• Nenhum resultado encontrado

Um pouco de história

No documento Download/Open (páginas 124-130)

3 A CRISE NAS LICENCIATURAS: O CENÁRIO E A

3.2 As licenciaturas no Grande ABC

3.2.2 Um pouco de história

O ano de 1748 foi um marco na história do Metodismo. Nesse período, foi criada na Inglaterra, na cidade de Bath, Sonerest a Kingswood School, fundada por John Wesley37, a primeira escola Metodista e, desde então, a vocação educacional tem marcado o percurso e faz parte das diretrizes da igreja (UMESP, 2017c).

No Brasil, em 1890, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, instaurou-se no Instituto Metodista Grambery a Faculdade de Teologia e, na sequência, outra em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a Faculdade de Teologia do Concílio Regional Sul. Outro marco histórico deu-se no ano de 1938, período em que o Concílio Geral da Igreja Metodista decide pela unificação dessas duas instituições, cuja sede seria em

37

São Paulo. Em 1941, iniciou-se a construção do edifício Alfa, na cidade de São Bernardo do Campo, bairro Rudge Ramos. Assim, inicia-se a história da Universidade Metodista de São Paulo nos anos de 1942, com a criação da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista de São Paulo (UMESP, 2008).

Em 1970, o 10º Concílio Geral da Igreja Metodista aprovou a criação do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), que passou a ofertar os cursos de Letras e Pedagogia para formação docente por meio da Faculdade de Ciências Humanas. Ainda, na mesma década, o IMS ampliou significativamente o número de faculdades e, em 1978, foram criados os Programas de Pós-graduação stricto sensu, na área de Comunicação Social, e outro na área de Teologia, que mais tarde passou a ser nomeado como Ciências da Religião (UMESP, 2008).

Em apenas uma década, a Metodista passou a figurar entre as mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do país. Isso permitiu que em 1997, conquistasse o status de Universidade, ampliando o número de cursos oferecidos. Atualmente, como instituição confessional, a Universidade Metodista faz parte da Rede Metodista de Educação que, no Brasil, é integrada por mais de 50 escolas, entre elas, duas universidades. Suas ações educativas partem de uma concepção cristã de mundo e são guiadas pelas Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista, principal documento balizador da educação metodista (UMESP, 2008, p. 8, grifo da instituição).

Nos idos de 1980, foram criadas as diretrizes políticas e objetivos para o Sistema Educacional Metodista. Esse documento revela a responsabilidade da Igreja no campo da educação e seu compromisso com a transformação social, elemento que fundamenta a sua missão em “[...] participar efetivamente na formação de pessoas exercendo poder de influência e contribuindo na melhoria da qualidade de vida, baseada em conhecimento e valores éticos” (UMESP, 2017c).

Especificamente sobre a educação secular, o documento: “Diretrizes para a Educação Metodista38” prevê:

O ensino formal praticado em nossas instituições não se limitará a preparar para o mercado de trabalho, mas, além disso, igualmente deverá despertar uma percepção crítica dos problemas da sociedade.

1. As instituições superarão a simples transmissão repetitiva de conhecimentos, buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade expectativa do povo.

38

UMESP. (1982). Universidade Metodista de São Paulo. Vida e missão: decisões do XIII CONCÍLIO GERAL DAS IGREJAS METODISTA E CREDO SOCIAL DA IGREJA METODISTA. 2. ed. Piracicaba, SP: UMESP, 1982.

2. Terá prioridade a existência de pastorais escolares que atuem como consciência crítica das instituições, em todos os seus aspectos, exercendo suas funções proféticas e sacerdotal dentro e fora delas.

3. Toda a prática das instituições se caracterizará por um contínuo aperfeiçoamento no sentido de democratizar cada vez mais as decisões.

4. Os órgãos competentes farão com que essas diretrizes sejam cumpridas em suas instituições.

5. As instituições participarão em projetos da igreja compatíveis com suas finalidades estatutárias atendendo aos fins da Missão (UMESP, 1982, p. 41-42).

E importante observar que a confessionalidade expressa nas diretrizes para a educação secular apontam para relações mais democráticas de trabalho e para uma educação libertadora não elitizada, implicada com a formação humana e compromisso social, o que pode colocar as instituições confessionais em um interessante local para formação docente em um projeto de mudança e resistência à lógica mercadológica.

Hoje, a UMESP funciona em três campi39 e conta com estrutura de 118,6 mil m2 de área total e 85,2 mil m2 de área construída (Figura 16).

Figura 16 – Universidade Metodista de São Paulo – campus Rudge Ramos.

Fonte: UMESP (2017a).

39 Termo utilizado como plural para campus, em língua latina, conforme expressa a “Nota Informativa

n. 155/2015?CGPG/DDR/SETEC/MEC”, de 4 de agosto de 2015, firmada pela Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal (BRASIL, 2015a) – (N.A.).

A UMESP possui 141 salas de aula multimídia, 25 salas de aula convencionais, 24 laboratórios de informática, 26 laboratórios específicos para os cursos, três bibliotecas (uma em cada campus), além de títulos eletrônicos da Biblioteca Pearson.

Abriga oito anfiteatros e um salão nobre com 480 lugares. No edifício Alfa há um museu da primeira Faculdade de Teologia Metodista do ano de 1938. No campus Rudge Ramos situam-se, ainda, quatro residências tombadas como Patrimônio Histórico Municipal.

A UMESP, como suporte para os cursos de comunicação, tem um canal de TV (Tag TV), na plataforma YouTube, e ainda o programa “Campus no Ar”, veiculado pela TVT. Como parte de sua estrutura e suporte ao ensino, pesquisa e extensão conta com seis estúdios de Rádio e TV; somados a dois de áudio e vídeo, uma Redação Multimídia, Agência de Comunicação Integrada e uma Agência de Consultoria em Gestão, um escritório de Assistência Jurídica e um Hospital Veterinário.

Também fazem parte da estrutura da UMESP, duas Cátedras: a de Gestão de Cidades e a Unesco de Comunicação. Além disso, há uma Policlínica que presta atendimento ao público nas especialidades de Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina (exames clínicos), Educação Física e Psicologia.

Em sua infraestrutura há, ainda, um Ginásio Poliesportivo, com piscina semiolímpica, duas quadras e ginásio com 1.500 lugares.

De natureza confessional, empresa filantrópica, sem fins lucrativos, a instituição tem Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEAS) de utilidade pública federal, estadual e municipal. Parte dos dados do balanço social da instituição referente ao ano de 201440 é expresso na Tabela 23, a seguir.

40 Consta como Instituto Metodista de Ensino Superior por ser a identificação jurídica da UMESP. Os dados do

Tabela 23 – Balanço social de 2014 do Instituto Metodista de Ensino Superior.

DADOS DO BALANÇO SOCIAL DO INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR – 2014 QUALIFICAÇÃO DO CORPO FUNCIONAL

TOTAL DE DOCENTES 642

Doutores 127

Mestres 227

Especialistas 212

Graduados 76

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS 1.104

Pós-graduados (Especialistas, Mestres e Doutores) 98

Graduados 368

INFORMAÇÕES SOBRE ALUNOS

Número total de alunos matriculados 21.127

Número de alunos com bolsas integrais 6.080

Número de alunos com bolsas parciais 3.393

PROJETOS, AÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE

Assistência jurídica, esporte, cultura e lazer – [em número de beneficiados] 421 Bolsas filantrópicas – Programa de Ação Afirmativa, ProUni, Programa de Estudantes –

Convênio de Graduação (PECG), Programa Interno – [em número de beneficiados]. 4.956

Atendimento na área da saúde (Policlínica) – [em número de procedimentos realizados] 49.902 Outras bolsas (Fies, Capes/CNPq, outras – [em número de beneficiados]) 4.532 Fonte: Tabela elaborada pela Autora com base nos dados apresentados pela Instituição (UMESP, 2014).

Os dados da Tabela 23 ajudam-nos na construção do panorama institucional e revelam parte de sua identidade e natureza.

A organização administrativa da Universidade Metodista de São Paulo está sustentada na reitoria, que supervisiona três coordenadorias: coordenadoria de graduação e extensão, de EaD e pós-graduação e pesquisa, além de cinco escolas a saber: Escola de Ciências Médicas e Saúde (ECMS), Escola de Comunicação, Educação e Humanidades (ECEH), Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação (EETI), Escola de Gestão e Direito (EGD) e Escola de Teologia (ET). O APÊNDICE A apresenta as escolas e seus respectivos cursos, bem como os campi e as modalidades em que são oferecidas.

A Escola de Ciências Médicas e Saúde oferece oito cursos de bacharelado, três tecnólogos e um de licenciatura, além de gestar um Programa de Pós- graduação mestrado e doutorado em Psicologia.

A Escola de Comunicação, Educação e Humanidades oferece seis cursos de bacharelado, sete licenciaturas, seis cursos de licenciatura para licenciados e três tecnólogos, além de três programas de pós-graduação mestrado e doutorado nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciência da Religião. Também sob a

égide dessa escola estão o Núcleo de Formação Cidadã41 e a Cátedra/UNESCO Metodista de Comunicação42.

A Escola de Engenharias e Tecnologias oferece três cursos de bacharelado e cinco tecnólogos e a Escola de Gestão e Direito é responsável por seis bacharelados, 16 tecnólogos e um Programa de Pós-graduação/mestrado em Administração.

A última, Escola de Teologia, oferece o curso de Teologia nas duas modalidades presencial e a distância.

A Figura 17 evidencia os cursos de bacharelado, tecnólogos e licenciaturas oferecidos na UMESP.

Figura 17 – Gráfico dos cursos oferecidos na UMESP.

Fonte: Gráfico elaborado pela Autora com base em informações fornecidas pela UMESP (UMESP, 2017d).

O oferecimento das licenciaturas é pequeno comparado aos de bacharelado e tecnólogos. Dentre os oito cursos de licenciatura, podemos encontrar o PIL na modalidade presencial, envolvendo os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia.

41

O Núcleo de Formação Cidadã é um espaço acadêmico da Universidade destinado a reflexões sobre a prática da cidadania, por meio de disciplinas eletivas escolhidas pelos alunos, que se incorporam em todos os currículos e marcam a confessionalidade da instituição e seu compromisso social (N.A.).

42

Cátedra/UNESCO Metodista de Comunicação é parte de uma rede de 30 cátedras de comunicação espalhadas pelo mundo, que objetivam refletir, permanentemente, sobre as políticas de comunicação em sintonia com as demandas sociais (N.A.)

Ilustração 17: Cursos oferecidos na UMESP

No documento Download/Open (páginas 124-130)