• Nenhum resultado encontrado

4. Ferramentas e metodologias de implementação do sistema ABC/M

4.2. Software ABCM no Mundo

Além dos softwares comercializados em Portugal, de reconhecimento internacional, existem outras empresas importantes que fornecem software ABC. Neste trabalho, destacam-se apenas a Acorn Systems, o Business Objects que comprou a ALG Software e

98

Dos quatro fornecedores mais importantes de ABC (incluído a SAS) a Acorn Systems38 é o mais novo. O software EPS (Enterprise Profit System) da Acorn fornece o custeio das actividades no nível da transacção do registo com equações de tempo baseado em actividades (Time-Driven Activity Based Costing), para reconhecer como diferentes serviços produtos, clientes, fornecedores, canais etc., consomem de outra forma as actividades. A solução verdadeiramente focada no custeio ao nível das transacções reduz as limitações dos Objectos de Custos dos sistemas tradicionais ABC. Esta capacidade única fornece a possibilidade às organizações com altos volumes de transacções nas suas actividades de modelar os custos dessas actividades ao nível das transacções.

O sistema é baseado exclusivamente no Microsoft’s SQL Server retirando assim todas as vantagens do SQL Server’s Data Transformation Services (DTS) para a extracção, transformação e carregamento dos dados para dentro do modelo ABC, bem como serviços de análises para relatórios de análises multidimensionais dos custos. Na plataforma SQL Server Windows, o sistema é aberto para a integração com qualquer outro sistema RDMS, tal como Oracle DB, e os resultados dos dados SQL Server ficam disponíveis para serem utilizados por programas externos de análise e relatório de dados. A solução é 100% baseado na Web.

A Business Objects39 comprou a ALG Software em Outubro de 2006. A ALG fornecia software ABC desde de 1990. Neste momento fornece a quarta geração de software ABC e a primeira geração de software de Optimização do Desempenho da Rentabilidade (ODR). A Business Objects fornece duas soluções ABC, Activity Analysis (AA) e o Metify. A Activity Analisis é uma aplicação cliente servidor em três camadas com base de dados relacional aberta e corre em Windows ou Unix e também utiliza o servidor da internet para a recolha de dados e relatórios OLAP. O Metify, com primeira versão em 1998, é uma aplicação cliente servidor que utiliza uma base de dados proprietária. Fornece capacidades tradicionais de ABC para as Organizações que não necessitam de utilizar todas as capacidades do AA a um preço mais baixo.

38

www.acornsys.com

39www.businessobjects.com

99

A solução OPR integra Planeamento e Orçamentação Baseada em Actividades com o custeio e análise da rentabilidade. Funciona em ambiente cliente servidor de três camadas. O OPR Combinado com o AA fornece todas as potencialidades de acordo com as definições da CAM-I para a Orçamentação e Planeamento baseado em Actividades.

A ALG foi o primeiro software a fornecer alocações de custos multidimensionais das actividades e dos objectos de custo na sua versão HyperABC em 1994. Construído com essa experiencia, o Activivty Analisis e o Predicive Planning, fornecem hoje uma estrutura multidimensional através das estruturas dos recursos, actividades e objectos de custo como também relatórios OLAP dos resultados.

A Oracle40 adquiriu a Hyperion em Março de 2007. O Oracle - Hyperion fornece o seu

produto ABC como parte da solução Hypirion Performance Management. Chama-se Hyperion Business Modeling (HBM). O HBM é uma aplicação operacional e de modelação de custos que é apontado para ajudar as empresas a testar planos alternativos e cenários que suportem a tomada de decisões nos negócios.

A Hyperion comprou em 1998 a ferramenta HBM (originalmente chamada por NetProphet) da Sapling Corporation junto com a ferramenta Score Card. A ferramenta NetProphet foi a primeira a fornecer a abordagem “consumption-based” desenvolvida em 1990 o qual é definido hoje pela CAM-I como a abordagem “Closed-Loop” para o Activity-Based Planning and Budgeting (ABP/B).

O HBM fornece uma arquitectura de base de dados aberta e suporta a maioria das bases de dados RDMS incluindo Oracle, SQL Server e DB2. HBM necessita da aplicação do Windows Server e do Web Server.

O HBM não foi planeado para períodos ABC de grandes volumes nem para o custeio de clientes. Foi planeado para fornecer modelação What-If e para fornecer apoio estratégico

100

na tomada de decisões. Contudo o HBM, quando combinado com outras ferramentas, pode fornecer o custeio de períodos de grandes volumes de objectos de custos e análise de cenários e simulações (What-If) para o apoio da tomada de decisões.

Os fornecedores de soluções integradas (ERP), como a SAP, e outros reivindicam ter módulos ABC que se interligam com os restantes módulos do sistema ERP e que as actualizações são realizadas de uma forma bastante simples. O facto é que nesta matéria os dados ABC são apenas 15% financeiros e 85% tipicamente dados operacionais. A maioria destes dados não é guardada nos sistemas de contabilidade geral ou nos MRP/ERP da empresa. Os sistemas ABC são ferramentas de modelação operacional, não são ferramentas de análise financeira. Estar ligado com a contabilidade geral não é o principal aspecto, uma vez que os dados financeiros são os mais fáceis de importar para dentro do software ABC. Muitas empresas que utilizam SAP têm escolhido pacotes de software específico ABC para a gestão de custos e usam a informação do SAP para alimentar o modelo ABC, Gurowka (1997).

A compra de software por si não assegura o sucesso de um projecto ABC. O sucesso será atingido pela combinação da compreensão minuciosa do método ABC, pelos objectivos claros do projecto e pela escolha de software apropriado. O sucesso necessita também de compromisso com as acções para a melhoria do negócio que serão baseadas na informação gerada pela análise proveniente do método ABC, Best (1996).

Gurowka (1997), argumenta, que o mundo do software ABC está em constante mudança e evolução, e que o software não é a parte mais importante na implementação do ABC, é um requisito necessário, mas não deve sobrepor-se á importância do desenvolvimento do desenho e da metodologia certa da arquitectura ABC.

101