• Nenhum resultado encontrado

Sobre os Organizadores e membros do Comitê gestor do Plano de Cultura da UFRN

Profa. Dra. Teodora de Araújo Alves

É docente, diretora artística, pesquisadora e gestora na Universidade Federal do Rio Gran- de do Norte. Presidiu a Comissão de Criação do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN em 2009, onde atua como docente. É Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN desde 2008 e Coordenadora de Ações culturais, museológicas e de memória da PROEX/UFRN (2015-2017); Coordena o Comitê Gestor do Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MinC/MEC e diversos projetos de extensão universitária, entre eles, Grupo de Dança da UFRN; Projeto Encantos da Vila (2004-2011), Programa Circuito cultural universitário (Une)versos das artes/PROEXT/MEC/SESu (2013/2015), Programa SigaArte na UFRN (desde 2013) e Programa Chão de Saberes. Possui Graduação em Educação Fí- sica e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Corpo- reidade e Educação; Coordenou grandes eventos científico-culturais, a exemplo da SBPC Cultural em 2010 e a Teia Nacional da Diversidade - (coordenação local na UFRN, em parceria com o MINC). Criou e coordenou, junto com o Prof. Dr.Edson Claro (in memoriam), a Base de Pesquisa GECARTE - Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação no período de 2005 a 2010, atualmente Grupo Cirandar. Possui livros e capítulos de livros publicados, entre eles: Herdanças de Corpos brincantes: saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras; Encantos da Vila: uma experiência com arte, cultura e educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, ministrando componentes curriculares, desenvolvendo pesquisas e orientações em Dança, Teatro, corpo, corporeidade, cultura e educação.

Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Professor Associado do Departamento de Práticas Educativas e Currículo, do Centro de Educação/UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Artes Cênicas da UFRN. Orienta e pesquisa na interface Arte, Deficiência e Acessibilidade, com ênfase na relação Teatro e Deficiência Visual.

192

Prof. Dr. Robson Carlos Haderchpek

Ator, diretor e pesquisador. Docente do Curso de Teatro da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Foi presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Gestão 2017-2018) e convidado para integrar o Comitê do Plano de Cultura da UFRN em 2015, coordenando o Programa “Circuito Cultural da UFRN”. É membro dos Grupos de Pesquisa: CIRANDAR, NACE e ÍMAN, e diretor do Arkhétypos Grupo de Teatro. Graduado e pós-graduado pela UNICAMP, com pós-doutorado na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien – Áustria (2015).

Prof. Dr. Lourival Andrade Júnior

Possui Graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1993), Especialização em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (1995), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social na Universidade Estadual de Londrina (2016). Também é diretor e ator de teatro e audiovisual, já tendo recebido diversos prêmios no Brasil. É diretor da Trapiá Cia Teatral. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de História (DHC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. É professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História dos Sertões (UFRN-DHC). É membro do Grupo de Pesquisa História dos Sertões (UFRN/CERES), integra o GT História: Religiosidade e Cultura/UFSC, o GT História das Religiões e Religiosidades/ANPUH-BR (sendo o representante deste GT no Rio Grande do Norte) e é Editor de Seção da Revista Eletrônica de Humanidades - MNEME. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Culturas dos Sertões, catolicismo não oficial (milagreiros), cemitérios e túmulos, ciganos, Umbanda, Cordel e História das Sensibilidades.

Prof. Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz

Doutor Europeu em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Professor Adjunto III no Departamento de Políticas Públicas/ UFRN. Seus interesses atuais versam sobre: cidades criativas, economia criativa, ócio e lazer, espaços públicos, espaços temáticos, políticas culturais.

193

Prof. Dr. Everardo Araujo Ramos

Professor efetivo do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, onde também coordena o Matizes-Grupo de Pesquisa em Cultura Visual e o Projeto Vernáculo de estudo e promoção da arte vernacular potiguar. Possui Graduação e Mestrado em História da Arte e Arqueologia pela Université de Franche-Comté e Doutorado em Estudos Brasileiros pela Univesité Paris X - Nanterre, onde também realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior (Bolsista CAPES). Ensinou na Université de Franche-Comté, Université Paris X - Nanterre e Université Michel de Montaigne - Bordeaux 3, bem como na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Desenvolve pesquisas, publica trabalhos e faz curadoria de exposições, no Brasil e no exterior, na área de História da Arte, com ênfase em Arte Popular. Desde fevereiro de 2017, dirige o Museu Câmara Cascudo da UFRN.

Prof. Dr. Isaias da Silva Ribeiro

Possui graduação (1990), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas seguintes áreas de estudo: Arquitetura de museus, relações entre arquitetura e artes visuais, Teoria e história da arte moderna e contemporânea e história da arquitetura. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Área de Representação Gráfica. Artista plástico com experiência em desenho, pintura e colagem e suas possibilidades expressivas na arte contemporânea.

Profa Dra. Lisabete Coradini

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Antropologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (2000). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do NAVIS Núcleo de Antropologia Visual, Diretório de Pesquisa/CNPq-UFRN. Realizou os seguintes filmes No mato das mangabeiras, Seu Pernambuco, cinema moçambicano em movimento, Sila, Mulher Cangaceira, Mestre Zorro, entre outros. Membro da Comissão de Elaboração e de Avaliação do Roteiro de Classificação da Produção Audiovisual/CAPES. Membro da Comissão da Imagem e Som da ANPOCS nas gestões 2001-2002 e do GT Antropologia Visual da ABA (2009-2010) e ( 2011-2012). Participa da REDE AMLAT (Rede Temática de Cooperação Científica Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina - PROSUL. MCT/CNPq Nº 11/2008). Publicou : Praça XV espaço e sociabilidade; Antropologia e Imagem; As cidades e suas Imagens. Organizou Dossiê sobre Cinema (Revista BAGOAS). Atualmente é editora da Vivência Revista de Antropologia (DAN/PPGAS). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, espaços, memórias, narrativas, cinema, cinema africano e o uso da imagem.