• Nenhum resultado encontrado

O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Todos os participantes recebem uma avaliação da gestão de suas empresas e ficam mais preparados para alcançar seus objetivos.

O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é destinado às empresas que se enquadrem em determinadas características de padronização nacional:

a) Auferir receita bruta anual de até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz;

b) Ter completado pelo menos 1 (um) ano fiscal completo;

c) Ter domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição;

d) Comprovar regularidade fiscal e estatutária (caso seja selecionada para a etapa de visitas).

Sobre as categorias de reconhecimento:

a) Agronegócio; b) Comércio; c) Indústria;

d) Serviços de Educação; e) Serviços de Saúde;

f) Serviços de Tecnologia de Informação – desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software;

g) Serviços de Turismo – bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos;

h) Serviços – empresas de serviços que não se enquadrem nas categorias de serviços acima.

O Prêmio MPE Brasil foi criado pela Rede de Cooperação Brasil e é um reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilizar para a melhoria da competitividade em seu segmento.

Segundo dados do MPE Brasil, em 2011 o Prêmio selou o ano com mais de 58 mil empresas inscritas e bateu o recorde de participação: 32 mil candidatas preencheram, juntamente com os consultores, o questionário de autoavaliação da gestão, número 43% superior ao do ano anterior. Em 2012, o MPE Brasil teve mais de 82 mil empresas inscritas e superou o número de candidatas em 38 mil, ratificando o nível de importância dada ao tema da excelência da gestão pelas MPEs.

Na etapa estadual, todas as federações destacam as melhores empresas por ramo de atividade econômica. Primeiramente, acontecem as inscrições, que darão início às visitas in loco para preenchimento do questionário de gestão. As visitas são realizadas por avaliadores capacitados para verificar as informações e o desempenho da gestão das empresas. Posteriormente, são realizadas as seleções para indicar as empresas aptas a participar do prêmio. Uma comissão técnica analisa os relatórios dos avaliadores e seleciona as empresas finalistas. Entre as empresas finalistas, a banca de juízes analisará os documentos e os relatórios. Em seguida, selecionarão as empresas vencedoras para participar da etapa nacional, com base no desempenho de pontuação e nas práticas de gestão. O empresário participante recebe um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão.

O reconhecimento é concedido anualmente, em nível estadual e nacional, àquelas organizações que se destacaram nas suas práticas de gestão, no comportamento empreendedor do empresário, nas boas práticas de responsabilidade social, bem como de inovação. Os vencedores nacionais são convidados a participar de uma Missão Nacional que contempla visita às empresas premiadas ou finalistas do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), participação em palestras sobre gestão e encontro com empresários.

O reconhecimento das empresas acontece em uma cerimônia de premiação organizada pelos parceiros. Os seus nomes e cases de sucesso são divulgados para todo o território nacional, além de ganhar o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais.

Em Pernambuco, o Prêmio acontece há 14 anos, tendo cada vez mais adesões à participação. Os vencedores não podem participar em mais de duas edições do Prêmio. A figura 2 apresenta as etapas do processo de premiação das empresas.

Figura 2 - Etapas do processo de premiação MPE Brasil

Fonte: Elaboração própria (2014), adaptado de MPE Brasil (2010).

A escolha dos vencedores é feita tendo como base os critérios de excelência da gestão da Fundação Nacional de Qualidade - FNQ. É a partir da adoção desse modelo que a empresa obtém, entre outros pontos, melhorias em processos e produtos, redução de custos, aumento da credibilidade da empresa e reconhecimento público. O modelo é constituído por fundamentos como liderança, clientes, estratégias e planos, processos e resultados.

A FNQ entende que, para alcançar o sucesso, a empresa deve atinar para os critérios de excelência, que incorporam a seus requisitos as técnicas mais inovadoras e bem-sucedidas de administração e gestão de organizações. Segundo a base de conceitos da FNQ (2010), “utilizando os critérios de excelência como referência, uma organização pode realizar uma autoavaliação e obter um diagnóstico de gestão organizacional, além de se destacar como Modelo de Excelência da Gestão”.

Ainda em conformidade com os conceitos fundamentais da FNQ, o Modelo de Excelência da Gestão - MEG é representado pela figura 3, sugerindo uma visão sistêmica de gestão organizacional. Mobilização Adesão: inscrição no site do Prêmio MPE Brasil Autoavaliação Classificação para as visitas Visitas Avaliação e Seleção das finalistas Seleção das vencedoras Premiação Reconhecimento

Figura 3 - Modelo de Excelência da Gestão (MEG)

Fonte: FNQ (2010).

A figura representativa simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável que interage com o ambiente externo. O modelo tenta, sobretudo, estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

Ao adotar o MEG, a organização alinha seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, preparando-se para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos. Ele possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais. Ainda proporciona a compreensão do mercado onde atua e se relaciona.

O MPE Brasil é uma realização do SEBRAE em parceria com a Gerdau, FNQ e do Movimento Brasil Competitivo em Pernambuco. Conta com o apoio da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco – FIEPE, Federação do Comércio do Estado de Pernambuco – FECOMÉRCIO/PE, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL, Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco – FACEP, Programa Pernambucano de Qualidade - PROPEQ e o Movimento Brasil Competitivo – MBC.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Documentos relacionados