.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: planejamento, implantação e controle. 3ª Ed. São Paulo. Atlas. 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e Gerencial. 3 ed. São Paulo, editora Atlas, 1995.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Sistemas de Informações Gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 7ª Ed. São Paulo. Atlas. 2001.

OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de, Sistemas de Informação: um enfoque gerencial inserido no contexto empresarial e tecnológico. 3ª Ed. São Paulo. Érica. 2000.

PADOVEZE, Clóvis Luís, Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo. Atlas. 2000.

REZENDE, Denis Alcides, Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial: alinhamento estratégico e análise da prática nas organizações. São Paulo. Atlas. 2002.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.

SÁ, Antônio Lopes, Teoria da contabilidade. São Paulo. Atlas. 1998.

SANTOS, Carlos Werner dos; PINHEIRO, Geraldo José; FERMO, José; CUNHA, Luís Roberto Silva. Existe de Fato uma Contabilidade Gerencial?. Belo Horizonte. 2002, Volume 13 n.2.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.

VIEIRA, Eusélia Paveglio, Apostila de Contabilidade Gerencial I. Ijuí, 2010.

VIEIRA, Eusélia Paveglio, KELM, Martinho Luis, CLEBSCH, Teodoro. Custos e Formação de Preços no Comércio. Ijuí. 2006. nº 24.

VIEIRA, Eusélia Paveglio; ROSSI, Elisandra Grochanke; POCAI, Simone. Custos na Atividade Comercial. Ijuí; 2003, n.18.

WARREN, Carl S; REEVE, James M; e FESS, Philip E. Contabilidade Gerencial. 2 ed. São Paulo; editora Thomson Learning, 2008.

_________________. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001. WERNKE, Rodney. Gestão de Custos: uma abordagem prática. São Paulo. Atlas. 2001. ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de Caixa: Uma Decisão de Planejamento e Controle Financeiros. 6ª Ed. Porto Alegre, 1995.

_______________________. Fluxo de Caixa para Pequenas Empresas. Porto Alegre. SEBRAE, 1997.

ZOUNAR, Micheli; SANTIAGO, Jaqueline, VIEIRA, Eusélia Pavéglio. Sistema de Informações Contábeis na Empresa Comercial. Ijuí; 2007, n.26.

Documentos relacionados