• Nenhum resultado encontrado

TERMOS USADOS EM EIA/RIMA

No documento Curso Eia-Rima Cemae (páginas 118-127)

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237, 19 de Dezembro de

TERMOS USADOS EM EIA/RIMA

Ação Antrópica

Ato modificativo da natureza de autoria do ser humano. • Análise Ambiental

Exame detalhado de um sistema ambiental, por meio do estudo da qualidade de seus fatores, componentes ou elementos, assim como dos processos e interações que nele possam ocorrer, com a finalidade de entender sua natureza e determinar suas características essenciais.

Avaliação Ambiental

Expressão utilizada com o mesmo significado da avaliação de impacto ambiental, em decorrência de terminologia adotada por algumas agências internacionais de cooperação técnica e econômica, correspondendo às vezes a um conceito amplo que inclui outras formas de avaliação, como a análise de risco, aauditoria ambiental e outros procedimentos de gestão ambiental.

Avaliação Ambiental Estratégica

Procedimento sistemático e contínuo de avaliação da qualidade do meio ambiente e das conseqüências ambientais decorrentes de visões e intenções alternativas de desenvolvimento, incorporadas em iniciativas, tais como: a formulação de políticas, planos e programas (PPP), de modo a assegurar a integração efetiva dos aspectos biofísicos, econômicos, sociais e políticos de planejamento e tomada de decisão.

Avifauna

Conjunto de espécies de aves que vivem em uma determinada área.

Ambiente

Conjunto de condições que envolvem e sustentam os seres no interior da biosfera, incluindo clima, solo, recursos hídricos e outros organismos.

Ar/Atmosfera

Mistura gasosa que envolve a Terra, constituindo a atmosfera.

Bioma

Amplo conjunto de ecossistemas terrestres, caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação com diferentes tipos climáxicos.

Biomassa

Qualquer fonte de origem vegetal, utilizada como fonte de energia. • Biosfera

Sistema integrado de organismos vivos e seus suportes, compreendendo o envelope periférico do planeta Terra com a atmosfera circundante estendendo-se para cima e para baixo até onde exista naturalmente qualquer forma de vida.

Biota

Conjunto de plantas e animais de uma determinada região, província ou área biogeográfica. Ex. Biota amazônica, biota dos lhanos, biota patagônica.

Área que recebe e acumula resíduos gerados nos processos de mineração. • Crime Ambiental

Condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, conforme caracterizadas na legislação ambiental na Lei de Crimes Ambientais ( Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).

Clímax

Última comunidade biológica em que termina uma sucessão ecológica, isto é, a comunidade estável que não sofre mais mudanças direcionais. No estágio clímax há um equilíbrio dinâmico, enquanto as condições ambientais permanecem relativamente estáveis. Termo usado principalmente na ecologia vegetal.

Composição Florística Conjunto de espécies vegetais. • Conservação

Manejo dos recursos do ambiente, ar, água, solo, minerais e espécies viventes, incluindo o homem de modo a conseguir a mais alta qualidade de vida humana sustentada.

Conservação da Natureza

O manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral.

Conservação in situ

Conservação de ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.

Contaminação

Introdução de um agente indesejável em um meio previamente não contaminado. Ex. Contaminação do ar, do solo ou da água por metais pesados.

Corredores Ecológicos

Porção de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre

elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam, para sua sobrevivência, áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais.

Degradação

1. Alteração adversa das características do meio ambiente.

2. Processos resultantes dos danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais. • Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Processo de transformação no qual a exploração dos recursos, as diretrizes de investimento, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais sejam consistentes com as necessidades atuais e futuras.

Interpretação da situação de qualidade de um sistema ambiental ou de uma área, a partir do estudo das interações e da dinâmica de seus componentes, quer relacionados aos elementos físicos e biológicos, quer aos fatores sócio-cultures.

Diversidade Biológica

A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

Dossel

1. Parte formada pela copa das árvores que formam o estrato superior da floresta. 2. Parte mais alta do maciço florestal, onde se encontram as copas das árvores. • Ecologia

Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. • Ecossistema

Conjunto integrado de fatores físicos, ecológicos e bióticos que caracterizam um determinado lugar, estendendo-se por um determinado espaço de dimensões variáveis.

Ecossistemas (áreas) frágeis

Aquele que, por suas carcterísticas, são particularmente sensíveis aos impactos ambientais adversos, de baixa resiliência e pouca capacidade de recuperação, como por exemplo: lagos, lagunas, encostas de forte declividade, restingas, manguezais.

Efeito Ambiental

Alteração nas características e na qualidade do meio ambiente produzida por ação humana. • Efeito de borda

Aquele exercido por comunidades adjacentes sobre a estrutura de populações do entorno, resultando em aumento na variedade de espécies e na densidade populacional.

Efluente

Descarga de despejo industrial ou urbano no ambiente. Endemismo

Ocorrência de uma espécie em uma área restrita. • Epífita

Planta que cresce sobre outra planta sem retirar alimento ou tecido vivo do hospedeiro. Vegetal que vive sobre um outro, apenas apoiando-se, sem dele retirar nutrientes.

Erosão

Desgaste e/ou arrastamento da superfície da terra pela água corrente, vento, gelo ou outros agentes geológicos, incluindo processos como arraste gravitacional.

Especiação

Mecanismo evolutivo que leva a formação das espécies. • Espécie ameaçada de extinção

Aquela que sobressai devido a sua copa ultrapassar o dossel da floresta, em busca de luminosidade. • Espécie endêmica

Aquela cuja área de distribuição é restrita a uma região geográfica limitada e usualmente bem definida. • Espécie Indicadora

Aquela cuja presença indica existência de determinadas condições no ambiente em que ocorre. • Espécie Nativa

Espécie de origem e ocorrência natural. • Estrato

Determinada camada de vegetação em uma comunidade vegetal. • Extrativismo

Sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis. • Fácies

Fisionomia de uma comunidade ou população.

Fauna

Toda vida animal de uma área, um habitat ou um estrato geológico num determinado tempo, com limites espacial e temporal arbitrários.

Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção

Espécies constantes das listas oficiais do IBAMA. • Fitofisionomia

Variedades de comunidades vegetais ocorrentes em uma região. • Flora

Conjunto de plantas de uma região ou período, listadas por espécies e consideradas como um todo. Floresta

Associação arbórea de grande extensão e continuidade. • Florística

Estudo que trata das famílias, gêneros e espécies vegetais que ocorrem numa determinada população.

Garimpo

Local em que se ocorre à extração de minerais garimpáveis. • Geossistemas

É uma classe peculiar de sistemas dinâmicos abertos e hierarquicamente organizados. • Germoplasma

Material hereditário transmitido à prole através dos gametas. • Gestão Ambiental

Administração, pelo governo, da proteção e do uso os recursos ambientais, pó meio de ações ou medidas econômicas, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de mnter ou recuperar a qualidade do meio ambiente, assegurar a produtividade dos recursos e o desenvolvimento social. Este conceito tem se ampliado, nos últimos anos, para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas de ação desenvolvidos por empresas para administrar com responsabilidade suas atividades de modo a proteger o meio ambiente.

Ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento, a sobrevivência e a reprodução de determinados organismos.

Herbário

Coleção de vegetais mortos ou parte deles que, após serem prensados, secos, montados e identificados, são mantidos ordenadamente em instalações apropriadas para a conservação.

Herpetofauna

Conjunto de espécies de répteis e anfíbios que vivem em uma determinada área. Holismo

Conceito segundo o qual todas as entidades físicas e biológicas formam um único sistema interagente unificado e que qualquer sistema completo é maior do que a soma das partes componentes.

Ictiofauna

Conjunto de espécies de peixes de uma determinada região. • Inventário Florestal

Atividade que compreende a descrição de uma população florestal previamente definida. O caráter de posse,

estimativas que demostram qualitativa e quantitativamente o povoamento. Impacto ambiental

Toda ação ou atividade, natural ou antrópica, que produz alterações bruscas em todo o meio ambiente ou apenas em alguns de seus componentes.

Impacto Ambiental Cumulativos

Impacto ambiental derivado da soma de outros impactos ou de cadeias de impacto que se somam, gerados por um mais de um empreendimentos isolados, porém contíguos, num mesmo sistema ambiental.

Indicador biológico

Organismo que é usado como indicador de atividade química ou de composição química de um sistema natural

Instrumento de Política Ambiental

Mecanismos de que se vale a Administração Pública para implementar e perseguir os objetivos da política ambiental, podendo incluir os aparatos administrativos, os sistemas de informação, as licenças e autorizações, pesquisas e métodos científicos, técnicas educativas, incentivos fiscais e outras medidas econômicas, relatórios informativos etc.

Jazida

Toda massa individualizada de substância mineral, aflorando à superfície ou existente no interior da terra, e que tenha valor econômico.

Jusante

Sentido para onde corre as águas de um curso d'água. Lavra

Conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial da jazida, a começar da extração das substâncias minerais úteis que contiver até o seu beneficiamento.

Lençol freático

Instrumento de política e gestão ambiental de cráter preventivo. Conjunto de leis, normas técnicas e

procedimentos administrativos que substanciam, na forma de licenças, as obrigações e responsabilidades do Poder Público e dos empresários, com vistas à autorização para implantar, ampliar ou iniciar a operação de qualquer empreendimento potencial ou efetivamente capaz de causar alterações no meio ambiente, promovendo sua implantação de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Manejo

Todo e qualquer procedimento que vise assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas.

Meio Ambiente

Conjunto de todas as condições e influências externas circundantes, que interagem com um orgnismo, uma população, ou uma comunidade.

Mastofauna

Conjunto das espécies de mamíferos de uma determinada região. Mesofauna

Animais que habitam o solo. • Mina

Jazida em lavra, ainda que suspensa. • Minério

Substância mineral sólida natural, com valor econômico, que é extraído da terra ou do fundo do mar. • Microclima

Variação local de parâmetros climáticos, considerando-se pequenas áreas. • Monitoramento

Coleta, para um propósito predeterminado, de medições ou observações sistemáticas e intercomparáveis, em uma série espaço-temporal, de qualquer variável ou atributo ambientla, que forneça uma visão sinóptica ou uma amostra representativa do meio ambiente.

Nicho

Gama total de condições sobre as quais o indivíduo ou a população vive e se reproduz. • Nidificar

Ato das aves que consiste em fazer ninho; o mesmo que aninhar ou ninhar. • Normatização

Desenvolvimento de uma norma. • Normativo

Que tem a qualidade ou força de norma. • Organismo

Entidade biológica capaz de reproduzir e/ou de transferir material genético, incluindo vírus, e outras classes que venham a ser conhecidas.

Limites de concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassados, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

Paisagem cultural

Porção do espaço em que a estrutura e a dinâmica dos elementos bióticos e abióticos foram organizados e controlados pela ação do homem.

Paisagem natural

Conjunto de animais, vegetais e elementos abióticos de determinada porção do espaço que não sofreu a ação do homem.

Passivo Ambiental

Custos e resposabilidades civis geradoras de dispêndios referentes às atividades de adequação de um empreendimento aos requisitos da legislação ambientla e à compensação de danos ambientais.

Pedogênese

Designação geral para os fenômenos das transformações decorrentes da decomposição in situ da rocha matriz ou de depósitos de materiais erodidos e redepositados.

Plano

Estratégia composta de objetivos, alternativas e medidas, incluindo a definição de prioridades, elaborada para viabilizar a implementação de uma política.

Política Ambiental

Parte da política governamental (de um estado ou país) que se refre à proteção e à gestão do meio ambiente; mesmo tendo seus próprios objetivos, estes estão subordinados aos objetivos da política maior, devendo se compatibilizar e integrar às demais políticas setoriais e institucionais desse governo.

Poluente Atmosférico

Qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou

característica em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e a flora; prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

Poluição

Efeito que um poluente produz no ecossistema. • Preservação Ambiental

Ações que garantem a manutenção das características próprias de uma ambiente e as interações entre os seus componentes

Programa

Agenda organizada dos compromissos, propostas, instrumentos e atividades necessários para implementar uma política, podendo estar ou não integrada a um plano.

Projeto

Intervenção que diz respeito ao planejamento, à concepção, à construção e à operação de um empreendimento ligado a um setor produtivo ou uma obra ou infra-estrutura.

Nível de bem-estar psicológico, social e médico de um indivíduo ou de uma população em função das pressões externas.

Qualidade Ambiental

Resultado dos processos dinâmicos e interativos dos elementos do sistema ambiental, define-se como o estado do meio ambiente, numa determinada área ou região, conforme é percebido objetivamente, em função da medição da qualidade de alguns de seus componentes, ou mesmo subjetivamente, em relação a determinados atributos, como a beleza, oconforto, o bem-estar.

Quiropterofauna

Conjunto de espécies de morcegos de uma dada região. • Reciclagem

Reutilização de recursos, especialmente os não renováveis, através de recuperação de detritos, reconcentração e refinação (reprocessamento) para uso.

Recuperação

Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.

Recurso

Qualquer componente do ambiente que pode ser utilizado por um organismo. Ex. Alimento, solo, mata, minerais.

Recurso não renovável

Recurso que não é regenerado após o uso. Ex. recursos minerais, que se esgotam. • Recurso natural

Qualquer recurso ambiental que pode ser utilizado pelo homem. O recurso será renovável ou não na dependência da exploração e/ou de sua capacidade de reposição.

Recurso renovável

Recurso que pode ser regenerado após o uso. Tipicamente recurso que se renova por reprodução. Ex. Recurso biológico, vegetação, proteína animal.

Recuperação de Área Degradada

Atividade que tem por objetivo o retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré-estabelecido para o uso do solo, visando a obtenção de uma estabilidade do meio ambiente. • Recurso Ambiental

A atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

Rejeito

Substância não econômica, separada do minério por beneficiamento. Pode estar na forma de fragmentos ou partículas secas, ou em via aquosa. Necessita ser depositada na área da lavra, em pilhas a seco, ou em reservatórios com água, confinados. Não pode ser lançada diretamente nos cursos naturais de água.

Processos utilizados para recompor ecossistemas, tendo em vista as condições iniciais naturais, as alterações registradas e os prognósticos resultantes do monitoramento.

Serrapilheira

Camada solta na superfície de solos sob florestas, constituída de folhas caídas, ramos, caules, cascas, frutos, sementes, insetos e microorganismos. Equivalente ao Horizonte O do solo.

Sinecologia

Estudo das relações de uma comunidade com o ambiente e das relações das populações entre si. • Sinergismo

Associação simultânea de dois ou mais fatores que contribuem para uma ação resultante superior àquela obtida por cada fator individualmente.

Sinantrópica

Capacidade dos animais utilizarem condições ecológicas favoráveis criadas pelo Homem. • Sinótica

Permite uma vista de conjunto, dada a semelhança de suas versões. • Sistema Ambiental

Conjunto dos processos e interações dos elementos que compõem o meio ambiente, incluindo, além dos fatores físicos e bióticos, os de natureza antrópica (socioeconômica, política, institucional e ética).

Solo

Material mineral e/ou orgânico inconsolidado na superfície superior da terra que serve como um meio natural para o crescimento e desenvolvimento de plantas terrestres.

Talude

Superfície inclinada, escavada ou natural. Expresso em porcentagem, graus ou relação entre as distâncias vertical e horizontal de um ponto a um plano.

Táxon

Grupo de organismos em qualquer nível, com alguma identidade formal. • Vulnerabilidade Ambiental

Conjunto de fatores ambientais de mesma natureza que, diante de atividades ocorrentes ou que venham a se manifestar, poderá sofrer adversidades e afetar, de forma vital ou total ou parcial, a estabilidade ecológica de região em que ocorre.

Zoneamento

Definição de setores ou zonas em uma unidade de conservação com objetivos de manejo e normas

específicos, com o propósito de proporcionar os meios e as condições para que todos os objetivos da unidade possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz.

No documento Curso Eia-Rima Cemae (páginas 118-127)