• Nenhum resultado encontrado

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.2 Os diferentes grupos sob a perspectiva da integração, diferenciação e fragmentação

4.2.3 Sob a perspectiva da fragmentação

Para Martin (2002) e Martin et al. (2004), a cultura é uma fragmentação de ideias, pois as interpretações são múltiplas e não se mostram claramente consistentes, e nem inconsistentes. O consenso não é aceito de modo generalizado, nem em nível de todos os membros que participam da organização e nem em nível de membros que participam dos grupos. Há o consenso passageiro, transitório, produzido por afinidades que se formam em curtos períodos de vivência, e posteriormente se desfazem, de acordo com as situações vivenciadas pelos atores. De acordo com os autores, a fragmentação caracteriza uma cultura organizacional de valores compartilhados temporariamente.

A fragmentação se faz presente quando temáticas são uma constante na fala de dois grupos de atores, colocando à mostra determinados aspectos que são partilhados por indivíduos, independente do grupo em que se encontram. A fragmentação encontra-se nas manifestações e temáticas convergentes entre indivíduos de grupo diferentes (CAVEDON; 2000).

Ávila (2007), do mesmo modo, em uma pesquisa realizada em um hospital, mostrou que grupos previamente segmentados romperam seus limites frente às interpretações de seus membros acerca de manifestações, ocorrendo o re-agrupamento de um grupo com outro, eliminando suas fronteiras a partir da presença de uma mesma temática observada para ambos os grupos, formando uma organização fragmentada.

A cultura organizacional é fragmentada, pois há um constante rearranjo dos grupos que, em alguns momentos, são formados por estes, de acordo com as ideias; e, em outros, são formados por estes mais aqueles.

Além do rompimento das fronteiras de grupos previamente segmentados, formando outros grupos, Martin et al. (2004) apresentou a fragmentação a partir de outras manifestações, quando considerou a falta de consistência, falta de consenso e ambiguidades. O papel da ambiguidade, por essa perspectiva, é incluir a ironia, o paradoxo (ideia contrária ao senso comum), e as contradições irreconciliáveis, bem como os múltiplos significados.

Para a Categoria 1 - Como as Coisas Funcionam, o laço que prende, separando o grupo da diretoria e da administração, se desfaz para uni-los dentro do mesmo laço. Os temas manifestados por eles foram: Otimismo; Sucessão; Ser justo; Incômodo com a presença de alguém “de fora”; e Preocupação em fornecer dados para a pesquisa.

O grupo da diretoria e o grupo de nível operacional também fazem transparecer uma cultura fragmentada, pois compartilham o tema Humildade para conhecer sobre os assuntos da empresa.

No que diz respeito à fragmentação pela falta de consenso dentro dos grupos que compõem a Fábrica de Festa, o grupo da diretoria se mostrou fragmentado pela presença do tema, manifestado por um de seus membros, Insatisfação em trabalhar na empresa.

Do mesmo modo, ainda na Categoria 1 - Como as Coisas Funcionam, o grupo da administração apresentou manifestações que implicam na fragmentação do grupo, quando revelou que há manifestações por alguns indivíduos, formando o tema Autoridade/poder.

Na Categoria 2 - As Brincadeiras e Piadas que as Pessoas Fazem, somente o grupo da administração apresentou elemento de fragmentação, quando expressou manifestações que remetiam ao tema Incômodo com as brincadeiras, observado em alguns membros do grupo.

Para a Categoria 4 - Política de Remuneração, tanto o grupo da administração quanto o grupo de nível operacional apresentam o tema salário padrão, mas revelou que isso se compensa pelo ambiente de trabalho e benefícios (salário alto não é tudo). Quando dois grupos se unem em um mesmo tema, não manifestado por todos os grupos que compõem a organização, constitui-se uma fragmentação.

O grupo da administração é uma fragmentação quando do tema Insatisfação com o salário, para a mesma categoria, pois somente alguns membros do grupo manifestaram tal tema.

Para a Categoria 5 - Relacionamento Entre os Pares e Outros Grupos foi encontrado um tema que remete à fragmentação. O tema foi Má circulação de informações entre os funcionários, para todos os grupos, mas que foi expresso apenas em alguns momentos, composto por manifestações isoladas em todos eles.

Foi o grupo da administração que mostrou Insatisfação pelo trabalho dos pares, tema não expresso nos outros grupos, dentro da Categoria 5 - Relacionamento Entre os Pares e Outros

Grupos, e que foi expresso de maneira isolada por apenas alguns membros do grupo.

Para a Categoria 3 - Adequação da Estrutura Física e Equipamentos, não foram encontradas manifestações que caracterizam a fragmentação da cultura organizacional na Fábrica de Festa.

A Fábrica de Festa possui uma cultura em que estão presentes as três perspectivas propostas por Martin (2002), encontrando seus diversos grupos, quais sejam a diretoria, administração e nível operacional, um espaço em que as falas e gestos são manifestados de modo a construir na cultura da organização uma cultura em que há a integração, diferenciação e fragmentação.

O Quadro 6 apresenta uma melhor visualização das manifestações culturais encontradas na Fábrica de Festa sob a três perspectivas.

Tema Perspectiva

Ser justo Fragmentação (Diretoria e

Administração)

Admiração pelo fundador Integração

Realização de um Sonho e a empresa é o sustento da família Diferenciação (Diretoria) Pessoal em detrimento ao negócio Diferenciação (Diretoria,

Administração, e Nível Operacional) Negócio em detrimento ao pessoal Diferenciação (Diretoria,

Administração, e Nível Operacional) Espírito de equipe e satisfação em trabalhar em uma empresa familiar Integração

Boa convivência Integração

Carinho e amizade Integração

Formação de diferentes grupos e/ou distinção entre os membros do mesmo grupo

Integração

Autoridade/poder Fragmentação (Administração)

Estilo de gestão aberta Integração

Boa circulação de informações entre os funcionários Integração

Autoridade Integração

Profissionalismo Integração

Sucessão Fragmentação (Diretoria e

Administração)

Religiosidade Integração

Otimismo Fragmentação (Diretoria e

Administração)

Aparência Integração

Não conhecem todos os colegas Diferenciação (Nível Operacional) Humildade para conhecer sobre os assuntos da empresa Fragmentação (Diretoria e Nível

Operacional) Insatisfação em trabalhar na empresa Fragmentação (Diretoria) Crescimento e empolgação para a mudança de sede Integração

A Fábrica de Festa é diferente Diferenciação (Administração) Não aceitação de quem não contribui com o espírito de equipe Diferenciação (Administração)

Brincadeiras Integração

Incômodo com brincadeiras Fragmentação (Administração)

Inadequação do espaço físico Integração

Salário padrão, mas compensa pelo ambiente de trabalho e benefícios (salário alto não é tudo)

Fragmentação (Administração e Nível Operacional) Salários compatíveis com o mercado, cargos e responsabilidades Diferenciação (Diretoria)

Insatisfação com salário Fragmentação (Administração) Empenho para atingir a meta e conseguir o prêmio Integração

Má circulação de informação entre os funcionários Fragmentação (Diretoria, Administração, e Nível Operacional)

Reconhecimento pelo trabalho Integração

Fornecer informações para a pesquisa e familiaridade com a pesquisadora Integração Incômodo com a presença de alguém “de fora” e preocupação em fornecer

dados para a pesquisa

Fragmentação (Diretoria e Administração) Resistência para com a pesquisa Diferenciação (Administração) Muita movimentação no espaço de trabalho Diferenciação (Diretoria,

Administração, e Nível Operacional) Pouca movimentação no espaço de trabalho Diferenciação (Diretoria,

Administração, e Nível Operacional) Quadro 6: As Manifestações Culturais sob a Perspectiva da Integração, Diferenciação e Fragmentação

Fonte: Dados da pesquisa

O tópico seguinte objetiva associar as manifestações culturais encontradas na Fábrica de Festa aos limites e/ou possibilidades para a continuidade desta empresa familiar.

4.3. Manifestações Culturais: Limites e/ou Possibilidades à Continuidade da Fábrica de