• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I: PERCURSOS TEÓRICOS DA PESQUISA

1.5 EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO

1.5.1 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

A ideia inicial de criação da Universidade Federal do ABC surgiu por meio de um grupo de pesquisadores do COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia), da UFRJ, conforme relata Carmen Tavares:

Durante 12 anos consecutivos, ao longo de três gestões efetuaram várias tentativas para que o projeto pudesse ser implementado na UFRJ. Em 2004, O prof. Dr. Nelson Maculan deixa a Reitoria da UFRJ para assumir a Diretoria da Secretaria de Educação Superior região do ABC o modelo de universidade já proposto à UFRJ. Por ser uma universidade que iniciaria suas atividades o nível de dificuldades operacional e para disseminação de uma cultura inovadora seria menor. (2013, p. 51)

A proposta de criação da UFABC se deu em 2004, quando o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa sua constituição.

28 O conceito de decolonialidade utilizado por Grosfoguel, Castro-Gómez, Catherine Walsh e outros autores dos estudos pós-coloniais tem maior amplitude do que o conceito de descolonização. Este tem uma dimensão política e administrativa. É o processo político que, historicamente, se inicia com o fim do colonialismo. O conceito de decolonialidade, pelo contrário, não é um conceito que tenha surgido no Norte, mas emerge das reflexões que os autores pós-coloniais do Sul, levaram a cabo sobre a amplitude da colonização europeia. Neste sentido, o conceito adquire maior profundidade e amplitude porque se aplica ao campo político, social, ontológico, epistémico, ético, de género.

A referida lei foi aprovada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União na data de 26 de julho de 2005 e criada com o nº 11.145, sendo posteriormente reformulada pela lei número 13.110, de 25 de março de 2015.

As duas principais fundamentações legais da Universidade são o Estatuto, cuja aprovação se deu mediante a resolução nº 62, de 4 de maio de 2011, e o Regimento Geral da universidade, que tem como preceito regulamentar os aspectos de organização e funcionamento dos âmbitos administrativos da Universidade, que foi admitido pela resolução ConsUni nº 63, de 30 de maio de 2011. Apresentando-se como um novo modelo de educação superior em suposta ruptura com os paradigmas elitistas de universidade. Logo pela apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2013-2022, p. XIV) se pode entender que o Projeto UFABC ultrapassa o âmbito local e regional. Pretende ser uma referência de excelência e inovação tecnológica em níveis nacional e internacional sem perder a sua relação com o local e o regional. Pela sua vocação humanista, formadora e de excelência assumida em todas as dimensões (gestão, pesquisa, ensino e extensão) pretende contribuir para um maior protagonismo internacional e para um novo patamar na soberania nacional:

(...) a edição de um PDI para uma década se reveste de muitos significados. Através deste documento a instituição se apropria do seu próprio projeto, ao qual imprime o seu próprio ritmo e direção de maneira a assegurar-lhe conformidade com seus valores e missão. (...) No âmbito externo é através do PDI que a Nação e a Região tomam conhecimento das perspectivas e rumos da UFABC, das oportunidades que a universidade abre para os indivíduos que a ela se juntam e para a coletividade que a sustenta. No âmbito interno, ela representa o acordo, provisório que seja, em torno do qual servidores, docentes, técnico- administrativos e alunos uniremos nossas forças para avançar.‖

Estabelecida na região do Grande ABC Paulista, cuja história é também reconhecida como berço da indústria automobilística no país, além de representar o quinto maior mercado consumidor do Brasil. Importante região que, no século XX, foi precursora de grande movimentação industrial, tendo sido fortemente atingida pelo processo de globalização e avanço dos negócios, além de possuir pequenas e médias empresas que, devido o painel de competitividade e à grande concorrência de empresas de outros estados, se juntaram a um importante grupo produtivo local, o Projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, ligado ao SEBRAE-SP. O APL Grande ABC tem em vista dar apoio e estimular o desenvolvimento de pequenas, médias e microempresas dos principais setores de autopeças, ferramentaria e plásticos da região do Grande ABC paulista.

Do ponto de vista dos fundamentos conceituais, inscritos na sua matriz institucional, a UFABC defende ―a excelência acadêmica, interdisciplinaridade e a inclusão social‖. Este

tripé conceitual representa a diretriz de todo o desenvolvimento da instituição. A excelência acadêmica abrange a pesquisa, ensino, extensão e gestão. Ainda do ponto de vista dos fundamentos conceituais defende-se o princípio ético do respeito acadêmico ―como condição imprescindível para o convívio humano e profissional‖ e o princípio da interdisciplinaridade como uma ―efetiva interação entre as diversas áreas do conhecimento‖. O princípio da interdisciplinaridade dissolve os departamentos disciplinares como forma de possibilitar e estimular ―o livre trânsito e a interação entre todos os membros da comunidade acadêmica.‖ Parte-se do princípio de que a universidade do século XXI é o palco da fluidez e transposição das fronteiras disciplinares que caracterizaram todo o percurso e atuação universitários na modernidade. A superação das barreiras disciplinares, permite, de acordo com o PDI, uma ―interpenetração entre ciência e sociedade‖ e a ―inseparabilidade entre produção e transmissão do conhecimento‖. (p. 19).

Importante frisar, que tais informações tornam-se necessárias, pois, projeta-se que a UFABC, juntamente com esses atores locais, possam gerar as condições necessárias para estimular, na região, um crescimento ainda maior, sustentável e acompanhado de altos níveis de produção científica e tecnológica. Portanto, pressupõe-se que a UFABC atue de forma criativa e dinâmica nas demandas sociais, numa relação estreita com a sociedade envolvente, contribuindo para a inovação científica e tecnológica, sem descurar as ciências sociais e humanas como fundamento de um projeto humanista de grande amplitude.

1.5.2 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC: UMA NOVA PROPOSTA DE