• Nenhum resultado encontrado

Em 1867, fez um curso de Cálculo sob a orientação de Aleksandr N. Strannolyubsky33, que logo reconheceu seu talento. No entanto, ela não pôde freqüentar a universidade, pois, naquela época, as mulheres não podiam estudar na Universidade da Rússia.

Inconformada com esta situação, Sophia fez parte de um movimento de jovens que lutava pela emancipação feminina e acreditava que um dos meios das mulheres fugirem do controle masculino era casar-se, por conveniência, para poder sair do país e estudar. Sendo assim, em 1868, Sophia casou-se com um jovem paleontólogo Vladimir Kovalevsky34.

Um ano após o casamento, o casal mudou-se para Heidelberg (Alemanha), onde Sophia participou de cursos de Matemática e Física, lecionados por Leo Köenigsberger (1837-1921), Paul Du Boris-Rreymond (1818-1896), Gustav R. Kirchhhoff (1824-1887) e Hermann L. F. Von Helmholtz (1821-1894).

Sophia, em 1871, foi para Berlin, indicada por Köenigsberger para estudar sob a orientação de Weierstrass (1815-1897). A princípio, este professor não quis aceitá-la, mas, após Sophia resolver uma lista de exercícios de matemática avançada, em pouco tempo, conquistou o direito de ser orientada por ele. Segundo Osen (1994), eles dedicaram-se ao campo de Análise e aplicações de técnicas de Análise em questões de Física-Matemática.

Ela permaneceu sobre a orientação deste, até 1874, e escreveu os seguintes trabalhos: On the Reduction of a Definite Class of Abilian Integrals of the Third Range

31 Em algumas referências encontra-se Sophia Kurvin-Krukosvsky Kovalevsky, Sonya Kurvin- Krukosvsky Kovalevsky ou Sonya Kurvin-Krukosvsky Kovalevskya.

32

Osen (1994) afirma que não há um consenso entre os estudiosos quanto a data de nascimento de Sophia, alguns afirmam que ela nasceu em 1850 e outros em 1853.

33 Professor de Matemática da Academia Naval de Saint Petersburgo. 34 Posteriormente, foi professor na Universidade da Rússia

Sophia Kurvin-Krukosvsky, filha do rico general Vasily Kurvin-Krukosvsky e de Yelizaveta Shubert, nasceu em 15 de janeiro de 1850. Devido à boa situação financeira da família, ela pôde ser educada em casa.

que apresentava as condições de redução de uma integral ultra-elíptica, Supplementary

Research and Observations on Laplace´s Research on the Form of the Saturn Ring, no

qual mostrava que os anéis de Saturno, não têm secções na forma elíptica, e sim na forma oval e On the Theory of Partial Differential Equations, que demonstrava a condição necessária e suficiente para a solução da equação diferencial parcial existir e ser única. Hoje, o resultado deste trabalho é chamado do Teorema de Cauchy- Kovalevskya35.

Devido à qualidade deste último trabalho, em 1874, a Universidade de Göttingen outorgou a ela, in absentia, o grau de Doutora em Filosofia, mesmo sem realizar o exame oral. Segundo Tobies (2001), Sophia foi a primeira mulher a conseguir este título em Matemática.

Em seus trabalhos contribuiu para expressar algumas Integrais Abelianas em termos de integrais elípticas relativamente simples e generalizou o problema de rotação de um Corpo Rígido sobre um ponto fixo36.

Após alguns anos, Sophia voltou a morar com seu marido, na Rússia. Neste mesmo período, Weierstrass se empenhou para que ela fosse aceita no meio acadêmico russo, mas tal esforço foi em vão, os russos não admitiam que mulheres participassem do meio acadêmico. Assim, ela começou a dedicar-se ao estudo literário e escreveu quatro obras37, que, segundo Osen (1994), foram centradas na discussão dos direitos da mulher e foram consideradas de excelente qualidade.

A única filha do casal, Fufa ou Foufie (como era chamada por Sophia), nasceu em 1878, e após cinco anos, Vladimir se suicidou, devido a um investimento financeiro mal sucedido. Devido à morte do marido, Sophia ficou em uma situação financeira delicada e voltou a ser assistente de Weierstrass. Nesta época, tornou-se amiga de Gösta Mittag-Leffler (1846-1927) e escreveu The refraction of Light in a Crystalline Medium. Este trabalho foi muito bem recebido na época.

Foi convidada, em 1884, para ser professora da Universidade de Estocolmo. Sophia foi uma das primeiras mulheres a assumir o cargo de professora em uma universidade européia. Posteriormente, assumiu o cargo de editora do jornal Acta

35

Já que Cauchy (1789-1857) tinha examinado a questão da existência de uma solução. 36

Casos particulares deste problema tinham sido estudados por Euler (1707-1783), Poison (1781-1840) e Lagrange (1736 – 1813).

Mathematica. Tobies (2001), afirma que ela foi a primeira mulher profissional em Matemática.

No período de 1887 a 1889, Sophia escreveu suas três últimas obras literárias, sendo que o livro The Rayevsky Sister foi muito elogiado e publicado em três idiomas. Em 1888, ganhou o Prêmio Bordin, da Academia de Ciências de Paris, com o trabalho

On the Rotation of a Solid Body about a Fixed Point of Sciences. A qualidade deste foi

tamanha que a Academia aumentou o prêmio de 3000 para 5000 Francos. Ainda sobre este tema, ela ganhou um prêmio da Academia Sueca de Ciências.

Devido à sua excelente produção matemática, foi permitido à Sophia ser membro associado da Academia de Ciências da Rússia. Mas, ela nunca pôde nem participar das reuniões e nem ser professora da Universidade da Rússia, pois estas atividades eram proibidas para uma mulher.

Sophia faleceu em 1891, em decorrência de uma pneumonia. Após sua morte, a Rússia a homenageou com um selo de postagem com estampa comemorativa com seu nome, ela foi a única mulher a receber esta honra.

Segundo Osen (1994), Sophia era brilhante, excelente matemática, ótima escritora, falava vários idiomas e possuía um vasto conhecimento em Astronomia e em Física-Matemática.