• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO III – P EDAGOGIA , D IDÁTICA E L ECIONAÇÃO DA U NIDADE L ETIVA 2 DO

2. Planificação, um instrumento de trabalho essencial para o docente

1.5. Planificação descritiva de cada uma das dez aulas da unidade letiva 2

1.5.3. Tema: Jesus um marco na história: a arte celebra a vida de

Domínio:

Cultura cristã e visão cristã da vida. Metas de aprendizagem:

E - Identificar o núcleo central do catolicismo;

K - Reconhecer exemplos relevantes do Património artístico criados com um fundamento religioso.

Objetivos a atingir:

- Aperceber-se de Jesus como marco na história na elaboração do calendário do Ocidente; - Interpretar produções culturais que retratam a vida de Jesus como marco na história; - Apreciar produções estéticas da temática cristológica.

Conteúdos a desenvolver:

‒ O nascimento de Jesus marcou a história:

 A arte celebra o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus;

 O calendário usado entre nós tem como ponto de referência o nascimento de Jesus.

Estratégias de Ensino:

A aula inicia-se com o acolhimento dos alunos. A professora pede, a um aluno, que resumidamente sintetize a aula anterior. Pode pedir depois, a outro aluno, se algum pormenor tiver sido deixado por frisar, que acrescente mais algum conteúdo, de forma a que todos possam relembrar o ponto em que se ficou e que terá continuidade na presente aula.

Seguidamente, a professora retoma o PowerPoint da aula anterior, uma vez que não foi devidamente aprofundado e, com base nas parábolas analisadas, procura tornar o tema do Reino de Deus, nos ensinamentos de Jesus, mais compreensível, de modo a que os alunos consigam apropriarem-se do seu conceito aplicando-o à sua vida.

Apôs isto, informa aos alunos que vai entregar uma ficha de trabalho (em anexo no dossier) a cada um para preencherem à medida que vai decorrendo a aula com as informações que vão obtendo, quer a partir do que ouvem, quer do que é apresentado no PowerPoint. Depois de distribuída, pede que a leiam para se inteirarem da tarefa proposta. Depois desta interrupção, a professora retoma o tema sobre o Reino de Deus, e realça a importância de Jesus na vida das pessoas da sua época e na de todas as lhes sucederam, com os seus ensinamentos, e sobretudo com o exemplo da sua vida, que foi um exemplo de amor para com os outros. Foi tanta a importância que Jesus vai tornar-se um marco na história, que aos poucos alcança uma dimensão Universal. Num mundo em que o cristianismo se expande, o Papa Gregório XIII vai reunir um grupo de especialistas e ao fim de cinco anos de estudos elaboram um calendário que foi promulgado em 24 de Fevereiro de 1582 e que foi aos poucos sendo implementado até se tornar o mais universal. Ainda hoje existem outros calendários como o islâmico, mas aquele sobre o qual tudo gravita é o calendário que tem como figura central Jesus Cristo. Assim, os acontecimentos históricos que aconteceram antes de Cristo denominam-se antes de Cristo (a.C.) e os que aconteceram apôs, depois de

Cristo (d.C). A professora mostra um friso cronológico para que os alunos compreendam melhor a divisão destes acontecimentos históricos.

Muitos povos que não são cristão aludem a este calendário como antes e depois da Era Comum.

A professora refere que não foi apenas neste ponto que o Jesus Cristo teve grande importância, por todo o lado, onde o cristianismo passou ou passa, deixa marcas: Igrejas, lugar de culto (ermidas, santuários); lugares de peregrinações (São Tiago de Compostela, Fátima, por exemplo); esculturas, pinturas, literatura; música que exalta a figura de Jesus Cristo. As obras de arte transformam-se em catecismos, em livros abertos onde podemos apreciar a vida de Jesus, desde o Seu nascimento até à morte. Não esquecer que também nessas obras de arte está representado o Antigo Testamento. Depois desta explicação, a professora, continua a projetar o PowerPoint, dizendo aos alunos que, devido à imensidade de obras, apenas selecionou algumas que eles verão e ao examiná-las poderão continuar a preencher a ficha de trabalho. Este PowerPoint comtempla a Pietá, do escultor José Rodrigues, que se encontra na Catedral de Bragança.

No final da apresentação do PowerPoint a professora pergunta se todos conseguiram preencher a ficha. Pede a um aluno que leia as perguntas e a outro que leia as respostas. Por cada resposta, pergunta à turma se está correto, se não estiver, faz-se a correção. Concluído este exercício, a professora pede aos alunos que encontrem na sopa de letras nomes que correspondam ao que foi lecionado e que estão referidos por baixo do quadro da sopa de letras. Depois concluído este exercício, vai pedido a cada um dos alunos que diga uma das palavras que encontrou referentes aos conteúdos lecionados.

Posteriormente, a professora pede aos alunos que retomem a ficha de trabalho dada na aula anterior com o título: Jesus, um Homem para os outros, designação dada à presente unidade letiva e acrescentem uma explicação a esse ao título dado a Jesus com base no que aprenderam no decorrer da aula.

No final pede a um aluno ou aluna que, numa frase faça o resumo da aula, e pede que escrevam o sumário que será projetado no quadro.

Recursos:

Fichas de Trabalho, Caderno Diário; Computador; Quadro; PowerPoint. Avaliação Formativa:

- Aquisição de conhecimentos;

- Observação direta focada nos critérios de intervenção, expressão oral, capacidade crítica e de interpretação/relacionamento de dados;

- Realização de exercícios escritos. Sumário:

Jesus, um marco na história. A arte celebra a vida de Jesus. Formação do calendário do Ocidente. Elaboração de uma Ficha de Trabalho.

1.5.4.Tema: Jesus leva-nos a conhecer o amor infinito de Deus