• Nenhum resultado encontrado

Traços culturais que influenciam positivamente processo de Mentoria, uma comparação nacional e por regiões brasileiras.

1 PERFIL DOS RESPONDENTES

MENTORES RESPONDENTES

3.6. ASPECTOS CULTURAIS BRASILEIROS QUE PODEM INFLUENCIAR A MENTORIA FORMAL

3.6.4. Traços culturais que influenciam positivamente processo de Mentoria, uma comparação nacional e por regiões brasileiras.

Tabela 30 - Aspecto culturais positivos nacional e por regiões Ordem de frequência Nacional Região Norte Região Nordeste Região Centro Oeste Região Sudeste Região Sul

1º Flexibilidade Formalismo Flexibilidade Flexibilidade Flexibilidade Flexibilidade 2º Plasticidade Valores

Femininos Plasticidade Plasticidade Plasticidade Plasticidade 3º Coletivismo Plasticidade Valores

Femininos Coletivismo Coletivismo Orientação a curto prazo 4º Orientação a

longo prazo Coletivismo Orientação a longo prazo Femininos Valores Orientação a longo prazo Femininos Valores 5º Valores

Femininos Orientação a curto prazo Coletivismo Orientação a curto prazo Femininos Valores Coletivismo 6º Orientação a curto prazo Flexibilidade Orientação a curto prazo Orientação a longo prazo Formalismo Orientação a longo prazo 7º Formalismo Orientação a

longo prazo Formalismo Formalismo Orientação a curto prazo Formalismo 8º Valores

Masculinos Masculinos Valores Masculinos Valores Masculinos Valores Masculinos Valores Masculinos Valores Fonte: Banco de dados da pesquisa (2015)

Dos 17 traços culturais apresentados aos Mentores respondentes, foram selecionados os 8 aspectos que emergiram com mais frequência nas respostas, tanto a nível nacional como em relação às regiões brasileiras. A escolha dos 8 mais frequentes, se deu porque a nível nacional emergiram 8 aspectos com percentuais acima de 50% das respostas. Apenas 1 com índice em

157

torno de 20%. Tanto a nível nacional como por regiões brasileiras, os 8 aspectos que emergiram como os mais importantes foram os mesmos, porém, diferenciando como mais ou menos importante para os respondentes de cada região.

A Flexibilidade emergiu a nível nacional e em quase todas as regiões, exceto a região Norte, como o aspecto mais importante com influência positiva nos processos de Mentoria. E a Plasticidade emergiu a nível nacional e em quase todas as regiões, exceto a região Norte, como o segundo aspecto mais importante. Denotando assim, uma cultura com característica de adaptabilidade a diversas e difíceis situações, e criatividade para lidar com inovação em pessoas frente às práticas organizacionais. E, ainda, capacidade de assimilação fácil de práticas e costumes estrangeiros, com alto grau de permeabilidade frente a novos modelos e conceitos (Bertero e Keinert, 1994; Barros e Prates, 1996; Caldas, 1997; Wood e Caldas, 1998; Motta, Alcadipani e Bresler, 2001; Chu e Wood Jr, 2008) é uma cultura que influencia positivamente os processos de Mentoria nas organizações.

Porém, o olhar na Região Norte sobre os aspectos culturais diferiu, emergindo o Formalismo e os Valores Femininos como sendo as primeira e segunda escolhas dos respondentes. Denotando assim uma cultura com características à tendência em querer regulamentar tudo, e com isso denota o receio do brasileiro às incertezas do ambiente e a sua resistência às mudanças. E ao mesmo tempo, uma cultura que demonstra um comportamento modesto e cuidado com os outros, igualdade, sentimentos, bem estar e qualidade de vida (Barros e Prates, 1996; Motta e Alcadipani, 1999; Hofstede, 2003; Hofstede e McCrae, 2004, Chu e Wood Jr, 2008; Tanure, 2009).

Prosseguindo com os aspectos culturais, o Coletivismo que emergiu como o terceiro mais importante a nível nacional também emergiu na mesma colocação nas regiões Centro Oeste e Sudeste. Porém, na Região Norte ficou em quarto lugar e na Região Nordeste e Sul em quinto lugar. Indicando uma pequena heterogeneidade entre as respostas. Este aspecto denota que a cultura mais coletivista que individualista influencia positivamente os processos de Mentoria.

158

Uma cultura onde os indivíduos se integram em grupos se protegendo (Hofstede, 2003; Hofstede e McCrae, 2004).

Em a relação aos aspectos culturais "Orientação a longo prazo" e "Orientação a curto prazo", que estão relacionados à expectativa de tempo de retorno em termos de recompensa e resultado, houve divergências de quem influencia mais positivamente, se um ou outro nos processos de Mentoria, embora ambos os aspectos tenham sido valorizados pelos Mentores. A nível nacional, nas regiões Nordeste e Sudeste, a Orientação a longo prazo, indica que estão mais orientados para o futuro e têm maior capacidade de se adaptarem às novas situações (Hofstede, 2003; Hofstede e McCrae, 2004). E as regiões Norte, Centro Oeste e Sul, indicaram uma predominância na Orientação a curto prazo em detrimento da de longo prazo, denotando-se que estão mais voltados aos valores do passado e presente, respeitando a tradição e outras obrigações sociais (Hofstede, 2003; Hofstede e McCrae, 2004).

Quanto aos aspectos culturais "Valores Femininos" e "Valores Masculinos", que estão relacionados com o predomínio de características mais masculinas ou femininas numa sociedade, apresentam-se os Valores Femininos com uma variação de preferência como aspecto cultural que influencia processos de Mentoria, variando de uma segunda classificação (Região Norte), uma terceira (RegiãoNordeste), uma quarta (Região Centro Oeste) e uma quinta classificação (Nacional e Região Sudeste). Percebe-se que os Valores Femininos emergem com mais intensidade na Região Norte do país e vai declinando a sua influência, na Região Nordeste, depois na Região Centro Oeste, depois na Região Sudeste, se igualando a nível nacional e a Região Sul se igualando à Região Centro Oeste. Indicando assim, que a Feminilidade, que se aproxima de um comportamento modesto e cuidado com os outros, igualdade, sentimentos, bem estar e qualidade de vida (Hofstede, 2003; Hofstede e McCrae, 2004), ele vai enfraquecendo à medida que, geograficamente se vai em direção ao Sudeste, que é o centro financeiro e comercial do país. Os Valores Masculinos (que estão relacionadas à competição, agressividade, assertividade, materialismo, resultados e performance) emergem igual para todas as regiões e a nível nacional, em oitavo lugar na preferência dos Mentores respondentes como fator que influencia positivamente processos de Mentoria.

159

Por fim, o Formalismo, que emergiu de forma homogênea, tanto a nível nacional como nas regiões (7º ou 6º), exceto na Região Norte, que emergiu em 1º lugar na frequência das respostas como um aspecto que influencia positivamente processos de Mentoria. Indicando que nas culturas com essa predominância, há uma tendência em querer regulamentar tudo, demonstrando o receio do brasileiro às incertezas do ambiente e a sua resistência às mudanças (Barros e Prates, 1996; Motta e Alcadipani, 1999; Chu e Wood Jr, 2008; Tanure, 2009). Com isso, pode-se observar que os aspectos culturais que emergiram da Região Norte são bem diferentes das outras regiões do país.

A seguir será explicitada uma comparação feita, entre as respostas a nível nacional e a nível de regiões, dos resultados sobre os traços culturais que influenciam negativamente processos de Mentoria

3.6.5. Traços culturais que influenciam negativamente processos de Mentoria, uma