• Nenhum resultado encontrado

A tinta acrílica possui uma textura consistente e macia, tem brilho, sua secagem é rápida, embora permita a correção durante o processo de trabalho, ficando impermeável após sua secagem. Permite uma grande variação e mistura de tons. Pode ser trabalhada sob uma forma compacta in natura ou misturada com água até chegar quase à transparência das aquarelas.

Muito boa de ser usada por ser fácil o seu manuseio e bom o seu resultado, podendo, durante a

realização do trabalho, serem feitos retoques e modificações, pois sua textura encorpada oferece grande poder de cobertura de defeitos e do que não gostou. Oferece uma boa quantidade de texturas, trazendo um belo efeito à obra.

Qualquer tinta que use em sua composição, como aglutinantes de pigmentos, uma resina acrílica, são chamadas acrílicas. Outra vantagem é que elas não mudam de cor ao serem misturadas com a água. O inconveniente da técnica é o preço do material. Não é barato nem econômico.

Seu uso na técnica da pintura é recente, datando seu primeiro uso da década de 20, no México, e depois sendo muito aceita pelos pintores norte- americanos. Ela tem um grande valor artístico e pedagógico, pois consegue respostas expressivas bem próximas aos efeitos e resultados obtidos pelo guache, pela aquarela e pela tinta a óleo.

O seu valor terapêutico vai variar de acordo com os objetivos a serem alcançados, pois a tinta acrílica leva à fluidez e à expansão do gesto, ao ser acrescida de água.

A criação da palheta de cores para a pintura com a tinta acrílica é fascinante; pois as suas cores vibrantes e a sua textura cremosa e macia trazem um brilho e movimento tal que, muitas vezes, o simples prazer de misturar as cores na paleta já é um momento de intensa criação e composição artística, que deve e pode ser incentivada.

Com suporte, pode ser utilizado, além da tela, o papel canson? Os pincéis variam de acordo com a finalidade. Agora, é importante a limpeza e conservação dos pincéis.

A pintura de painéis e murais temáticos ou não, com a tinta acrílica, deve ser realizada em espaços abertos ou fechados, de uma forma tal que as crianças possam ficar em contato mais próximo com a sua criação. Na educação, é um bom momento para se falar no pintor catalão Miró e sua pintura mural.

As atividades com a tinta acrílica são variadas e múltiplas, portanto, vamos lá, pinte e invente novas formas de explorar a fluidez dessa tinta.

Bom trabalho!

A Aquarela

A aquarela é uma tinta de secagem rápida, se apresenta em uma variedade de acondicionamentos que, em certa situação, necessita de água para se transformar em tinta (no caso das pastilhas) ou para fluir (tinta em creme). Sua composição é feita à base de pigmento, goma-arábica e água.

É um material que necessita de certa aprendizagem, para o seu uso mais eficaz, pois não é facilmente utilizável, porém o resultado e os efeitos obtidos compensam vencer todos os obstáculos. Por exemplo, é fundamental saber que efeitos cromáticos como tons mais claros e mais escuros são adquiridos com acréscimo de água e não do branco como nas outras tintas. Quanto mais se acrescentar água, mais clara ficará a cor. Quanto menos água, mais escura ficará a cor. Portanto, ao se pintar com a aquarela, devemos ir sempre dos tons mais claros aos mais escuros, nunca dos escuros para os claros, pois não conseguiremos a sobreposição das cores.

A aquarela é transparente, tem um aspecto frágil, delicado, dando oportunidade para se explorar um belo efeito de luz e sombra.

Pintar com a tinta aquarela desperta emoção, provoca uma certa tensão, pelo controle do material que é mais fluido, nos leva a lidar com a suavidade da transparência e à leveza conseguida através da sobreposição de suas cores, que vão formando um emaranhado, uma certa trama de cores e tons quando sobrepostos. A fluidez de suas cores através de suaves pinceladas nos conecta com emoções e nos ajudam a nos conhecer melhor e a lidar mais facilmente com esses nossos sentimentos.

O papel e sua qualidade têm uma função muito importante na pintura com a aquarela, por isto existem papéis apropriados para o uso da pintura com a tinta aquarela. Entre todos os papéis existentes no mercado, o mais específico para a aquarela é o papel Fabriano, feito de linho, ele é mais pesado e compacto, tem pouca cola em sua superfície, o que permite maior absorção e aderência da tinta sobre o mesmo. Um ponto importante a ser considerado é a cor do papel, que deverá ser branca, pois à cor do papel vai funcionar como fundo para a pintura, trazendo mais luminosidade a cor da tinta aquarela. Portanto, são fatores relevantes de qualidade do papel especial para a aquarela como a textura, a espessura e a cor, que influenciam no resultado da pintura.

A textura mais lisa facilita a maior elaboração e firmeza dos traços e os resultados são mais precisos, já com os papéis mais porosos, os traços são menos precisos e o papel pode ser mais úmido.

Um detalhe muito importante, que vai dar um toque especial na pintura com a aquarela, é o pincel.

Dica da professora

Um bonito trabalho com aquarela é desenhar com lápis preto sobre o trabalho já pronto e seco.

Assim como o papel, existem pincéis especiais para a aquarela, que podem ser adquiridos em lojas muito especializadas. Eles são de vários tamanhos e de diferentes materiais, seus pelos devem ser mais duros, longos, largos no início e finos na ponta. No espaço mais largo, ele acondiciona maior quantidade de água e tinta: com a ponta fina, ele possibilita uma maior riqueza e precisão de detalhes. Os pincéis redondos e de pelo de animais são os mais indicados, porém pode- se trabalhar com pincéis de diferentes formatos como os chatos, quadrados.

As aquarelas se apresentam em uma grande variedade de acondicionamento e de consistência. As aquarelas em pastilhas são secas e mais conhecidas dos professores e dos alunos, parecendo estar mais ligadas ao material escolar, porém existem as aquarelas acondicionadas em tubos, pequenos ou grande, são mais cremosas. Já as aquarelas acondicionadas em vidro são líquidas, prontas para o uso. Algumas já vêm acompanhas de um lugar especial para se fazer as misturas de pigmento com a água, porém podem ser usados os godês e paletas especiais para aquarela.

 Propostas de se trabalhar com a aquarela: Pode-se molhar o papel e a seguir usar a aquarela ou sobre o papel seco usando a aquarela com água. Quanto mais aguada, menor é o controle sobre ela. Material ligado ao sentimento, quanto mais água mais o sentimento emerge.

 As tintas podem ser classificadas em:

 Desestruturadas – aquarela / pintura a dedo.  Estruturada – tinta mais compacta.

Dica da professora

A aquarela dá um bom resultado usado sobre pessoas não transparentes.

É a técnica usada que vai levar a um resultado estruturado ou desestruturado.

Documentos relacionados