• Nenhum resultado encontrado

Sobre a atividade de diagnóstico 2

3 A PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA SIMBÓLICA (CS) – BASE TEÓRICA

4.4 Sobre a intervenção do ano letivo de 2017

4.4.4 Sobre a atividade de diagnóstico 2

A atividade de diagnóstico 2 foi aplicada na última semana da intervenção, logo após o recebimento da questão 09 e a aplicação das questões 01 e 08. Essa atividade, também elaborada e aplicada com o auxílio do Google Forms, foi respondida online individualmente pelos alunos em um dos laboratórios de informática do campus.

Semelhantemente à aplicação da atividade de diagnóstico 1, os alunos puderam utilizar ferramentas online, como tradutor e dicionário, para responder a questão em inglês. O intuito era propiciar um maior contato com a língua-alvo (já que, mesmo traduzindo seu texto, os alunos deveriam considerar a versão em inglês de sua resposta), mas sem prejudicar o diagnóstico da influência da intervenção em alunos com dificuldades mais acentuadas em relação à proficiência. Disponibilizamos, ainda, dicionários impressos (Inglês – Português/Português – Inglês). No entanto, pouquíssimos alunos solicitaram um dicionário impresso. Em conjunto, as atividades de diagnóstico 1 e 2 são dois momentos distintos e relevantes da nossa intervenção – um antes do workshop e o outro, após. A comparação entre essas atividades vai ao encontro de um de nossos objetivos específicos, segundo o qual buscamos compreender a influência do workshop nas respostas dos alunos e, por conseguinte, em sua aprendizagem

Os alunos tiveram 60 (sessenta) minutos para enviar sua resposta, à semelhança do que ocorreu com a atividade de diagnóstico 1. Toda a identificação, incluindo a informação do nome próprio do respondente, era obrigatória, tendo em vista que a atividade contava como avaliação bimestral e, portanto, valia nota. Os alunos que chegaram atrasados precisaram enviar sua resposta no mesmo horário que os que participaram da aplicação desde o início. Contudo, aqueles que tiveram problemas técnicos com alguma máquina puderam responder a questão em até 60 (sessenta) minutos, contando do momento em que visualizaram o questionário aberto.

A atividade propunha apenas uma questão interpretativa relacionada ao texto. Essa questão era idêntica à questão da atividade de diagnóstico 1, com tópicos que encorajavam a reflexão sobre as relações de poder, sobre a opinião do respondente em relação ao texto e que o respondente se sentisse à vontade para comentar ou não sobre aspectos que considerasse interessantes no poema. O texto dessa atividade também foi um poema humorístico, o qual era

inédito na disciplina de Inglês I. O intuito era identificar traços de CS promovidos ao longo do

workshop e se houve alguma melhoria ao longo das cinco semanas de intervenção, sem perder

de vista, entretanto, que cinco encontros são tempo insuficiente para melhorias significativas. Apesar de a questão ser a mesma para todas as turmas, selecionamos 03 (três) poemas diferentes, todos humorísticos, para evitar que alguns alunos realizassem a aplicação sob a influência de conversas com turmas que já haviam realizado a mesma atividade. Tentamos selecionar textos com níveis de complexidade e comprimento semelhantes, considerando os recursos disponíveis.

Antes da aplicação, o professor pesquisador fez alguns esclarecimentos gerais, como o tempo de aplicação e que teriam outro questionário (survey) para responder antes de ausentarem-se do laboratório. Nenhuma opinião sobre a interpretação do texto foi dada, apenas esclarecemos que os alunos poderiam utilizar algumas noções trabalhadas durante o workshop, como os valores simbólicos, para tratar sobre as relações de poder, e que as relações de poder podem estar relacionadas a valores simbólicos. Tal comentário foi feito como forma de familiarizar esta questão com aquilo que vinha sendo desenvolvido em sala de aula. Isso é um procedimento comum nas aulas. Apresentamos abaixo uma das versões do questionário aplicado.

Class Reunion

by Jim C. Carpenter

I read an ad in the paper one day In the Dallas Morning News All about my class reunion in A town near Santa Cruz I tried to decide if I should go To meet my friends and peers

And see how classmates from the past Had aged in all these years

I finally resolved that I should go And see what I could see

And meet my friends from the senior class Of nineteen fifty-three

I rented a tux and a black toupee Then brushed my shoes and hair I trimmed my mustache and my beard And changed my under wear

And rented a limousine

I brushed my teeth with Ultra-Bright Then gargled some listerine

I soon arrived in splendid form With a flower on my chest Sporting a rented diamond ring And smelling my very best

Now I was dressed in the finest garb Like a monarch at a feast

When I discovered that no one there Seemed familiar in the least

Well not a soul remembered me And my heart dropped to the floor When I remembered that I was in The class of fifty-four

Available at: <http://www.ellenbailey.com/poems/ellen_098.htm>. Access on: Nov. 10th, 2017.

Reflect on the poem above and write about i- how power relations take place in it, ii- your opinion in relation to this text. Please, fell free to discuss about other aspects you consider interesting.

Reiteramos que a diferença entre as versões da atividade de diagnóstico 2 é o texto que apresentam. A proposição das três versões da atividade de diagnóstico 2 e também da 1 é a mesma. Para acesso a esses textos, conferir subseção 6.4.1. Buscamos identificar, nas respostas à atividade de diagnóstico 2, aspectos pertinentes à CS. Selecionamos as respostas desta atividade de diagnóstico dos mesmos respondentes selecionados na atividade de diagnóstico 1, a fim de facilitar a comparação e evidenciar a influência do workshop.