• Nenhum resultado encontrado

Trabalho desenvolvido durante o estágio

No documento Relatório de Estágio (páginas 55-62)

Ao longo destes seis meses de estágio realizei diversos trabalhos em di- versas áreas. Tive a oportunidade de abordar diferentes áreas como bran- ding, editorial, entre outros. O primeiro trabalho que me foi dado para realizar foi o redesign de um logótipo para a empresa 4GREEN. A 4GREEN é uma empresa que trabalha sobretudo com energias renováveis. Inicial- mente para este projeto comecei por tentar perceber um pouco sobre esta área das energias renováveis, em que consistia, quantas eram, se havia al- gum género de símbolo que as representasse. De seguida, iz uma recolha de imagens associadas às energias renováveis e iz algumas impressões. Como para qualquer designer também iz uma pesquisa a nível de logóti- pos que existem dentro desta área. É sempre importante tentar perceber o que já existe no mercado e como os outros a representam. Aqui nesta fase posso dizer que perdi bastante tempo a fazer a pesquisa. Tentei pro- curar em vários sites de design, projetos que existiam e que me agradas- sem, por forma a fazer uma recolha daqueles que mais gostava e assim iniciar os primeiros esboços. Não foi tarefa fácil chegar ao resultado inal.

Até porque os esboços passaram por várias fases e alguns conceitos até chegar ao pretendido. A primeira coisa que me ocorreu para um conceito foi a “metamorfose”. O recomeço de algo. A partir deste conceito, apresen- tei algumas propostas, ao qual ainda não me satisfazia por completo. E por diversas vezes iniciei o projeto. Na questão das cores, essa parte posso airmar que foi mais fácil. Senti algumas diiculdades durante o proces- so deste projeto, no entanto depois de algumas conversas e conselhos dos meus colegas, consegui inalmente chegar a uma forma que parecia fazer sentido para o que pretendia. O verde foi a cor que sempre esteve em men- te, apenas sofreu alguns ajustes para um verde mais forte e vivo. Na esco- lha da fonte, foram testadas várias, ao qual também iz uma vasta pesquisa desde fontes que já conhecia até à descoberta de novas e que poderiam combinar com a forma que tinha sido idealizada. A fonte que foi escolhida entre várias foi a Gandhi Sans.

Após o logótipo estar inalmente terminado, passei à fase seguinte: a criação de todo o estacionário da empresa. Apesar de algumas diiculda- des que foram surgindo, o objetivo foi cumprido. (igura 8 A, 8 B, 8 C)

Figura 1A

Figura 8 B Figura 8 C

Figura 8 A

Logo inal 4GREEN

Figura 8 B

Logo aplicado em imagem

Figura 8 C

Logo aplicado em vários suportes

Um dos trabalhos que mais gostei mais de realizar durante o está- gio foi a proposta de um layout do site para a empresa Allma. So- bre a marca Allma apenas foi-me informado que consistia numa loja de calçado e acessórios; e os menus que o site / loja online teria. Este seria o projeto que teria de sair da minha zona de conforto. Apesar de ter algumas bases sobre esta área, nunca me tinha dedicado seriamente a este assunto e esta foi a altura ideal para o fazer. Como não me tinham fornecido muitas informações acerca do que era pretendido, signiicava que teria uma maior liberdade de abordagem ao projeto. Para este pro- jeto seria importante perceber como funcionam as lojas online, a esco- lha de imagens apelativas para utilizar no site, as cores, a grelha. Tudo isso, mais uma vez foi feito através de pesquisa de sites. Esta “necessida- de de fazer uma pesquisa inicial, era solicitada pela minha orientadora, contudo, eu própria sentia a necessidade de perceber o que já existia no mercado, e os elementos que seriam necessários para completar o tra- balho. Inicialmente visualizei um pouco de todo o género de sites para perceber um pouco como poderiam funcionar os menus, as cores que eram utilizadas e as fontes. Depois, numa segunda fase, foi feita uma il- tragem e aí pesquisei algumas marcas que conhecia dentro do mundo do calçado e dos acessórios, com o objetivo de perceber como estes repre- sentavam as suas marcas. Por im, procurei templates na internet, que me poderiam ajudar a criar o layout que pretendia. Esses layouts foram a base inicial para a construção da grelha que iria resultar no layout i- nal do projeto “Allma”. Na escolha da fonte, utlizada foi a Akkurat-Pro, pois tentou-se que a fonte se enquadrasse com a do logótipo da empresa. As cores escolhidas para o site seriam cinza, para a barra dos menus e ver- de, para os restantes elementos, (na igura 9 A e 9 B).

Figura 9 B

Layout da página Notícias do site ALLMA

Figura 9 A

Layout da página inicial do site ALLMA

Foi realizado, ainda, não só a página inicial do site, mas também algumas páginas de conteúdo para que cliente tivesse uma maior perceção de como estas funcionariam.

Com este projeto, pude também desenvolver melhor as minhas com- petências técnicas, visto que foi projetado no Adobe Photoshop CS6, que normalmente utilizo mais para a trabalhar as imagens. Desta vez, foi o programa de eleição para a criação do layout.

Após algumas experiências e mais uma vez, alguns conselhos do colega Luís Carvalho, (que seria ele mais tarde quem iria, mais tarde, progra- mar o site), o resultado inal foi um layout limpo e de acesso fácil para o utilizador.

Outro projeto que gostei de realizar foi (o brand book ou designado caderno de normas), o qual a 327 já teria iniciado com o projeto. A Call of the Wild, é um programa de corridas, onde se criam eventos para os mais aventureiros. Desde obstáculos, desaios, trails e teamwork. A 327 teve o desaio de criar a identidade gráica. A minha contri- buição neste projeto foi basicamente criar um brand book, para que fosse imposta regras na utilizaão do logótipo nos vários suportes. A grande preocupação neste projeto seria criar uma boa grelha. Desta vez teria que guiar-me pelo que já teria sido feito pelos meus colegas, pois já existiam meios de divulgação realizados para alguns eventos.

O formato escolhido para o brand book foi o de 185x 250mm. Com grelha apenas de uma coluna, e com margens: topo: 22mm, pé; 16mm, interior: 73 mm e exterior: 24 mm. Na igura 10 A e 10 B, podemos ter uma melhor perceção do resultado inal. Para que houvesse uma ligação do brand book com o resto da comunicação que já tinha sido realizada, para os títulos utilizei a mesma fonte do logótipo, nomeadamente a Akzidenz-Grotesk BQ Condensed e para o texto corrido utilizei a Ubuntu. Para a realização dos separadores, utilizei fotograias tiradas durante os eventos, contras- tando com alguns elementos que já teriam também sido utlizados ante- riormente.

Figura 10 A

Layout da página Logótipo

Figura 10 B

Layout da página Tipograia

Figura 9 B Figura 10 A

Este projeto foi realizado no InDesign, o programa adequa- do para fazer paginação e um dos meus programas de eleição. Penso que este projeto cumpriu os seus objetivos, conseguindo um resul- tado inal esteticamente eicaz para o cliente e com a sua principal função cumprida que será a de alertar para todas as regras e condicionantes na utilização do logótipo nos vários suportes de comunicação.

A partir da seleção de 10 obras, de autores portugueses, mais ven- didos em 2013, tentou-se perceber a personalidade de cada uma delas, a “evolução” que tem acontecido no design das capas dos li- vros e a ação dos designers e das editoras neste mundo dos livros. A evolução tecnológica foi o ponto de partida para a análise da capa do livro. A evolução dos meios de produção até aos dias de hoje, permitiu não só a alteração do aspeto do livro, mas também a relação entre o li- vro e o público. Se inicialmente o livro surge na sociedade para um pú- blico restrito, veriicamos que ao longo dos tempos, o livro passa a ser um objeto de fácil acesso e abrange um público muito mais alargado. Ao longo deste relatório, é abordado a capa do ponto de vista concep- tual, ao qual, a partir de um inquérito realizado a alguns designers das capas das obras selecionadas, tentou-se perceber o processo cria- tivo e as principais preocupações do designer no momento da con- ceção. A entrega do brieing por parte da editora ao designer, reve- lou-se a etapa principal para o desenvolvimento da capa do livro. Esta ultrapassa as suas funções práticas de proteção, e ganha a de infor- mação e promoção do livro. Desta forma, o leitor observa uma nar- rativa contínua, ao qual, interliga a dimensão visual com a escrita. Apesar da sua principal função prática ser a de proteger o li- vro, a capa é hoje o principal objeto de sedução impressa jun- to do potencial leitor. São estabelecidas estratégias que vão aproximar o leitor do livro e que resultará na sua compra. Atualmente, a capa do livro, atinge também uma visibilidade acrescida com o aparecimento dos espaços de venda de livros online, como é refe- renciado o site Amazon, que possibilita a aquisição de um número inini- to de livros. A internet veio tornar os livros mais acessíveis do que nunca. Em suma, podemos considerar a capa como um hábito de leitu- ra, ao qual relete a interpretação pelo designer que constrói rela- ções com o texto, como parte integrante no processo de criação. A capa do livro assume assim, um papel importante na relação entre o

público e o livro, que permanecerá na memória do leitor, como uma ima- gem associada sobre a história.

ARAÚJO, EMANUEL. (2008) - A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Lexikon Editora Digital; São Paulo, SP: Fundação Editora da Unesp.

BAINES, PHIL. (2005) - Penguin by Design, A Cover Story 1935-2005. 1. Londres: Penguin Books

BLACKWELL, LEWIS (2004). 20th Century Type. Edição revista. London: Laurence King Publishing.

CARVALHO, ANA ISABEL SILVA. (2008). A Capa de Livro : o objeto, o con- texto, o processo- Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design da Imagem. Porto

CARVALHO, HENRIQUE. (2013). A Psicologia das Cores no Marketing e no dia-a-dia. Viver de blog. Disponível em: htp://viverdeblog.com/psicolo- gia-das-cores/ [Consult. Setembro 2014]

DONIS A. DONDIS (2012). La Sintaxis De La Imagen- Introducciõn al alfa- beto visual; Gustavo Gili; Gg Diseño

FARINHA, M. (1987). Psicodinâmica das cores em comunicação. 3ª ed. São Paulo; E. Bluncher

FAWCETT-TANG, ROGER. (2007) - O livro e designer I: embalagem, nave- gação, estrutura e especi_cação. Roger Fawcet-Tang; introdução e entre- vistas por Caroline Roberts; tradução Andréa Mariz. São Paulo: Edições Rosari.

FONSECA, JOAQUIM DA. (2008). Tipograia & Design Gráicoo- de- sign e produção gráica de impressos e livros. Porto Alegre. Bookman. Disponível em: htp://books.google.pt/books?id=-QCY3rg7wxUC&p- g=PA248&lpg=PA248&dq=capas+de+livros+e+o+seu+design&source=- bl&ots=fQ_AcxRc9c&sig=sbVsaQXK16Yg0cVxf2MhFb4DmQ8&hl=pt- PT&sa=X&ei=BHjiU5C4B4qi0QXauoHYCg&ved=0CB0Q6AEwADgU#- v=onepage&q&f=false. [Consult. Agosto 2014]

No documento Relatório de Estágio (páginas 55-62)

Documentos relacionados