• Nenhum resultado encontrado

TI Verde e sustentabilidade

PERFIL DE NEGÓCIOS

5.7 TI Verde e sustentabilidade

Existem vários tipos de projetos na área de informática que variam em tama- nho (do escopo, duração, equipe, etc) e quantidade de recursos (humanos e/ou materiais). Durante o planejamento desses projetos, fazem-se análises do atual parque tecnológico disponível e, muitas vezes, é necessária a substituição de

alguns equipamentos, como servidores, desktops e compra de outros dispositi- vos. É claro que isso varia de caso para caso.

Para não divagarmos em uma situação empresarial, vamos tomar como exemplo a nossa situação doméstica: a informática evolui, nosso telefone ce- lular passa a ficar obsoleto, vemos uma propaganda de um novo celular mais potente, com mais recursos etc. O que fazemos com o antigo aparelho? Ou des- cartamos, literalmente, vendemos ou damos algum destino para ele.

Mas e o que ocorre com este aparelho? Vira lixo em algum depósito de lixo da cidade? É devidamente reaproveitado como material de reciclagem? Não sa- bemos ao certo, não é?

Esse foi um pequeno exemplo de um simples celular. Agora imagine, em um grande projeto, onde são inseridos servidores, desktops, equipamentos de rede etc.? Perceba que, quanto mais equipamentos usarmos, mais vamos precisar de energia elétrica para mantê-los funcionando? Os aparelhos eletrô- nicos dissipam calor, mesmo que pouco, mas dissipam. E sabemos que a alta temperatura no nosso computador faz com que ele literalmente trave e pare de funcionar, mas e em um data center? Precisaremos de mais refrigeração, quer dizer, ar-condicionado e mais energia elétrica!

A energia elétrica infelizmente não é de graça e, se de mais energia precisa- mos, mais fontes de energia serão necessárias. Como sabemos que a maioria da geração de energia elétrica no Brasil provém de hidrelétricas, quer dizer que mais recursos destas usinas serão necessários ou talvez mais usinas deverão ser construídas. Enfim, é uma reação em cadeia.

Contando que a TI está sendo cada vez mais utilizada e nunca retrocede, mais recursos naturais serão necessários a cada momento.

É claro que isso sensibiliza a comunidade ambientalista e também aque- les que têm maior consciência sobre o meio ambiente. Não podemos ficar pa- rados? Mas como atuar em uma situação que necessita de mais recursos sem agredir tanto o meio ambiente? É aí que entra a TI Verde!

TI Verde refere-se a tudo que está relacionado com o meio ambiente e TI. É o estudo e a prática de projetos, manufatura, uso e descarte de computadores, servidores e subsistemas associados (monitores, impressoras, dispositivos de armazenamento, dispositivos de rede e sistemas de comunicação) eficiente e eficazmente com o mínimo (ou sem) de impacto no meio ambiente. Essa defi- nição foi dada por San Murugesan (Murugesan, 2008) em um dos textos mais clássicos sobre TI Verde.

de TI e não prejudicar o meio ambiente é usar os conceitos de sustentabilidade, como mostra o Guia para o Gestor de TI Sustentável (Itautec, 2011).

O assunto é tão importante que algumas empresas estão selecionando os seus fornecedores, os quais devem possuir algum plano de descarte de seus produtos. Isso, na verdade, faz parte de uma política corporativa principalmente relacionada com os padrões da ISO, os quais a empresa possa ter.

Segundo o Guia, a TI sustentável está diretamente relacionada ao desenvol- vimento e à implementação de estratégias e ações que são consequências dos seguintes pontos de vista:

• Econômico: que garante um equilíbrio de custo-eficiência. Dessa forma, os negócios obterão maior vantagem competitiva e a reputação da em- presa será consolidada.

• Ambiental: que gera padrões de aquisição e uso dos equipamentos e seus impactos na natureza em todo o seu ciclo de vida (fabricação, uso e descarte).

• Social: que gera padrão e cultura de sustentabilidade nos stakeholders e, principalmente, nos funcionários, colaboradores e na cadeia de valor.

0 20 40 60 80 100

Consumo e redução de energia Redução de custos Redução de emissão de carbono e impacto ambiental Melhoria do desempenho e uso de sistemas Redução de espaço 75 73 56 55 47

Gráfico 1 – Razões e benefícios para se utilizar a TI Verde (Murugesan, 2008). Adaptado.

O gráfico 1 mostra algumas razões e benefícios para se usar a TI Verde de acordo com Murugesan (Murugesan, 2008). Pelo gráfico, percebemos que:

• 75% referem-se à redução do consumo de energia; • 73% para diminuir custos;

• 55% para melhorar o uso e desempenho dos sistemas; • 47% para economizar espaço físico.

Porém, como elaborar uma estratégia para se conseguir algum resultado com TI Verde? Murugesan sugere adotar a abordagem holística para a TI Verde, conforme a figura 2.

MANUFATURA

MANUFATURA

MANUFATURA

MANUFATURA

TI VERDE

Figura 2 – Abordagem holística da TI Verde (Murugesan, 2008). Adaptado.

Conforme mostra a figura 2, para compreendermos os impactos ambientais que envolvem a TI, precisamos passar pelos quatro caminhos complementares:

Uso (Green Use): relacionado com a redução de energia de computadores e sistemas de informações e os usa de uma maneira ecologicamente correta.

• Descarte (Green Disposal): relacionado com o reaproveitamento de computadores ou equipamentos antigos. Existem várias possibilidades de reaproveitamento de computadores antigos.

• Projeto (Green Design): relacionado com o projeto de equipamentos (computadores, servidores etc.) com uso eficiente de energia e ambien- talmente correto.

• Manufatura (Green Manufacturing): relacionado com a manufatura de componentes eletrônicos, computadores e outros equipamentos deriva- dos com o mínimo impacto ao meio ambiente.

Toda vez que você observar nos seus estudos sobre holística, encontrará uma abor- dagem na qual o sujeito principal do estudo é um ser ou entidade indivisível e que precisa de outras partes que o complementam. Ou seja, para se entender o sujeito do estudo, ele deve ser encarado e entendido como uma coisa só, e não é pelo estudo de componentes separados que iremos entender sobre o todo. Uma empresa, por exem- plo, pode ser entendida de acordo com a abordagem sistêmica (podemos estudar os departamentos separadamente para entendê-la). Na visão holística, que é a percepção da realidade, a visão sistêmica seria uma forma de operacionalizar esta visão. No nosso caso, vamos entender a TI Verde como um assunto único, mas que depende de compo- nentes para o entendimento.

Focando os esforços nos quatro componentes apresentados, a sustentabili- dade desejada poderá ser alcançada do lado da TI e do lado dos fornecedores. Para as empresas que aderem à TI Verde almejarem os resultados esperados, precisam estar de acordo com o ciclo de vida mostrado na figura 3.

MANUFATURA VERDE DE COMPUTADORES DESCARTE DOAÇÃO USO CRITERIOSO DE INFORMÁTICA PROJETO VERDE RECUSAR PARTES USAR MATERIAL REPROCESSADO RECICLAGEM, REPROCESSAMENTO DE MATERIAIS REIMPLANTAÇÃO, REÚSO REAPROVEITAMENTO, ATUALIZAÇÃO