• Nenhum resultado encontrado

TRANSFERIR PARA CONCLUSÃO Observações finais:

Mais sugestões de atividades com as tintas

TRANSFERIR PARA CONCLUSÃO Observações finais:

A linguagem dos materiais nada mais é do que uma associação entre o material e suas possibilidades expressivas e uma técnica artística.

Tintas – são fluidas, expansivas, favorecendo a liberação das emoções, é o soltar-se.

Materiais gráficos – permitem o controle. São restritos.

Massas – por sua maleabilidade são versáteis. Permitem que as emoções e os sentimentos sejam mais flexíveis.

Argila, sabonete e parafina possibilitam a estruturação, o desapego, ao retirar partes.

Materiais duros para a escultura – sabão em barra, espuma vegetal, gesso, isopor.

Atenção: o terapêutico de uma sessão é

conduzido pelo arteterapeuta, como ele leva seu paciente a ver e a sentir, não impondo, mas tornando clara a atividade que praticam juntos. Ele não interfere, mas amplia o olhar de seu paciente, para que ele saiba olhar com os olhos da alma, da sabedoria.

Em uma sessão de arteterapia, a arte entra como instrumento.

EXERCÍCIO 1

Sobre as tintas, assinale a alternativa que não está correta:

( A ) Através da história, percebemos que as tintas fazem parte da vida do homem;

( B ) A utilização das tintas depende de uma aprendizagem complexa;

( C ) O homem se utiliza das tintas para expressar seus sentimentos;

( D ) Os homens das cavernas produziam suas tintas com materiais da natureza;

( E ) As pinturas, assim como os desenhos, são o livro aberto da história do homem.

EXERCÍCIO 2

Sobre as tintas, assinale a alternativa correta: ( A ) As tintas por sua fluidez despertam emoções; ( B ) Exigem concentração para o seu controle; ( C ) Trabalham os sentimentos;

( D ) A concentração despertada pelo trabalho com as tintas leva à consciência de si mesmo;

EXERCÍCIO 3

Escolha uma das modalidades de pintura abordadas nessa aula e crie uma atividade. Não se esqueça de colocar o material que será utilizado, os seus objetivos e em que casos esse material deve ser utilizado.

____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

EXERCÍCIO 4

A composição de uma pintura é fundamental a totalidade da obra. Crie uma paisagem de modo que a proporção de seus elementos mantenham a mesma relação com suas dimensões reais.

____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

RESUMO

Vimos até agora:

 O uso das tintas na educação e na saúde;  A importância das tintas na história da arte;  A pintura rupestre, a tinta na pré-história;

 Curiosidades sobre as tintas através dos tempos;

 Organização do espaço para uma atividade com tintas;

 Os suportes adequados para diferentes atividades com tintas;

 Trabalhando a composição na pintura;

 As diferentes modalidades na pintura e seu uso terapêutico;

 Sugestões de atividades;

 Informações sobre o uso das tintas nas diferentes modalidades;

 Objetivos do uso de cada modalidade de tinta;

As Massas

Eveline Carrano Henriques Porto Maria Helena Pinheiro Requião

A

ULA

3

Apresen

ta

çã

o

Nesta terceira aula, estudaremos as massas usadas na técnica de modelagem, onde conheceremos a sua linguagem, suas propriedades e sua aplicabilidade na arte, tanto na educação como na saúde.

Faremos um breve passeio pela história da arte focando o uso deste material através da arte, na educação e na saúde.

Traremos exemplos de trabalhos e sugestões de atividades, além da indicação do aspecto terapêutico e pedagógico desses materiais.

Espero que gostem e uma boa aula!

Objetivo

s

Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:  Compreender a linguagem das massas e a sua aplicabilidade

através da arte, na educação e na saúde;

 Estudar novas técnicas e criar outras que serão muito importantes para o seu trabalho;

 Reconhecer no trabalho dos grandes mestres da história da arte o emprego e o uso das massas nas diferentes técnicas de modelagem;

As Massas

Nesta aula, entraremos em contato com um material muito especial e tão antigo quanto as tintas criadas pelos nossos antepassados, que é a argila, e as massas, em sua rica variedade de mistura de material, usadas na modelagem.

Existe uma infinita gama de materiais que podem ser transformados em massas de uso artístico; para esta nossa aula, estaremos explorando as diferentes massas, sua composição, sua plasticidade e sua rica utilização no contexto da educação e da saúde. Entre a variedade desse material, abordaremos a massa caseira, a plastilina (ou massinha de modelar), a massinha de biscuit (porcelana fria), o papier marché e finalmente a argila.

As massa de uma forma geral são flexíveis,

maleáveis e transformáveis. Ao se trabalhar com a

modelagem das massas, experimentando e vivenciando a sua flexibilidade, quando essas características são promovidas e valorizadas tanto na educação como na saúde, o mesmo vai acontecendo com nossas estruturas internas, que vão aos poucos se flexibilizando.

A agradável sensação de manipular uma porção de massa promove uma sensação tátil, envolvente e prazerosa, que aos poucos vira um jogo lúdico onde a massa ganha diferentes formas, que podem ser modificadas constantemente.

No contato vivo, ativo e sensível com as massas, o homem “toca” a sua singularidade. Ao manipular as massas, os mundos externos e internos são transformados e se transformam. As estruturas se tornam mais maleáveis e, portanto, flexíveis.

As massas 80

Algumas massas, suas

qualidades e aplicabilidade artística na educação e na

Ao manipular as massas, as mãos ficam encarregadas de expressar ideias e emoções, sem a utilização de palavras, mas sim através dos gestos e do silêncio que, ao se materializarem em formas e símbolos, plasmam conteúdos expressivos que por vezes ignorávamos.

Neste momento criativo, alguns movimentos são necessários como a organização do espaço, onde cada um possa entrar em contato com o material e com o silêncio externo, promovendo um diálogo entre as mãos que modelam e a massa que está sendo modelada, num local protegido onde o sujeito se sinta livre e envolvido de atenção e carinho, quando poderá, então, deixar que suas mãos falem por si, sem interferências exteriores.

Relembrando os passos necessários para a manipulação agora das massas:

 Deixe o espaço livre sem outros materiais além dos que serão utilizados;

 Se as mesas ou bancadas forem próprias para a atividade, basta que estejam limpas, se não forem, cubra-as de plástico ou jornal, para evitar que a massa suje ou grude. Após a atividade, deixe o ambiente limpo, para facilitar o acesso de novos grupos e, também, para evitar a sensação de caos e a desordem;  Fazer exercícios respiratórios ou de alongamento antes são muito úteis, não só para o relaxamento como, também, para a concentração, trazendo seus pacientes ou alunos para “o aqui agora”, o que irá ajudar e muito o processo criativo;

 Não se esqueça do material que vai ser usado. Ao lado da massa, coloque recipientes e outros instrumentos necessários como as goivas, palitos, potes com água, paninhos que servirão como auxílio na inclusão de detalhes no trabalho de manipulação das massas, ou seja, na técnica de modelagem;  Uma música baixinha e instrumental será de

grande ajuda e muito bem recebida.

Ao manipular as massas, na técnica de modelagem, a percepção, através da sensação tátil e a

coordenação motora fina, fica bem desenvolvida,

uma vez que as mãos são o próprio instrumento de manipulação do material e numa relação conjunta com o cérebro, elas materializam formas, carregadas de conteúdos afetivos e simbólicos.

A manipulação desse material provoca reações e sensações de leveza que, por vezes, chega a ser lúdica, provocando reações agradáveis e de prazer.

Para algumas pessoas, entretanto, tocar a argila ou as massas causa rejeição, isto pode se dar devido ao contato direto com o material, que provoca sensações táteis imediatas. É importante valorizar e cuidar dessa reação, pois ela pode estar ligada a problemas e sentimentos mais internalizados.

O trabalho com as massas, então, leva à construção, à forma tridimensional, ao contato com a consistência da matéria, à relação do sujeito com o espaço, ao circular o olhar pelos diferentes ângulos da obra. A forma tridimensional possibilita a formação dos côncavos e convexos, dos buracos mais profundos e das saliências mais evidentes. O que permite olhares mais profundos e internos.

Dica do professor

Todos sabemos a importância da música, seja como instrumento

terapêutico ou como coadjuvante da aprendizagem. A internet possui uma vasta coleção de textos a esse respeito. Procure conhecer alguns, você vai sair muito enriquecido dessa pesquisa.

Algumas massas, suas qualidades e

Documentos relacionados