• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3. Revisão da Literatura Relacionada

3.4 Trabalhos relevantes para o PAP em EV

Por meio da revisão da literatura foi possível identificar e caracterizar um conjunto de trabalhos direcionados para a aplicação do PAP com foco nas necessidades e restrições para a operação de empresas parceiras quando em ambiente de EV, conforme Tabela 6.

Tais projetos foram destacados com base no desenvolvimento de estruturas funcionais para o PAP de EV, tendo como foco o desenvolvimento de planos que possibilitem a redução de custos, a maximização do lucro, a minimização do tempo para atendimento da demanda, atendimento das necessidades da demanda, proposta de melhorias nas operações e processos da EV.

Essas variáveis foram selecionadas em decorrência da necessidade de levantar métricas para a construção do modelo da presente pesquisa, bem como na relevância das contribuições propostas para solucionar as lacunas apresentadas em relação ao PCP para a EV. Assim, foi possível estabelecer sob quais variáveis e informações seriam utilizados para o desenvolvimento do modelo de simulação.

A partir dos artigos encontrados, representados na Tabela 6, foi possível estabelecer que em nenhum dos trabalhos foi desenvolvido mecanismo para a geração de planos estratégico e táticos para o PCP em ambiente de EV. Nesse sentido, identificou-se que tais projetos tiveram enfoque direcionado somente para as atividades de planejamento com base no curto prazo para a representação da necessidade de programar da produção compartilhada entre as empresas participantes.

Tabela 6 - Pesquisas sobre PAP aplicados à EV (início)

Referência Descrição Contribuição Metodologia

Pessoa et al. (2012)

Este trabalho apresentou um sistema de planejamento para EV com base na "janela de tempo" e "restrições de capacidade".

Processo de Simulação para ampliar a capacidade da produção em EV.

Algoritmo de Otimização

Li et al. (2011b)

O artigo utilizou as variáveis para a otimização da produção, do transporte e para a redução de estoque em uma EV, a fim de gerar cenários para a finalização de tarefas produtivas em uma indústria de alumínio.

Realização de otimização híbrida distribuída por algoritmo de enxame de partículas. Algoritmo de enxame de partículas Pereyrol et al. (2010)

O artigo apresenta um modelo genérico com dados em diferentes níveis de agregação para ser utilizado no planejamento de produção hierárquica. O modelo é aplicável em qualquer nível de detalhes na descrição do sistema de produção e garantiu a consistência global de planejamento multi nível para atribuição de carga de trabalho com capacidades diferentes.

Este modelo englobou produtos, restrições de precedência tarefa, capacidades de recursos, bem como os custos de fabricação tarefas e inventários em cada período de tempo. Além disso, foi utilizado um caso no setor industrial de transformação da madeira. Programação linear e planejamento multi nível Tan et al (2010)

Neste artigo foi apresentada uma plataforma de operação baseada em Fabricação em rede, no qual o compartilhamento de recursos da produção entre as empresas. Tal plataforma de gestão se baseia em balanced scorecard.

Para ser competitiva, uma EV depende de competências complementares entre membros através de compartilhamento de recursos e capacidade de manufatura ágil. Fabricação em rede e balanced scorecard Saniuk e Saniuk (2009)

Neste trabalho foi apresentado um conceito de planejamento de fluxo de trabalho em uma rede de empresas, em cooperação. Considera- se a execução de ordens de produção de acordo com as necessidades do cliente, o potencial de produção das empresas cooperantes.

Implementação de métodos e sistemas de computadores que podem ser configuradas as variantes de execução de ordens de produção levando em consideração os recursos e as limitações de logística.

Metodologia baseada na propagação de restrições de empresas. Cao et al. (2009)

Desenvolveu um modelo sustentado por Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, designando sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica, tendo como base de acordo entre parceiros os requisitos de uma única peça e produção de pequenos lotes.

O artigo apresenta um modelo de simulação de uma oficina específica com parceiros que atuam conjuntamente. Através da comparação dos esquemas de programação, o regime ótimo de agendamento MES é obtido.

Manufacturing Execution System

Ding et al. (2009)

Neste artigo foi discutido o PCP para os membros da EV com base no modelo de planejamento da produção de duas camadas, sendo desenvolvido um modelo de PCP que considerou as restrições de custos e tempo de produção.

Desenvolvimento de modelo matemático e aplicação de algoritmo heurístico para buscar a solução com menor custo de produção para os membros da EV

Programação Linear e Algoritmo Heurístico

Tabela 6 - Pesquisas sobre PAP aplicados à EV (continuação)

Referência Descrição Contribuição Metodologia

Chen e Wang (2009)

O artigo propõe um modelo de supervisão de qualidade para a produção cooperativa a ser utilizado no processo de preparação da EV. O modelo desenvolvido aprova o planejamento de processos e de manufatura por meio de julgamento planos de qualidade em processo de fabricação cooperativa, cuja avaliação e aprovação da estabilidade e capacidade é explorada pelos métodos de transferência de dados em processo contínuo.

A pesquisa aplicada é proposta em conjunto com a prática da cooperativa fabricante de produtos de energia, e é utilizada no processo de preparação de uma EV.

Supervisão de qualidade

Pires et al. (2008)

A estrutura de produto desenvolvida para EV inclui informações de planejamento do processo de alto nível e grau de composição para as atividades da EV.

Detalhamento de estrutura de produtos e movimentações como fator diferencial para a eficiência do processo de planejamento para EV.

IDEF0

Guerrini e Freitas (2008)

Este artigo demonstrou a importância de adequar o PCP ao ambiente de redes de cooperação entre empresas, uma vez que diversos recursos e competência são reunidos em uma rede e precisam ser diligenciados por um fluxo de informações.

Desenvolvimento de Modelo de Referência Enterprise Knowledge Development (EKD) Meihua et al. (2008)

O planejamento e programação da produção em aliança dinâmica é uma tarefa complicada e difícil, para tanto o objetivo deste artigo foi desenvolver um modelo de otimização capaz de gerar uma solução satisfatória para a colaboração.

O artigo discutiu a estrutura da informação colaborativa de PCP e introduz tecnologia de troca de informações para o sistema PCP para facilitar a colaboração da aliança dinâmica.

Algoritmo de Otimização

Alade et al. (2008)

Neste trabalho, foi proposta uma estrutura sistema multi agentes para uma EV envolvidos na fabricação de produtos, para capturar a lógica do planejamento de produção com uma árvore de decisão simples.

Esta abordagem simplificou a transformação da propriedade lógica complexa do sistema para uma linguagem de programação.

Modelagem Multi agente

Corvello e Migliarese (2007)

Este artigo propõe um grupo de hipóteses para as quais as EV são adequados para as empresas que produzem produtos modulares complexos, com frequentes mudanças de componentes, mas baixa especificidade do conhecimento.

Este artigo compara as empresas virtuais com outros modelos para a organização da produção: as empresas verticalmente integradas e redes.

Estudo Bibliográfico

Lima et al. (2006)

Proposta de um modelo baseada em agentes para o PCP, que pode ser dinamicamente adaptável à utilização local e distribuído de recursos de produção e materiais.

Implementação de um sistema multi agente por meio de um protocolo de rede três agentes: Cliente, Recursos e Broker.

Modelagem Multi agente Fonte: Elaboração própria

Tabela 6 - Pesquisas sobre PAP aplicados à EV (final)

Referência Descrição Contribuição Metodologia

Hong et al. (2006)

Neste trabalho, um sistema de agendamento de recursos de produção para uma EV foi desenvolvido com base na tecnologia grid. O sistema de programação é composto por um grid exterior e um grid interior para o procedimento de agendamento de recursos de produção. O grid exterior é utilizado para aplicar a programação distribuída e o interior é usado para realizar o escalonamento local.

Com a tecnologia grid, a eficiência de programação de recursos de fabricação na empresa virtual foi melhorada.

Planejamento multi-nível

Ouzizi et al. (2006)

O trabalho apresentou uma arquitetura baseada em modelagem multi agentes para o planejamento tendo em conta a variação de demanda e previsões para garantir um benefício de toda a EV.

A arquitetura proposta para a EV com um conjunto de níveis correspondentes aos ciclos de produção.

Modelagem Multi Agente

Carvalho et al. (2005)

Este artigo apresentou o conceito de Sistemas Autônomos de Produção, onde as empresas organizadas como redes de colaboração estão melhor preparadas para responder aos novos desafios da economia.

Desenvolvimento de modelo de

Sistemas Autônomos da Produção IDEF0

Goulart (2000)

O objetivo deste trabalho foi analisar as características da gestão da produção em EV, levantar os requisitos para atender as necessidades das EV e assim propor as atividades que um sistema de PCP deve suportar para suprir essas necessidades.

1. Modelo de Referência; 2. Definição das atividades para o funcionamento do PCP para EV

Diagrama de Processos Controlado por Eventos. Fonte: Elaboração própria

De modo geral, as abordagens de PCP para EV encontradas na literatura consideram as restrições de tempo e redução de custo como sendo o ponto chave para a otimização das operações de empresas participantes.

Zhang e Wang (2010) afirma que, para o desenvolvimento do PCP em EV, é necessário entender o comportamento da demanda e as restrições de capacidade das empresas participantes, fato este que somente é abordado isoladamente como em Ouzizi et al. (2006) e Corvello e Migliarese (2007).

Além disso, Georgiadis e Michaloudis (2012) afirma que um ponto ainda não explorado refere-se à análise do comportamento da variação da capacidade dos participantes para a eficácia do PCP para este tipo de rede de colaboração.

Cabe destacar as características inovadoras presente no trabalho de Ding et al. (2009), Carvalho et al. (2005) e Pires et al. (2008). O primeiro propôs um algoritmo heurístico com base no método de solução de julgamento para ajustar o tempo de processamento de tarefas, de modo

que os resultados da pesquisa permitiram a redução de custos de formação em um caso de formação de EV chinês.

Já Carvalho et al. (2005) Pires et al. (2008) desenvolveram o conceito de sistema de produção autônomo como a unidade base para construir sistemas de PCP para EV com base na melhor programação de atividades de produção para a redução de custos. Destaca-se ainda o trabalho de Huang et al. (2009), o qual apresenta um modelo de programação da produção com agendamento global e programação local para a EV, utilizando um algoritmo genético baseado no menor tempo total de produção de um conjunto de itens.

A partir da comparação dos estudos apresentados na Tabela 6, observa-se que há espaço a ser explorado no que tange a integração de processos distribuídos, entendimento das variações comportamentais da demanda e seu impacto na manufatura, a gestão da capacidade entre as empresas participantes, planejamento de atividades para a redução de custos e tempos de produção e na elaboração de processos para planejamento agregado da produção em EV.

Além disso, foi possível perceber que os trabalhos encontrados apresentam a EV como uma aliança com características únicas e específicas, para as quais nenhuma dessas foi reutilizada em novas formações de EV, o que permitiu concluir que a forma como um determinado problema fora solucionado em uma dada EV, não é necessariamente válida para outra EV.

Nesse sentido, mesmo não sendo explorada para o tema central da presente pesquisa, a DS pode ser considerada uma importante ferramenta de análise quando é necessário a integração de um conjunto de variáveis com dados agregados e decisões de natureza estratégicas e táticas, além de ser um método de simulação computacional que permite a criação de cenários para auxiliar a tomada de decisão (STERMAN, 2000; MORECROFT, 2008).

3.5 Considerações sobre o capítulo

Com base no exposto acima, foi possível perceber que o desenvolvimento do PCP para a EV tem alto grau de complexidade, pois envolve o gerenciamento de características de empresas autônomas e heterogêneas, as quais devem ser utilizadas com base em um conjunto de requisitos bem definidas para maximizar a eficiência do processo de tomada de decisão compartilhado entre os agentes da EV.

No que tange modelos de referência e projetos de planejamento para EV apresentados, alguns aspectos chamam a atenção, em especial a utilização do conceito de BPM para estruturar,

executar e controlar as diversas atividades que ocorrem em uma EV. Além disso, é possível perceber que o fluxo de informação entre as empresas que formam uma EV é intenso e fundamental para a concretização das atividades que compõe seu ciclo de vida.

De modo geral, é interessante destacar os projetos que foram liderados pela ESPRIT, pois eles têm se concentrado em desenvolver metodologias e soluções de infraestrutura em tecnologia da informação que forneçam suporte à criação e operação das EV.

Dessa forma, é possível estabelecer que a adequação de estratégias de operação entre empresas quando em ambiente de EV mostra-se plausível e necessária, uma vez que diversos recursos e competências são reunidos em uma rede e precisam ser diligenciados por um fluxo de informações adequado às suas necessidades.

Com isso, o propósito deste capítulo foi apresentar uma ideia geral das metodologias utilizadas no desenvolvimento do PAP para operação de EV, elucidando as metodologias utilizadas e as variáveis manipuladas para o processo. De modo geral, esta visão possibilitou a compreensão do objetivo e da metodologia proposta para a execução da presente pesquisa.

Além disso, a partir dos estudos aqui identificados, foi possível desenvolver o esboço dos modelos que serão descritos nos dois próximos capítulos.