• Nenhum resultado encontrado

Transtornos Neuropsicológicos

 Nem todas as crianças com transtornos do S.N.C. irão deformar as reproduções dos modelos.

Os desvios grosseiros não são característicos apenas de crianças com lesão cerebral, pois crianças psicóticas e deficientes mentais também podem apresentam rotações, colisões e fragmentações. No entanto, a maioria dos protocolos fornecem informações sobre o teste da realidade e da idade mental, cabendo ao psicólogo formular ou rejeitar essa hipótese através desse diagnóstico diferencial.

Se aparecerem quatro ou mais desvios, o psicólogo pode formular, com confiança, que a criança possui um transtorno do S.N.C.

Os desvios são os seguintes:

1 Simplificação de uma ou mais figuras num nível de três ou mais anos abaixo da idade mental da criança;

2 Fragmentação de uma ou mais figuras;

3 Colisão de uma figura com outra ou com a borda do papel;

4 Rotação igual ou maior do que 90 graus de uma ou mais figuras; 5  Número incorrecto de unidades em três ou mais figuras;

6 Perseveração de um tipo de unidade de figura em figura; 7 Má qualidade da linha;

8 Vírgulas e/ou traços em duas ou mais figuras.

Simplificação

Quando a criança é incapaz de reproduzir o modelo ou não tem vontade de dispender energia, produz uma versão simplificada do estímulo. Esta versão simplificada pode ser devida a resistência e à hostilidade ou a causas fisiológicas. Neste último caso, a criança pode demonstrar confusão e indecisão, esforço e verbalizar as suas dificuldades.

A diferenciação entre as razões da simplificação baseia-se no grau e extensão do desvio.

Fragmentação

Montagem das sub-partes do estímulo de forma separada. À simplificação extrema da forma total com nas sub-partes, chama-se fragmentação. A criança separa as  partes sem parecer ter tentado ou pretendido fazer a conexão. Esta alteração introduz a  possibilidade de transtorno cerebral, deficiência mental ou processo psicótico. A diferença com as dificuldades de junção é que nestas houve algum esforço para fazer a

Colisão

Encontro de duas figuras ou de uma figura com a borda da página. É encontrada nos protocolos de crianças impulsivas, activas, psicóticas ou com transtornos do S.N.C. Indica um sério defeito da individuação. No caso de lesão cerebral, o psicólogo fica com a sensação que a criança excluiu toda a percepção visual excepto a do estímulo  perdendo a perspectiva. A colisão é um indício de transtorno do S.N.C., mas uma só não

é suficiente para essa conclusão.

Rotação

Uma rotação grosseira (90 a 180 graus) é indicadora da possibilidade de  perturbações de identidade ou lesão cerebral. Só uma rotação pode ser um fracasso momentâneo mas, nesse caso, a criança menciona o seu erro e presta-se a fazer o desenho correctamente.

Número incorrecto de unidades

Refere-se à perseveração ou à mutilação por aumento ou diminuição de unidades. É necessário um erro de duas ou mais unidades em três ou mais figuras. Encontra-se com alguma frequência em crianças com dificuldades de leitura ou com  patologia do S.N.C.

Perseveração

A anterior é considerada como perseveração dentro da figura. A perseveração de figura a figura pode ser descrita como um atraso do estímulo, ou transporte do elemento mnésico para um segundo desenho. Aparece mais frequentemente nas crianças com transtornos do S.N.C..

Qualidade da linha

Irregularidades como tremor grosseiro do braço ou da mão, dificuldades em executar os cantos, as linhas rectas e curvas tornam-se onduladas. Estas características levantam a questão quanto à possibilidade de um transtorno do S.N.C..

Traços e vírgulas

Quando substituem pontos, e depois dos oito anos pode ser indício de que o desenvolvimento percepto-motor está atrasado por comprometimento do S.N.C. Podem ser executados por crianças impulsivas, não colaborantes, que não se preocupam com a  precisão.

Estes desvios são encontrados mais frequentemente em crianças com incapacidades orgânicas do que em qualquer outro grupo clínico.

Indicadores Emocionais de Koppitz

1 Expansão: uso de mais do que uma folha - impulsividade e passagem ao acto;

2 Linha ondulada: duas ou mais mudanças abruptas na direcção das linhas de pontos – instabilidade na coordenação motora e na personalidade por  factores orgânicos ou emocionais;

3 Repassamento: todo o desenho repassado ou reforçado – impulsividade, agressividade, possível passagem ao acto;

4 Ordem confusa: figuras espalhadas arbitrariamente na página – fraca capacidade de planeamento e de organização do material, confusão mental;

5 Tamanho pequeno: tamanho da metade do modelo em ambas as direcções, na figura ou nas sub-partes – ansiedade, retraimento, constrição, introversão;

6 Segunda tentativa: abandono do desenho ou de parte do mesmo, sem haver terminado, e realização de segundo desenho noutra parte da folha –  impulsividade, falta de controlo, ansiedade.

Indicadores Emocionais conforme compilação de Groth-Marnat

1 Perseveração: disposição rígida, comum em personalidades compulsivas, mau controlo de impulsos e teste da realidade comprometido, dificuldade de planeamento e má concentração.

2 Rotação: grau severo de disfunção, possível psicose, tendências oposicionistas, má capacidade de atenção e capacidade limitada para a aprendizagem.

3 Concretismo: estados regressivos, dificuldades de pensamento abstracto (representação de um objecto concreto em vez da figura estímulo).

4 Acréscimo de ângulos: má coordenação visuo-motora, insegurança e hesitação.

5 Superposição: insegurança e dúvida compulsiva, potencial para a actuação agressiva.

6 Distorção: capacidade comprometida para abstrair e formar categorias revelando perturbação severa. (perda da forma por destruição da configuração).

7 Embelezamento: intensa preocupação com necessidades interiores, intensa ansiedade e dificuldade de concentração (acréscimo de linhas que não se enquadram na configuração com intenção estética).

8 Omissão: dificuldade de síntese e de integração, perturbação da coordenação de actos motores, ruptura de funções do Ego.

9 Abreviação: possível negativismo e/ou baixa tolerância à frustração (redução do número de unidades).

10 Falta de fechamento: ansiedade, hesitação, dúvida sobre si mesmo, dificuldade em terminar tarefas, relações e difíceis e provocadoras de ansiedade, comportamentos de passagem ao acto e agressão.

11 Expansão: controlo emocional insuficiente, impulsividade, actos agressivos, expansividade compensatória de sentimentos de inadequação. 12 Redução do tamanho. Sentimentos de inadequação, insegurança,

tendência ao retraimento e constrição emocional.

13 Arranjo rígido, metódico: rigidez e meticulosidade, tentativa de criar um sentimento de segurança com sentimentos subjacentes de vulnerabilidade e inadequação.

14 Arranjo confuso, caótico: fortes sentimentos de ansiedade, desorientação, má compreensão e julgamento comprometido.

15 Arranjo constrito, comprimido: depressão, insegurança e sentimentos de inferioridade.

Tabelas

PONTUAÇÕES TOTAIS

Documentos relacionados